FOGOS FLORESTAIS

Discussão sobre outros assuntos, humor, etc
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 12:59
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5
Sócio LCP: 782

FOGOS FLORESTAIS

Mensagem por ParolaGoncalves »

É com uma revolta enorme que constato o nosso País a arder de norte a sul, por negligência, crime, causas naturais ou outras e também por nós próprios.
Veja-se em Pombal que tiveram início em simultâneo 10 fogos em zonas diferentes, provocando um desespero enorme nas populações.
Por aqui, na Serra da Lousã começaram na encosta sul para os lados do Parque Eólico várias frentes de incêndio que ainda estão a arder.
Temos e devemos de ser solidários com estas populações. Eu próprio estou a recolher algumas ajudas para entregar a umas famílas que ficaram sem casas lá para os lados de Vide.
:mad: :x
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
toyjeep
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 12:27
Land Rover: Vendido
Talvez um dia volte, não sei!
Para já são as duas rodas e os meios carros
Sócio LCP: 496

Mensagem por toyjeep »

Pombal, Castelo de Paiva, Valongo, Sta Maria da Feira, resumindo Portugal inteiro.

VERGONHOSO este pais e a politica que temos. :mad:

Em Lamego faziamos viagens turisticas á 2 anos agora de dois helis que temos usamos um para passear ministros, enfim. :signargh:

A minha solidariedade a todos os que são afectados por este flagelo
Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt
sam_nunes
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 15:24
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por sam_nunes »

Leiria arde desde 3ª feira , agravando-se a situação e muito ontem .

ontem 4/8/2005 qd sai da fabrica não se consegui respirar e parecia que nevava :x cinza ( estou a mais de 15 km do focos de incendio) , pelas 20h já era noite devido ao fumo.
hoje quando me levantei ainda era possivel ter a triste visão de colunas de fumo dos incendios , isto as 8 da manhã .~
neste momento estão mais de 1000 homens a combater os fogos que circundam Leiria , só espero que não passe para as matas nacionais do pinhal de leiria .
será que a nossa tropa ( homens pagos por nós ) não podem deixar de dormir a sesta no quartel e ir ajudar?
Será que as pessoas que estão no fundo de desemprego , pagas pelos nossos descontos , não podem ajudar ? nem que seja a distribuir agua , leite , comida e outros afins aos homens da linha da frente.
desculpem o desabafo , mas realmente estou a sentir-me incompetente por ver os trilhos onde pratico TT e tb BTT na maioria a arder sem nada poder fazer. Terão que ser as pessoas que estão no seu trabalho a ganhar o seu pão que tem de abandonar o seu local de trabalho e ir para os fogos, enquanto outros que recebem dinheiroas publicos estão de papo para o ar em alguma praia no nosso litoral ou na esplanada a ver as miudas passar.

mais uma vez peço desculpa pelo desabafo , as vezes passo-me com tanta incompetencia das nossas autoridades.

Saudacções avenTTureiras
TICO
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 05 ago 2005 18:00

Mensagem por TICO »

Enquanto se gastam milhares para fazer aeroportos e tgv k não interessam a ninguem deviam era desviar verbas comprar material para os nossos bombeiros k são uns herois,e para comprar meios aereos k não os termos é uma das razões para tantos fogos,percebem?
RHS
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 08:13

Mensagem por RHS »

. Se as florestas não se encontraviam no estado lamentável que estão, nem incendiários teriam tão devastadouro efeito.
. Cada desempregado pode facilmente guardar umas dezenas de cabras, e um rebanho destas, mesmo se fossem improdutivas doutra maneira, tem um poder de limpeza impressionante.

RHS
gemius
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 19:31
Land Rover: Serie IIA 88" 2 1/4 Petrol 1969

Mensagem por gemius »

Quero deixar aqui o meu sincero apoio a todas as familias que ficaram sem casas, sem os seus bens mais preciosos, animais, e ate mesmo sem emprego( como aconteceu aqui em Pombal, e infelizmente em mais terras, q arderam muitas fabricas)...
Penso q essas pessoas ( se é q se pode chamar isso) q andam a por fogos deviam ser punidas mais severamente!!!!
Fica aqui escrito o q sinto...

