Bateria para DSE

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Bateria para DSE

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Qual é a bateria "correcta" para um RR DSE? No manual diz:

Battery - diesel models ............................................... type 664 (107 amp/hr)

Fui à Norauto e vi lá baterias de 100A/h mas de 107A/h não :bolas: :ohnao: Alguém me dá uma ajuda please?

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Ribeiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 out 2007 16:29
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Ribeiro »

:driving: O meu anda com uma emprestada de 75 amp/hr. Mas o ideal é 100 amp/hr. Já tive 5 jipes de raça diferentes, todos eles tiveram baterias de 100amp/hr. :cool:
Última edição por Ribeiro em 26 nov 2007 23:13, editado 1 vez no total.
O trabalho fascina-me, às vezes fico...horas parado a olhar para ele, sem fazer nada.
NUNO GOMES
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 mai 2007 22:53
Land Rover: Ex-Range Rover p38 2.5DT 1995/10
Serie III 109 2,25D 1975
Sócio LCP: 1859

Mensagem por NUNO GOMES »

O meu tem uma bateria de 100 mas se colocares de mais amperagem nao faz mal pois tem melhor funcionamento. :cool:
Range Rover 2.5 DT
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Então cá vai, só para lançar a confusão :lol:

Hoje andei a informar-me e a bateria deverá ser de 110A/h uma vez que o sugerido pelo manual é de 107A/h (encontem lá uma destas :bolas: ). A razão pela qual deverá ser de 110A/h é devido ao facto da parafernália de equipamento electrónico no RR P38. Já devem ter reparado, por exemplo, que assim que destrancam o RR e abrem e fecham uma porta, o compressor da EAS dá logo sinal de vida... :ohnao: Assim como outros componentes que começam logo a funcionar de modo "transparente" para nós comuns dos mortais :D

Ao colocar uma bateria com menos amperagem vai funcionar na mesma mas vai contribuir para que esta se desgaste mais rapidamente e que passem a acontecer coisas estranhíssimas como tem acontecido no meu: quando travo a iluminação do HEVAC (A/C) fica mais fraca e a rotação do motor baixa (se estiver parado a trabalhar ao ralenti); ao por a trabalhar se estiver mais fraca aparecem erros no computador de bordo que são ficticios - mais uma vez pela fraca amperagem e por este facto não chegar a corrente suficiente aos devidos equipamentos electrónicos (no meu tem aparecido aleatóriamente avaria do ABS ou AIRBAG - avarias fictícias provocadas pela fraca amperagem da bateria ;) )

O RR P38 é, sem dúvida, uma viatura peculiar :lol: :cool: :god:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

E porque não uma bateria da Optima... :cool:

http://europe.optimabatteries.com/publi ... otive.html
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
rrp38dse
júnior TT
júnior TT

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Fazes ideia dos valores para uma coisa dessas?! O preço que vi, até agora, para uma bateria de 110A/h foi 140€... Uma Optima tem um preço muito diferente?! E onde se vendem cá?

Já agora, a ideia que tenho sobre as baterias Optima é que no caso de se colocar apenas uma deve ser a vermelha e se for um sistema com duas baterias (split-charge) aí sim adiciona-se a amarela... Isto é assim ou ao contrário? :lol:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

As Optimas ficam quase pelo dobro... :(

Em relação a red ou yellow tudo depende o que se pretende...

Se consultar o link acima indicado explica tudo certinho... ;)

Mim optou pela amarela... :p
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Re:

Mensagem por mpblue »

FLG Escreveu:As Optimas ficam quase pelo dobro... :(

Em relação a red ou yellow tudo depende o que se pretende...

Se consultar o link acima indicado explica tudo certinho... ;)

Mim optou pela amarela... :p
Boas:

Não têm nenhuma com 110 Ah, pelo que para ficar com a amperagem correcta tinha que montar duas, em serie acho eu... :think:

Se fizerem a pesquisa no google "battery type 664", aparece a correcta para o bicho, ou seja, 12V, 110Ah, 750 CCA, com o polo positivo no sitio certo, e e com as dimensões de 345 (C) x 175 (L) x 239 (A)...

Isto das baterias para este bicho é um bicho de sete cabeças... :D
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
fry
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 fev 2007 21:08

Re: Bateria para DSE

Mensagem por fry »

Olá

Não brinquem... baterias para o P38 ficam mais baratas de origem... Problemas zero.

