Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
Atsugua
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 04 ago 2010 23:04
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI
Discovery 200 TDI 1992
Sócio LCP: 2381
RTI: 0
Localização: Coimbra

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por Atsugua »

Boas.
Uma pequena dúvida: está escrito no texto, e é do "conhecimento popular", que para carros com mais kilometragem deve utilizar-se 10W40 ou 15W40, que é um óleo mais espesso, havendo até relatos de carros que passam a consumir menos com estas graduações.
No entanto, como também está escrito no texto, a viscosidade a quente é exactamente igual para os 5W40, 10W40 e 15W40. Sendo que os motores 99% do tempo trabalham a quente (e mesmo que assim não fosse a viscosidade a frio é muito maior, logo não justificaria menores fugas com os óleos mais "grossos") qual é a razão, para além da económica, de se usar 15W40 em vez do 5W40?
Pode ser uma pergunta óbvia ou meramente teórica, mas não consigo achar a solução...
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

A questão é que normalmente os pingos "aparecem" quando o carro está parado, ou seja, quando o óleo está frio e tem uma viscosidade inferior à de trabalho. Se assim não fosse, quando estivesses em andamento, caso o carro tenha uma pequena fuga, perder-se-ia o óleo pelo caminho e não só quando se para.

Eu acho que a explicação é esta. ;)

Por outro lado, o normal é que o carro não babe nem perca óleo, apesar do mito :sing: de que os LAND ROVER têm que marcar território, pelo que, se tudo estiver em condições e todas as juntas em bom estado, não há motivos para perder óleo continuamente.

Quanto à escolha de um 10W40 ou um 15W40. Quanto menor for a viscosidade a frio melhor para o motor, principalmente nos momentos de arranque a frio e em situações de temperaturas ambientes mais baixas, porque permite que o motor trabalhe com melhor lubrificação, com menos desgaste do material - dada a viscosidade mais baixa - e consequente menor atrito entre as peças móveis e fixas no momento em que o carro trabalha a frio.

Depois há a questão de que os 15W40 (corrijam-me se estiver equivocado, mas a ideia que tenho é esta :roll: ) são de base mineral e só a partir dos 10W40 para baixo é que aparecem óleos semi-sintéticos e sintéticos que geram menos resíduos e melhor funcionamento para o motor, promovendo que o filtro de óleo não fique colmatado tão rapidamente e que o motor não seja tão esforçado.

Basicamente acho que é isto, pelo menos é o que se me ocorre.

Pessoalmente prefiro, pelo que tenho lido, usar óleos 10W40 de base sintética - até pela questão das temperaturas no Inverno cá por estas bandas, porque acordar com -5ºC é o prato do dia - por serem óleos que permitem alcançar um bom compromisso na relação qualidade/preço/benefício. ;)

Grande LandAbraço
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por tomcat »

VaReTaS Escreveu: ...
Quanto à escolha de um 10W40 ou um 15W40. Quanto menor for a viscosidade a frio melhor para o motor, principalmente nos momentos de arranque a frio e em situações de temperaturas ambientes mais baixas, porque permite que o motor trabalhe com melhor lubrificação, com menos desgaste do material - dada a viscosidade mais baixa - e consequente menor atrito entre as peças móveis e fixas no momento em que o carro trabalha a frio.

Depois há a questão de que os 15W40 (corrijam-me se estiver equivocado, mas a ideia que tenho é esta :roll: ) são de base mineral e só a partir dos 10W40 para baixo é que aparecem óleos semi-sintéticos e sintéticos que geram menos resíduos e melhor funcionamento para o motor, promovendo que o filtro de óleo não fique colmatado tão rapidamente e que o motor não seja tão esforçado.

Basicamente acho que é isto, pelo menos é o que se me ocorre.
...
Boas Varetas,

É basicamente isso tudo o que comentastes. :cool:

De referir que de 10W para baixo é tudo sintético, (normalmente o 10W40 é semi sintético) e já como referistes, os óleos sintéticos, são mais "estáveis", duram mais (kms) e têm mais detergentes. Pelo que é "normal" que um motor habituado a 10W40, ao usar p.e. um 5W40, inicialmente consuma mais do que o normal mas por norma, acabam por normalizar.
Para ser perfeito, o ideal era mudarem o filtro de óleo a meio do intervalo, ou antes da mudança de óleo, fazerem uma limpeza interna ao motor. (isto devido ao maior poder de detergencia dos sintéticos).

