Liqui Moly

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

Viva,

ando a estudar o óleo que vou meter na "mean machine", e após várias pesquisas e ter falado com um "acelera de renome nacional" fui "incentivado" a colocar o seguinte óleo:

MoS2 Leichtlauf 10W40

Imagem

Agente anti-fricção MoS2
SAE 10W-40
DESCRIÇÃO O agente anti-fricção MoS2 SAE 10W-40 é um produto especialmente desenvolvido pela Liqui Moly para a utilização durante todo o ano. Os óleos base minerais e sintéticos cuidadosamente seleccionados e a elevada percentagem de aditivos, entre os quais o lubrificante sólido dissulfeto de molibdénio(MoS2), garantem uma lubrificação ideal sob condições de funcionamento extremas e longos intervalos de mudança de óleo.
CARACTERÍSTICAS - Pode ser utilizado em motores a gasolina e gasóleo, com e sem sobrealimentação por turbocompressor, com e sem intercooler
- Rápida alimentação de óleo a baixas temperaturas, bom comportamento no arranque a frio
- Protecção contra o desgaste muito elevada e capacidade para o funcionamento de emergência graças ao MoS2
- Estável frente ao envelhecimento e no que diz respeito à viscosidade
- Limpeza óptima do motor
- Testado em catalisadores dos gases de escape

Especificações e autorizações:
API SL/CF
ACEA A3-04/B4-04

Produto especialmente desenvolvido pela Liqui Moly!
DADOS
TÉCNICOS
Classe de viscosidade : 10W-40
Densidade a +15 °C : 0,875 g/cm³ DIN 51757
Viscosidade a +40 °C : 98 mm2/s DIN 51562
Viscosidade a +100 °C : 14,4 mm2/s DIN 51562
Índice de viscosidade : 152 DIN ISO 2909
Ponto de inflamação : 220 °C DIN ISO 2592
Ponto de congelação : – 34 °C DIN ISO 3016
Cor : preto acinzentado
Cinza, sulfato : 1,25 g/100g DIN 51575

CAMPOS DE
UTILIZAÇÃO
Óleo para motores a gasolina, gasóleo e turbo. Especialmente adequado para a utilização sob condições de funcionamento extremas e longos intervalos de
mudança de óleo.


Visto não ser um óleo "banal" ou de se encontrar nas grandes superficies, e alem desse meu amigo, ninguém o ter usado, venho recorrer a esta familia na esperança de obter um feedback.
Em relação a valores, posso informar que em embalagens de 5Lt consigo a 7€ o Litro, que não achei abusivo..

Fico à vossa "mercê" :D
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Liqui Moly

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Eu, tendo em conta as características técnicas, parece-me uma boa opção, sendo que tem umas características semelhantes ao Fuchs Unimax e, também, ao CFE.

Pelo que já pude pesquisar o MoS2 é um excelente lubrificante, tal como a grafite do Fuchs CFE, pelo que deverá ser uma excelente escolha! ;)

Pode ser uma alternativa a pensar, caso não opte por usar o Unimax... mas será que alguém tem experiência com este óleo?

Abraços
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Liqui Moly

Mensagem por FLG »

Os produtos da Liqui Moly são :cool:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
dam4ster
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 310
Registado: 16 jun 2011 17:57
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2467
RTI: 0

Re: Liqui Moly

Mensagem por dam4ster »

boas amigos

aguardo feedback, e para a caixa de velocidades arranja-se desta marca?
Imagem
Pmsantos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 130
Registado: 17 mar 2009 21:59
Land Rover: Discovery 300 2.5TDI 1994
Sócio LCP: 0
Localização: Castelo Branco

Re: Liqui Moly

Mensagem por Pmsantos »

Boas

O meu mecânico só usa e mete no meu cágado óleo da Liqui Moly! Agora se é especificamente esse ou não, não sei! O meu feedback é simples, nunca tive qualquer problema com ele!
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

Pmsantos Escreveu:Boas

O meu mecânico só usa e mete no meu cágado óleo da Liqui Moly! Agora se é especificamente esse ou não, não sei! O meu feedback é simples, nunca tive qualquer problema com ele!
Nunca tiveste nenhum problema com o teu mecânico?!?!? Sortudo :D

Vê lá se sabes qual é o óleo que ele usa..

