Discovery 200 - Restauro Low Cost
- Corvo
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Discovery 200 - Restauro Low Cost
Boas....
Pois é, depois de 20 anos sempre a rolar,chegou a altura de fazer uns pequenos arranjos no meu Discovery 200.Não pretende ser um restauro no verdadeiro sentido da palavra,mas antes um lavar de cara e umas pequenas reparações a fim de resolver alguns problemas e devolver o seu estatuto enquanto um verdadeiro carro de luxo para a época, assim como fazer pequenos upgrades de modo a ficar um veículo mais adequado a passeios turísticos em família.
Pretendo fotodocumentar o melhor possível todo o processo,assim como indicar produtos e ferramentas utilizados,e os seus custos que se querem o mais reduzidos possível,a fim de poder talvez servir de motivação para que outros o façam também,e para durar pelo menos mais 20 anos.......
Todos os comentários,críticas,e sugestões serão bem vindos,pois também conto com a vossa participação.
Ora então vamos lá começar,pelo mais simples e rápido:
- Há já algum tempo que de noite com os médios acesos,de vez em quando com a trepidação do carro em andamento em paralelo,as luzes de vez em quando apagavam-se e acendiam-se sozinhas.Quando se apagavam,se ligasse o pisca para a esquerda,estas voltavam a ligar.Ou seja,havia qualquer coisa que estava mal nos fios junto à manete dos piscas.
Toca a desmontar os plásticos por baixo do volante,e logo vi o que estava errado.O fio tinha partido pela solda,e estava a fazer mau contacto:
Primeira coisa a fazer,pegar no ferro de soldar quente e encostar na solda partida,por forma a remover esta solda e passar o fio novamente pelo buraco do terminal e tornar a soldar.
Não esquecer de colocar um pano por baixo,para a solda derretida não cair na alcatifa.
Fio no sítio,um pingo de solda e voilá,tudo a funcionar normalmente.Esta parte já está resolvida.
- Um problema muito comum em carros já com alguns anos,neste caso apenas 20,é o chão da mala que começa a ganhar alguns pontos de ferrugem,e os plásticos também da mala,que geralmente são muito mal tratados...
Este era o ( péssimo ) aspecto da minha mala:
- Após retirar a alcatifa e a borracha isolante,eis como estava o chão da mala:
- Primeiro passo,raspar com a escova de arame para retirar o grosso da ferrugem,de seguida lixar até a chapa ficar da côr do inox.Para já vou saltar a parte da lixagem,uma vez que tinha apenas lixa fina na altura.
Voltemos aos plásticos da mala.Conseguem ver alguma diferença entre os dois que foram limpos,e os sujos????
- E qual foi o milagroso e dispendioso produto utilizado??Bem,na verdade foram dois:
Este líquido desengordurante comprado no supermercado Sclechker que custou a exorbitante quantia de 1,80€ .Depois de aplicar,esperar 2 minutos antes de limpar.
De seguida utilizei este gel comprado num hipermercado,que custa 5,19€ uma lata de 1Kg,e que é optimo para limpar carpetes,plásticos,etc e para lavar as mãos.
Como podem constatar,a diferença entre os plásticos é enorme,e antes de irem para o sítio ainda vão levar com um spray de renovação de plásticos.
E para já fiz apenas isto no fim de semana,o que para começar não está nada mal,e assim que faça algo mais irei postar aqui.
Já agora alguem sabe se estes dois fios que estão na mala,tem corrente para fazer uma tomada de isqueiro?
Custos até agora acumulados: 6,99€
Tempo dispendido: 4 horas
Pois é, depois de 20 anos sempre a rolar,chegou a altura de fazer uns pequenos arranjos no meu Discovery 200.Não pretende ser um restauro no verdadeiro sentido da palavra,mas antes um lavar de cara e umas pequenas reparações a fim de resolver alguns problemas e devolver o seu estatuto enquanto um verdadeiro carro de luxo para a época, assim como fazer pequenos upgrades de modo a ficar um veículo mais adequado a passeios turísticos em família.
