Disco 200tdi 94 - Recuperação Interior Pág2

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Disco 200tdi 94 - Ideias para Suspensão precisam-se!

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Não sou nenhum expert na matéria mas tend em conta que o teu carro está com muito bom aspecto (original) e não é para TT (pelo menos enquanto lá andar o avental ;) ) eu colocaria uma molas medium duty +1" ou 1,5" que é o que eu tenho (mas versão Heavy Duty) não te dará chatices com ângulos das transmissões, não aninha e já ganhas 2 ou 3 cm que é bem bom!

Em relação a amortecedores eu tenho Terrafirma e não estou descontente, embora tenha partido um foi dado outro em garantia (foi passados 2/3 meses). Pelo que tenho ouvido e pelo que anda no RR Classic do meu pai Bilstein B6 é muito bom mas terás de mexer nos apoios para não trabalharem muito abertos...

Abraço
seatfan_
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 nov 2011 17:01
Land Rover: Disco 200tdi 1994

Mensagem por seatfan_ »

Boas!

Obrigado pela ideia, é mais uma variante que não tinha pensado...

O avental ainda lá está e estará mas só até se partir... :lol:

A finalidade dele é para TT, mas não para trial. Quando me falaram em Terrafirma e tendo em conta as minhas intenções para o uso dele, falaram-me mais das molas Medium Duty + amortecedores Big Bore Expedition +2". No entanto não tenho tido grande feedback destes amortecedores por essa internet fora...

Sobre os cones, quando o comprei vinha com uma mola de trás mal apoiada (cruzamento excessivo) daí ter pensado nisso, para prevenir no futuro... :ok:

Já tentei contactar o importador da OME para Portugal sem sucesso também... Dá a impressão que não precisam de fazer negócio! E quando me mostram isso, gosto de lhes fazer a vontade (nem que seja encomendar de fora ou outra loja de importação paralela).

Abraço!
seatfan_
júnior TT
júnior TT

Mensagem por seatfan_ »

Boas!

Este tópico já ía no fundo da segunda página... :o

Existem algumas novidades! A declaração para averbar os 235/70R16 já chegou :god: E fartei-me de esperar pelos BF AT, aproveitando que tinham os MT KM2 em stock devo ir hoje fazer a montagem + alinhamento de direcção! :dance:

Uma das coisas que tenho de ver agora é o alternador e os rolamentos do dito cujo...
Mais lá para a frente fica a conversão do AC e a suspensão!

Falando em suspensão, e depois de ver noutro tópico estes links:

http://rovers.red90.ca/springinfo.html

http://rovers.red90.ca/shockinfo.html

partilhados pelo josecamorim, comecei a pensar num bom set de suspensão...

Assim sendo, que vos parece o seguinte setup:
Molas frente: OME 761
Molas traseiras: OME 762
Com amortecedores NitroCharger Sport, tanto quanto consegui descobrir, com as referências 60037 (frente) e 60039 (trás).

Com 230.000km, será que o amortecedor de direcção também precisará de reforma?

Enquanto estou a acabar este post, recebo a chamada para ir montar os desejados pneus às 15h... s:)

Abraço!
seatfan_
júnior TT
júnior TT

Mensagem por seatfan_ »

Boas!

Com quase 240 000km, mantém-se com saúde! :god:

A junta da tampa de válvulas foi-se (tinha sido mudada na última revisão), vou meter uma de origem para ver se fica tratado de vez, esse problema...

Entretanto foi a Viseu pela mão do meu pai, que finalmente viu a luz! :lol: Conseguiu perceber o porquê de eu gostar de um carro com 20 anos que anda pouco, e faz barulho como poucos...

Para a próxima revisão, estou a pensar muito seriamente numa nova configuração de suspensão.

Molas Britpart HD (vai ter Roof Rack + Tenda de tejadilho) Standart Height + Bilstein B6 em todo o lado, direcção incluída. Que vos parece? O preço fica perto dos 600€, mais montagem.

Nunca me queixei da altura do carro, e com o que lhe vou montar em cima, vai ficar concerteza "top heavy", daí não pensar muito na questão da subida de suspensão.

