ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III - MUITAS DÚVIDAS!

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por nuno.1 »

Sempre podes vir ao Ibérico LAND ROVER em Setembro. Aí tens todos os que quiseres testar!

Consumos nos series não se medem, mas devem andar a rondar os 9 ou 10 litros/100 km.
Imagem
Avatar do Utilizador
MEIRELES
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 108
Registado: 05 fev 2012 15:57
Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :)
Sócio LCP: 2522
RTI: 0
Localização: Fafe

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por MEIRELES »

nuno.1 Escreveu:Sempre podes vir ao Ibérico LAND ROVER em Setembro. Aí tens todos os que quiseres testar!

Consumos nos series não se medem, mas devem andar a rondar os 9 ou 10 litros/100 km.

de 9 a 10 litros? Só!!! Tinha ideia que era bem mais....
Avatar do Utilizador
MEIRELES
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 108
Registado: 05 fev 2012 15:57
Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :)
Sócio LCP: 2522
RTI: 0
Localização: Fafe

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por MEIRELES »

[quote="MEIRELES"][quote="nuno.1"]Sempre podes vir ao Ibérico LAND ROVER em Setembro. Aí tens todos os que quiseres testar!





Mas tem lá propositadamente para o efeito, ou então é da malta!
É que se for da malta, não tenho lata para dizer "vai uma voltinha" :D
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por nuno.1 »

Eu estava dizer mesmo do pessoal.

Se certeza que há muitos landmaniacos que não se importam de te deixar testar o seu serie!
MEIRELES Escreveu:
MEIRELES Escreveu:
nuno.1 Escreveu:Sempre podes vir ao Ibérico LAND ROVER em Setembro. Aí tens todos os que quiseres testar!
Mas tem lá propositadamente para o efeito, ou então é da malta!
É que se for da malta, não tenho lata para dizer "vai uma voltinha" :D
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por carlossilvalr »

MEIRELES

Quando vires por cá a apresentação do meu estás convidado a vir a Espinho ou no Ibérico para dar uma volta ;) Não me responsabilizo por doenças que possas apanhar com esta visita ;)

Abraço
Avatar do Utilizador
hugocvaz
master TT
master TT
Mensagens: 2739
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627
Localização: Aveiro

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por hugocvaz »

MEIRELES Escreveu:
tiagoc_s3 Escreveu:Há para aqui muito a dizer...




Sei que o série não deve ser nada confortável...mas dá para fazer 100km?
Fiz quase 2300km no meu ... e só te digo voltava a repetir ... quem sabe este ano outra vez.
Claro que não é um RR .
MAs só o gozo que dá !!!
Não é silencioso ... não é rápido ... não é um sofá .... É um serie ... é Divertido .... é o máximo !
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por JBorges »

carlossilvalr Escreveu:..."teus" galvanizados estão pintados?
Sim...
carlossilvalr Escreveu: ...ir de 109 a Marrocos
Estás à espera de quê?
carlossilvalr Escreveu:O que se passou nessa foto? Problemas na transmissão ou diferencial??...
Semi-eixo direito traseiro partido na portagem de Rabat, já no regresso.
Última edição por JBorges em 29 jun 2012 11:26, editado 1 vez no total.
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por carlossilvalr »

JBorges...

Para já preciso do 109 :)

Depois preciso de €€€€ E por fim férias em época decente (se bem que isto que se lixe.... :) )

Abraço
Avatar do Utilizador
aphenriques
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 26 ago 2007 16:36
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996
Discovey TD5 - 2000
Defender 130 TD5 - 2005
Serie III - 1979
Atualmente: Nenhum....
Sócio LCP: 0
Localização: Mafra

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por aphenriques »

JBorges Escreveu:
carlossilvalr Escreveu:..."teus" galvanizados estão pintados?
Sim...
carlossilvalr Escreveu: ...ir de 109 a Marrocos
Estás à espera de quê?
carlossilvalr Escreveu:O que se passou nessa foto? Problemas na transmissão ou diferencial??...
Semi-eixo direito traseiro partido na portagem de Rabat, já no regresso.
Pena teres pintado os galvanizados. A galvanização bruta até não é cara, embora implique a desmontagem de tudo (ok, fica caro). Mas dá o estilo mais groseiro que faz parte do estilo.

