Compro Discovery 300 ou TD5 ??

Discussão sobre Discovery I, II e 3
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548
RTI: 0

Compro Discovery 300 ou TD5 ??

Mensagem por mikemeneiserPT »

Boa noite pessoal

Venho mais uma vez chater-vos com as minhas dúvidas, entrei à pouco tempo para este forum e abri com o tópico "Compro RR 2.5 DSE", onde tive montes de ajudas e onde pude aprender muito sobre o RR, estava decidido...no entanto o cantacto não foi o que eu esperava, e decididamente não é um RR que eu quero mas sim um Disco.
Feito isto, lá vai
1ª questão:
Para fazer cidade (Viseu) uma média de 20Km diário e curtir ao fim de semana uns passeios destes organizados (levando a família é claro) e começar a conhecer este país, qual dos dois me aconselham?
2ª questão:
De origem o Disco já trás suspensão com várias posições(mais baixa e mais alta)? Se sim porque toda a gente mete molas e anda sempre com o Disco nas alturas?
3ª questão:
Quanto pode custar em numeros redondos colocar as proteções ao carter, diferenciais, parachoques de ferro cortados, respirador (snorkel)? Falta mais alguma coisa?
4ª questão:
Alguem aqui tem algum para vender em boas condições e que ache que é um bom negócio para mim que vou começar?

Obrigado desde já a todos :thumbup:
Jordan
master TT
master TT
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438

Re: Compro Discovery 300 ou TD5 ??

Mensagem por Jordan »

Boas..
mikemeneiserPT Escreveu:Boa noite pessoal

Venho mais uma vez chater-vos com as minhas dúvidas, entrei à pouco tempo para este forum e abri com o tópico "Compro RR 2.5 DSE", onde tive montes de ajudas e onde pude aprender muito sobre o RR, estava decidido...no entanto o cantacto não foi o que eu esperava, e decididamente não é um RR que eu quero mas sim um Disco.
Feito isto, lá vai
1ª questão:
Para fazer cidade (Viseu) uma média de 20Km diário e curtir ao fim de semana uns passeios destes organizados (levando a família é claro) e começar a conhecer este país, qual dos dois me aconselham? O 300Tdi gasta menos seguramente, mas não tem o mesmo "pisar"..
2ª questão:
De origem o Disco já trás suspensão com várias posições(mais baixa e mais alta)? Se sim porque toda a gente mete molas e anda sempre com o Disco nas alturas? O Td5 tem suspensão "pneumática" atrás que se pode regular, mas para subir à frente.. Já o 300Tdi sempre com molas.. Andam com o Disco nas alturas para se colocar pneus maiores e ganhar altura ao solo..
3ª questão:
Quanto pode custar em numeros redondos colocar as proteções ao carter, diferenciais, parachoques de ferro cortados, respirador (snorkel)? Falta mais alguma coisa? Carter aka Barras Direcção cerca de 120€, Diffs 50€, Parachoques frente 350€, Snorkel entre 100€ e 300€.. E falta mais coisas, depende do que queres gastar..
4ª questão:
Alguem aqui tem algum para vender em boas condições e que ache que é um bom negócio para mim que vou começar?
O que não falta aqui é malta a querer vender.. Depois de um que vi hoje, eu próprio te vendia o meu... Vai depender se queres um Discovery com preparação, de origem, com AC, sem AC, com muitos km, poucos km e mais importante que tudo isto, no Discovery quanto queres pagar?!?!?

Obrigado desde já a todos :thumbup:

De nada.. Landabraço
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Jordan Escreveu:
1ª questão:
Para fazer cidade (Viseu) uma média de 20Km diário e curtir ao fim de semana uns passeios destes organizados (levando a família é claro) e começar a conhecer este país, qual dos dois me aconselham? O 300Tdi gasta menos seguramente, mas não tem o mesmo "pisar"..
Como diria o Marcelo.... concordo com a segunda, tenho muitas dúvidas relativamente à primeira :)
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

Boas,

1- Subscrevo o que disse o Jordan mas...(depende muito do pé ou da alteração feita ao motor);

2- Quanto mais altura ganhares ao solo, menos há a probabilidade de rossares com eles no chão, e se o setup tiver feito em condições, maior será o cruzamento de eixos;

3- Subscrevo o que disse o Jordan, mas há pessoal a vender isso usado, que com "um banho" e uma pintura fica mais que novo, a metade do preço;

4- As vezes um investimento maior, poupa aquelas injecções monetárias de tres em tres meses... Mas como já foi aqui dito, depende de quanto estarás disposto a dar agora, ou mesmo de quanto estarás disposto a gastar depois, dependendo de "para que queres o teu disco"
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
faia
pleno TT
pleno TT
Registado: 19 nov 2009 19:01
Land Rover: discovery td5 1999
serie 88 de 1980
Sócio LCP: 2198