Landabraços.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Após ter lido num post aqui algures, e depois de ter ficado novamente sem bateria há cerca de duas semanas, passei-me e fui à loja em Benfica Baterias da Cidade e comprei uma Tudor 110AH - 750CCA, para substituir a minha morta....95A, 650CCA....com pouco mais de um ano..

A diferença é enorme......eu sempre pensei que depois da reparação da BI ia ficar com o problema do arranque a quente resolvido, mas tal não aconteceu.....Agora depois de colocar a de 110AH, o motor de arranque roda muito rápido, é claramente audivel a diferença, mesmo relativamente À de 95A quando estava carregada...., e se a frio depois de a luz das velas de aquecimento apagar o arranque é imediato, a quente não tem levado mais de 2/3 segundos a arrancar, o que para mim é muito bom :clap: :clap: ...acho que fiquei com o problema do arranque a quente resolvido.....ou pelo menos mitigado.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
solracsantos
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 24 jul 2011 13:32
Land Rover: Range Rover p38

Mensagem por solracsantos »

Boa tarde landmaniacos.

Ao ler este post, deparei-me com uma situação, talvez idêntica em certos aspectos, mas em situações um pouco diferentes.
No meu RR dse de 95 tenho uma bateria de 91a (quando fui comprar não havia bateria com amperagem maior), acontece-me frequentemente durante 1 semana ou 2 durante o mês (começou na sexta feira passada) o carro ficar sem acção (vou em 3 ou 4 a puxar pelo carro e de repente perco aceleração do nada) no pedal do acelerador em aceleração, com o pedal no fundo fica um pouco acelerado e não sobe das 1500rpm a nem dos 20km\h, aconteceu-me hoje desligar-me o rádio, mas o mais caricato é estar em aceleração e por algum motivo precisar de buzinar e corta a acção do acelerador.

Pelo que li nos posts anteriores com problemas similantes o problema pode ser mesmo da pouca amperagem da bateria.

Gostava que dessem a vossa opiniao relativamente a esta situação.

Obrigado
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Boas,

apartir do momento que consegues ignição e o motor entra em funcionamento, o controlo passa para o alternador. Se conseguiste ignição é por tens pelo menos 12,5 v +- na bateria e deverás ter em torno de 14,3v ou 14,4v com o carro em funcionamento.

Se estás a ter quebras de energia, verifica o alternador pq pode não estar a funcionar bem.....

91A é pouco....mas mesmo assim, assumindo que a bateria esteja em bom estado, penso não deveria causar esses sintomas....a não ser que esteja em tão má estado que já não esteja a carregar convenientemente.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

A minha actual bateria tem 100 Ah e 900 CCA`s de arranque.

é um mimo :) o jipe pega instataneamente, seja de dia ou de noite.

e o mais engraçado é que está á venda. :D
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

Eu não faço ideia quanto estão a pagar pelas baterias que estão a meter nos DSE, mas a LAND ROVER tem sempre a bateria correta...110 ah. O meu pai comprou agora uma para o DSE dele. A bateria é exactamente igual à minha do discovery 2. O Rave tem o part number.

Ou seja, se não encontram bateria com especificações certas, podem lá ir comprar. É cara (180 euros), mas é a bateria certa para o carro.
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

pmspm Escreveu:Eu não faço ideia quanto estão a pagar pelas baterias que estão a meter nos DSE, mas a LAND ROVER tem sempre a bateria correta...110 ah. O meu pai comprou agora uma para o DSE dele. A bateria é exactamente igual à minha do discovery 2. O Rave tem o part number.

Ou seja, se não encontram bateria com especificações certas, podem lá ir comprar. É cara (180 euros), mas é a bateria certa para o carro.

Pode ser a indicada de acordo com a marca, mas olha que ter 900 CCA`s de arranque faz MUITA diferença, acredita ;)

e a indicada não tem esta capacidade de arranque.
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Rhymes Escreveu:Pode ser a indicada de acordo com a marca, mas olha que ter 900 CCA`s de arranque faz MUITA diferença, acredita ;)
O mudar a bateria de origem apenas faz sentido se tivermos coisas que consomem mais (bem mais) que o carro no seu estado normal. Caso contrário, não vejo qualquer razão.