Um abraço muito triste :(
Agostinho
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 18:03
Land Rover: Discovery 300Tdi 94
Sócio LCP: 698

Mensagem por Agostinho »

:x :x
Pois é esta mesmo a nossa realidade...
Mas será que ainda ninguém notou que o país arde por interesse da nossa classe politica????
Eu não tenho duvidas nenhumas...
O dinheiro que se paga aos meios aéreos para o combate é uma fortuna, no entanto temos equipamentos oferecidos, para equipar os aviões da força aérea, que estão a apodrecer num canto de uma base aérea qualquer.
Será que os nossos meios militares não podiam ser utilizados para a prevenção dos fogos,(força aérea, exercito)... só servem para serem exibidos fora do país e gastar dinheiro dos contribuintes... enfim...
Hà muitos mais exemplos, mas que não vale a pena pois ninguém nos ouve.

Abraços
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Agostinho não será bem assim e estás longe do problema dos fogos florestais.
Sabias que para actuar um C130 é necessário o apoio de 2 Pumas, que normalmente estavam na Lousã. E que os famosos Kits custaram na altura um balúrdio aos nossos bolsos, incluindo o famoso abrigo nuclear do Presidente Eanes que agora aprodece aqui na Lousã numa sucata.
Aonde encheria de caldas o C130 que obrigatoriamente está eatacionado na Base Aérea do Montijo.Quanto tempo levaria a chegar a Vila Pouca de Aguiar, largar a calda e voltar.
O problema é de todos nós, que não cuidamos da floresta que mais de 80% é privada, que não limpamos as matas, que queremos pinheiros e eucaliptos, junto das casas e das fábricas.
Quantas Câmaras fazem prevenção e depois vigilância, só, quando lhes bate a porta é que atacam os governos.
Quantas câmaras investem em pontos de água,vulgo tanques, quantas têm Sapadores, algumas não têm água para dar as populações quanto mais para apagar incêndios.
As televisões fariam um bom trabalho a mostrar as situações de risco que temos as portas, não esquecer que vai tudo para as cidades e só vão a terra para vender os pinheiros e eucaliptos para comprar o carrito, e sei do que estou a falar.
Já agora quanto custaria adquirir e manter 40 aviões e helicoptéros para o combate a fogos, e o que fariam nos restantes 9 meses, passear ,sim por causa da sua inactividade.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Os aviões pesados têm efectivamente várias restrições em termos de operação, seja no respeitante aos locais de reabastecimento, seja ao apoio de que necessitam. Era típico usar helis para missões de coordenação ou observação, mas também é possível fazê-lo a partir do solo com recurso pessoal especializado, tal como poderia acontecer com outros meios em caso de baixa visibilidade.

Reltivamente a esta última questão e às afirmações de alguns responsáveis, a minha opinião está neste blog:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2005/ ... idade.html
Visitante

Mensagem por Visitante »

:(
Amigo Parola, longe de mim duvidar ou colocar em causa tudo o que diz, pois foi um ouvinte interessado do Forum TSF no qual participou e demonstrou saber do que fala e ter percepção mais que suficiente para resolver alguns dos problemas directamente ligados a este flagelo.
No entanto eu julgo haver aqui alguns interesses obscuros no meio desta desgrassa. Não é de admirar que haja para aí gente interessada em que todos os anos aconteçam estas desgrassas.
Fala-se de prevenção... e o governo alguma vez estudou as causas que estão directamente relacionadas com a grande proliferação de fogos de á uns anos para cá????? Eu penso que não!!!
Já estudou quais são as zonas de risco mais elevado??? Eu penso que não!!!

Não é justo que o ministro, e alguns responsáveis (que mais valia estarem calados), venham atirar a responsabilidade para a sociedade civil a dizer que não limpam os terrenos... isso é tudo tretas e desculpas!!!