Dado que falamos de LR, ou seja baixas rotações e muitos tem uso esporádico, aí quanto mais "fino" ou seja 10W ou 5W (consoante o modelo), faz sentido usarem "mais fino", pois como devem saber o maior desgaste é no arranque a frio, pelo quando mais "fino" for o óleo a frio, mais facilmente todos os elementos do motor começam a ser lubrificados ( daí por exemplo, alguns motores terem as touches a bater em frio ( que tanto pode ser por desgaste ou por "falta" de óleo em frio, sendo esta normalmente a situação mais comum).
De resto é tudo uma questão de boas praticas, temperatura ambiente, motor frio => arranques suaves ;)

Outra questão que quero referir e não acontece nos minerais, é que os sintéticos não gostam muito de misturas, pelo que, se por algum motivo o carro teve um consumo anormal e necessitando de acrescentar óleo, (mas estão longe de casa ou da oficina), é preferível usarem um litro de mineral do que por exemplo 1 litro de sintético ( a não ser que sabem mesmo qual o óleo que estão a usar).
Se o motor consome óleo, ou seja tem que ser acrescentado entre revisões, aconselho a que levem uma embalagem do mesmo óleo que colocaram, pois nada vos garante, que o vosso mecânico não mudou de marca, logo eventualmente algumas incompatibilidades.
Isto para quem usa sintéticos. (É claro que não estou a ter em consideração, carros com filtros de partículas ou injectores bomba, em que aí tem mesmo que ser com a Norma própria).
Nota: O referido no último paragrafo, é "teórico" e se analisarmos nos nossos motores, acrescentar 1 litro a 6 ou mais, percentualmente é muito diferente do que juntarmos 1 litro a 4 ou 5 e estou a ter em conta que a maioria só se lembra que tem óleo xxWyy.

Dado que existe diferenças de preços e de utilizações, espero ter "ajudado" a escolherem se vale a pena mudar de 15W->10W ou 10W>5W.

De resto é seguirem o manual.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
Atsugua
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 103
Registado: 04 ago 2010 23:04
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI
Discovery 200 TDI 1992
Sócio LCP: 2381
RTI: 0
Localização: Coimbra

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por Atsugua »

Boas. Obrigado pelas respostas.
A minha questão é que existe a "crença" que para motores mais antigos ou com muitos Km é melhor usar óleo 10 ou 15W40 porque as peças têm mais folgas, mais desgaste, etc.
Então para um carro que não pingue óleo parado, e sem ter em conta o preço, o 5W40 é sempre melhor que os outros, independentemente do nº de quilómetros ou da idade.
Certo?
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por tomcat »

Atsugua Escreveu:Boas. Obrigado pelas respostas.
A minha questão é que existe a "crença" que para motores mais antigos ou com muitos Km é melhor usar óleo 10 ou 15W40 porque as peças têm mais folgas, mais desgaste, etc.
Essa "crença" está correcta, há muitos profissionais que aumentam a viscosidade do óleo ou aplicam aumentadores de viscosidade, normalmente para reduzirem consumos de óleo ou disfarçar ruídos.
Quando um motor está nessa "fase" há 2 soluções:
1. "Viver" com esse facto e "andar em cima"(admitindo que falamos consumos de óleo).
2. Reparar.
Conheço casos em que ao usarem óleo + "grosso", reduziram barulhos e consumos de óleo, mas infelizmente tiveram dissabor€s mais tarde.
(Normalmente por falta de lubrificação, pois o aumento de viscosidade associado a impurezas no motor levou a obstrução de canais)
Atsugua Escreveu: Então para um carro que não pingue óleo parado, e sem ter em conta o preço, o 5W40 é sempre melhor que os outros, independentemente do nº de quilómetros ou da idade.
Certo?
Por muito que custe a esta família, um carro não pode pingar óleo e ponto final ;)

Em relação a perguntar se o 5W40 é melhor ou não?
Pergunto o RR Sport é melhor do que um Série?
A maioria diz que sim, mas a verdade é que há situações em que o Série é melhor :)

Ou seja, não se pode ver só o "5W40" sem se analisar o motor em que vai ser usado (segundo os modelos que tens, não me parece).
Agora se no teu manual ou as tabelas dos fabricantes surgir a informação que podes usar um 5W40 em vez de um 10W40, aí tudo bem, pois depende da tua opção financeira.

