Range Rover P-38 DHSE de 1999.
- nuno_fpinto
- júnior TT

- Registado: 29 nov 2010 22:14
- Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
- Sócio LCP: 2562
- RTI: 0
Re: Range Rover P-38 DHSE de 1999.
Eu tb sou anti-box...quanto ao pq, o sersan já disse tudo...depois que o meu motor foi reparado (cabeça e afins)....a box foi a primeira a saltar fora..
Cumprimentos,
Cumprimentos,
- RangeAddict
- júnior TT

- Registado: 25 abr 2012 22:08
- Land Rover: Range Rover HSE TD6 Vogue 03
Ex-RR DSE P38 2000 automático
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91 - RTI: 0
Tomcat, referes-te a que o meu como funciona bem não devia mexer? Ou ficaria melhor sem a box, porque antes da box é que estava bem?tomcat Escreveu:... se funciona bem, não mexe..", palavras sábias.
Sersanrr, obrigado pela explicação! No meu caso acho que não terei esse problema visto que nunca o coloco em esforço! Gosto muito dele
Porém vocês é que são o mestres e é devido aos vossos sabios comentários que quero saber o melhor para o meu RR!
Para a desligar a powerbox é só desconectar o cabo, certo?
abraços!
-
jomadimasilva
- júnior TT

- Registado: 12 ago 2010 22:20
- Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
- Sócio LCP: 2463
Boas
Não deve ser só desligar a ficha, deve ter que se ligar lá a ficha original, não sei muito bem como é a ligação das power box nestes motores , mas normalmente são intercaladas na instalação original.
A foto que o FLG apresenta não é do chip de potencia mas sim de um temporizador que é usado para "resolver" (contornar) o problema do arranque a quente.
o chip é colocado dentro da centralina do motor e não é visivel exteriormente se tem ou não reprogramação
tirando o caso de como o meu , pois sai um fio para poder activar ou não a repro , mas normalmente quem reprograma não faz este extra.
cumprimentos
Não deve ser só desligar a ficha, deve ter que se ligar lá a ficha original, não sei muito bem como é a ligação das power box nestes motores , mas normalmente são intercaladas na instalação original.
A foto que o FLG apresenta não é do chip de potencia mas sim de um temporizador que é usado para "resolver" (contornar) o problema do arranque a quente.
o chip é colocado dentro da centralina do motor e não é visivel exteriormente se tem ou não reprogramação
tirando o caso de como o meu , pois sai um fio para poder activar ou não a repro , mas normalmente quem reprograma não faz este extra.
cumprimentos
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Gonçalo, como já deves ter lido, o motor diesel do P38A, o m51, tem problemas de estalar a cabeça etc...gonçalo dias Escreveu:Tomcat, referes-te a que o meu como funciona bem não devia mexer? Ou ficaria melhor sem a box, porque antes da box é que estava bem?tomcat Escreveu:... se funciona bem, não mexe..", palavras sábias.
Agora, além das reconhecidas "falhas" de concepção, a verdade, é que dá um gozo "puxar" pelo motor acima das 3000 rpm... daí os "problemas" do motor estourar em AE, quando o modelo saiu no mercado em 95,(lembro-me de ler numa revista francesa sobre o assunto... alias, era muito comum na época em revista de usados, ter os modelos da BMW 325,525 e 725TDS, com 50.000 km e motor com 20.000 kms p.e., ou seja, já nos modelos originais BMW e com menos +- 1000 kg, o motor estourava. Daí que muitos imigrantes "fugiam" desta motorização.....).
Em relação a box, desliga a box e vê se gostas do RR assim.
Se te adaptares, fixe!!!
Se não, para ficares mais "seguro" opta por uma repro.
No entanto e dado o teu estilo de condução, acho que se mantiveres a box não é nada do outro mundo.
Eu tenho o meu chipado (foi mais por acertos de contas com uma oficina, do que "necessidade").
Mas antes de o chipar, habituei-me a sua lentidao abaixo das 2000 rpm.
Nao tinha stress com o AC ligado e ele ir abaixo p.e, como alguns que conheço.
Agora, independentemente se tens box, repro etc... verifica se tens um bom anticongelante, se o viscoso funciona, como está a bomba de água, um bom óleo etc...anula a EGR e se possível limpa os colectores de admissão.
A nível de performance, uma lavagem ao intercooler, pode-te trazer algumas melhorias, bem como os filtros.
No meu caso, tive stress com o sensor MAP (medidor da pressão do turbo), aliás tenho 2 usados, um responde melhor em baixas e o outro responde melhor em altas (lembrei-me agora que tenho tratar disso
O injector piloto, antes de morrer, pode dar-te alguns stress, como fumo preto, perda de potência... é caro +- 250€.
Divaguei um bocado, peço desculpa.
Desfruta o teu RR...
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Tomcat,
Obrigado como sempre... e apreciei a divagação! Quanto mais informação melhor
Já tinha conhecimento das cabeças estaladas, foi o meu primeiro panico depois de comprar o p38 e a temperatura andar sempre no fim do azul! Pensei que poderia ter tido um problema na cabeça e abriram o termostato... mas acho que não, anda impecável. Alias a temperatura andar sempre no fim do azul é só em estrada e às 2000 rpm, em cidade anda normal, quase nas 12h.
Queria desligar a box, para tirar as teimas e ver a diferença! Sem a box o computador de bordo funciona direito, passa a dar médias reais... ou nenhum funciona?
Vou tirar uma foto à box para vocês verem! diz NTD por fora!
O anticongelante foi mudado na Bencar deve ser bom, confio neles! O viscoso funciona, ouço ele a desligar passado um bocado de arrancar, aquele ronco fica ameno! Mas eu gosto de ouvir quando vou com as janelas abertas :-). O oleo é de origem, na Bencar só usam oleo de origem $$$$$ e a bomba de agua acho que está boa o carro veio da revisão à 3000km foi visto tudo!
Agora anular a EGR e limpar os colectores de admissão!!! Please divaga mais porque gostava que me explicasses melhor! Não sei o que é a EGR nem os colectores de admissão!
abraços,
gonçalo
Obrigado como sempre... e apreciei a divagação! Quanto mais informação melhor
Já tinha conhecimento das cabeças estaladas, foi o meu primeiro panico depois de comprar o p38 e a temperatura andar sempre no fim do azul! Pensei que poderia ter tido um problema na cabeça e abriram o termostato... mas acho que não, anda impecável. Alias a temperatura andar sempre no fim do azul é só em estrada e às 2000 rpm, em cidade anda normal, quase nas 12h.
Queria desligar a box, para tirar as teimas e ver a diferença! Sem a box o computador de bordo funciona direito, passa a dar médias reais... ou nenhum funciona?
Vou tirar uma foto à box para vocês verem! diz NTD por fora!
O anticongelante foi mudado na Bencar deve ser bom, confio neles! O viscoso funciona, ouço ele a desligar passado um bocado de arrancar, aquele ronco fica ameno! Mas eu gosto de ouvir quando vou com as janelas abertas :-). O oleo é de origem, na Bencar só usam oleo de origem $$$$$ e a bomba de agua acho que está boa o carro veio da revisão à 3000km foi visto tudo!
Agora anular a EGR e limpar os colectores de admissão!!! Please divaga mais porque gostava que me explicasses melhor! Não sei o que é a EGR nem os colectores de admissão!
abraços,
gonçalo
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Gonçalo, não está esquecido, vou tirar uma foto, é mais fácil.gonçalo dias Escreveu: ...Agora anular a EGR e limpar os colectores de admissão!!! Please divaga mais porque gostava que me explicasses melhor! Não sei o que é a EGR nem os colectores de admissão!
Um abraço.
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Obrigado TOMCAT!
Já agora explica-me se colocaste o dito Kit. Se sim onde o melhor sitio para o comprar. UK?
obrigado,
abraço,
gonçalo
Já agora explica-me se colocaste o dito Kit. Se sim onde o melhor sitio para o comprar. UK?
obrigado,
abraço,
gonçalo
-
JotaPê
- júnior TT

