P38 com motor BMW 530D (E39)
-
- caloiro TT
- Mensagens: 9
- Registado: 18 dez 2011 18:36
- Land Rover: Range Rover DSE, 1998
- RTI: 0
P38 com motor BMW 530D (E39)
Boas, a 1 ano adquiri um R.Rover P38 de 1998, e substitui o motor por um do BMW 530d de 2000 - E39.
Brevemente enviarei fotos das alterações.
A primeira coisa a fazer foi ter de comprar um motor, para isso comprei um motor de um BMW 530D (E39) do ano de 2000 acidentado por 1700€, retirei o motor e a cablagem completa incluindo a bomba do depósito de combustível, uma vez que sem essa bomba o motor não trabalha.
.
Depois retirei o motor do meu P38, que está em bom estado.
Agora é necessário efectuar uma série de alterações a nivel de mecânica, sem falar nas alterações eléctricas que são uma verdadeira dor de cabeça, porque quem conhece estes R Rover eles tem uma eletrônica muito maluca
Torna-se massador postar todas as alterações, pelo que, vou postar as mais importantes. Uma delas é redimencionar o carter porque este bate no diferencial, deve ser cortado e passa a levar cerca de 5 litros de óleo, em vez dos 6,5 L originais no 530D.
Motor sem o carter.
Carter já cortado, soldado e aplicado.
A válvula do turbo bate no chassis, motivo porque tive de alterar o posicionamento da mesma, colocando-a para cima.
Retirei os apoios do motor antigo, bem como o bimassa e a embraiagem e coloquei no motor 530D.
O escape dá na mesma, apenas tive de alterar o bocal.
O motor já colocado no sítio.
Agora é necessário efetuar as ligações.
Agora as ligações eletricas, a centralina e a EWS (imobilizador).
A bateria já colocada do lado esquerdo no lugar da caixa do filtro.
Brevemente enviarei fotos das alterações.
A primeira coisa a fazer foi ter de comprar um motor, para isso comprei um motor de um BMW 530D (E39) do ano de 2000 acidentado por 1700€, retirei o motor e a cablagem completa incluindo a bomba do depósito de combustível, uma vez que sem essa bomba o motor não trabalha.
.
Depois retirei o motor do meu P38, que está em bom estado.
Agora é necessário efectuar uma série de alterações a nivel de mecânica, sem falar nas alterações eléctricas que são uma verdadeira dor de cabeça, porque quem conhece estes R Rover eles tem uma eletrônica muito maluca
Torna-se massador postar todas as alterações, pelo que, vou postar as mais importantes. Uma delas é redimencionar o carter porque este bate no diferencial, deve ser cortado e passa a levar cerca de 5 litros de óleo, em vez dos 6,5 L originais no 530D.
Motor sem o carter.
Carter já cortado, soldado e aplicado.
A válvula do turbo bate no chassis, motivo porque tive de alterar o posicionamento da mesma, colocando-a para cima.
Retirei os apoios do motor antigo, bem como o bimassa e a embraiagem e coloquei no motor 530D.
O escape dá na mesma, apenas tive de alterar o bocal.
O motor já colocado no sítio.
Agora é necessário efetuar as ligações.
Agora as ligações eletricas, a centralina e a EWS (imobilizador).
A bateria já colocada do lado esquerdo no lugar da caixa do filtro.
Última edição por Paulo Barrreira em 16 set 2012 23:58, editado 15 vezes no total.
- geniocunha
- júnior TT
- Mensagens: 341
- Registado: 11 nov 2011 14:23
- Land Rover: Range Rover VM 2.5 TD 91
- Sócio LCP: 2733
- RTI: 0
- Localização: Chaves
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Acho que já vi esse RR na minha terra. pelo menos as jantes eram iguaisinhas!
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
- Ricardo Silva
- júnior TT
- Mensagens: 464
- Registado: 12 fev 2006 23:17
- Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5 - Sócio LCP: 953
- RTI: 0
- Localização: Ponta Delgada
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Deve ficar bem fixe! É o motor mais correcto par esse carro. Tive um e achava-o muito pastelão,agora com esse motor deve ficar Ponha ai as fotos!
- jblobo
- júnior TT
- Mensagens: 325
- Registado: 25 nov 2006 15:43
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
- Sócio LCP: 2240
- Localização: Oliveira do Hospital
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Estas jantes não Parecem as dos X(ixis)5?
-
- pleno TT
- Mensagens: 988
- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
- RTI: 0
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
parecem e são! ficam melhor no range do naquela coisa esquisita que nem é um jipe nem um s.u.v. nem um familiar. mas são gostos....
- jblobo
- júnior TT
- Mensagens: 325
- Registado: 25 nov 2006 15:43
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
- Sócio LCP: 2240
- Localização: Oliveira do Hospital
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
...o X(xis)6 consegue ser pior..... Parece um cão a "obrar"
-
- pleno TT
- Mensagens: 988
- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
- RTI: 0
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
sem duvida!! os queijos da serra conseguem ser mais bonitos!! ainda não fizeram um jipe completo interior e esteriormente com a categoria de um range e jamais farão faltas-lhes estilo.
- SPIT
- júnior TT
- Mensagens: 444
- Registado: 15 mai 2007 01:37
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
O motor pode funcionar com menos 1.5 litros de óleo do que deveria levar?
-
- pleno TT
- Mensagens: 988
- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
- RTI: 0
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
poder até pode!mas não é a mesma coisa!! fica-se com oleo no minimo da vareta.
- nuno_fpinto
- júnior TT
- Mensagens: 317
- Registado: 29 nov 2010 22:14
- Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
- Sócio LCP: 2562
- RTI: 0
- Localização: Alverca
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Ate funciona sem oleo...gripa q é uma beleza...SPIT Escreveu:O motor pode funcionar com menos 1.5 litros de óleo do que deveria levar?
l
Epa agora q falas nisso loollljblobo Escreveu:...o X(xis)6 consegue ser pior..... Parece um cão a "obrar"
- lrmaniac
- júnior TT
- Mensagens: 270
- Registado: 17 mar 2011 10:37
- Land Rover: Defender 110 Td4 CrewCab 2010
- Sócio LCP: 2506
- RTI: 0
- Localização: Sobreda da Caparica
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
e o motor funciona bem na mesma com menos 1,5l de óleo?Paulo Barrreira Escreveu:...carter(...) porque este bate no diferencial, deve ser cortado e passa a levar cerca de 5 litros de óleo, em vez dos 6,5 L originais no 530D.
Cumprimentos
ex 88 SIIA ; ex 90 SW Td5; 110 CrewCab Td4
BMW F800GS... só duas rodas !
ex 88 SIIA ; ex 90 SW Td5; 110 CrewCab Td4
BMW F800GS... só duas rodas !
- mpblue
- master TT
- Mensagens: 2548
- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
- RTI: 0
- Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
- Contacto:
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Boas:
Tanto quanto sei, o bloco do M57 é igual ao bloco do M51 (muda só o diametro dos pistons, se não me engano).
Perguntas:
1ª - Os apoios do motor são os mesmos do M51, aplicados directos ao M57?
2ª - Experimentaste colocar o carter do M51 no M57?
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- mpblue
- master TT
- Mensagens: 2548
- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
- RTI: 0
- Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
- Contacto:
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Já agora, espero que já tenhas aplicado esta modificação à adimissão do motor, para não teres problemas no futuro...
http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-swirl-fla ... 1c2a6efee1
http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-swirl-fla ... 1c2a6efee1
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- jblobo
- júnior TT
- Mensagens: 325
- Registado: 25 nov 2006 15:43
- Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi '96
- Sócio LCP: 2240
- Localização: Oliveira do Hospital
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
E o que é que este kit faz?
- mpblue
- master TT
- Mensagens: 2548
- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
- RTI: 0
- Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
- Contacto:
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Podes ler aqui... http://www.pmwltd.co.uk/?page_id=155jblobo Escreveu:E o que é que este kit faz?
E aqui... http://www.bmwswirlflaps.co.uk/swirl_flaps.html
E há muita mais informação sobre este problema dos M57 (que inclui tambem o RR 3.0 TD). Pesquisa no google "bmw 530d swirl flap"... Boas
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- mpblue
- master TT
- Mensagens: 2548
- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
- RTI: 0
- Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
- Contacto:
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Morreu este topico???
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
-
- iniciante TT
- Mensagens: 23
- Registado: 24 jul 2011 13:32
- Land Rover: Range Rover p38
- RTI: 0
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Espero bem que não! Porque estou a ponderar seriamente em trocar de motor em vêz de abrir o meu!!!mpblue Escreveu:Morreu este topico???
A viatura em questão esta a circular?
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa
- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
- Contacto:
Re: P38 com motor BMW 530D (E39)
Grande empreitada Paulo Barrreira
-
- caloiro TT
- Mensagens: 9
- Registado: 18 dez 2011 18:36
- Land Rover: Range Rover DSE, 1998
- RTI: 0