Mais uma vez, não puxar com o motor em frio e em AE esperar uns segundos ao relantim antes de desligar o motor (por causa do turbo).
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
t_soares
master TT
master TT
Mensagens: 1394
Registado: 06 out 2009 00:15
Land Rover: Disco 200 & Disco 300
Sócio LCP: 0

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por t_soares »

Gostei dessa que os carros so pingam qd estão parados :sing:

Quando estao em andamento é um bocadinho dificil d fazer poça no chão :D
Avatar do Utilizador
costatt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 169
Registado: 03 jan 2010 23:34
Land Rover: Range Rover P38
Sócio LCP: 2460
RTI: 0
Localização: Gondomar, Porto

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por costatt »

mcapinha Escreveu:
Viva! Quando trocares o óleo, podes deixar aqui as tuas impressões ? Também preciso de trocar o do meu P38 daqui a uns kms e estou curioso acerca deste CFE.
Boas, troquei hoje o óleo e á primeira vista pareceu notar algumas diferenças:
- motor mais silencioso (pouco mas nota-se).
- ao pôr o motor em funcionamento pegou melhor (pareceu-me notar o motor mais solto).
- na pequena volta que dei também notei um andamento mais solto.

Isto é a minha impressão, agora falta mais alguém experimentar, para ver se tem a mesma conclusão. ;)
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por Jordan »

Viva,

pessoal dos motores lubrificados pelo Fuchs MC, que tal???

Como estamos em relação ao suposto "protocolo" com o importador Fuchs???

Tou a precisar de trocar o óleo e gostava de experimentar este..

Landabraço..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Eu não sei como é que isso anda com a Fuchs Portugal, mas eu também tenho mudar o óleo ao Disco e, em princípio, vou optar pelo Titan Unimax Ultra MC :cool:

O problema é ter que comprar os 20 lts. mas vai-se gastando! ;)

Abraços
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por Jordan »

VaReTaS Escreveu:Boas,

Eu não sei como é que isso anda com a Fuchs Portugal, mas eu também tenho mudar o óleo ao Disco e, em princípio, vou optar pelo Titan Unimax Ultra MC :cool:

O problema é ter que comprar os 20 lts. mas vai-se gastando! ;)

Abraços
E vais comprar a 10€/Litro??
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
EDUARDO COELHO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 320
Registado: 29 set 2005 16:15
Land Rover: Discovery 200 Tdi 92
Sócio LCP: 407
RTI: 0
Localização: LINDA A VELHA

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por EDUARDO COELHO »

VaReTaS Escreveu:Boas,

Eu não sei como é que isso anda com a Fuchs Portugal, mas eu também tenho mudar o óleo ao Disco e, em princípio, vou optar pelo Titan Unimax Ultra MC :cool:

O problema é ter que comprar os 20 lts. mas vai-se gastando! ;)

Abraços


VaReTaS

O Shell Helix Ultra Diesel 5W40 é caro em Espanha? Por cá tenho conseguido comprar por € 29,90 cada 4lts e continuo encantado com ele no meu Disco com 400milkms.
E para a sua cx de velocidades? Optou por um ATF? O LE 1150? Na minha funciona maravilhosamente; não é é barato mas compensa! Oh se compensa!!!
Cumprimentos
Eduardo
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por VaReTaS »

Jordan Escreveu:
E vais comprar a 10€/Litro??
Não. Ao ser cá, pelo menos pelo IVA sai um bocado, não muito, mais barato. ;)

EDUARDO COELHO Escreveu:
VaReTaS

O Shell Helix Ultra Diesel 5W40 é caro em Espanha? Por cá tenho conseguido comprar por € 29,90 cada 4lts e continuo encantado com ele no meu Disco com 400milkms.
E para a sua cx de velocidades? Optou por um ATF? O LE 1150? Na minha funciona maravilhosamente; não é é barato mas compensa! Oh se compensa!!!
Cumprimentos
Eduardo
Boas Eduardo,

Sinceramente não sei o preço do Helix, mas amanhã posso ver isso, sem problemas. Eu também ando encantado com o Magnatec, mas quero experimentar o Fuchs na mesma.