Abraço!
seatfan_
júnior TT
júnior TT

Re: Disco 200tdi 94 - Recuperação Interior

Mensagem por seatfan_ »

Boas!

Ora então, o Discovery chegou aos 240.000km. Entretanto teve uma fuga nos travões (válvula repartidora de travagem) e dois tubos rotos no circuito do óleo da direcção assistida.

Mas a razão que me leva a fazer mais um post aqui é que finalmente comecei o restauro do interior!

O aspecto e relevo da alcatifa aos pés do condutor, fazia-me confusão e desconfiava que havia ali invenção... Portanto, vai de arranjar uma alcatifa "nova", uns isolamentos a preceito (do 300) e mais umas peças do interior que tinha partidas. De caminho aproveitei e arranjei umas colunas para a traseira, com os suportes, as forras dos pilares e os acabamentos das janelas alpinas do 300 (peças em plástico, ao contrário das originais cartonadas). Por outro lado, desde que o carro teve o tejadilho pintado ainda no antigo dono, tem uma entrada de água pelos suportes das barras de tejadilho, que vão ser desmontadas, verificadas quanto a corrosão e colocadas juntas estanques novas (originais).

Depois de 6 horas de mão de obra extremamente especializada (eu e um amigo :lol: ) foi este o resultado:
Imagem

Imagem

Imagem

Entretanto, acabei já sozinho a arrumação do interior, e comecei à procura de problemas.
Imagem
Vestígios de uma invenção do anterior dono, um apoio de pé em metal, a pesar uns bons 2kg, preso ao chão do carro com 4 parafusos M14... :?

Imagem

Imagem
Cavas das rodas traseiras livres de qualquer vestígio de ferrugem. Bom sinal!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Escovando as zonas com corrosão, preparando-as para levar conversor de ferrugem em seguida.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após a aplicação do conversor:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois disso, ainda levou outra camada no chão, e a primeira no tejadilho (haviam para lá uns "vapores" de ferrugem). Como é a minha primeira experiência com conversor de ferrugem, e pinturas em geral, vinha perguntar se existe alguma coisa que esteja a fazer de errado. A pintura foi escovada e desengordurada antes de colocar o conversor.

Entretanto tenho feito uma tentativa de insonorização, com fita de tecido em todos os encaixes de parafusos e molas presentes na carroçaria. Tenho ainda alguma tela insonorizante 3M para colocar em algum local que se justifique, estava a pensar no tejadilho e em reforçar a insonorização lateral do Discovery.

Aproveitando já que estou numa de esclarecimentos... É muito prejudicial se selar o respirador do pilar D? É que as palas de borracha do respirador encolheram com a idade e não vedam, deixando entrar tudo o que é pó para dentro do carro. :problem:

Opiniões aceitam-se! :ok:

Abraço!
nuno.tomas
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 dez 2010 16:35
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1997)
Sócio LCP: 2450

Re: Disco 200tdi 94 - Recuperação Interior Pág2

Mensagem por nuno.tomas »

bom trabalho !!! :clap: :clap:
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Como foi dito, está ai um belo trabalho.

De facto um must para quem compra um Discovery atacar logo cedo as coisas escondidas para que valha a pena o investimento futuro. :clap:

Qto ao respirador, depois de todo esse trabalho eu ia ver qto custaria um respirador novo que vede bem. Tenho ideia que apesar de pouco visível são úteis para evitar os vácuos dentro do carro e retenção de humidades.

Na volta por meia dúzia de euros tens isso resolvido a 100% por anos.

Já que falas em insonorização concordo perfeitamente em colocar pois o mexer e remexer em plásticos dá sempre algumas folgas.