Eu continuo a dizer que se gasta dinheiro de uma forma muito pouco objectiva. Em Espanha que é um país com as dimensões que todos conhecemos, não arde na mesma proporção que o nosso, isto deve de querer dizer alguma coisa.
O Blog do nmcabecadas tem lá um exemplo de inteligência.
Eu apenas dei exemplo dos nossos aviões pois não entendo como é que se compram aviões de combate F16, quando o nosso principal combate é o fogo, não entendo para que servem os submarinos, pois eu acho que não deve de haver interessados em combater conosco debaixo de água...
Amigo se ponderar-mos com calma o que foi feito atá a esta data em relação á prevenção, eu penso que não foi feito nada, basta avaliar os resultados deste ano.

Não me vou alongar mais, pois o assunto é muito triste...

Abraços
Agostinho
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Agostinho »

Boas a todos

Peço desculpa de não me ter registado antes de enviar o post anterior.

Abraços
Imagem
Agostinho Vieira 698
962310609
Gaia - Portugal
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Não seria interessante questionar se nos concelhos com os maiores incêndios se fez alguma coisa em silvicultura preventiva, construção de pontos de água, limpeza das envolvente as aldeias, abertura e limpeza de caminhos florestais, e uma vigilância eficaz com os Sapadores dos Baldios e dos Produtores Florestais, com a GNR, com os Bombeiros e com as próprias Câmaras.
Posso dizer que isso custa mais de 300 000€, sim trezentos mil euros a Cãmara da Lousã por ano e só assim de combatem cerca de 20 a 30 fogos de incêndio a nascença, por dia.Seja o tempo de reacção das brigadas no terreno em constante mutação é infeior a 5 minutos.
Estudos há bastantes e o temos cá o Laboratório da ADAI, ligada a Universidade de Coimbra que tem ajudado bastante a conhecer a problemática dos fogos florestais.
Cartas de Risco existem , mas será que algumas Câmaras têm em atenção o real valor da sua existência e para que efectivamente servem.
Todos nós temos responsabilidades, basta ver e ter em atenção que aquando do almoço do 10º Encontro Margens do Douro, para assar umas febras se fez fogo para criar brasas e nesse dia era de alerta vermelho e poucos reagiram aquela grande asneira, porque pensamos que só acontece aos outros.
Depois há autarcas mais interessados em fazer mais uma rotunda e mais tapete do que olhar a floresta com outros olhos.
Também convem não esquecer que os parametros de determinar o nº de fogos não é igual aqui como em Espanha, França ou Grécia.
Um abraço. :god:
Última edição por ParolaGoncalves em 09 ago 2005 12:41, editado 1 vez no total.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
ruidisco
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 15:53
Land Rover: Discovery II 2001
Sócio LCP: 211

incêndios...

Mensagem por ruidisco »

Boas!

Já mt foi dito no forum sobre isto... Há um aspecto que a mim me revolta que é o desperdicio e abandono do património florestal no nosso país. Vejam por exemplo a solução que os nossos governantes deram a certa altura á imensa "máquina", montada em outros tempos que era a guarda florestal... Quantas casas dos referidos guardas estam espalhadas pelas nossas florestas, em ruínas. Não teria sido melhor preservar esta gente nos seus postos de trabalho, nem que fosse só para vigilância. Enfim a redução de custos foi mais uma visão muito curta daqueles que era suposto governar... :mad:

cumprimentos,
Rui Carvalho
Agostinho
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Agostinho »

Amigo Parola, Eu sou muito fraco a esplanar as minhas ideias e conclusões no ecrâ, no entanto penso que não tenho uma perspectiva muito errada do assunto, só não consigo é sintetiza-la convenientemente.
Mas Por aquilo que eu me apercebo e segundo as suas palavras, á autarcas que optam por gastar dinheiro noutras coisas que não as florestas, então algo se passa com o poder central que não faz nada para obrigar as camaras a actuar convenientemente, ou o interesse é reciproco, e só se fala quando está a arder... Pelo conhecimento que tenho, que passa apenas pelos meios de comunicação existentes e disponiveis para a mairia dos portugueses, não tenho conhecimento de nenhum estudo nesta área, apenas o que referiu no post.
Ora é aqui que eu digo que tanto o poder central na figura dos seus ministros como os autarcas de muitas regiões do país, estão muitas vezes interessados em que a nossa floresta arda todos os anos.