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Ora então vamos lá começar,pelo mais simples e rápido:
- Há já algum tempo que de noite com os médios acesos,de vez em quando com a trepidação do carro em andamento em paralelo,as luzes de vez em quando apagavam-se e acendiam-se sozinhas.Quando se apagavam,se ligasse o pisca para a esquerda,estas voltavam a ligar.Ou seja,havia qualquer coisa que estava mal nos fios junto à manete dos piscas.
Toca a desmontar os plásticos por baixo do volante,e logo vi o que estava errado.O fio tinha partido pela solda,e estava a fazer mau contacto:
Primeira coisa a fazer,pegar no ferro de soldar quente e encostar na solda partida,por forma a remover esta solda e passar o fio novamente pelo buraco do terminal e tornar a soldar.
Não esquecer de colocar um pano por baixo,para a solda derretida não cair na alcatifa.
Fio no sítio,um pingo de solda e voilá,tudo a funcionar normalmente.Esta parte já está resolvida.
- Um problema muito comum em carros já com alguns anos,neste caso apenas 20,é o chão da mala que começa a ganhar alguns pontos de ferrugem,e os plásticos também da mala,que geralmente são muito mal tratados...
Este era o ( péssimo ) aspecto da minha mala:
- Após retirar a alcatifa e a borracha isolante,eis como estava o chão da mala:
- Primeiro passo,raspar com a escova de arame para retirar o grosso da ferrugem,de seguida lixar até a chapa ficar da côr do inox.Para já vou saltar a parte da lixagem,uma vez que tinha apenas lixa fina na altura.
Voltemos aos plásticos da mala.Conseguem ver alguma diferença entre os dois que foram limpos,e os sujos????
- E qual foi o milagroso e dispendioso produto utilizado??Bem,na verdade foram dois:
Este líquido desengordurante comprado no supermercado Sclechker que custou a exorbitante quantia de 1,80€ .Depois de aplicar,esperar 2 minutos antes de limpar.
De seguida utilizei este gel comprado num hipermercado,que custa 5,19€ uma lata de 1Kg,e que é optimo para limpar carpetes,plásticos,etc e para lavar as mãos.
Como podem constatar,a diferença entre os plásticos é enorme,e antes de irem para o sítio ainda vão levar com um spray de renovação de plásticos.
E para já fiz apenas isto no fim de semana,o que para começar não está nada mal,e assim que faça algo mais irei postar aqui.
Já agora alguem sabe se estes dois fios que estão na mala,tem corrente para fazer uma tomada de isqueiro?
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Boas corvo fantástico trabalho está 5* gostei do documentário e preços muito acessíveis excelente trabalho
Landabraço
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- Jordan
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Olá Corvo,
antes de mais deixa-me desejar-te boa sorte e que tenhas coragem.. Bem percebo a tua ideia do projecto "low cost", mas num LAND ROVER, temos muitos projetos "low cost", o problema é serem "muitos"
Vou ser um atento expectador deste topico
Coragem amigo
antes de mais deixa-me desejar-te boa sorte e que tenhas coragem.. Bem percebo a tua ideia do projecto "low cost", mas num LAND ROVER, temos muitos projetos "low cost", o problema é serem "muitos"
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" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
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- titomendes
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Mais um expectador atento.
Boa sorte neste teu projeto.
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- pantunes
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Boas Corvo e bom início de trabalho.
Desse tipo de "restauro" já vou no 2º Land de 4 que tive, 1º um RR e agora um Disco.
Felizmente nenhum deles precisou de mais do que tirar uma oxidação ou outra na chapa, e depois apliquei direto daquela tinta anti-ferrugem. Na chapa de fundo da mala, como as beiras estão viradas para cima, tinham lixo, terra e afins na "frincha" limpei bem e passei um fio de cola e veda para selar e não voltar a ganhar sujidade. Pintei e ficou porreiro
Nos plásticos, optei por algo mais caro ainda que o teu produto : sabão de barra e uma esponja, que como sabem é neutro e por isso não estraga nada e também não tem químicos que poddem alterar a cor ou as características dos plásticos. O método foi pegar num garrafão de água, colocar lá o sabão com água tépida e esfregar bastante na esponja... nos plásticos com movimentos circulares e depois limpar melhor com um pano húmido. Fica muito bem!