- Registado: 11 nov 2010 16:27
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- Mário Antão
- maníaco TT

- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Eu acho que era merecido abrir um POST dedicado e detalhado só da eliminação da da EGR nos P38!
Para todos percebermos realmente porquê de retirarmos, as vantagens e de como fazermos nós proprios passo a passo!
Li um post no forum vizinho pelo sersan muito interessante!
http://www.forumlandrover.org/index.php ... 2&start=30
Pelo que li, muitos aqui já o fizeram e têm a experiencia e know how de como fazer correctamente, incluindo o Sersan.
Pois além do Kit é necessario ainda outros procedimentos.
Eliminar a EGR, avalvula de comando da EGR colocada atrás da caixa do EAS e a bomba de vacuo.
Outra questão os modelos de 2000 são diferentes certo?
Para todos percebermos realmente porquê de retirarmos, as vantagens e de como fazermos nós proprios passo a passo!
Li um post no forum vizinho pelo sersan muito interessante!
http://www.forumlandrover.org/index.php ... 2&start=30
Pelo que li, muitos aqui já o fizeram e têm a experiencia e know how de como fazer correctamente, incluindo o Sersan.
Pois além do Kit é necessario ainda outros procedimentos.
Eliminar a EGR, avalvula de comando da EGR colocada atrás da caixa do EAS e a bomba de vacuo.
Outra questão os modelos de 2000 são diferentes certo?
-
JotaPê
- júnior TT

Utilizem o kit que não tem ciência, é tirar e meter porcas.
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Mas qual jotaPê?JotaPê Escreveu:Utilizem o kit que não tem ciência, é tirar e meter porcas.
-
JotaPê
- júnior TT

O que está no link acima.
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
- cmrmiranda
- júnior TT

