Overdrive?
- azurara
- iniciante TT

- Mensagens: 35
- Registado: 30 dez 2011 13:14
- Land Rover: Series III 88 Diesel
- Sócio LCP: 2298
- RTI: 0
Overdrive?
Viva
Em virtude de andar a restaurar o meu S3, surgiu-me uma dúvida.
Qual compensará mais: instalar overdrive ou alterar o carreto da 4ª?
Abraço
Em virtude de andar a restaurar o meu S3, surgiu-me uma dúvida.
Qual compensará mais: instalar overdrive ou alterar o carreto da 4ª?
Abraço
- eliocoelho
- pleno TT

- Mensagens: 887
- Registado: 19 ago 2010 08:47
- Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei - Sócio LCP: 1702
- RTI: 0
- Localização: fiães
Re: Overdrive?
o meu tem overdrive 
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho
fiães - santa maria da feira



918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho
fiães - santa maria da feira



- tiagoc_s3
- júnior TT

- Mensagens: 211
- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Overdrive?
Depende 
Queres 1) manter tudo original, ou 2) vives bem com umas modificações?
1) overdrive, e terá de ser Fairey, claro. Não deve ser fácil encontrar um, e ainda mais difícil será em boas condições. Os valores variam muito, encontrando-se alguns entre os 250eur e os 500eur. O "valor justo" depende do estado do overdrive, peças incluídas e a tua vontade de o ter
2) alargas bastante o leque de opções: desde overdrives espanhóis Ribas ou Toro a overdrives novos, passando por trocas de diferenciais, "high-ratio kit" da Ashcroft, ou mesmo outra caixa de 5 velocidades.
O high-ratio kit é uma boa opção, com um valor que (no final) deve ficar pouco acima de um overdrive usado (Fairey ou espanhol). Neste momento está esgotado, mas claro que podes fazer tu mesmo.
Os overdrives novos andam na casa das 1000£ + VAT + portes, e têm 2 anos de garantia.
A troca para diferenciais 3.54 é muito mais em conta, e será a opção mais barata (claro que o resultado não será tão bom como outras soluções).
A troca para outra caixa, de 5 velocidades, vai implicar algum corte e costura, conforme o tipo de caixa escolhida.
Como pretendes usar o Série, com que frequência e para que fins?
Queres 1) manter tudo original, ou 2) vives bem com umas modificações?
1) overdrive, e terá de ser Fairey, claro. Não deve ser fácil encontrar um, e ainda mais difícil será em boas condições. Os valores variam muito, encontrando-se alguns entre os 250eur e os 500eur. O "valor justo" depende do estado do overdrive, peças incluídas e a tua vontade de o ter
2) alargas bastante o leque de opções: desde overdrives espanhóis Ribas ou Toro a overdrives novos, passando por trocas de diferenciais, "high-ratio kit" da Ashcroft, ou mesmo outra caixa de 5 velocidades.
O high-ratio kit é uma boa opção, com um valor que (no final) deve ficar pouco acima de um overdrive usado (Fairey ou espanhol). Neste momento está esgotado, mas claro que podes fazer tu mesmo.
Os overdrives novos andam na casa das 1000£ + VAT + portes, e têm 2 anos de garantia.
A troca para diferenciais 3.54 é muito mais em conta, e será a opção mais barata (claro que o resultado não será tão bom como outras soluções).
A troca para outra caixa, de 5 velocidades, vai implicar algum corte e costura, conforme o tipo de caixa escolhida.
Como pretendes usar o Série, com que frequência e para que fins?
- azurara
- iniciante TT

- Mensagens: 35
- Registado: 30 dez 2011 13:14
- Land Rover: Series III 88 Diesel
- Sócio LCP: 2298
- RTI: 0
Re: Overdrive?
Tiago,
Obrigado pelo esclarecimento!
Mas acho que tocaste mesmo naquilo que eu desconfiava: este tipo de escolha prende-se mais pelo critério de manter o carro original (overdrive Fairey).
Como gosto pessoal, pretendo manter o meu carro na sua generalidade o mais original possivel.
No entanto, esta alteração para mim não compromete o meu critério.
É um fato que overdrive usados e reconstruidos encontram-se no ebay entre 300-500 libras. Novo acho que está fora de questão dado o elevado preço.
O risco de comprar um "reconstruído" é mesmo a qualidade da resconstrução...
Também há outro incoveniente no overdrive que me falaram: mesmo que seja um em condições, há sempre um acrescento de barulho no rolamento do carro devido a algumas eventuais vibrações e que se agravam com o tempo.
É por isto que estou bastante inclinado para a alteração do carreto da 4ª.
Abraço e até para o ano!
Obrigado pelo esclarecimento!
Mas acho que tocaste mesmo naquilo que eu desconfiava: este tipo de escolha prende-se mais pelo critério de manter o carro original (overdrive Fairey).
Como gosto pessoal, pretendo manter o meu carro na sua generalidade o mais original possivel.
No entanto, esta alteração para mim não compromete o meu critério.
É um fato que overdrive usados e reconstruidos encontram-se no ebay entre 300-500 libras. Novo acho que está fora de questão dado o elevado preço.
O risco de comprar um "reconstruído" é mesmo a qualidade da resconstrução...
Também há outro incoveniente no overdrive que me falaram: mesmo que seja um em condições, há sempre um acrescento de barulho no rolamento do carro devido a algumas eventuais vibrações e que se agravam com o tempo.
É por isto que estou bastante inclinado para a alteração do carreto da 4ª.
Abraço e até para o ano!
- eliocoelho
- pleno TT