Continua que normalmente o problema maior vem na parte da frente
Bom projecto e um bom incentivo para todos!
Desse tipo de "restauro" já vou no 2º Land de 4 que tive, 1º um RR e agora um Disco.
Felizmente nenhum deles precisou de mais do que tirar uma oxidação ou outra na chapa, e depois apliquei direto daquela tinta anti-ferrugem. Na chapa de fundo da mala, como as beiras estão viradas para cima, tinham lixo, terra e afins na "frincha" limpei bem e passei um fio de cola e veda para selar e não voltar a ganhar sujidade. Pintei e ficou porreiro
Nos plásticos, optei por algo mais caro ainda que o teu produto : sabão de barra e uma esponja, que como sabem é neutro e por isso não estraga nada e também não tem químicos que poddem alterar a cor ou as características dos plásticos. O método foi pegar num garrafão de água, colocar lá o sabão com água tépida e esfregar bastante na esponja... nos plásticos com movimentos circulares e depois limpar melhor com um pano húmido. Fica muito bem!
Continua que normalmente o problema maior vem na parte da frente
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cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
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- CMSRodrigues
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Óptimo Post!!!
Vou seguir muito atentamente!!
Não deixes de actualizar!!
LandAbraço
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Miguel e Cláudia - "Discovery 200 TDI 1993"
EILR 2012 - Gouveia - 07-08-09/09/2012
1º Encontro Landmaníacos das Beiras - Caramulo - 11/11/2012
2º Encontro Landmaniacos das Beiras - S. Pedro Sul - 09/02/2013
LandAguieira - WildCamp - 05-06-07/07/2013
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Desafio Landmania 2014 - Viseu - 03/05/2014
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- joaomendonca
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Muito bom
Estou a fazer o mesmo ao meu discovery que estáva quase igual a esse na bagajeira.
Começei pelo chão do condutor que já metia água e tudo
Boa Sorte no teu restauro
Estou a fazer o mesmo ao meu discovery que estáva quase igual a esse na bagajeira.
Começei pelo chão do condutor que já metia água e tudo
Boa Sorte no teu restauro
- t_soares
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
joaomendonca Escreveu:Muito bom
Estou a fazer o mesmo ao meu discovery que estáva quase igual a esse na bagajeira.
Começei pelo chão do condutor que já metia água e tudo
Boa Sorte no teu restauro
Convém que os carros metam alguma agua que é pra saber a profundidade dos charcos
- joaomendonca
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
t_soares Escreveu:joaomendonca Escreveu:Muito bom
Estou a fazer o mesmo ao meu discovery que estáva quase igual a esse na bagajeira.
Começei pelo chão do condutor que já metia água e tudo
Boa Sorte no teu restauro
Convém que os carros metam alguma agua que é pra saber a profundidade dos charcos
Melhor ainda é que o meu passava o inverno inteiro já com um charco na zona dos pés
era para não me desabituar
- Corvo
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Muito obrigado a todos pelos comentários
Jordan percebo bem o que dizes,mas com boa vontade e mantendo-me fiel ao intuito do projecto creio que será possível,este é o meu segundo projecto,uma vez que o meu Range P38 quando o adquiri tambem sofreu uma profunda remodelação interior e exterior mas mantendo sempre a originalidade,mas o Disco será um pouco diferente,uma vez que a sua utilização também será diferente.
Pantunes o lixo que tinha por baixo das alcatifas e entre as alcatifas das cavas das rodas e a chapa,quase que dava para fazer um aterro sanitário...
joaomendonca o meu no chão da frente também tem alguma ferrugem,mas não tanta,uma vez que aqui á uns anos já tinha tapado os buracos que existem de fábrica na carroçaria.Aquilo trás de origem uns tacos de plástico a tapar esses buracos,que com o tempo vão-se deteriorando e deixam entrar água.Na altura optei por tapar com aquelas duas massas que se misturam e que depois de endurecer se pode lixar.Mas agora vou rever o chão todo e pintar.
