Encontro-me num dilema e gostaria de conhecer as vossas opiniões...
Para aqueles que já viram a minha página de apresentação, sabem que possuo um Discovery 300TDI de que gosto muito e ao qual tenho bastante apego e estima por ter sido o meu primeiro carro. Mecânicamente é "old school" e isso agrada-me imenso; a possibilidade de lá meter a mão e saber que está tudo dependente de "metal" confere uma óptima sensação de fiabilidade. Já o tenho há cerca de 3 anos e nunca me deixou ficar mal! Além de tudo isso, com 18 aninhos de idade é praticamente um clássico!
No entanto, comprei-o porque na altura precisava urgentemente de um jipe e não tinha dinheiro suficiente para adquirir um TD5, do qual gosto mais estéticamente e a nível de conforto, além de ter 5 portas que são muito mais funcionais.
A ideia original seria preparar o Discovery para expedições e para o manter comigo durante tantos anos quanto pudesse, como aqueles velhotes que têm o mesmo jipe há 50 anos!
O dilema reside em decidir se invista na preparação do 300TDI ou se adquira um TD5 e começar as preparações a partir daí.
O meu principal entrave é que acredito que o 300TDI por ser quase exclusivamente "mecânico" e ter pouca electrónica seja mais fiável do que o TD5. Além disso, creio que o 300TDI deve ser melhor em TT do que o TD5 por causa da possibilidade de bloqueio do diferencial central e porque não está dependente do controlo electrónico de tracção. Sei que em certos modelos do TD5 é possível adaptar uma alavanca na caixa de transferências similar ao 300TDI para bloqueio do diferencial central mas o controlo de tracção é algo que me "deixa com o pé atrás". O meu pai tem um Freelander e cada vez que o controlo de tracção é activado... nem sei o que pensar... começa o roncar e parece que isso tira a pica toda da condução.
Em contrapartida, o visual do TD5 deixa-me sempre "babado". As linhas são um refinamento das dos modelos anteriores e um encanto de olhar. E também não me parece que tenha os mesmos problemas com os plásticos interiores do que o 300TDI. Cada vez que vejo um fico com aquela sensação estúpida de ter comprado "a segunda opção" (como aquele pessoal que anda de Porsche Boxster porque não conseguiu comprar o 911!
Sinceramente tenho receio de fazer a troca do meu 300TDI por um TD5 e depois arrepender-me e constatar que fiz a maior asneira da vida porque o meu bichinho está impecável e não encontrarei outro como ele...
Obrigado pelos vossos conselhos!
Um abraço,
Márcio Silva