Land Abraço..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

FLG Escreveu:Os produtos da Liqui Moly são :cool:
Viva,

os produtos têm muita fama, tipo aditivos e coisas do género.. Agora os óleos ainda não tive conhecimento profundo..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

dam4ster Escreveu:boas amigos

aguardo feedback, e para a caixa de velocidades arranja-se desta marca?
Viva,

a Liqui Moly aconselha este Top Tec ATF 1100

Imagem

Não sei nada sobre este, mas deverei optar pelo MTF da Texaco, se bem que tenho ouvido falar muito bem de um da LE..

Land Abraço
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
dam4ster
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 310
Registado: 16 jun 2011 17:57
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2467
RTI: 0

Re: Liqui Moly

Mensagem por dam4ster »

ATF já foi recomendado antigamente, agora tá tudo inclinado no MTF...
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2445
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: Liqui Moly

Mensagem por Marco »

Como o próprio nome indica, ATF é para caixas automáticas (Automatic Transmission Fluid) e o MTF (Manual Transmission Fluid) para caixas manuais. Eu tenho usado este, da LR, e não me tenho dado mal.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
dam4ster
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 310
Registado: 16 jun 2011 17:57
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2467
RTI: 0

Re: Liqui Moly

Mensagem por dam4ster »

Imagem
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

dam4ster Escreveu:ATF já foi recomendado antigamente, agora tá tudo inclinado no MTF...
Pois, penso que se deram mal com o ATF, e que corrigiram o erro..
dam4ster Escreveu:Varetas..

Tou a pensar usar este..

http://www.opieoils.co.uk/p-981-fuchs-t ... fluid.aspx
Vindo da Fuchs deve ser um bom lubrificante..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Pmsantos
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 130
Registado: 17 mar 2009 21:59
Land Rover: Discovery 300 2.5TDI 1994
Sócio LCP: 0
Localização: Castelo Branco

Re: Liqui Moly

Mensagem por Pmsantos »

Jordan Escreveu:
Pmsantos Escreveu:Boas

O meu mecânico só usa e mete no meu cágado óleo da Liqui Moly! Agora se é especificamente esse ou não, não sei! O meu feedback é simples, nunca tive qualquer problema com ele!
Nunca tiveste nenhum problema com o teu mecânico?!?!? Sortudo :D

Vê lá se sabes qual é o óleo que ele usa..

Land Abraço..
Por acaso, com o mecânico até agora só tive mesmo um problema, montou-me os cones de deslocação das molas traseiros ao contrário, de resto, impecável! Na próxima mudança de óleo já lhe pergunto a referência.
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

Pmsantos Escreveu:
Jordan Escreveu:
Pmsantos Escreveu:Boas

O meu mecânico só usa e mete no meu cágado óleo da Liqui Moly! Agora se é especificamente esse ou não, não sei! O meu feedback é simples, nunca tive qualquer problema com ele!
Nunca tiveste nenhum problema com o teu mecânico?!?!? Sortudo :D

Vê lá se sabes qual é o óleo que ele usa..

Land Abraço..
Por acaso, com o mecânico até agora só tive mesmo um problema, montou-me os cones de deslocação das molas traseiros ao contrário, de resto, impecável! Na próxima mudança de óleo já lhe pergunto a referência.
Lol :D

Então quando souberes do óleo informa-nos ;D Dever de Landmaniaco ;D
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Liqui Moly

Mensagem por VaReTaS »

dam4ster Escreveu:Varetas..