Prometo em breve mais fotos e algumas ideias de forma a melhorar alguns aspectos do carro,bem simples de se fazerem.
Abraço
Jordan percebo bem o que dizes,mas com boa vontade e mantendo-me fiel ao intuito do projecto creio que será possível,este é o meu segundo projecto,uma vez que o meu Range P38 quando o adquiri tambem sofreu uma profunda remodelação interior e exterior mas mantendo sempre a originalidade,mas o Disco será um pouco diferente,uma vez que a sua utilização também será diferente.
Pantunes o lixo que tinha por baixo das alcatifas e entre as alcatifas das cavas das rodas e a chapa,quase que dava para fazer um aterro sanitário...
joaomendonca o meu no chão da frente também tem alguma ferrugem,mas não tanta,uma vez que aqui á uns anos já tinha tapado os buracos que existem de fábrica na carroçaria.Aquilo trás de origem uns tacos de plástico a tapar esses buracos,que com o tempo vão-se deteriorando e deixam entrar água.Na altura optei por tapar com aquelas duas massas que se misturam e que depois de endurecer se pode lixar.Mas agora vou rever o chão todo e pintar.
Prometo em breve mais fotos e algumas ideias de forma a melhorar alguns aspectos do carro,bem simples de se fazerem.
Abraço
- Mário Antão
- maníaco TT
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Parabéns pela coragem
- pantunes
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Como te compreendo Corvo... os Land's o que mais tem é buracos por falta de arejamento ninguém se pode queixar!Corvo Escreveu:(...)
Pantunes o lixo que tinha por baixo das alcatifas e entre as alcatifas das cavas das rodas e a chapa,quase que dava para fazer um aterro sanitário...
(...)
Prometo em breve mais fotos e algumas ideias de forma a melhorar alguns aspectos do carro,bem simples de se fazerem.
Abraço
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Corvo: os dois fios que falas não sei se t^m corrente, mas do outro lado no meu tinha dois fios, um corrente e outro massa, foi aí que liguei a tomada de isqueiro.
Continuação de bom trabalho
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Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
- nuno.tomas
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
boas corvo, excelente trabalho!!
vou-me pendurar aqui no tópico para ir seguindo, atentamente, o desenrolar do trabalho.
um abraço,
tomás
vou-me pendurar aqui no tópico para ir seguindo, atentamente, o desenrolar do trabalho.
um abraço,
tomás
Nuno Miguel Tomás
LANDMANÍACOS ALMADA
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Discovery 200 - Restauro Low Cost
Corvo
Andarei atento a este topic
LandAbraço
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Pedro Faria
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Pesudo obrigado pela informação,no outro lado o meu não tem nenhum fio sem estar a ser utilizado,pelo que irei verificar se estes tem ou não corrente para assim fazer as tomadas.
Muito obrigado a todos pelos comentários,e estão á vontade para fazer qualquer tipo de sugestão à medida que vou colocando novidades do trabalho.
Abraços
Muito obrigado a todos pelos comentários,e estão á vontade para fazer qualquer tipo de sugestão à medida que vou colocando novidades do trabalho.
Abraços
- Corvo
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Ora então vamos lá continuar:
- A alcatifa das cavas das rodas estavam também muito sujas,pelo que mais uma vez entra o gel em ação,e esta é a diferença entre a que já foi limpa e a que falta limpar.
- Como disse anteriormente,faltava-me lixar o chão da mala,para proceder à pintura com anti corrosivo.Pois bem,depois de lixar e limpar,foi dada a primeira demão:
-Como convém deixar secar pelo menos 24 horas antes de dar a segunda demão,fui fazendo um pequeno upgrade para as tampas laterais da mala,que partem muito facilmente.
- Uma simples chapa de 1mm:
- Mede-se e corta-se em duas:
- Rebarbadeira em ação e faz-se os recortes necessários:
- Um pouco daquela cola que substitui os pregos, em bisnaga de pistola:
- E fica-se com umas tampas reforçadas pela parte interior,e que dão outra rigidez ,de modo a poder colocar coisas lá dentro sem o risco de partir as tampas.
