Disco 2

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
JEMir
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 jun 2010 12:13
Land Rover: Discovery Series II (TD5) 1999
Sócio LCP: 0

Re: Apresentação Disco 2 (MAIS FOTOS)

Mensagem por JEMir »

Não coloco mais fotos porque, objectivamente, estéticamente não há alterações. Está tudo no coração!

O que posso adiantar é que todas as melhorias mecânicas traduziram-se num Disco Td5 completamente diferente. Ao nível de reprogramação é como se tivesse sido instalado outro motor: vivo, nervoso, bruto se não se tem cuidado.

Com a reprogramação feita e respectivo aumento do débito de gasóleo o "fumo preto" também aumentou. Até parecia um p@tr#leIR0... :sick:
Aí entrou o colector, a nova linha de escape e o turbo. O resultado é soberbo pois o "fumo preto" desapareceu. Podemos ir tranquilamente e "dar uma patada" que apenas somos empurrados para trás. Fumo... nem vê-lo. E é disto que eu gosto (discreto....).

Se for mantida a reprogramação de origem (tenho dupla), os elementos mecânicos adicionais permitem obter uma maior desenvoltura, mas não há milagres.

As próximas alterações (não muitas mais) estão já planificadas: novos pneus (235/85R16, fico por aqui porque para uns 255/85R16 necessito de "corte & costura" coisa que não faço), protecção dos difs, bloqueio traseiro, barra de faróis no tejadilho e pronto. Se algo mais houver serão melhorias/reparações "normais".

Isto tudo aliado à :driving: . Sempre!! Pois só andando é que se pensa e opta.
guzz
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 abr 2011 16:36
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por guzz »

Está IMpecável :clap: :clap: :clap:

Simples, com bom gosto e imagino eficaz :)

Ainda por cima a cor é pouco vista e original ;)
JEMir
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JEMir »

guzz Escreveu: Ainda por cima a cor é pouco vista e original ;)
É verdade. Há muito confrade e não só a comentar a cor. Em Portugal há mesmo muito poucos, pelo menos Discos 2. Para além do meu só conheço outro.
Esta cor denomina-se "Kinversand Pearl" e começou a sair mais nos Freelander 1.

Mas também reconheço que ou se gosta ou se odeia.
Pelo menos em casa não é tema dado que há pouco tempo disse que mais dia menos dia tinha que o mandar pintar. E questionei: "Que cor querem?"
Resposta uníssona (a 3): "A MESMA!!" :lol:
leon
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 out 2011 20:33
Land Rover: Freelander TD4

Mensagem por leon »

Meus parabéns Amigo Jemir , está muito bonito , gostei de todos os pormenores...5 estrelas :god: :god:
JEMir
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JEMir »

Este fim de semana passei por uma aventura que é, no minímo, de :rofl:

Estive muito entretido a dar uma banhoca "nas partes baixas" do LR - coisa que o coitado já não via à 6 meses - de onde saiu lama até mais não. Perdi a conta aos torrões de lama, areia, barro e eu sei lá mais o quê que saiu dos pára-choques, protecções. jantes, etc, etc...

Bem, estava eu todo orgulhoso do trabalhinho feito e resolvi abrir o capot para ver como é que estava o compartimento do motor (sujinho, coitadito). Prestes a fechar o capot oiço o som de patas a rastejar... mau... o que é que para aqui anda? rato? ai, ai, ai, ai...
Silêncio... nada! O que terá sido? Bem, vou fechar! Nisto, outra vez, o mesmo ruído! E vinha da caixa do filtro de ar!!!! :eek3:

Bonito!! Algo VIVO está lá dentro! Toca de calçar umas luvas - não vá "aquilo" ser um Pitbull - e abrir a caixa. Tampa superior fora e nada! O barulho das patas a raspar continua. Toca a tirar o filtro... quando levanto um dos lados salta um passarouco lá de dentro :rofl: E com que pressa o tipo se foi.
Ok, 'tá resolvido, pensei. Pois, pensei mal! Continuo a ouvir patas a raspar!!!