A bateria de origem (se estiver boa, claro!) é a ideal para o carro. Não se esqueçam que todo o carro foi pensado como um todo...desde a capacidade da bateria ao alternador para esta bateria.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

pmspm Escreveu:
Rhymes Escreveu:Pode ser a indicada de acordo com a marca, mas olha que ter 900 CCA`s de arranque faz MUITA diferença, acredita ;)
O mudar a bateria de origem apenas faz sentido se tivermos coisas que consomem mais (bem mais) que o carro no seu estado normal. Caso contrário, não vejo qualquer razão.

A bateria de origem (se estiver boa, claro!) é a ideal para o carro. Não se esqueçam que todo o carro foi pensado como um todo...desde a capacidade da bateria ao alternador para esta bateria.

Abraço,

No caso dos P38, o motor para arrancar custa um bocado. Ainda para mais com os anos.

Teres 750 CCA`s é diferente de teres 900 CCA`s e com esta ultima o motor pega que é um mimo.

Porque alterar a bateria original ? Eis a resposta.

Nem tudo o que é pensado na teoria é concordante depois com a realidade e especialmente com o passar dos anos.

Na minha opinião, tudo o que se possa melhorar para além das especificações da marca, é de se fazer.

E este upgrade que fiz no meu, é sem dúvida importante na minha opinião.

Temos o caso do nuno f pinto por exemplo, em que tem o motor todo reconstruido, B.I inclusive e mesmo assim demora 2-3 segundos a pegar com uma bateria "original"

O meu tem 225 mil no lombo, sem ser aberto, e com esta bateria pega instantaneamente.

Alguma diferença há de haver !

Abraço.
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Rhymes Escreveu:No caso dos P38, o motor para arrancar custa um bocado. Ainda para mais com os anos.

Teres 750 CCA`s é diferente de teres 900 CCA`s e com esta ultima o motor pega que é um mimo.

Porque alterar a bateria original ? Eis a resposta.

Nem tudo o que é pensado na teoria é concordante depois com a realidade e especialmente com o passar dos anos.

Na minha opinião, tudo o que se possa melhorar para além das especificações da marca, é de se fazer.

E este upgrade que fiz no meu, é sem dúvida importante na minha opinião.

Temos o caso do nuno f pinto por exemplo, em que tem o motor todo reconstruido, B.I inclusive e mesmo assim demora 2-3 segundos a pegar com uma bateria "original"

O meu tem 225 mil no lombo, sem ser aberto, e com esta bateria pega instantaneamente.

Alguma diferença há de haver !

Abraço.
Eu não questiono que o o carro pegue melhor. Eu percebo que com um pouco mais de corrente de pico o carro até possa pegar melhor, o que eu digo é que não é necessário. Com a bateria de origem o carro funciona bem.
Mas acima de tudo, as pessoas têm sempre dificuldade em arranjar baterias para estes carros (eu mesmo passei por isso com o meu Disco 2), e na origem existe sempre, e com as especificações corretas. Agora baterias de 90 ou menos, não funcionam bem.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

pmspm Escreveu:Eu não questiono que o o carro pegue melhor. Eu percebo que com um pouco mais de corrente de pico o carro até possa pegar melhor, o que eu digo é que não é necessário. Com a bateria de origem o carro funciona bem.
Mas acima de tudo, as pessoas têm sempre dificuldade em arranjar baterias para estes carros (eu mesmo passei por isso com o meu Disco 2), e na origem existe sempre, e com as especificações corretas. Agora baterias de 90 ou menos, não funcionam bem.

Abraço,

Ok, então estamos de acordo. ;)

Temos é opiniões diferentes quanto á necessidade... :??

Já agora, a malta que aumentá o débito da Bomba Injectora, e / ou os que dão mais pressão ao turbo...

os carros também funcinam bem com as bombas debitando como de origem assim como o turbo com a pressão de origem ....

mas não será que os carros ficam muito melhor após estes "upgrades" ? ;)

O mesmo se passa com a bateria dos P38 e o upgrade á mesma para uma de 900 CCA`s :driving:

Seja como for, logicamente respeito a tua opinião 8)

Abraço Land Rovista

.
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Sim porque este modelo é um autentico gastador de electricidade,em que abusa da bateria e alternador, (EAS, boma ABS, 4 farois, aquecimento, etc) e ter uma electronica tão sensivél , só vejo vantagens em ter na altura do arranque mais corrente disponivél, de modo a electronica não estar a ser massacrada com faltas de tensão