- Um dos locais por onde entra água,é no canto do lado esquerdo e direito,por onde entra a cablagem vinda debaixo do carro,em cujo espaço cabe quase um dedo:
- Toca a tapar esses buracos com uma pasta que depois de endurecida pode ser pintada,e que é resistente à àgua:
- O mesmo procedimento foi feito também da parte de baixo do carro:
- Depois de dada a segunda demão passadas 24 horas,é este o resultado:
- Passemos agora aos paineis traseiros das colunas de som.A diferença entre uma já limpa e outra por limpar:
- E como estes paineis já tinham algum do vinil a descolar do cartão,utilizei a mesma cola das tampas da mala e estes utensílios de engenharia aeroespacial para colocar tudo no seu devido lugar :
- O próximo passo será fazer o mesmo tratamento ao chão da frente,e limpeza do resto dos interiores na parte frontal,assim como limpeza do teto e bancos.
- Entretanto cortei estes dois pedaços de folha de madeira de 2 mm ,para um pequeno pormenor que irei fazer e demonstrar mais à frente.
Por este fim de semana é tudo,e que já não foi pouco,pois embora pareça pouca coisa,foram muitas horas de preparação e trabalho e alguns litros de suor.
Espero que estejam a gostar do trabalho até agora desenvolvido, e agradeço desde já todos os comentários e críticas.
Um grande abraço
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Tempo dispendido: 14,5 horas
- A alcatifa das cavas das rodas estavam também muito sujas,pelo que mais uma vez entra o gel em ação,e esta é a diferença entre a que já foi limpa e a que falta limpar.
- Como disse anteriormente,faltava-me lixar o chão da mala,para proceder à pintura com anti corrosivo.Pois bem,depois de lixar e limpar,foi dada a primeira demão:
-Como convém deixar secar pelo menos 24 horas antes de dar a segunda demão,fui fazendo um pequeno upgrade para as tampas laterais da mala,que partem muito facilmente.
- Uma simples chapa de 1mm:
- Mede-se e corta-se em duas:
- Rebarbadeira em ação e faz-se os recortes necessários:
- Um pouco daquela cola que substitui os pregos, em bisnaga de pistola:
- E fica-se com umas tampas reforçadas pela parte interior,e que dão outra rigidez ,de modo a poder colocar coisas lá dentro sem o risco de partir as tampas.
- Um dos locais por onde entra água,é no canto do lado esquerdo e direito,por onde entra a cablagem vinda debaixo do carro,em cujo espaço cabe quase um dedo:
- Toca a tapar esses buracos com uma pasta que depois de endurecida pode ser pintada,e que é resistente à àgua:
- O mesmo procedimento foi feito também da parte de baixo do carro:
- Depois de dada a segunda demão passadas 24 horas,é este o resultado:
- Passemos agora aos paineis traseiros das colunas de som.A diferença entre uma já limpa e outra por limpar:
- E como estes paineis já tinham algum do vinil a descolar do cartão,utilizei a mesma cola das tampas da mala e estes utensílios de engenharia aeroespacial para colocar tudo no seu devido lugar :
- O próximo passo será fazer o mesmo tratamento ao chão da frente,e limpeza do resto dos interiores na parte frontal,assim como limpeza do teto e bancos.
- Entretanto cortei estes dois pedaços de folha de madeira de 2 mm ,para um pequeno pormenor que irei fazer e demonstrar mais à frente.
Por este fim de semana é tudo,e que já não foi pouco,pois embora pareça pouca coisa,foram muitas horas de preparação e trabalho e alguns litros de suor.
Espero que estejam a gostar do trabalho até agora desenvolvido, e agradeço desde já todos os comentários e críticas.
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Força Pedro vais no bom caminho
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
Bem, vou seguir este tópico!
Assim, se comprar um... já tenho um tutorial!
Abraço
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Abraço
- nuno.tomas
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Re: Discovery 200 - Restauro Low Cost
muito bom !!!
Nuno Miguel Tomás
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