Para as caixas ainda não comprei, mas devo optar também pelo Fuchs. O LE certamente que é muito bom, mas o preço... é outra conversa. :roll:

Abraços
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
Avatar do Utilizador
jalexandresilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 295
Registado: 19 set 2010 11:57
Land Rover: Discovery 300Tdi 5P 7L '97
Ex-Defender 90 300Tdi
Ex-Defender 110 SW TD5
Sócio LCP: 479
RTI: 0
Localização: Porto

Castrol Magnatec 10W40

Mensagem por jalexandresilva »

Viva,

O Castrol Magnatec 10W40 está com 50% de desconto (em cartão claro) no continente.

Mas é o Castrol Magnatec 10w40 B4 (ACEA B4), e o recomendado pela castrol para os discos tdi é o ACEA (B2 ou B3).

http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... rvolvo.pdf

Sabem qual a diferença entre um e outro (B4 vs B3)...?
Ao pesquisaar no google, encontrei...

Castrol Magnatec Diesel 10W-40 B4 Lubrificante parte-sintético para motores a Diesel, incluindo os equipados com turbo-compressor e intercooler em que o construtor recomende um lubrificantes SAE 10W-40, ACEA A3/B4 ou API SL/CF. Aprovado com especificações V#lksw@gen e m#rc#des-Benz.

Especificações: ACEA A3/B3, A3/B4; ; API SL/CF; MB-Approval 229.1; VW 501 01 / 505 00; fi@t 9.55535-D2

Afianl B3 e B4 é a mesma coisa?

CumprimenTTos
Alexandre Silva
Agrafado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 68
Registado: 05 mar 2007 13:07
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
Localização: Pinhal Novo

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por Agrafado »

E que tal se tão a dar com o Fush? Contem lá as experiências......... :)

Abraços
Rui de Sousa
Avatar do Utilizador
haligator
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 509
Registado: 05 abr 2010 14:36
Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2293
RTI: 0
Localização: Leça da Palmeira

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por haligator »

Boas

Vamos lá revitalizar este topico, posi amanhã chegam mais 20 lts deste "espumante" para os motores... E desta vez arranjei mais barato... O anterior bidão foi distribuido por alguns membros do forum, como ninguem se queixou, presumo que tudo correu bem.

Eu fiz 12.000 kms num ano, notei claras melhorias a frio, motor mais solto... Relativamente a consumos, consegui baixar um pouco, mas tb mexi no turbo e admissão portanto não sei se foi influencia do oleo.

Quem quiser experimentar posso dispensar +- 12 lts... Abraços...
Pedro Monteiro, aka "haligator"

Imagem
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por rp38 »

meus caros tudo bem que existem oleos melhores que outros!!mas até as diferenças serem assim tão perceptiveis penso que vai um longo caminho :driving: essa historia de melhorar o consumo...épá deixemo-nos de coisas! :sing: acham que os outros oleos causavam mais atrito entre as peças e o motor rodava mais penro??? :?? isso não passa de ilusão, um autentico PLACEBO!! notarse-ia alguma coisa se falassemos de motores em rodagem,novos e em que tudo está mais justo,(é como se quer! ;) )agora nos motores dos nossos burros ja com "milhões" de horas de sofrimento :sick: ,esqueçam lá isso, não passa de ilusão.
Avatar do Utilizador
EdgarGrd
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 943
Registado: 12 mai 2013 00:45
Land Rover: Ex Discovery 300 Camel Trophy Mongolia 97
Discovery Td5 2000
Sócio LCP: 2708
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por EdgarGrd »

Pelo que li creio que vale a pena apostar no óleo Fuchs, mesmo q seja mais difícil encontar/comprar! 8)
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por Mr_Trecolareco »

De facto anda-se a falar mto bem da fuchs.

Por lisboa nao é complicado:

E na volta mandam para todo o pais se pedirem com jeitinho :)
Avatar do Utilizador
EdgarGrd
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 943
Registado: 12 mai 2013 00:45
Land Rover: Ex Discovery 300 Camel Trophy Mongolia 97
Discovery Td5 2000
Sócio LCP: 2708
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por EdgarGrd »

Mr_Trecolareco Escreveu:De facto anda-se a falar mto bem da fuchs.

Por lisboa nao é complicado:

E na volta mandam para todo o pais se pedirem com jeitinho :)
já vou ver disso nessa casa..se não mandarem vou buscar :)
Obrigado Mr_Trecolareco
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Castrol Magnatec + Fuchs Titan (pág. 2)

Mensagem por moreirinha »

Estou prestes a fazer a revisão ao meu P38 DSE e estava com vontade de experimentar o FUCHS, sempre se confirmou a parceria com o fórum?
Responder