Abraço
NSMP
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 153
Registado: 25 mar 2011 10:23
Land Rover: Série III 109 1977

Navegadora AKA Pendura
Disco 200 Réplica Camel Trophy '93
Série III 88 1981
Sócio LCP: 2416
RTI: 0
Localização: Benedita

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por NSMP »

Sempre que leio um tópico destes fico com vontade de comentar mas depois são tão subjectivos os motivos que nos levam a escolher um série que se torna dificil opinar! No entanto deixo-te aqui a minha impressão de quem já fez alguns milhares de km's quase sempre à boleia!!

Neste momento olho pela janela e vejo o nosso série III ali estacionado e só me dá vontade de ir já pegar nas chaves e arrancar sem destino... :driving:

Eu já tive a sorte de ter um BJ40 de 1979 e e também temos U M M Cournil, portanto posso te ajudar a comparar (se tal é possivel...), no fundo uns são melhores em alguns aspectos que noutros mas na minha opinião são idênticos em muitos pontos.

Sendo todos Jipes mais antigos em nada têm a ver com as viaturas dos dias de hoje e há quem nunca se habitue! Daquilo que conheço de uns e outros destaco estes pontos:

- Série: em TT é mais flexivel e tem uma capacidade de tracção fantástica. O U M M é mais resitente ao nivel da chapa e mais fácil de reparar a nível de carroceria por serem maioritariamente chapa direita. O BJ40 é aquele que tem um motor com mais power e pelo menos o meu chegava fácilmente aos 110/120kmh apesar da sua caixa de 4 velocidades.

O série é de todos o que mais sinto as amplitudes térmicas: mais quente no habitáculo no verão e frio de rachar no inverno (se não tiver chaufagem). O BJ 40 tem menos caixa de carga e muito peso à frente o que deixa a traseira muito solta por vezes dificil de controlar e atasca mais fácilmente. O U M M com a supensção de origem é talvez o mais rijo para as costas.

Em termos de travagem... quais travões? Abrandadores sff! Talvez o melhor seja mesmo o U M M desde que muito bem afinado!

Em termos de custos de manutenção e consumos acho que o série é o que gasta menos mas dificilmente abaixo dos 10l, dependendo muito de é em tt, estrada nacional ou cidade e da velocidade cruzeiro (aqui o overdrive ajuda muito) e as peças são abundantes e mais acessiveis. O imposto de circulação também é mais barato para o LR.

Falando só do Série... o de lona para mim ganha pontos, pois torna-se muito mais confortavel em termos de barulhos, é mais fresco no verão e por estranho que pareça mete menos água quando chove (desde que a lona esteja em condições)!!!

Se optares por não lhe pores uns pneus de medida muito grande a direcção é relativamente leve (6,50) e desde que não sejam pneus rechapados ou reconstruidos. O nosso tem neste momento uns 7,00/16 e já dá luta para estacionar em locais apertados!

Entre o 88 e o 109... gosto muito dos 2 mas acho que um não subtitui o outro nalguns datalhes como o comprimento da a caixa de carga e o aspecto de caminete da 109!!!! Para aquilo que referiste que pretendes o 88 adapta-se melhor.

Depois tens de ter muita atenção às anotações de livrete (como já foi aqui referido) tais como o tipo de caixa- a cobertura aberta ou fechada, com ou sem cobertura rigida ou flexivel e o num de lugares, 3 ou 7 no no caso do 88 e normalmente 3 ou 9 (raros) no caso do 109. Podem parecer detalhes insignificantes mas fazem toda a diferença. Se ainda não tiver o documento Único quando passares de nome ressalva bem estas anotações especiais ou desaparecem e depois é uma carga de tarbalhos para corrigir.