Pois é meus amigos. Não tinha um passáro dentro da caixa do filtro mas sim DOIS!!! E este último tinha entrado para a tubagem do snorkel!!! :eek:
Resultado: soltar os suportes e tirar a caixa, remover tubo de ligação da caixa à tomada de ar (que só por acaso estava selada por causa do snorkel), tirar tudo cá para fora e.... libertar a outra criatura que também se pirou sem dizer "Obrigadinho, pá!".

Depois... depois aproveitei para lavar a caixa do filtro (bem precisava), tirar o cabeçote e injectar água no snorkel para lavar tudo por dentro, lavar a zona onde a caixa do filtro encaixa (muita laminha) e depois montar tudo no sítio. Trabalhito bem agradável :sing:

Bem, com isto perdi tempo, parti o tubo de retorno do liquido de refrigeração do radiador ao vaso de expansão (também já devia estar ressequido e com uma alteração à engenhocas já está reparado até comprar um novo), tenho de voltar a selar o tubo de ligação à caixa do filtro e mudar o "bico de pato" da caixa pois o que lá está já anda de "boca aberta".

Por fim, como é que aqueles dois entraram lá para dentro??? Simples, à coisa de 2 semanas o LR fez uma visita à oficina e onde a caixa do filtro de ar esteve aberta. Os bicharocos devem ter entrado (a oficina onde vou tem dois grandes portões - sempre abertos - e na zona à muito pássaro) lá para dentro e ficado sossegados. Depois montaram tudo e andaram a viajar durantes estas 2 semanas: sem pão nem água.

E fiz isto tudo para manter a nossa filosofia de vida: One Life, Live it! Até para os pássaros!

Esta só mesmo vista! Contada não tem a mesma piada! Mas que é do arco da velha é!
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Xiça... Ainda dizem que os LAND ROVER não nos alimentam... Até os pássaros gostam ;)

Abraços
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Apresentação Disco 2

Mensagem por FLG »

:lol:

e o passarinho piu JEMir :D

Essa fica para a prosperidade junto com a do rato do Benjamim Nunes Bento:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 29&p=34944

:p
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
JEMir
júnior TT
júnior TT

Re: Apresentação Disco 2

Mensagem por JEMir »

Após algumas semanitas sem muito tempo para me dedidcar ao LR lá consegui arranjar tempo para a reconstrução.

Mudei o tubo de retorno do liquido de refrigeração - não há a miníma dúvida que o antigo estava para além de ressequido pois na desmontagem foi-se partindo, ou seja, colaborou :D - e tratei de selar tudo novamente. Ai que trabalheira do catano (já me tinha esquecido...)!!!

Mas desta vez resolvi ser bastante completo e descrevo todos os passos (os habituais e os adicionais):

1. selar os dois orificios da caixa do filtro: um de escoamento da caixa e o outro de escoamento, através do 'bico de pato', na entrada da tomada de ar. Chamo a atenção para o facto deste 'bico de pato' não se vender separadamente. Mesmo para quem só faça 'alcatrone' é aconselhável verificar em que condições está essa borracha pois pode ter o 'bico sempre aberto' e aí entra sempre porcaria não desejada para a caixa.
2. impermeabilizar o (pequeno) tubo que liga a caixa do filtro à peça plástica por onde é feita a admissão de ar. Este tubo não é completamente estanque e com a idade vai perdendo a camada de borracha que envolve a malha em tecido (era o meu caso). Para ultrapassar este tema apliquei várias camadas de borracha liquida (respeitando os intervalos de secagem :yawn: ) antes de fazer a montagem final.
3. aplicar selante (no meu caso silicone resistente aos UV, água salgada, temperatura, etc. e coiso) em todas as uniões e junções na montagem final.
4. depois de tudo montado e selado verifiquei se existiam pontos "fracos", ou seja, que apresentassem fissuras (podem surgir durante a secagem),
5. para finalizar apliquei uma fita de borracha auto-adesiva e maleável na tampa da caixa do filtro de ar para "aumentar" a estanquecidade.