Mensagem por faia »

o Jordan já dize quase tudo , eu neste momento tenho os 2 um td5 e um 300 e posso te dizer que o td5 tem uma condução muito mais acelarada , notasse que o carro tem um motor de outra geração , mas tem um se não , tudo que tem a ver com manutenção e avarias leva-te os €€€€€€ todos :sing: e vai da sorte do td5 pois a muitos td5 todos paridos , por isso é que estão quase ao preço dos 300.
land abraço Camilo faia
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

faia Escreveu:... mas tem um se não , tudo que tem a ver com manutenção e avarias leva-te os €€€€€€ todos :sing:
nao queria ter entrado por ai, senao apareciam logo quatro ou cinco donos de Td5 a fuzilar-me, mas lá na oficina, vejo bem a diferença das facturas!
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
Jordan
master TT
master TT

Mensagem por Jordan »

josecamorim Escreveu:
Jordan Escreveu:
1ª questão:
Como diria o Marcelo.... concordo com a segunda, tenho muitas dúvidas relativamente à primeira :)
O amigo josecamorim não tenha dúvidas... o meu 300 faz 8L "Reais".. Mostre-me um Td5 a fazer o mesmo?!?!? mas também para os km que o mike vai fazer isso não é relevante, e eu aí optaria pelo "sainete" do Td5, até porque como o amigo josecamorim deve saber :P mete-se muita potência num motor Td5 com meia dúzia de €€ enquanto que o 300 precisa de uma palete de meias dúzias :D
faia Escreveu:o Jordan já dize quase tudo , eu neste momento tenho os 2 um td5 e um 300 e posso te dizer que o td5 tem uma condução muito mais acelarada , notasse que o carro tem um motor de outra geração , mas tem um se não , tudo que tem a ver com manutenção e avarias leva-te os €€€€€€ todos :sing: e vai da sorte do td5 pois a muitos td5 todos paridos , por isso é que estão quase ao preço dos 300.
Não referi isto, mas é um facto.. enquanto um 300 "qualquer" um mexe, é um motor "simples" e de manutenção barata.. o Td5 já requer conhecimentos e ferramentas especificas e as peças são mais dispendiosas..

Landabraço..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

OK pessoal

visto que não é para fazer assim tantos Km's seria o 300 o carro ideal
Estou a pensar gastar por volta de 8000€
Por exemplo algo assim http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P5282972/
Com mais 1000/1500 conseguiria prepará-lo mais ou menos para uns passeios?
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Nem era para responder pois sou mesmo adepto e defensor dos 300 mas... É mais forte do que eu.

Um 300 NA MINHA OPINIÃO ;) embora menos explosivo (em aceleração), tem várias vantagens... Dependendo sempre do orçamento que tens disponível e a folga orçamental extra, um 300 é mais barato na compra e na manutenção. O facto de não ter suspensão pneumática, livra-te de problemas com a mesma... Há normalmente fugas nas botijas que faz com que aninhem (os td5's)...

Também é verdade que a troca dos mesmo por balões de origem aumentam a vida da suspensão e devolvem o conforto dos pneumáticos mas para mim... Molas serão sempre molas.... (Há quem altere os Discos Td5's para molas e alguns primeiros vinham com molas de origem!)

Quanto a custos de alterações podes gastar 8 e 80 dependendo do orçamento/necessidades...

Para mudar uma suspensão com um kit básico (de gama baixissima) gastas sempre 300 € (molas/amortecedores + 2")

Para-choques, desde 250€

Protecções para a barriga do bicho gastas sempre 150€

Snorkel desde 100€ até 300 e picos

E há um mundo de coisas disponíveis...

Estes preços servem de referência para os 2 modelos, à excepção da suspensão.

Outra diferença entre ambos é o facto de o 300 ter bloqueio do diferencial central de origem. No td5 é de "fácil" upgrade mas não vem de origem...

Se fores de perto de Espinho posso deixar-te experimentar um dos bons ;)

Ah e para o 300 há um kit de potência aplicado pelo FLG que pelo que dizem é top e melhora ainda mais a sua bela performance....

Abraço
Jordan
master TT
master TT

Mensagem por Jordan »

mikemeneiserPT Escreveu:OK pessoal

Eu hoje apaixonei-me por este.. e para ti era "impecável".. quem me dera ter os €€€--

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=58&t=21631
Landmaniaco do Oestte
Imagem

mikemeneiserPT
master TT
master TT
Range Rover VM
Serie III 88"

Jordan Escreveu:

Eu hoje apaixonei-me por este.. e para ti era "impecável".. quem me dera ter os €€€--

De facto está super atraente :o
Mas está fora de orçamento, e teria que tirar ali umas coisitas das portas
Já agora aquela coisa colada ao vidro Terratrip é o quê?
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas

Terratrip, faz as contagens dos parciais e totais para facilitar a leitura de road-books....

