Após longos anos de só os verem passar
Pelo que vou deixar o meu testemunho pessoal, das vantagens e desvantagens, para quem (como eu) anda com ideias de comprar um.
Meus amigos a primeira impressão que se tem, é que ele é ENORME! mas depois de nos habituar, a forma "quadrada" permite facilmente "tirarmos as medidas" á maquina, as diversas regulações permite-nos "instalarnos" perfeitamente nas poltronas e o silencio a bordo é qualquer coisa...
Nota achei a embraiagem e pedal de travão um pouco duros, mas nada que não nos habituamos, á medida que os kms vão passando.
1ª Desilusão:
Problema que senti mais tarde e para não "queimar" embraiagem, optei por usar as redutoras, numa pequena subida mas muito inferior á subidas p.e. de uma garagem de qualquer prédio.
Pelo que recomendo vivamente á quem irá comprar um, colocar de "lado" os cerca de 500 € pelo kit de potencia. É indispensável, acreditem!!!
Depois de alguns kms, a solução é tentar manter a rotação nunca abaixo dos -+ 1600 rpm e se sofri uma desilusão a baixas rotações, o prazer que se tem a ouvir e sentir a nobreza dos 6 cilindros quando puxado é uma experencia que sinceramente recomendo.
A minha primeira ultrapassagem, numa estrada sinuosa em direcção a Arouca, foi o palco desta experiencia, se bem que conhecesse a estrada e tiveste preparado o RR para isso ( rpm +- nas 2000) a verdade é que nunca pensei que 2100 kgs se movessem daquela maneira
Nessa estrada sinuosa, fiquei rendido e não tenho palavras para descrever a forma majestosa como o RR curva e numa condução "normal", pura e simplesmente esquecemos que estamos a guiar este "monstro", comparando p.e. a um monovolume da Auto europa, que tive a oportunidade de guiar na mesma estrada.
Realço a relativa facilidade de curvar, para reforçar o conforto que a sua "majestade" transmite,mesmo comparado com maquinas alemas do segmento executivo.. ou seja, além de confortável o seu comportamento dinamico é bom, mas cuidado, apesar de ser um 4x4 permanente, nos limites parece com um puro tracção traseira.... é simplesmente memorável.
2ª Desilusão- Pedido de Ajuda.
Toca ir até a Serra da Freita...., fazer uma visita ao Convento de Arouca, subir até a Sª da Mó.
Dado ser uma estrada sinuosa e ser domingo e para disfrutar a maravilhosa paisagem, toca a ir em segunda, quando noto que o ponteiro começa a passar da posição central.... e não para
Após este verdadeiro "susto", pois é um dos problemas, que tanto se fala de forma negativa deste modelo, a verdade é que ao descer a serra em 2ª, a temperatura, ficou entre a marca branca de indicação de "frio" e inicio da escala.
Peço a todos os proprietários que me possam esclarecer que raio é que se passou?, se é normal a temperatura subir tanto??
Ele não tem uma posição "central".
Notei que a ventonhia mesmo em frio está sempre ligada, pelo que existe um problema no viscoso, neste caso de maior refrigeração, mas que não foi suficiente para evitar a subida da tempratura. Será que existe algum termostato que devia ter "aberto"!!?
Agradecia que me informassem, pois quero alertar o propriétário, neste caso um familiar e comerciante de automóveis para reparar o carro, não só o viscoso, bem como eventualmente outra coisa qualquer.
Em Autoestrada e Cidade.
Em AE e estrada aberta (o seu terreno de eleiçao), desde que o motor esteja +- nas 2000 é só acelar que ele vai embora, sem querer puxar muito, foi com alguma "rapidez" que ele subiu até aos 150 km/h, dando uma norma confiança a curvar.
Para terminar esta experiencia, chego ao Porto e tenho um ML de um primo, que nunca tive oportunidade de guiar, toca a fazer uma troca...
Meus deus o ML é claustrofico
Já em baixas rotaçoes ia em 3ª onde no RR era impossível... apesar de ele ser confortável nota-se bem as irregularidades da estrada.
Impressão do meu primo depois de guiar o RR num pequeno traçado de cidade: ... ele é "pachorento"..., mas passei 2 vezes por uns buracos, pois não me lembrei de passar por eles da primeira vez, e mesma na segunda "passagem", só senti o barulho dos pneus.
Uma coisa que devo alertar, apesar da nobreza de uns bancos em couro, a verdade é que, mesmo não tendo estado um daqueles dias muito quentes, saí sempre do carro, com as costas encharcadas em água, tipico dos bancos de couro. Fica o meu testemunho, pois uma das diferenças entre um DSE e um DT, são os bancos, e que sinceramente, por uma questão de €... fica o meu testemunho.
Para concluir o testamento
Além de com o respectivo kit de potencia, ser a melhor maneira de disfrutar realmente esta máquina.
Fico feliz por ter sentido na pele, a espressão do "sofá com Rodas"
Após o "susto" da temperatura, que mais uma vez peço a vossa ajuda, irei tentar experimentar um RR Classic, para podermos comparar.
Pois apesar de todo o conforto do DSE, ficamos com um sentimento de fragilidade desta maravilhosa máquina
O meu obrigado.
PS