Desde 1997 - na altura com 13 anos - que me perdi pelo mundo dos 4x4...
Muitas vezes era contrariado com um "deixa estar, que isso passa-te quando tirares a carta...", coisa que não se veio a verificar, obviamente...
Depois de anos (sim, literalmente anos) a varrer tudo o que era site de classificados, eis que me deparo com um Discovery mesmo como eu queria: verde, interior beje (facultativo, no ponto em que eu estava bem podia ser cor de rosinha), sem andar há 9 meses, a precisar de alguns cuidados e com um preço bem simpático.
Em conversa com o vendedor, fica marcada a visita ao carro para o Domingo seguinte.
Saio de casa em direcção a Évora de manhã cedo e volto já de Discovery. Depois de 9 meses de hibernação, bastou um encosto de bateria e voltou à vida!
À chegada a casa, passo na lavagem automática só para lhe tirar a maior parte do pó, e este foi o estado em que chegou à garagem:

Após a alegria inicial, havia então que dar início aos trabalhos de limpeza, acima de tudo... E depois de um detalhe interior (um dos meus outros hobbies) foi este o aspecto final do interior:

O estado do banco do pendura, apenas um pouco descosido...

O do condutor também apresenta um aspecto um pouco alternativo, mas nenhum dos dois é uma preocupação!
Com o passar do tempo vão-se notando umas mazelas, como estas que (até ver) são as únicas que encontrei até agora...
Soldas dos pilares A e B com o tejadilho (que já foi pintado no anterior dono)

E uma pequena abertura na pintura... Idade?

Como agora o interior era um local muito mais apetecível que o exterior, dei também um polimento de uma fase apenas, para tirar um pouco a pintura oxidada do sol, e do bronzeado alentejano de quase 1 ano...

Finda a parte estética da coisa, foi hora de passar 3 semanas à sombra na oficina da Motormáquina (o meu obrigado aqui ao Sr. Martins que se deve ter fartado de mim e das minhas perguntas
Embraiagem;
Discos + pastilhas nas 4 rodas;
Correias várias;
Filtros vários;
Óleo motor + valvulinas das caixas e dos eixos;
Tubos de travão em malha de aço + 2";
Substituir lâmpadas da ventilação e do relógio (já que se estava com a consola central fora...);
Chapa de protecção das barras de direcção;
Substituição das borrachas dos vidros (em compasso) e de todas as portas (entrava água quando chovia);
Apertos e verificação dos retentores dos eixos (a ver se diminuía a marcação do território).
Entre outras coisas que agora não me lembro...
Foi então lavado por baixo, inspeccionado (sem anomalias, diga-se!
Está neste momento ali no quintal a reluzir e à espera de uns melhoramentos mais urgentes, como:
Pintar as jantes de cinzento normal, que as jantes brancas a mim não me seduzem;
Arranjar as ferrugens detectadas;
4x BF AT em 235/70R16.
Uma vez que o objectivo deste Discovery será Marrocos e outras viagens de campismo/autonomia, futuramente ainda se pensa em:
Suspensão boa (não sei o que escolher, prefiro estabilidade e chorar uma só vez os € gastos a muito mais altura, talvez OME?);
Snorkel Safari;
Protecção depósito;
Embaladeiras em metal, para tirar os estribos mas manter a acessibilidade.
Abraço!