- Registado: 13 fev 2008 15:07
- Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000
Boas.
Tenho acompanhado este tópico por ter um RR igualzinho ao teu.
Muito já foi dito e cada um diz e apreende aquilo que quer, aquilo que eu tenho pra mim é que o carro é fantástico a quase todos os niveis, este quase é para salvaguardar aquelas arrelias que nos dão cabo do sistema de vez em quando, e como ouvi alguém dizer este fds em Gouveia: "era tão bom qie estes carros não dessem problemas".
Bem tenho o meu desde Fev 2008 e nunca lhe senti falta de potência, na altura andei a procura de uma box e nunca a encontrei, até à semana passada, ou seja, está "escondida" dentro da caixa da centralina e é precisamente um NTD parecida com a tua. Já procurei e há mt pouca informação sobre ela, a pouca que encontrei é:
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=m ... N-biZMAbVA
A minha tem como referência NTD D UNI G1
Tenho acompanhado este tópico por ter um RR igualzinho ao teu.
Muito já foi dito e cada um diz e apreende aquilo que quer, aquilo que eu tenho pra mim é que o carro é fantástico a quase todos os niveis, este quase é para salvaguardar aquelas arrelias que nos dão cabo do sistema de vez em quando, e como ouvi alguém dizer este fds em Gouveia: "era tão bom qie estes carros não dessem problemas".
Bem tenho o meu desde Fev 2008 e nunca lhe senti falta de potência, na altura andei a procura de uma box e nunca a encontrei, até à semana passada, ou seja, está "escondida" dentro da caixa da centralina e é precisamente um NTD parecida com a tua. Já procurei e há mt pouca informação sobre ela, a pouca que encontrei é:
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=m ... N-biZMAbVA
A minha tem como referência NTD D UNI G1
- RangeAddict
- júnior TT

Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Boas Miranda,
Obrigado tens ainda o site dos fabricantes pelos visto a marca ntdd:
http://ntdd.net/pt/sensor-inyector-chip/
Continuo-me ainda a questionar se posso desliga-la, desconectando apenas a box da ficha, deixando-lá a ficha protegida!
Quero experimentar o carro sem a box, ver as performances e a ver se o computador de bordo funciona sem a ter
Alguém já anulou a EGR num igual ao meu? é igual a usar o kit?
abraços e obrigado!
Continuo-me ainda a questionar se posso desliga-la, desconectando apenas a box da ficha, deixando-lá a ficha protegida!
Quero experimentar o carro sem a box, ver as performances e a ver se o computador de bordo funciona sem a ter
abraços e obrigado!
-
JotaPê
- júnior TT

O computador de bordo não te permite saber o consumo ao certo. Quanto ao desligar tens que ver a ligação dela porque a da psi não tem a mesma ligação. Tens que ver onde liga a cablagem da box.
Quanto à EGR o teu é igual ao dos outros.
Quanto à EGR o teu é igual ao dos outros.
- cmrmiranda
- júnior TT

- Registado: 13 fev 2008 15:07
- Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000
Obrigado, a único site que descobri foi aquele que coloquei, mas andei a pesquisar pela marca NTD e não NTDD.gonçalo dias Escreveu:Boas Miranda,
Quero experimentar o carro sem a box, ver as performances e a ver se o computador de bordo funciona sem a ter![]()
abraços e obrigado!
Não sei se se pode desligar como pretendes, mas estou numa fase que preciso do carro, não convém inventar.
Quanto à EGR nunca me debrucei sobre isso a sério, apenas sei que há um kit à venda no ebay e não deve ser nada de extraordinário fazer isso.
Mais importante que isso parece-me ser arranjar um vaso de expansão com sensor, para evitar males maoires, tarefa que para mim não tem sido fácil pq não há em sucata nenhuma.
- SERSANRR
- pleno TT

- Registado: 29 ago 2008 10:39
- Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99' - Sócio LCP: 2241
Boa noite,
Parece-me que a tua box é daquelas ui ui... ou seja, chantaram fios á centralina para a montar...
Não sei se a desligares só se funciona ou não.. só olhando para ele..
Quanto á EGR vê aqui:
http://www.forumlandrover.org/index.php ... hlight=egr
E relativamente ao vaso de expansão, podes comprar novo na BMW, se calhar até é o mais simples, o valor novo ronda os 70€ o vaso e 30€ o sensor
Podes ver aqui:
http://www.forumlandrover.org/index.php ... r+de+nivel
Abraço
Parece-me que a tua box é daquelas ui ui... ou seja, chantaram fios á centralina para a montar...
Quanto á EGR vê aqui:
http://www.forumlandrover.org/index.php ... hlight=egr
E relativamente ao vaso de expansão, podes comprar novo na BMW, se calhar até é o mais simples, o valor novo ronda os 70€ o vaso e 30€ o sensor
Podes ver aqui:
http://www.forumlandrover.org/index.php ... r+de+nivel
Abraço