- Mensagens: 887
- Registado: 19 ago 2010 08:47
- Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei - Sócio LCP: 1702
- RTI: 0
- Localização: fiães
Re: Overdrive?
sera esse barulho que falas o que o meu faz ???? parece da caixa elocidades mas pode bem ser overdrive

Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho
fiães - santa maria da feira



918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho
fiães - santa maria da feira



- tiagoc_s3
- júnior TT

- Mensagens: 211
- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Overdrive?
Se o overdrive andou muitos kms sem óleo, desgasta os rolamentos e faz barulho (que há quem diga que não é defeito, mas feitio). No meu, não ouvia nada. Pelo menos, não dava por nada.
Élio: pode ser isso. Só ouves com o overdrive ligado, ou também desligado? Também pode ser alguma das peças que engrenam o OD que esteja com folga.
azurara: para a alteração do carreto, estás a pensar fazer tu tudo, ou comprar um kit da Ashcroft? Se fores tu a fazer, começa por aí. O custo é mais baixo e se não gostares do resultado, voltas ao original. Se tentares as soluções mais baratas e não ficares satisfeito, avanças para o overdrive.
Élio: pode ser isso. Só ouves com o overdrive ligado, ou também desligado? Também pode ser alguma das peças que engrenam o OD que esteja com folga.
azurara: para a alteração do carreto, estás a pensar fazer tu tudo, ou comprar um kit da Ashcroft? Se fores tu a fazer, começa por aí. O custo é mais baixo e se não gostares do resultado, voltas ao original. Se tentares as soluções mais baratas e não ficares satisfeito, avanças para o overdrive.
- eliocoelho
- pleno TT

- Mensagens: 887
- Registado: 19 ago 2010 08:47
- Land Rover: defender ht 90 td5 2002 150000km
series lll 88 de 1981 kms .. não sei - Sócio LCP: 1702
- RTI: 0
- Localização: fiães
Re: Overdrive?
ouço com ele desligado tb 
Élio Coelho
918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho
fiães - santa maria da feira



918407284
elio.coelho@gmail.com
http://www.facebook.com/elio.coelho
fiães - santa maria da feira



-
Alexandre Oliveira
- júnior TT

- Mensagens: 254
- Registado: 25 fev 2012 16:02
- Land Rover: Range Rover VM 2.4 1988
- Sócio LCP: 2770
- RTI: 0
- Localização: Cortegaça, Espinho, VN Gaia
Re: Overdrive?
Desculpem a minha ignorancia mas o que é o overdrive? e para que serve? cump
- vascocostalopes
- maníaco TT

- Mensagens: 3300
- Registado: 12 jul 2010 16:44
- Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99 - Sócio LCP: 2419
- RTI: 0
- Localização: Torres Vedras
Re: Overdrive?
Tambem tenho essa duvida...AMMO Escreveu:Desculpem a minha ignorancia mas o que é o overdrive? e para que serve? cump
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /


Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
- tiagoc_s3
- júnior TT

- Mensagens: 211
- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
- RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Overdrive?
É um desmultiplicador para a caixa de velocidades. À mesma velocidade que sem overdrive, o motor faz menos rotações e "esforça-se" menos. Muito bom para quem faz muitos kms em estrada; de pouco serve para quem faz poucos km de estrada; de nada serve para quem faz muito fora-de-estrada.
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
- vascocostalopes
- maníaco TT

- Mensagens: 3300
- Registado: 12 jul 2010 16:44
- Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99 - Sócio LCP: 2419
- RTI: 0
- Localização: Torres Vedras
Re: Overdrive?
Obrigado!tiagoc_s3 Escreveu:É um desmultiplicador para a caixa de velocidades. À mesma velocidade que sem overdrive, o motor faz menos rotações e "esforça-se" menos. Muito bom para quem faz muitos kms em estrada; de pouco serve para quem faz poucos km de estrada; de nada serve para quem faz muito fora-de-estrada.
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /


Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
- marco.marques
- júnior TT

- Mensagens: 226
- Registado: 13 out 2010 18:30
- Land Rover: Serie III 88" 1972
- Sócio LCP: 2389
- RTI: 0
- Localização: Vila do Conde
Re: Overdrive?
Ora bem, vamos ver se consigo explicar isto... o overdrive funciona como uma velocidade extra, neste caso do serie como uma 5a velocidade.
Só aconselhável a utilizar overdrive em 3a ou 4a velocidade. O serie em velocidade cruzeiro anda por volta dos 60km\h, com overdrive consegue-se andar na casa dos 80km\h sem que aumente o ruido nem o esforço do motor! ganhasse uma média de 20km\h, o que num série é muito bom!!
Só aconselhável a utilizar overdrive em 3a ou 4a velocidade. O serie em velocidade cruzeiro anda por volta dos 60km\h, com overdrive consegue-se andar na casa dos 80km\h sem que aumente o ruido nem o esforço do motor! ganhasse uma média de 20km\h, o que num série é muito bom!!
Marco Marques
caminhosdatreta.blogspot.com
Veteranos 2012 - EILR 2012
Rates Billing 2013/2014/2015/2016
caminhosdatreta.blogspot.com
Veteranos 2012 - EILR 2012
Rates Billing 2013/2014/2015/2016