E lá ficou feito! ;)

Os próximos pendentes a tratar são: fixar os forros das cavas da roda (frt) ao pará-choques e montar o manómetro de pressão do turbo na guarnição do pilar A (este já está a meio caminho mas não há forma de chegar ao fim :lol: )
JEMir
júnior TT
júnior TT

Re: Disco 2

Mensagem por JEMir »

Bem, ainda antes de terminar a temporada consegui concretizar as duas tarefas que estavam pendentes:

- montar os forros da cavas das rodas (frt) segurando os mesmos ao pára-choques, pois anteriormente estavam soltos e entrava lama a mais;
- instalar o manómetro de pressão do turbo

Com isto arrumado, era só disfrutar! Ah... não? Então, mais alguma coisa? Pois claro que sim!! Isto é sempre uma aventura: tanto no monte como na garagem :D

Começou a acender a luz do SRS!!! Intermitente... não liguei. Isto passa-lhe! Intermitente mais frequente... mau... será que tenho de lhe dar atenção? Parece que sim! Um dia ligou e nunca mais voltou a desligar... pois lá tem de ser, não é?! :mad:

Das fichas não era pois estavam todas bem ligadas e limpas. Toca de ligar o Nanocom e "toma lá bolachas": ligação do airbag do condutor. A fita do airbag estava partida!

Porreiro pois é uma coisita bem barata na origem e não há na concorrência. Umas surfadelas, ebays & companhia, e toca de encomedar uma usada em UK. Tudo 5*. Entrega rápida, bem embalado e a peça estava limpa :wtf: (vou ficar mal habituado)

O resto foi simples e nada que 1 hora de trabalhito (nas calmas e depois de jantar não nos podemos agitar muito) não resolvesse. Desmontagem simples, troca, montagem e tudo ok. A luzita lá se dignou a apagar e a manter-se assim!

Agora, mais precisamente esta semana, foi fazer uma revisãozita para ver como param as modas e:

- cruzetas do veio da frt (saída da caixa de transferência) estão para entregar a alma e vão ser substituidas por outras com lubrificação (as originais são "secas") mas também, com 123.000Km, já merecia;
- há algum tempo que fazia um "clonk" quando descia um passeio e o resultado é folga nos casquilhos da barra watts. Vai levar os 5 e mais nada!;
- os tirantes da barra de torção (frt e trs) já estão mais para lá do que para cá e, numa de manutenção preventiva, também vão ser mudados.

E são estas as novidades :)
Última edição por JEMir em 18 jul 2012 16:33, editado 1 vez no total.
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Boas JEMir

: signgoodjob:

enquanto não vale o 300 ... nada le luzes estranhas :D

Já o Free está com o memso sintoma... e tambem é a fita... :roll:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
JEMir
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JEMir »

FLG Escreveu:Boas JEMir

: signgoodjob:

enquanto não vale o 300 ... nada le luzes estranhas :D

Já o Free está com o memso sintoma... e tambem é a fita... :roll:
Ò FLG, isto um home nunca pode fechar a caixa da ferramenta :lol:

Na altura um amigo deu-me uma dica para a reparação: "Tira a lampada!"; se calhar até tem razão :rofl:
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

JEMir Escreveu:...Na altura um amigo deu-me uma dica para a reparação: "Tira a lampada!"; se calhar até tem razão :rofl:
pois mas isso ao ir ao IPO pode dar problemas... a lampada tem que ligar para fazer o teste e depois voltar a apagar... e sem lamapada não acende :)

Dá é para desligar a ficha e colocar uma resistência... assim sim liga... faz o teste e depois apaga ... ;)

A solução que tomastes foi a mais correcta :ok:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem