tem gasóleo, bateria nova e não pega
- baptistama
- pleno TT

- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
- RTI: 0
tem gasóleo, bateria nova e não pega
Boa noite,
ora então que o Freelander(DI de 2000) hoje por 2x só pegou à 3ª e 4ª tentativas de chave, tem gasóleo, os filtros foram mudados em Janeiro, levou uma bateria nova no fim-de-semana passado, este fds fez quase 100km portanto tb ñ é falta de carga, de manhã pegou normalmente mas hoje à tarde dei à chave e nem se ouvia o motor de arranque, presumo q ñ seja falta de carga porque as luzes tb ñ baixam qd dou à chave.
estou inclinado para falha nas escovas do motor de arranque, será?
há forma de fazer um diagnóstico sem ter q levar à oficina? é q ando a poupar para trocar os óleos das caixas e pneus e todos os €€€ são poucos...
obrigado
Miguel Baptista
ora então que o Freelander(DI de 2000) hoje por 2x só pegou à 3ª e 4ª tentativas de chave, tem gasóleo, os filtros foram mudados em Janeiro, levou uma bateria nova no fim-de-semana passado, este fds fez quase 100km portanto tb ñ é falta de carga, de manhã pegou normalmente mas hoje à tarde dei à chave e nem se ouvia o motor de arranque, presumo q ñ seja falta de carga porque as luzes tb ñ baixam qd dou à chave.
há forma de fazer um diagnóstico sem ter q levar à oficina? é q ando a poupar para trocar os óleos das caixas e pneus e todos os €€€ são poucos...
obrigado
Miguel Baptista
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Re: tem gasóleo, bateria nova e não pega
Tudo indica que sim baptistamabaptistama Escreveu:...estou inclinado para falha nas escovas do motor de arranque, será?
- baptistama
- pleno TT

e a ser assim é de fácil resolução? há algum tipo de "kit" como para as ferramentas eléctricas, berbequins e afins em q é só trocar as escovas e tá pronto para + 10 anos?
- baptistama
- pleno TT

pelos posts q já consegui ler parece q é mesmo problema das escovas, para além da http://www.repairkitsuk.com e da tal loja em Águas Santas, alguém sabe onde posso comprar as escovas e o êmbolo em Lisboa é q ñ posso 'tar uma semana à espera do eBay.
Última edição por baptistama em 13 fev 2012 23:47, editado 1 vez no total.
- MEIRELES
- júnior TT

- Registado: 05 fev 2012 15:57
- Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :) - Sócio LCP: 2522
Olá baptistama, por experiência própria num rover 75 tive a mesma situação, um dia pegava à primeira, outro dia à 5.ª, ou não pegava, até que chamei um electricista, e enquanto eu dava à chave ele com um martelinho dava pancada (de levezinhobaptistama Escreveu:Boa noite,
obrigado
Miguel Baptista
- baptistama
- pleno TT

bom dia,
dado estar tudo ok de bateria e pegar de esticão fiquei convencido q o problema é mesmo do motor de arranque ñ estar a fazer contacto (aparentemente tb está tudo ok com as cablagens e com a ligação de massa),
no motor de arranque existe um autocolante com as referências Rover NAD100580 e Denso 228000-3981, após algumas pesquisas na www encontrei a loja
http://www.simporal.pt
(ressalvo a questão da publicidade mas para quem, como eu, prefere reparar a substituir vale a pena uma visita pelo site, tem imensa coisa e é perto do Areeiro)
menos de €25 e saio da loja com tudo o q é componentes para reparar o motor de arranque, agora a dificuldade está em tirá-lo, é q o acesso ñ é nada fácil e não consigo desapertar os parafusos de fixação ao bloco do motor...
vou ter q esperar por ferramentas "à séria"...
dado estar tudo ok de bateria e pegar de esticão fiquei convencido q o problema é mesmo do motor de arranque ñ estar a fazer contacto (aparentemente tb está tudo ok com as cablagens e com a ligação de massa),
no motor de arranque existe um autocolante com as referências Rover NAD100580 e Denso 228000-3981, após algumas pesquisas na www encontrei a loja
http://www.simporal.pt
(ressalvo a questão da publicidade mas para quem, como eu, prefere reparar a substituir vale a pena uma visita pelo site, tem imensa coisa e é perto do Areeiro)
menos de €25 e saio da loja com tudo o q é componentes para reparar o motor de arranque, agora a dificuldade está em tirá-lo, é q o acesso ñ é nada fácil e não consigo desapertar os parafusos de fixação ao bloco do motor...
vou ter q esperar por ferramentas "à séria"...
- catia_hingis
- master TT

- Registado: 17 mar 2011 12:23
- Land Rover: Freelander TD4, 3p Nov 2000
Discovery 300Tdi, 5p Jun 1996 - Sócio LCP: 2268
Realmente, o acesso ao motor de arranque dos Frees não é propriamente fácil...tive essa experiência quando o do QQ foi reparado.
Beeem, mas seja como for isso tem que estar a 1001% para o 2.º ENF a 12 de Maio
Beeem, mas seja como for isso tem que estar a 1001% para o 2.º ENF a 12 de Maio
-Tenho um coração LAND ROVER - Assistido por SegurAudio

http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!

http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!
- baptistama
- pleno TT

tb gostava q tivesse pelo menos a 100%, mas até lá:
trocar óleos das caixas
trocar correias
trocar pneus
...
pagar umas multas
...
ir à IPO
não sei não...
trocar óleos das caixas
trocar correias
trocar pneus
...
pagar umas multas
...
ir à IPO
não sei não...
- abiper
- júnior TT

- Registado: 17 fev 2010 20:02
- Land Rover: Discovery 200 TDI 1992
EILR2010 Nr. 135 - Sócio LCP: 2164
Boas
A pilha do comando está boa?
A pilha do comando está boa?
Saudações Landrovistas
Abílio Pereira

Abílio Pereira

- Mathiotte
- júnior TT

- Registado: 26 nov 2011 19:18
- Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 2001
- Sócio LCP: 2498
Mas quando dás sinal, não obtens nenhuma resposta, ou ouves um barulho parecido com o "arranhar de mudança sem embraiagem"
Se for a 2º hipotese, apontava para as escovas do motor de arranque...

- martins35
- júnior TT

- Registado: 03 jan 2012 22:29
- Land Rover: discovery 300 1997
- Sócio LCP: 2568
não ouves um click no motor de arranque ? eu acho que isso deve ser bobine de chamada,tens duas porcas no motor de arranque onde ligam os fios exprimenta encostar uma chave de fendas se o motor de arranque rodar é da bobine
- baptistama
- pleno TT

faz uns dias começou com o pip pip pip qd destranco com comando e após abrir a porta mas da última vez q troquei a pilha do comando andou assim quase 2 meses e nunca deu stress a pegarabiper Escreveu:A pilha do comando está boa?
qd dou à chave ouve-se um click como se fosse um relé a abrir (ou fechar) mas nada de rotação eléctricaMathiotte Escreveu:Mas quando dás sinal, não obtens nenhuma resposta, ou ouves um barulho parecido com o "arranhar de mudança sem embraiagem"
martins35 Escreveu:não ouves um click no motor de arranque ? eu acho que isso deve ser bobine de chamada,tens duas porcas no motor de arranque onde ligam os fios exprimenta encostar uma chave de fendas se o motor de arranque rodar é da bobine

só têm uma porca onde liga um cabo grosso com isolante vermelho (presumo q corresponda ao positivo da bateria) depois na ficha mais pequena liga um cabo mais fino (presumo q seja do comando do canhão de ignição)
- martins35
- júnior TT

- Registado: 03 jan 2012 22:29
- Land Rover: discovery 300 1997
- Sócio LCP: 2568
esse click que ouves é a bobine de chamada ,portanto é mesmo o motor de arranque ,tiras o tubo do filtro de ar ao turbo e começa a desmontar,dois parafusos e uma porca ,chave 14 se não estou em erro
- baptistama
- pleno TT

o tópico já tem algum tempo mas parece-me sempre vantajoso mostrar a resolução aqui vai o descritivo de como passei parte do fds de Carnaval;
após muita ginástica e com o auxilio de um jogo de chaves de roquete decente (tenho mesmo q investir em ferramentas) o starter 'tá cá fora

remove-se a tampa do compartimento do solenoide, cuidado para ñ danificar o vedante da tampa

o êmbolo é só puxar mas os contactos estão bem apertados, cuidado para voltar a montar tudo na mesma ordem

o desgaste de 12 anos a dar ao kick

contactos novos já montados, o êmbolo é só enfiar e repor a tampa.
tb desmontei o compartimento da bobine mas ñ troquei as escovas pq pelo aspecto ainda devem durar pelo menos + 12 anos,
fuligem soprada e rolamentos lubrificados voltar a montar foi bem mais simples, agora pega à primeira, sempre!
após muita ginástica e com o auxilio de um jogo de chaves de roquete decente (tenho mesmo q investir em ferramentas) o starter 'tá cá fora

remove-se a tampa do compartimento do solenoide, cuidado para ñ danificar o vedante da tampa

o êmbolo é só puxar mas os contactos estão bem apertados, cuidado para voltar a montar tudo na mesma ordem

o desgaste de 12 anos a dar ao kick

contactos novos já montados, o êmbolo é só enfiar e repor a tampa.
tb desmontei o compartimento da bobine mas ñ troquei as escovas pq pelo aspecto ainda devem durar pelo menos + 12 anos,
fuligem soprada e rolamentos lubrificados voltar a montar foi bem mais simples, agora pega à primeira, sempre!
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Gonçalves
- júnior TT

- Registado: 30 out 2011 08:27
- Land Rover: Freelander Td4 - 2001
- Sócio LCP: 2514
Bom Trabalho!
CumFREEmentos
- leon
- júnior TT

- Registado: 27 out 2011 20:33
- Land Rover: Freelander TD4
-
pedro_surf
- iniciante TT

- Registado: 11 jan 2013 10:20
- Land Rover: freelander 2.0 Di 02/2000
bom dia....está a acontecer-me exatamente a mesma coisa, como sou de lisboa devo passar na Simporal á procura dos ditos contactos e do embolo para fazer a substituição 
é simples de se fazer isso mestre batista ???
abraço
é simples de se fazer isso mestre batista ???
abraço
- PR_Acores
- júnior TT

- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
Boas,
Sei que este tópico ja tem algum tempo, mas estou praticamente com o mesmo problema, hoje de manha ia lhe dar a chave, e qual o meu espanto que nada, apenas um silencio que me partiu o coração....
Não sei nem faço ideia o que possa ser..
Sei que este tópico ja tem algum tempo, mas estou praticamente com o mesmo problema, hoje de manha ia lhe dar a chave, e qual o meu espanto que nada, apenas um silencio que me partiu o coração....
Não sei nem faço ideia o que possa ser..
- baptistama
- pleno TT

para testar se será mesmo dos contactos dá umas pancadinhas com o cabo do martelo no starter,
depois volta a dar à chave, se pegar à partida será mesmo culpa dos contactos
depois volta a dar à chave, se pegar à partida será mesmo culpa dos contactos