P38 2.5 - Throttle Position Sensor VS Bi-massa

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0
RTI: 0

P38 2.5 - Throttle Position Sensor VS Bi-massa

Mensagem por Rhymes »

tenho andado a cismar á longos dias sobre esta situação...

tenho lido muito na NET e posts de malta com P38`s...

Para além do sensor de temperatura da admissão que conduz á dificuldade a pegar a quente há outros sensores que nos podem induzir em reparações mais caras e desnecessárias.....

e chego a estas conclusões sobre o meu p38 e gostava de ter as vossas opiniões sobre se estarei certo....

1) O meu p38 parece-me estar bem de volante de motor, isto porque ao ralenti o carro é bastante certinho, não treme. Ao pegar está logo sempre certo sem tremuras e assim continua.

Estando ao ralenti, se der uma "sapatada" no acelarador o carro não treme ao regressar novamente ao ralenti.

Por isto parece-me que o bi-massa estará aparentemente bem, pois se assim fosse o carro tremeria sempre nestas 3 situações.

2) O meu problema das tremuras só acontece exactamente até as 1500 RPM`s em ponto .---------- Ou seja, até estas rpm`s consigo ou acelarar ou desacelarar... não consigo ir com o pé "leve" no acelarador a manter a velocidade. Repito que isto só acontece até ás 1500 RPM`s.

A ajudar ao diagnóstico, até ás 1500 RPM`s, se tirar o pé de repente do acelarador o carro estremece... depois das 1500 o comportamento já é normal tiro o pé de repente e ele abranda de rotação suavemente.

3) Por vezes raramente, ao desembraiar rápido e consequente tirar instataneamente o pé do acelarador, as RPM`s ficam ali nas 1200-1300 com o motor a parecer estar em 5 cilindros regressando 1-2 segundos depois ao ralenti..

----------------

Por isto tudo é que me parece que o problema poderá vir do sistema de injecção (bomba poderá estar gasta) ou do Throttle Position Sensor que é o sensor de posição do acelarador !!!

---»Digo isto pois como referi tanto ao ralenti como assim que pega o jipe é sempre sereno sem tremuras nenhumas ! Portanto não me parece que seja o bi-massa (era tão bom poupar 600 euros :) ) até por que se fosse este comportamento de tremuras não seria SÓ até as 1500 RPM`s, seria mais expansivo. penso eu...

Estarei certo no raciocinio ?

Throttle Position Sensor (X171)
The DDE system is a ‘Drive by Wire’ system i.e. the throttle pedal does not directly control a throttle disc or the amount of fuel injected into the engine, but accelerator movements or ‘drivers request’ are sensed and the information is passed to the ECM (Z132). The ECM (Z132) calculates the maximum allowable fuel quantity from the air flow into the engine, engine speed, temperature, etc. It also includes information from strategies such as smoke limitation, active surge damping, automatic gear

.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Re: P38 2.5 - Throttle Position Sensor VS Bi-massa

Mensagem por moreirinha »

A mim parece-me, que não havendo tremuras ao ralenti, que o bi-massa deverá estar ok. O meu não termia nada ao ralenti, ao arrancar abanava todo e de facto era só embraiagem, bi-massa está para as curvas. Ralenti certinho com bi-massa com folga, mesmo que pouca, parece que é impossível.

A questão de tremer até às 1500rpms é porque está a pedir a um motor com binário às 2200 que puxe quase 2 toneladas, sem ele ter disponibilidade para isso. Suba a rotação e ele deixa de se queixar..

Relativamente ao largar o acelerador ele ficar a trabalhar a 5 cilindros, ou com ralenti alto, poderá ser o sensor de posição ou estar relacionado com a bomba de injeção/injetor piloto.

Eu começava pelo filtro do gasóleo e tubos da bomba para os injetores (babados ou com bolhas de ar).
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

moreirinha Escreveu:A questão de tremer até às 1500rpms é porque está a pedir a um motor com binário às 2200 que puxe quase 2 toneladas, sem ele ter disponibilidade para isso. Suba a rotação e ele deixa de se queixar..

.

Boas Moreirinha,

desde agradeço-te o comentário (em 43 visualizações :nono: :? )... em relação a estas tremuras até ás 1500, também as faz a descer, portanto aí não será o factor "peso do jipe"...

moreirinha Escreveu: Relativamente ao largar o acelerador ele ficar a trabalhar a 5 cilindros, ou com ralenti alto, poderá ser o sensor de posição ou estar relacionado com a bomba de injeção/injetor piloto.

