Este fim de semana passei por uma aventura que é, no minímo, de
Estive muito entretido a dar uma banhoca "nas partes baixas" do LR - coisa que o coitado já não via à 6 meses - de onde saiu lama até mais não. Perdi a conta aos torrões de lama, areia, barro e eu sei lá mais o quê que saiu dos pára-choques, protecções. jantes, etc, etc...
Bem, estava eu todo orgulhoso do trabalhinho feito e resolvi abrir o capot para ver como é que estava o compartimento do motor (sujinho, coitadito). Prestes a fechar o capot oiço o som de patas a rastejar... mau... o que é que para aqui anda? rato? ai, ai, ai, ai...
Silêncio... nada! O que terá sido? Bem, vou fechar! Nisto, outra vez, o mesmo ruído! E vinha da caixa do filtro de ar!!!!
Bonito!! Algo VIVO está lá dentro! Toca de calçar umas luvas - não vá "aquilo" ser um Pitbull - e abrir a caixa. Tampa superior fora e nada! O barulho das patas a raspar continua. Toca a tirar o filtro... quando levanto um dos lados salta um passarouco lá de dentro

E com que pressa o tipo se foi.
Ok, 'tá resolvido, pensei. Pois, pensei mal! Continuo a ouvir patas a raspar!!!
Pois é meus amigos. Não tinha um passáro dentro da caixa do filtro mas sim DOIS!!! E este último tinha entrado para a tubagem do snorkel!!!

Resultado: soltar os suportes e tirar a caixa, remover tubo de ligação da caixa à tomada de ar (que
só por acaso estava selada por causa do snorkel), tirar tudo cá para fora e.... libertar a outra criatura que também se pirou sem dizer "Obrigadinho, pá!".
Depois... depois aproveitei para lavar a caixa do filtro (bem precisava), tirar o cabeçote e injectar água no snorkel para lavar tudo por dentro, lavar a zona onde a caixa do filtro encaixa (muita laminha) e depois montar tudo no sítio. Trabalhito bem agradável
Bem, com isto perdi tempo, parti o tubo de retorno do liquido de refrigeração do radiador ao vaso de expansão (também já devia estar ressequido e com uma alteração à engenhocas já está reparado até comprar um novo), tenho de voltar a selar o tubo de ligação à caixa do filtro e mudar o "bico de pato" da caixa pois o que lá está já anda de "boca aberta".
Por fim, como é que aqueles dois entraram lá para dentro??? Simples, à coisa de 2 semanas o LR fez uma visita à oficina e onde a caixa do filtro de ar esteve aberta. Os bicharocos devem ter entrado (a oficina onde vou tem dois grandes portões - sempre abertos - e na zona à muito pássaro) lá para dentro e ficado sossegados. Depois montaram tudo e andaram a viajar durantes estas 2 semanas: sem pão nem água.
E fiz isto tudo para manter a nossa filosofia de vida: One Life, Live it! Até para os pássaros!
Esta só mesmo vista! Contada não tem a mesma piada! Mas que é do arco da velha é!