Tou a pensar usar este..

http://www.opieoils.co.uk/p-981-fuchs-t ... fluid.aspx
Boas,

Esse não deve ser... porque deve ser um 80W90 ;)

A minha escolha iria para este - para a caixa de Velocidades (ATF)
http://www.opieoils.co.uk/p-965-fuchs-t ... fluid.aspx

E, como já disse aqui (http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 51#p238489) para Transferências e Diferenciais, será este:
http://www.opieoils.co.uk/p-972-fuchs-t ... 0w-90.aspx

Abraço ;)
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
dam4ster
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 310
Registado: 16 jun 2011 17:57
Land Rover: Discovery 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2467
RTI: 0

Re: Liqui Moly

Mensagem por dam4ster »

mandei um mail ao senhores desse site e responderam-me que esse era o indicado ou seja MTF , para os diff e transfer parece-me muito bem esse que indicaste mas para a caixa ATF? consegues arranjar?

TEXTO BASTANTE INTERESSANTE DE OUTRO FORUM

"5-speed LT77 and R380 main gearbox (LAND ROVER 90 & 110, Discovery, Range Rover)

Firstly, let’s deal with the somewhat notorious LT77 and R380 5-speed main gearbox. These are famed for a poor, notchy gear change, especially from 1st to 2nd gear.

The notchy gear change is due to a combination of a weak synchromesh and the use of a plain mineral ATF fluid.

ATF was originally specified for the LT77 5-speed gearbox and, theoretically, could be used in the later R380 box. Type DIII is the best grade currently available. ATF was originally specified because of the weak synchromesh in the LT77 and R380 boxes (especially second gear).

ATF has a very low viscosity (rated as 5W20 since it falls below normal gear oil viscosity grades) and so it has minimal drag on the gears, enabling the weak synchromesh to do the best of a bad job.

BUT ATF has several drawbacks which is why it is NO LONGER recommended for use in such boxes. These are:

It is generally a plain mineral base stock formulation (even DIII) and this, coupled to its very low viscosity, means that it is poor at preventing metal to metal wear in manual transmissions.

This is compounded by the fact that the viscosity improvers within (thickeners) are more rapidly sheared down in manual transmissions. Again, this reduces the protective film strength of the ATF in those areas of high pressure contact and also increases transmission noise.

ATF thickens as temperatures drop (increasing that drag on the gears) which is why folks notice that gear changes are worst on cold mornings and improve after a few miles motoring when the ATF has warmed up a little.

So, what are the alternatives?

LAND ROVER currently has commercial arrangement with Texaco/Chevron that leads it to recommend a Texaco/Chevron MTF94 fluid. From the freeback we have received and read on this Forum and elsewhere, we feel it’s a little too viscous (5W30 or 70W80) to give the best results. Nonetheless you should use it in preference to ATF if your choice is limited to the two.

However, there are better alternatives such as the fully synthetic MT75D gear oil we have developed. Rather than simply plug our MT75D I’ll give pointers to what you should look for when seeking alternatives to ATF or MTF94.

Firstly, the lubricant must have the original 5W20 low viscosity of ATF fluids to give minimum gear drag. However, it MUST also be formulated only from fully synthetic base stocks since these will have a much higher lubricant film strength so as not to be squeezed out of those all important high pressure contact areas where wear might occur. This, and the low viscosity, has the added benefit of reducing friction which lowers transmission noise and improves economy.

It must also be highly shear stable and able to maintain its optimum working viscosity over a very wide temperature range. This and a very, very carefully matched coefficient of friction (probably the most critical parameter) will ensure that it dramatically improves gear shifting in LT77 and R380 boxes (especially from cold).

It is the improved shear stability and higher film strength that enables synthetic gear lubricants to outlast their plain mineral counterparts by up to 5 times. However, we err very much on the cautious side and recommend only a doubling of drain intervals.

Note that unlike engine oils, gear oils do not have combustion by-products building up in them, nor do they suffer the higher temperatures of engines, so extending drain intervals is entirely acceptable if the lubricant is of the highest performance and the increase is modest. The exception to this would be if the gear oil were contaminated, perhaps by water or mud during deep wading, though this is unlikely. If the oil is contaminated in this way it MUST be changed immediately, regardless of its formulation.

LT230 Transfer Box (LAND ROVER 90 & 110, Discovery, Range Rover)

That’s the problems of the LT77 and R380 boxes solved, but what about the LT230 transfer box to which these are commonly mated?

You should NOT use ATF, MTF94 or MT75D in an LT230 TRANSFER box. It must use a thicker gear oil such as EP90 (monograde), EP80W90 (multigrade which is better for cold starting lubrication on winter mornings) or EP75W90 (typically fully synthetic giving the best lubrication of all). This is the same lubricant that you should use in your axles and you should look for an API GL5 specification for best protection."
I'm sure there is a little commercial interest in their writing but I hope there is some useful stuff there as well.
Imagem
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Liqui Moly

Mensagem por VaReTaS »

Marco Escreveu:Como o próprio nome indica, ATF é para caixas automáticas (Automatic Transmission Fluid) e o MTF (Manual Transmission Fluid) para caixas manuais. Eu tenho usado este, da LR, e não me tenho dado mal.
Boas,

Não é por aí ;)

O LE 1150 que tão bem se fala e que alguns membros do fórum usam é um ATF e parece que os resultados são excelentes... por isso, a utilização de um ATF não é nada de espantoso!! ;)
dam4ster Escreveu:mandei um mail ao senhores desse site e responderam-me que esse era o indicado ou seja MTF , para os diff e transfer parece-me muito bem esse que indicaste mas para a caixa ATF? consegues arranjar?
Sim, em princípio consigo arranjar. O único "senão" é que têm que se comprar caixas de 20 lts. :(

Vou ver se trato dos preços, para a semana que vem e depois falamos melhor. :ok:

Abraços
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Liqui Moly

Mensagem por Jordan »

VaReTaS Escreveu:
Marco Escreveu:Como o próprio nome indica, ATF é para caixas automáticas (Automatic Transmission Fluid) e o MTF (Manual Transmission Fluid) para caixas manuais. Eu tenho usado este, da LR, e não me tenho dado mal.
Boas,

Não é por aí ;)

O LE 1150 que tão bem se fala e que alguns membros do fórum usam é um ATF e parece que os resultados são excelentes... por isso, a utilização de um ATF não é nada de espantoso!! ;)
dam4ster Escreveu:mandei um mail ao senhores desse site e responderam-me que esse era o indicado ou seja MTF , para os diff e transfer parece-me muito bem esse que indicaste mas para a caixa ATF? consegues arranjar?
Sim, em princípio consigo arranjar. O único "senão" é que têm que se comprar caixas de 20 lts. :(

Vou ver se trato dos preços, para a semana que vem e depois falamos melhor. :ok:

Abraços
Varetas, depois comunica.. isso dos 20Lt pode ser bom para GroupBuy, tipo eu também estou interessado..

Landabraço..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Liqui Moly

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Só uma dúvida... alguém sabe se há algum inconveniente em usar um óleo hipoide 75W140 na caixa de transferências LT230?!? :??

Abraço
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Liqui Moly

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Já tenho mais ou menos vistos os preços e os produtos da Liqui Moly para o Discovery 300 :D

Resumindo, em princípio vou optar por estes:

» Motor
Liqui Moly MoS2 Leichtlauf 10W40
(http://www.liqui-moly.de/liquimoly/prod ... _1092.html)

» Caixa de Velocidades
Liqui Moly Top Tec ATF 1100
(http://www.liqui-moly.de/liquimoly/prod ... _3651.html)

» Caixa de Transferências e Diferenciais
Liqui Moly Vollsynthetisches Getriebeöl (GL 5) SAE 75 W-90
(http://www.liqui-moly.de/liquimoly/prod ... _1414.html)

Alguém tem uma opinião sobre estes óleos, baseada em experiência :roll:

Abraços
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Responder