Eu começava pelo filtro do gasóleo e tubos da bomba para os injetores (babados ou com bolhas de ar).
Achas então que poderá ser ar na tubagem ? mas se assim fosse ele custaria a pegar e o meu pega "de estalo" é instantaneo..

P.S - Trata-me por tu ;)

Obrigado e abraço para ti.

----------------------------------------

Não há mais opiniões pessoal ????

43 visualizações e ninguém quer dar uma opinião ????? :(

estarei certo no raciocínio ????

.
jotasetubal
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 abr 2011 01:23
Land Rover: Range Rover DSE '99
Sócio LCP: 2517

Mensagem por jotasetubal »

Rhymes Escreveu: ----------------------------------------

Não há mais opiniões pessoal ????

43 visualizações e ninguém quer dar uma opinião ????? :(

estarei certo no raciocínio ????

.
Da minha parte respondo, e conforme pode ser visto no meu tópico de apresentação, eu ainda não tenho um meu P38, de modo que conheço tanto da sua mecânica como de engenharia aeroespacial ( e segundo tenho lido, é mais fácil mandar um homem a marte do que resolver os problemas crónicos dos P38 :cool: )

No entanto, desde que este tópico foi criado que tenho vindo cá algumas vezes para acompanhar a evolução, uma vez que estou a acumular conhecimentos para quando chegar a minha vez.

Espero que tudo se resolva pelo melhor,

Cumprimentos,
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

O meu tambem faz, e é automatico. Pensei que fosse o amortecedor da correia, mas depois de o substituir mantem-se a tremura... :sing:

Já ouvi dizer que a BECM pode ter algo a ver com o pegar do RR, será que tem algo a ver com o ralenti do bicho???

Ou será simplesmente o sensor que esta no pedal do acelerador gasto na zona de maior uso (ponto de embraiagem???)... :problem:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

mpblue Escreveu:Boas:

O meu tambem faz, e é automatico. Pensei que fosse o amortecedor da correia, mas depois de o substituir mantem-se a tremura... :sing:

Já ouvi dizer que a BECM pode ter algo a ver com o pegar do RR, será que tem algo a ver com o ralenti do bicho???

Ou será simplesmente o sensor que esta no pedal do acelerador gasto na zona de maior uso (ponto de embraiagem???)... :problem:

Jota Setúbal, que a tua procura seja profícua.

Deixa-me dizer-te que nem sempre os jipes mais baratos e todos bonitos por fora e por dentro, podem ser os melhores para comprar ;) ás vezes mais vale um maltratado na pintura, ou estofos ou outras coisas menores mas a mecanica estar bem ;)

--------------------------------------

Blue

pensava que seria exclusivo dos manuais...... mas o teu também faz só até ás 1500 RPM`s em ponto ??

.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Não sei se é ar na tubagem, mas acho que há aqui duas situações diferentes, salvaguardando estar aqui a opinar atrás do ecrã sem ver o carro.

1 - o carro "bate palmas" à condução abaixo das 1500 porque não tem força para puxar

2 - o motor "engasga-se" largando o acelerador de repente..

este ultimo, a meu ver, e não sabendo do que se trata, deverá ser relacionado com sistema de injeção. Para além de se ligar à máquina, até de preferência fazer um live log simulando a situação, eu começava por ver o mais simples.

Filtro e tubos do gasóleo, sensor de posição (tenho ideia de que é barato ou pedir 1 emprestado) e bomba de injeção (se está no ponto por exemplo).

Boa sorte e posta resultados.

Moreirinha.
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

Rhymes Escreveu:Blue

pensava que seria exclusivo dos manuais...... mas o teu também faz só até ás 1500 RPM`s em ponto ??

.
Boas:

O meu costuma fazer quando arranco com acelerador muito ligeiro, sem aumentar as rotações muito depressa, e se tirar o pé ele engasga (tipo um soluço) e passa.
moreirinha Escreveu: 2 - o motor "engasga-se" largando o acelerador de repente..

este ultimo, a meu ver, e não sabendo do que se trata, deverá ser relacionado com sistema de injeção. Para além de se ligar à máquina, até de preferência fazer um live log simulando a situação, eu começava por ver o mais simples.
Moreirinha.
Moreirinha, cheira-me queo teu prognostico seja o mais acertado, porque o meu tenho a certeza que não esta no ponto, informação do faultmate.

Mas ainda não encontrei um mecanico que a ponha no sitio, só sabem é bater-lhe com o martelo... :bolas: :bolas: :bolas:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

mpblue Escreveu: porque o meu tenho a certeza que não esta no ponto, informação do faultmate.