Se puderes experimentar algum Série antes de comprares ou mesmo experimentares para comprar, fá-lo! É como comprar sapatos ... muito bonito na montra mas depois pode não servir no pé e nunca te adaptares e o investimento não é assim tão pouco! E já agora leva a familia a passear também e ouve a opinião deles! Os putos não conheço nenhum que não goste, já as senhoras... deixa-a conduzir um pouco! Acho que é forma mais fácil de saber se ela vai gostar ou não mesmo que seja ao lado! Ou se gosta ou se detesta! Acho que não há meio termo!

E sim, o série é barulhento, lento, cheira a valvolina às vezes, (o que agonia mesmo muito), trava mal, mete água, é quente e frio, mas eu quando estava grávida sentia-me mais confortável a passear nele que no discovery que temos (mesmo tendo os bancos do 300). Os nossos bancos do série são tipo os Deluxe mas são antigos, têm bastante esponja.

É uma máquina apaixonante! Espero que consigas o teu!
CumprimenTTos
Natacha PinTTo
http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

Imagem
Avatar do Utilizador
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por tiagoc_s3 »

NSMP Escreveu:No entanto deixo-te aqui a minha impressão de quem já fez alguns milhares de km's quase sempre à boleia!!

Neste momento olho pela janela e vejo o nosso série III ali estacionado e só me dá vontade de ir já pegar nas chaves e arrancar sem destino... :driving:
A "luta" é ver quem conduz esses km's todos, não é? ;)

Só faltou dizeres até onde já foram com o Série, para não haver dúvidas das capacidades deles.

Um abraço ao Luís, e espero ver-vos em Gouveia, no Ibérico!
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
NSMP
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 153
Registado: 25 mar 2011 10:23
Land Rover: Série III 109 1977

Navegadora AKA Pendura
Disco 200 Réplica Camel Trophy '93
Série III 88 1981
Sócio LCP: 2416
RTI: 0
Localização: Benedita

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por NSMP »

É verdade Tiago! E cada vez mais!!! O Hércules nas nossas mãos e principalmento do Luís chegou a fazer cerca de 20 a 25 mil Km por ano entre inspecções, este ano tem estado mais parado pois o preço do gasóleo está proibitivo! Fizemos viagens desde ir a Santo Tirso e voltar à Benedita no mesmo dia, fizemos um tour pelo Norte da penisnsula Iberica e fomos desde Benedita- Aveiro-Gerês-PonteVedra-Santiago Compostela, A Corunã, Ferrol, Toda a Galiza norte o mais próximo que conseguioms junto ao mar até Santander- Picos de Europa (onde percorremos muitos trilhos a pé!!)-Salamanca-Marvão-Tomar- Figueira da Foz- Benedita!! Isto tudo em 13 dias e uns quantos depoósitos de gasóleo e apenas um "pinchasso"! Foi ao Ibérico em 2010 e esperamos levá-lo a Gouveia novamente este ano, onde esperamos encontrar-te Tiago!! Também fomos ao Veteranos na Serra da Freita, fazendo paragem em Aveiro para dormir!
Este ano tive o prazer de levar o Hércules a Lisboa e vim de lá ainda mais apaixonada pois nunca tinha feito tantos kms sózinha ao volante e ainda por cima em Lisboa, sem saber o caminho e ter de ir em coluna sem perder nem o da frente nem o de trás, mantendo sempre uma segurança segura de travagem mas não grande o suficente para não permitir "penetras" na coluna... 2 dias fantásticos! Foi arrancar da Benedita às 7 da manhã, fomos para a zona da fonte da telha e Base Naval do Alfeite e regressar no Domingo pelas 21h, com uma carrade de kms feitos!!

Havendo disposição o série vai a todo o lado! Apesar de não ser de origem montámos um rádio o que ajuda e muito nas viagens longas pois muitas vezes com o barulho do motor torna-se quase impossivel conversar com o parceiro a não ser quase aos berros!!! Qualquer IPOD com coluna externa ou coisa do género pode ser uma opção para não descaracterizar o LR e a função é a mesma!