Amigo, não ligue a alguma barbaridade que eu possa estar a dizer, pois isto é apenas o reflexo incontido e desesperado de ver todos os dias imagens nas televisões e de nada se ver a fazer, para alterar o rumo das coisas. Apenas vejo demagogia a sair das bocas dos responsáveis.

Abraços 8)
Imagem
Agostinho Vieira 698
962310609
Gaia - Portugal
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Agostinho está tudo na boa sem ondas mas já pensaste que em alguns concelhos que estão a arder ou arderam o ano passado, quanto é que se investe nos programas de verão com os artistas com publicidade na televisão, paga, embora tenha um custo reduzido por ser institucional, basta ver como exemplo Cantanhede, Vila de Rei, Pombal e outras tantas, porque investem mais mas muito mais de 250000 euros em artistas e nem um centimo em prevenção ou vigilância.
Algumas dando o exemplo até deitam foguetes.
As Câmaras que tenham projectos de ordenamento florestal podem candidatar-se ao Programa Agris e ter a fundo perdido até 65% de financiamento, só que não serve para rotundas, tapetes ou foguetes.Um abraço amigo. :god:
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

Se compararmos o custo da prevenção, pegando nos 300.000 euros que o Parola mencionou, e compararmos com a destruição de propriedades, incluindo casas de habitação, podemos concluir até que ponto a prevenção sai barata, mesmo restringindo-nos a valores materiais. Mas para além deste custo, existem valores não quantificáveis que vão desde a perda de vidas humanas à destruição ambiental, os quais nunca poderão ser contabilizados.

Relativamente aos programas com que a TV nos brinda nos meses de Verão, e cuja qualidade nem vale a pena discutir, bem podiam ter um carácter mais pedagógico. Mesmo os programas que fomentam o turismo rural, como o Refúgios realizado pela SIC, deveriam incluir pelo menos a menção ao facto de muito do que apresentam poder já não existir quando o programa for para o ar.
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Nuno
Concordo em pleno contigo e penso que as televisões poderiam ter um papel muito importante, basta ver que na Sic com a rubrica "água" por causa dos desperdicíos e da incúria pôs muita autarquia em "sentido" e a repararem coisas antigas.O mesmo poderá acontecer com as incúrias dos fogos.
Um abraço.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

A comunicação social poderia ser decisiva, mas a prevenção não vende jornais nem aumenta audiencias televisivas, ao contrário da espectacularidade dos incêndios com toda a sua envolvência e do sentimentalismo com que são entrevistadas as vítimas.

Mesmo sem fazer juizos de intenção nem por em causa a liberdade de informar, devo dizer que estou particularmente desiludido e revoltado com a cobertura noticiosa que tem sido feita pela maioria da comunicação social.
toyjeep
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 12:27
Land Rover: Vendido
Talvez um dia volte, não sei!
Para já são as duas rodas e os meios carros
Sócio LCP: 496

Mensagem por toyjeep »

:ohnao: Mais uma acha para a fogueira :ohnao:

A indústria dos incêndios

A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada.

José Gomes Ferreira
Sub-director de Informação

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.

Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?

Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...

3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...

Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?

Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.

Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.

Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).

3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores

4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.

José Gomes Ferreira

:yikes: :yikes: :yikes:
Imagem
Carlos Vieira - 914662002 - VNGaia
EMail: carloscbvieira@gmail.com
Arquitecto - Gestor Soluções AEC - http://www.micrograf.pt
Lina Relvas
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 12:21

Mensagem por Lina Relvas »

Ainda acerca dos fogos florestais.. vejam o desempenho destas magnificas viaturas.

http://www.bombeirosdeportugal.com/gale ... ode=search

Fikem bem :driving:
Dário & Lina
Jacinto - LRD 300tdi