Abraço
Jordan
master TT
master TT

Mensagem por Jordan »

mikemeneiserPT Escreveu:
Jordan Escreveu:

De facto está super atraente :o
Mas está fora de orçamento, e teria que tirar ali umas coisitas das portas
Já agora aquela coisa colada ao vidro Terratrip é o quê?
Aquilo é um Terratrip, um "conta quilómetros" profissional, aferido e quase 100% exacto dos espaço percorrido..
Ideal para quem gosta de fazer passeios.. pois os roadbooks vêm com os km a que viras, e metros e a precisão é imprescindivel ;D
Apesar de ser um equipamento em vias de extinção, não é para breve que nos deixará, pois 95% dos passeios, ainda não disponibilizam os tracks para o GPS.. e o Terratrip é outra emoção.. Aventura :D
Landmaniaco do Oestte
Imagem

josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Jordan Escreveu: O amigo josecamorim não tenha dúvidas... o meu 300 faz 8L "Reais".. Mostre-me um Td5 a fazer o mesmo?!?!? mas também para os km que o mike vai fazer isso não é relevante, e eu aí optaria pelo "sainete" do Td5, até porque como o amigo josecamorim deve saber :P mete-se muita potência num motor Td5 com meia dúzia de €€ enquanto que o 300 precisa de uma palete de meias dúzias :D
Vários....mas vários mesmo.!! Por exemplo.... amigo Quintãos chamado à recpção para falar da média do seu disco td5.... (e com uma programação muuuuuiiiitoooooo puxada)...
vascocostalopes Escreveu:
faia Escreveu:... mas tem um se não , tudo que tem a ver com manutenção e avarias leva-te os €€€€€€ todos :sing:
nao queria ter entrado por ai, senao apareciam logo quatro ou cinco donos de Td5 a fuzilar-me, mas lá na oficina, vejo bem a diferença das facturas!
A diferença nas facturas é porque infelizmente o pessoal tem que pagar as experiências e o desconhecimento dos mecânicos relativamente aos td5´s!!
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

josecamorim Escreveu:A diferença nas facturas é porque infelizmente o pessoal tem que pagar as experiências e o desconhecimento dos mecânicos relativamente aos td5´s!!

Isso é a mais pura das verdades...
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Já vi orçamentos de 2000 euros para reparar coisas em td5´s que quando me ligaram resolveram com 2 euros ou menos!!!!

Um td5 a puxar mal quase de certeza que se resolve sem gastar dinheiro... no mecânico grama com um ou dois injectores novos, uma bomba de gasóleo e se o cliente não puser travão na coisa ainda leva uma centralina e cablagem nova eheheh!!!
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

carlossilvalr Escreveu:. O facto de não ter suspensão pneumática, livra-te de problemas com a mesma... Há normalmente fugas nas botijas que faz com que aninhem (os td5's)...

Também é verdade que a troca dos mesmo por balões de origem aumentam a vida da suspensão e devolvem o conforto dos pneumáticos mas para mim... Molas serão sempre molas.... (Há quem altere os Discos Td5's para molas e alguns primeiros vinham com molas de origem!)
Queres tu saber....que hoje há quem mude as molas de tdi´s - Defender´s ou discos, para balões :) E para eles...balões serão sempre balões :)
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas

Por acaso sei, e sem de quem tenha tido balões com 0 problemas! E molas com stresses... por todas as experiências que Eu já tive, para mim continuo a preferir molas! E aconselho as pessoas segundo a minha opinião e tendo em conta aquilo que prefiro ;)

Mas acredita que percebo grande parte dos teus pontos de vista Amorim! E que grande parte dos "mitos" Td5 são fruto de manutenções mal feitas! Tal como em todos os LAND ROVER's... Eu vou aprendendo todos os dias e muitas vezes com erros cometidos...

Mas para mim... Molas são molas ;)

Abraço
faia
pleno TT
pleno TT
Registado: 19 nov 2009 19:01
Land Rover: discovery td5 1999
serie 88 de 1980
Sócio LCP: 2198

Mensagem por faia »

eu quando falei em manutenção foi principalmente em consumiveis , fica aqui um exmplo http://www.paddockspares.com/peb500090g ... 00tdi.html ,http://www.paddockspares.com/pem500040- ... p-td5.html

a diferença neste caso é pouca , mas a outros casos mais significante €€ :sing:
land abraço Camilo faia
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

Faia...nessa tua comparação tens de te lembrar que a bomba de agua do td5 já vem com as juntas todas incluidas e no 300 ainda falta isso...