Não escondo que é preciso ter algum espirito de sacrificio para se usufruir do Série em Pleno mas para se descansar fica-se no sofá a ver os Deuses devem estar Loucos ou vai-se para o SPA!!!!
CumprimenTTos
Natacha PinTTo
http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt

Imagem
vasco
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 7
Registado: 24 jun 2012 04:12
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por vasco »

Olá novamente, a NSMP falou numa coisa que para mim é muito importante. Como posso levar a miudagem num série em segurança???

Por norma os séries não têm cintos,pelo menos os que tenho visto. Então como posso montar a cadeirinha das míudas??? Vou ter de montar uns cintos, certo??? Depois preciso de os homologar, correcto?? É possível, viável esta situação?

Abraço
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por JBorges »

Não trazem cintos de origem, mas se consultares o catálogo de opcionais, tens lá tudo o que precisas de saber.
Desde que tenhas uns cintos com homologação CE e as peças correctas (do catálogo) não terás qualquer problema com as autoridades.
Imagem
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por JBorges »

aphenriques Escreveu:Pena teres pintado os galvanizados. A galvanização bruta até não é cara, embora implique a desmontagem de tudo (ok, fica caro). Mas dá o estilo mais groseiro que faz parte do estilo.Abraço
Durante o restauro do série não optei por 1 das 6 cores originais, não gosto de nenhuma delas, depois de ter galvanizado 2 vezes, os galvanizados seguiram a mesma ideia da pintura...

Podemos afirmar que é a única mancha do meu restauro e foi uma decisão ponderada, de resto tudo de origem.
Desmontar os galvanizados é no máximo duas horas, decapar e voltar a montar antes do jantar está feito... no dia que me fartar berbequim com ele! :)
Imagem
Avatar do Utilizador
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por tiagoc_s3 »

Os meus também foram pintados, e vão continuar pintados, por várias razões: quando comprei o Série e o mandei pintar, não conhecia o suficiente para saber que deviam ser galvanizados; agora que estão pintados, não sei como foram tratados para a pintura (podem estar todos riscados e irrecuperáveis, acabando a pintura por ser o melhor); para os galvanizar, aproveitava e pintava tudo, mas os orçamentos de pintura andam muito elevados.

Quanto aos cintos:
- são obrigatórios nos bancos da frente para ligeiros de passageiros pós-197x (não sei exactamente o ano, mas o meu é de 1980 e precisa deles) mesmo que não os tivesse de origem, e opcionais para os bancos traseiros (se os houver)
- são opcionais nos bancos da frente para ligeiros de mercadorias, mas se os tiver têm de estar em boas condições de segurança e funcionamento (homologação CE, bem fixos, não apresentarem cortes, etc)
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
Avatar do Utilizador
Ricardo Silva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 464
Registado: 12 fev 2006 23:17
Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5
Sócio LCP: 953
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por Ricardo Silva »

Os consumos rondam os 10 a 15l aos100, depende da de varios factores como qualquer carro. Olha tenho um para vender de um amigo, se quiseres mando te fotos. O preço sem o guincho pode ser mesmo bom. Se te interressar manda-me PM.

Se deixares um serie entrar em casa ele dificilmente volta a sair, sei o que digo, tenho um na familia!
vasco
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 7
Registado: 24 jun 2012 04:12
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por vasco »

Ricardo, podes mandar as fotos e valor pedido para mim também???

vascoguerreiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
Ricardo Silva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 464
Registado: 12 fev 2006 23:17
Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5
Sócio LCP: 953
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por Ricardo Silva »

vasco Escreveu:Ricardo, podes mandar as fotos e valor pedido para mim também???

vascoguerreiro@gmail.com

Já seguiu a informação pedida
Avatar do Utilizador
MEIRELES
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 108
Registado: 05 fev 2012 15:57
Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :)
Sócio LCP: 2522
RTI: 0
Localização: Fafe

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III - averbar livrete com ma

Mensagem por MEIRELES »

Aproveito o mesmo tópico, para solicitar a vossa preciosa ajuda no seguinte:

É fácil averbar um série III de 3 lugares para 7 lugares?
Os séries que são de mercadorias no livrete têm, no chassis atrás todas as condições para colocar bancos?
Alguém já fez esta alteração?