Mudança de Orings do Heat Core

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
corvo77
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 09 ago 2011 19:58
Land Rover: - Range Rover P38 2.5 DSE 1998
Sócio LCP: 2455
RTI: 0

Mudança de Orings do Heat Core

Mensagem por corvo77 »

Um pequeno testemunho da mudança de Orings do Heat Core

Penso que é um tema já muito conhecido, e desculpem me os admins se acharem que estou a "invadir" o forum com isto, mas resolvi deixar aqui o meu comentário para os mais novatos como eu nestas andanças....O jipe começou a aquecer, e tinha água no lugar do pendura! Verifiquei que era liquido refrigerante e no imediato e para poder continuar com o andamento até ter tempo de reparar, o que fiz foi um "bypass" nos tubos do Heat Core do lado do motor, ou seja conectei o tubo que entra no Heat Core no motor ficando o que sai do Heat Core lá pendurado e desactivado.

Amigos, trocar aquilo é um pincel de todo o tamanho! Podem dar um Oscar a quem desmonta o tablier!

Basicamente, e para não andar a desmontar o tablier todo (porque tive medo de depois nao ficar em condições ou de o danificar), resolvi ler e fazer o método curto do site rangerovers.net.

Basicamente os ponto que fiz:
1 - Retirar o porta luvas (muito simples, basta somente desapertar os parafusos)
2 - Retirei os plásticos da consola do meio, os da manete de velocidades e travão de mão (tambem simples, basta retirar os parafusos existentes à vista)
3 - A partir daqui, com jeito retirar o painel lateral. Como o meu estava muito fixo, resolvi desmontar toda a parte do condutor (painel de baixo e quadrante) de forma a libertar o painel central (onde estão os butoes da suspensão etc) e assim consegui sem problemas libertar os dois paineis laterais, do lado do conduto e do pendura.

Agora foi quando a coisa começou a complicar:

Existe em baixo um encaixe de ventilação suportado por dois parafusos, os quais sao retirados facilmente. No entanto, o tubo de ventilação está preso por um parafuso a meio sendo que para lá chegar temos que fazer um furo no painel. Fiz o furo, desencaixei o tubo em cima e em baixo e com alguma resistência conseguia move-lo.
Mas…..e chegar ao parafuso dos Orings?
Népia…..nem nada, aquilo parecia que estava nos confins do tablier.....

Solução? Berbequim e uma craniana e abri 3 buracos de forma a conseguir colocar a minha chave estrela.(conforme figura)

Imagem

EUREKA, através dos orificios que fiz conseguia chegar ao parafuso…….Após 2horas de trabalho estava quase a atingir a metade do objectivo ou seja….retirar os Orings!

Problema: O parafuso estava tão, mas tão calcinado que não o consegui retirar…..fui com o jipe ao mecânico mas nem com chaves de roquete conseguimos desapertar o gajo….

Imagem

Frustação total e para não partir aquilo tudo, apertei tudo no sito (com excepção do porta luvas) e meti lhe WD40 a ver se a coisa vai….

Agora sinceramente opiniões? Há outros métodos? Que acham que devo fazer relativamente aos parafusos? O que fiz de errado?

Abraço e obrigado!
ricardoseven
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 26 fev 2012 10:08
Land Rover: Range Rover P38 1996

Re: Mudança de Orings do Heat Core

Mensagem por ricardoseven »

ora bem, o que eu fiz no meu foi realemnte desmontar o porta luvas, tirar o painel lateral junto aos pés e a parte dificil tornou-se facil quando tirei o painel do AC. Com uma chave PH2 x 300, tendo o canto superior direito do encaixe do painel do AC como referência... foi só apontar ao parafuso e desapertar. Ao tirar aproveitei para naoa tirar o parafuso do encaixe e segurei-o com a chave no parafuso e um bocado de fita de papel na manete das velocidades assim nao teria que o tentar por ao sitio que seria complicado. depois foi so puxar os tubos trocar os o-rings e meter ao sitio e apertar. nao precisei de fazer furos nem nada que se pareça. Tive sim que secar o interior junto aos pés pq ao tirar aquilo com o carro quente, digamos que nao foi mt agradavel. Depois é ter em conta que é necessário repor o liquido de refrigeração. Para isso é preciso que tenha que se andar com o carro e com o ar quente ligado ao máximo para completar o circuito e dps encher novamente o vaso. Já agora uma boa chave ph2x300 custa cerca de 11 euros. Demorei cerca de 30 minutos a tirar os orings e meter tudo ao sitio. Aproveitei e troquei o parafuso para um de cabeça allen. Pq? just in case...
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo ricardoseven

: signgoodjob:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
corvo77
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por corvo77 »

Eu retirei o painel do meio, rádio, Hevac e relógio, mas dentro disso tinha uma blindagem que me impedia de chegar ao parafuso.

Através do furos que fiz, consegui, mas o parafuso está tão calcinado que ainda quero ver como o vou retirar.....
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

Compras isto http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI. ... 0378256484
Se não conseguires tirar o parafuso partes aquilo e tiras o radiador que lá está. Colocas o que acabaste de comprar, adaptas com tubos de 19mm (entre o novo radiador e os tubos que vêm do compartimento do motor) e nunca mais tens problemas de o'rings.
corvo77
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por corvo77 »

que tipo de tubo de 19mm? metalico ou plastico? eu tenho um radiador extra com o tubos...esse radiador do audi cabe la direito? tem as mesmas medidas?
JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

O tubo é de radiador. Quanto ao radiador o tamanho é o mesmo mas tens que serrar dentro da caixa onde o radiador entra um bocado de plástico para este novo poder entrar.
Tens aqui neste link uma foto de como fica.
corvo77
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por corvo77 »

JotaPê Escreveu:O tubo é de radiador. Quanto ao radiador o tamanho é o mesmo mas tens que serrar dentro da caixa onde o radiador entra um bocado de plástico para este novo poder entrar.
Tens aqui neste link uma foto de como fica.
manda o link :)
JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

HFilipe
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 jan 2011 08:42
Land Rover: Freelander 2.0Di Cabrio
Pajero GLS

Mensagem por HFilipe »

FLG Escreveu:Seja muito bem vindo ricardoseven

: signgoodjob:
Este sr... tem um gincho muito jeitoso...

Bem vindo