Como tens da 3m não deve valer a pena, mas há estes produtos especificos:
http://www.krossoverpt.com/loja/index.p ... 703ce3e628
titomendes
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 mai 2012 11:49
Land Rover: Discovery 300
Sócio LCP: 2581

Mensagem por titomendes »

Boas seatfan_
Bela trabalheira que ai tiveste.
Os meus parabens pela paciencia e pelo bom trabalho.
O meu no proximo verão vai levar o mesmo tratamento
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 nov 2010 14:15
Land Rover: RR VM 92'
Sócio LCP: 2499

Mensagem por andre_rrvm »

Boas,

bom trabalho que para ai vai.
Se quiseres um termo de comparação podes ver as ultimas páginas do meu tópico (ver assinatura)

Cumprimentos

André Carvalho
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
haligator
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 abr 2010 14:36
Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2293

Mensagem por haligator »

Ora aqui está um trabalho bem feito, tiveste uma boa opção, tambem eu fiz o mesmo no meu Disco 300, embora tenha optado por colocar uma camada de tinta isoladora após verificação do estado da chaparia... E o teu 200 está bem melhor do que estava o meu 300 quando o desmontei...
Pedro Monteiro, aka "haligator"

Imagem
titomendes
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 mai 2012 11:49
Land Rover: Discovery 300
Sócio LCP: 2581

Mensagem por titomendes »

A titulo de curiosidade, já alguém se lembrou de, em vez de por a alcatifa a forrar o "chão", por bed liner spray on tipo linex?
AzoreanPete
master TT
master TT
Registado: 23 nov 2010 11:14
Land Rover: Discovery 300 Tdi de 94
Sócio LCP: 2441

Mensagem por AzoreanPete »

: signgoodjob: seatfan_

O meu dentro de semana/semana e meia, vai levar o mesmo tratamento, mas por fases (primeiro parte detrás e depois condutor e pendura). É o meu carro de dia a dia, logo não posso o fazer de uma só vez.

Será lixar as ferrugens, aplicar hamerite, e finalmente tela asfáltica de isolamento!!!

LandAbraço
haligator
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 abr 2010 14:36
Land Rover: Ex Disco 300 TDI 1994
Ex Disco TD5 2000
Ex Range 200 TDI 1991
Ex Disco 300 Camel Trophy 1997
Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2293

Mensagem por haligator »

No meu caso apliquei Flintkote, ouveram pessoas que me disseram que fazia mal... mas penso que não... O futuro o dirá.

Abraço
Pedro Monteiro, aka "haligator"

Imagem
AzoreanPete
master TT
master TT
Registado: 23 nov 2010 11:14
Land Rover: Discovery 300 Tdi de 94
Sócio LCP: 2441

Mensagem por AzoreanPete »

Esse Flintkote deverá ser algo parecido ao hamerite certo???

LandAbraço
seatfan_
júnior TT
júnior TT

Mensagem por seatfan_ »

Mr_Trecolareco Escreveu:Como foi dito, está ai um belo trabalho.

De facto um must para quem compra um Discovery atacar logo cedo as coisas escondidas para que valha a pena o investimento futuro. :clap:

Qto ao respirador, depois de todo esse trabalho eu ia ver qto custaria um respirador novo que vede bem. Tenho ideia que apesar de pouco visível são úteis para evitar os vácuos dentro do carro e retenção de humidades.

Na volta por meia dúzia de euros tens isso resolvido a 100% por anos.

Já que falas em insonorização concordo perfeitamente em colocar pois o mexer e remexer em plásticos dá sempre algumas folgas.

Como tens da 3m não deve valer a pena, mas há estes produtos especificos:
http://www.krossoverpt.com/loja/index.p ... 703ce3e628
Boas!

A resposta que tive da secção de peças é que o respirador está "out of stock", que segundo parece é um quase "nunca mais os apanhas". :problem:

Já arranjei câmara de ar para fazer um respirador de menor capacidade que aquele, com menos de 4 abas.

Entretanto lembrei-me que também devo ter um respirador do lado de fora da carroçaria, junto ao para-choques traseiro direito. Alguém que tenha desmontado um Disco 200 confirma? Pela quantidade de pó que tinha no Disco, quase que aposto que caso o tenha, também está escancarado...
andre_rrvm Escreveu:Boas,

bom trabalho que para ai vai.
Se quiseres um termo de comparação podes ver as ultimas páginas do meu tópico (ver assinatura)

Cumprimentos

André Carvalho
Boas!

Por acaso quando vi o teu tópico lembrei-me logo da empreitada que estava já a preparar para o meu (desde que o comprei, em Novembro!!!) mas felizmente o meu só tem uns pontinhos de nada, ainda nada foi furado pela ferrugem! :god:

Mais complicado do que estava à espera está a ser arranjar os parafusos que fixam as colunas de trás. Os furos para aquilo são mínimos e não sei a profundidade... Por acaso ninguém sabe?