Mas ainda não encontrei um mecanico que a ponha no sitio, só sabem é bater-lhe com o martelo... :bolas:

sinceramente... isto faz-me confusão...

então levamos o carro a um mecanico para corrigir o ponto do motor, e dão-lhe umas "pacadinhas de amor" a ver se "pode ser que assim resulte"

:eek: :eek:

sinceramente.... se visse um pseudo mecanico ás pancadas á bomba, o gajo ia ter problemas, ia...~

é por estas e por outras que a mecanica sou eu que trato !!

só mesmo situações relaiconadas com a bomba injectora/injecção é que não mexo.

Só por curiosidade, não foi em centros bosh, pois não ? :ohnao:

.
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

Rhymes Escreveu:
mpblue Escreveu: porque o meu tenho a certeza que não esta no ponto, informação do faultmate.

Mas ainda não encontrei um mecanico que a ponha no sitio, só sabem é bater-lhe com o martelo... :bolas:

sinceramente... isto faz-me confusão...

então levamos o carro a um mecanico para corrigir o ponto do motor, e dão-lhe umas "pacadinhas de amor" a ver se "pode ser que assim resulte"

:eek: :eek:

sinceramente.... se visse um pseudo mecanico ás pancadas á bomba, o gajo ia ter problemas, ia...~

é por estas e por outras que a mecanica sou eu que trato !!

só mesmo situações relaiconadas com a bomba injectora/injecção é que não mexo.

Só por curiosidade, não foi em centros bosh, pois não ? :ohnao:

.
Tambem foi num centro Bosch, não tinham lá o comparador...

Do que já li, as pancadinhas na cabeça fazem parte do manual da Bosch, mas só serve para corrigir o debito de gasoleo, e não o ponto de injecção.

Mas tambem já li, que a bomba mesmo estando fora do ponto, pode corrigir o timing de injecção através do sensor instalado no injector 4 (embora este ajuste electronico tenha um limite...).
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu: .....

Tambem foi num centro Bosch, não tinham lá o comparador...

Do que já li, as pancadinhas na cabeça fazem parte do manual da Bosch, mas só serve para corrigir o debito de gasoleo, e não o ponto de injecção.

Mas tambem já li, que a bomba mesmo estando fora do ponto, pode corrigir o timing de injecção através do sensor instalado no injector 4 (embora este ajuste electronico tenha um limite...).
Aqui há uns tempos, pedi para verificar o ponto do motor.
Não levou "pancadas", colocaram um manometro (algures) e salvo erro com o carro engatado, lá o "procuraram".
Não estava a 100% .
O RR ficou a pegar mais rápido (menos voltas).
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

pode ser impressão minha...

mas hoje de manha fui dar de beber aos 136 cavallitos do P38 tendo o ponteiro do gasoleo ficado quase 2 traços acima do meio..

e com isto pareceu-me que as tremuras até ás 1500 RPM`s dimunuiram de intensidade...

será que é precisamente o esforço da Bomba Injectora que por baixa rotação não consegue puxar gasoleo com pressão suficiente ... :??

e após as 1500 RPM`s já tem rotação suficiente para alimentar o motor :??

vai na volta é "apenas" a bomba do depósito que deve estar com dificuldades...

uma coisa é certa, ainda hoje peguei no range após ter estado parado 5 dias e pegou á 1.ª "de estalo" ficando de imediato certo ao ralenti...

quanto é que custa a bomba do depósito ?

poderá ser isto ? tem lógica ?

a mim não me parece descabido de todo :sing:
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Boas

Podes fazer o seguinte:
Tira o rele da bomba de gasoleo e poe um amperimetro nos contactos do rele, mede a corrente da bomba
acho que deve de andar a volta de 1A

ve aqui

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=9&t=16400

Para chegar a bomba tens 2 hipoteses
Ou sacas fora o deposito (convem teres pouco gasoleo) e um elevador
ou fazes um corte na chapa por baixo dos bancos de tras, exitem por ai as medidas para fazer o corte no sitio certo (acho que foi o sersan que fez)

cumprimentos
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

jomadimasilva Escreveu:Boas

Podes fazer o seguinte:
Tira o rele da bomba de gasoleo e poe um amperimetro nos contactos do rele, mede a corrente da bomba
acho que deve de andar a volta de 1A

ve aqui

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=9&t=16400

Para chegar a bomba tens 2 hipoteses
Ou sacas fora o deposito (convem teres pouco gasoleo) e um elevador
ou fazes um corte na chapa por baixo dos bancos de tras, exitem por ai as medidas para fazer o corte no sitio certo (acho que foi o sersan que fez)

cumprimentos

Ok,

obrigado João ;)

Parece-te plausível este raciocíonio ?