tenho lido muito na NET e posts de malta com P38`s...
Para além do sensor de temperatura da admissão que conduz á dificuldade a pegar a quente há outros sensores que nos podem induzir em reparações mais caras e desnecessárias.....
e chego a estas conclusões sobre o meu p38 e gostava de ter as vossas opiniões sobre se estarei certo....
1) O meu p38 parece-me estar bem de volante de motor, isto porque ao ralenti o carro é bastante certinho, não treme. Ao pegar está logo sempre certo sem tremuras e assim continua.
Estando ao ralenti, se der uma "sapatada" no acelarador o carro não treme ao regressar novamente ao ralenti.
Por isto parece-me que o bi-massa estará aparentemente bem, pois se assim fosse o carro tremeria sempre nestas 3 situações.
2) O meu problema das tremuras só acontece exactamente até as 1500 RPM`s em ponto .---------- Ou seja, até estas rpm`s só consigo ou acelarar ou desacelarar... não consigo ir com o pé "leve" no acelarador a manter a velocidade. Repito que isto só acontece até ás 1500 RPM`s.
A ajudar ao diagnóstico, até ás 1500 RPM`s, se tirar o pé de repente do acelarador o carro estremece... depois das 1500 o comportamento já é normal tiro o pé de repente e ele abranda de rotação suavemente.
3) Por vezes raramente, ao desembraiar rápido e consequente tirar instataneamente o pé do acelarador, as RPM`s ficam ali nas 1200-1300 com o motor a parecer estar em 5 cilindros regressando 1-2 segundos depois ao ralenti..
----------------
Por isto tudo é que me parece que o problema poderá vir do sistema de injecção (bomba poderá estar gasta) ou do Throttle Position Sensor que é o sensor de posição do acelarador !!!
---»Digo isto pois como referi tanto ao ralenti como assim que pega o jipe é sempre sereno sem tremuras nenhumas ! Portanto não me parece que seja o bi-massa (era tão bom poupar 600 euros
Estarei certo no raciocinio ?
Throttle Position Sensor (X171)
The DDE system is a ‘Drive by Wire’ system i.e. the throttle pedal does not directly control a throttle disc or the amount of fuel injected into the engine, but accelerator movements or ‘drivers request’ are sensed and the information is passed to the ECM (Z132). The ECM (Z132) calculates the maximum allowable fuel quantity from the air flow into the engine, engine speed, temperature, etc. It also includes information from strategies such as smoke limitation, active surge damping, automatic gear
.