Abraço!
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Boas,

Ainda sobre o respirador, online não arranjas nada de "new old stock"?

Perdi 2 minutos a procurar mas acho que não consegui descobri o nome dessa peça em inglês. Pois não encontrei nem uma peça dessas, nem em imagens apenas lol
Gonçalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 out 2011 08:27
Land Rover: Freelander Td4 - 2001
Sócio LCP: 2514

Mensagem por Gonçalves »

:signbemvindo:
Bom trabalho que estás a desenvolver na máquina!! :cool:
Boa continuação!
CumFREEmentos
seatfan_
júnior TT
júnior TT

Mensagem por seatfan_ »

Mr_Trecolareco Escreveu:Boas,

Ainda sobre o respirador, online não arranjas nada de "new old stock"?

Perdi 2 minutos a procurar mas acho que não consegui descobri o nome dessa peça em inglês. Pois não encontrei nem uma peça dessas, nem em imagens apenas lol
Se não me engano é "trunk rear breather", mas só descobri do td5 e nos USA... Já tenho por cá câmara de ar, para me dedicar ao artesanato, e fazer outro respirador baseado naquele, mas com apenas 2 "bandeiras" em vez das 4 que o antigo tinha.

Amanhã não vou poder, mas Domingo lá estarei na garagem, nem que seja só de manhã! :lol:

Depois mostro o antes e o depois do respirador! :ok:

Abraço!
seatfan_
júnior TT
júnior TT

Mensagem por seatfan_ »

Boas!

Ao contrário do que previ, não existem fotos muito demonstrativas do que foi feito no respirador, mas deixo-vos uma descrição que espero que resolva...

A esponja que cola o respirador à carroçaria estava desfeita com a idade e o descolar do respirador, portanto fiz 3 recortes dessa esponja em câmara de ar e colei-as umas às outras com cola de contacto. Fiz ainda as abas em câmara de ar, colando-as na armação do respirador com cola de contacto. As abas a serem seladas foram totalmente tapadas com bocados de câmara de ar, e cola de contacto. Para finalizar, colei toda esta construção à carroçaria com o material do costume (cola de contacto), tendo apenas fotos do resultado final, já colado...

Entretanto como fui encontrando sempre peças em falta diferentes, fui montando tudo muito devagar.

As juntas das barras de tejadilho para o 200/300 já não existem, portanto tive que recorrer à criatividade mais uma vez e fazer as juntas a partir das do td5. As da frente servem perfeitamente, as traseiras é que precisam de algum corte para servirem.

As grelhas das colunas traseiras são presas à carroçaria com recurso a rebites de 3mm, que se encontram em qualquer loja de bricolage. (encontrei 25 a €1.03...)

A montagem foi feita numa altura que nem estava prevista, mas foi mais naquela de "agora deixa lá ver se consigo montar esta peça... agora aquela... e aquela..." quando dei por isso tinha todas as peças que eram possíveis de montar, colocadas... :lol:

O Discovery já saiu à rua. Já se notam bem as diferenças e ainda não está totalmente montado! Sou capaz de mais lá para a frente, tirar a protecção acústica do capot, colocar a tela da 3M que tenho de sobra e colocar tudo de novo no sítio!

O nível da valvolina da caixa de transferências baixou um pouco mais que o da caixa de velocidades, tendo levado 0,1 ou 0,2l (acho eu). Em 8.000km não é muito normal, a meu ver... Parece que serão as minhas próximas preocupações, as caixas!

As fugas na zona do motor já estão determinadas: na junta da tampa de válvulas e na junta do cárter. A primeira resolve-se quando na revisão, ao verificar as folgas das válvulas, trocar a junta. Mas a segunda, tendo em conta que é colada, como se resolve? Qual a melhor cola que se deve utilizar para isso?

Já ando a fazer o levantamento do material necessário para a próxima revisão...

Este último depósito está com 700km feitos e o ponteiro anda entre o 1/4 e 1/2. :god:

Abraço!
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

: signgoodjob: seatfan_