RANGE ROVER 2.5 TDS Power - P38 : DIY - Chiptuning !!!

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Re: RANGE ROVER 2.5 TDS Power - P38 : DIY - Chiptuning !!!

Mensagem por tomcat »

laiginha Escreveu: Contudo fica a questão aqui no fórum, para quem já fez pessoalmente esta alteração ou viu fazer esta operação, ser pacifica com ajuda de quem esteja com electrónica?? :god:

Grato pelos comentário e alertas pertinentes… :thumbup:
Na prática e como tu já afirmastes, tens que remover o "chip" de origem, aconselho em vez de soldar um novo Chip, colocarem um "porta-integrados".
Pois em caso de stress, seja ele qual for, podes facilmente repor o chip original.

Além dos cuidados "teóricos" na manipulação de um CI, é uma operação "simples" de fazer, desde que tenhas um suga soldas e bom ferro de soldar, é um pouco como um bloco de válvulas, a pressa é um inimigo.

Em relação ao custo (ainda não averiguei bem o link) é um pouco "normal" dado a idade do modelo.
(Só para teres a noção, noutro carro que tenho, um novo chip fica-me por 25€...No mercado pedem 150 a 300€...)
Uma EPROM, deve rondar os 3 a 4 €, se isso.

No caso concreto, o facto de teres 8 tipos de repro a "escolha", daria-me confiança....

No meu caso, copiaram o meu mapa original, e só na 3ª repro é ficou "bom"...
Passado uns anos, verifiquei que o meu sensor MAP, medidor da pressão do turbo, não estava bom....

Agora, algo que quero alertar-te:
1. Já li algures que existe 2 chipes a serem alterados!!!?????
2. Sendo o teu, salvo erro automático, explora melhor isso, "fala" com o o membro outland (deste fórum ou do FLR)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Mensagem por joao carvalho »

josecamorim Escreveu:
mikeRANGErover Escreveu:
Eu não sou a pessoa indicada para te responder, mas com certeza que não é assim tão complicado, tirando situações pontuais, uma programação específica para um motor e para a respectiva centralina dará resultados em todos os motores semelhantes com a mesma centralina, daí que sim pode-se copiar. Agora isso pode é não interessar a alguns negócios.
Só um "achega", remetendo para outro motor uma vez que o P38 não é a minha praia... para chatice já tenho um M47 e um M57 em casa :)

Só para teres uma ideia, no caso dos td5 que só saíram em Discovery e Defender há 75 mapas diferentes a sair de origem. Basta determinado sensor ser duma ou doutra marca, ou até o carro ter ido para este ou aquele país, para a programação ter por vezes milhares de valores diferentes... Se vai funcionar?!! Provavelmente sim! Se vai ficar melhor do que de origem em termos de andamento? Garantidamente que sim! Se vai ficar com uma boa gestão, mantendo consumos, fiabilidade a longo prazo etc etc.... de certeza que não!

Abraço
Esse é outro ponto da questão. Uma fábrica de automoveis vive também da publicidade e do marketing. Se puderem meter um carro com 200cv nao o metem com 150 por exemplo.
Se o M51 nao saiu com mais potencia, por algum motivo terá sido. Sinceramente não conheço o ou os motivos, mas sei que um carro, a sair de fábrica, está afinado em função de uma série de factores quer mecanicos quer electricos/electronicos.

Por exemplo: O M51 era um dos motores turbo diesel mais potentes da época. É muito simples aumentar-lhe a potencia. Mas por exemplo será ele capaz de fazer porto-algarve ou até mesmo porto-lisboa, nao digo a fundo mas já a fazer uso da nova potencia lá metida, sem ter problemas num futuro?

Tenho cá um exemplo em casa. Um volvo 480 turbo dos anos 80. O motor foi projectado pela porsche para 160cv´s mas o carro fica inseguro com isso e a fiabilidade do motor baixa, por isso sairam de fábrica com 122cv´s. Para lá meter os 160 não é preciso repros, bastava rodar um parafuso no turbo e outro nos injectores... Depois davam problemas (sem falar em acidentes, despistes, etc)
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

tomcat Escreveu:
laiginha Escreveu: Contudo fica a questão aqui no fórum, para quem já fez pessoalmente esta alteração ou viu fazer esta operação, ser pacifica com ajuda de quem esteja com electrónica?? :god:

Grato pelos comentário e alertas pertinentes… :thumbup:

No meu caso, copiaram o meu mapa original, e só na 3ª repro é ficou "bom"...
Esse devia ser o metodo preferencial. Copiar o original e estudá-lo (se possivel guardar um ficheiro com esse original) e fazer a repro a partir daí
laiginha
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 22:52
Land Rover: RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
Sócio LCP: 3624

Mensagem por laiginha »

Boas Pessoal,

Relativamente ao tópico penso que ninguém discorda que o serviço deva ser feito por quem esteja familiarizado com o assunto (electrónica), mas que o trabalho em si também não seja considerado como uma “cirurgia” de alto nível…É ver a quantidade de habilidosos a fazer “Repro-tunning” que prometem tudo o que o cliente pedir, e casas de nome reconhecido (entendesse a bastante tempo na praça) a pedir exorbitâncias por 2 horas de trabalho…Nem sempre impera o bom senso neste campo…! Mas deixo para os mais entendidos os opiniões mais fundamentadas e sem grandes paradigmas…!? :clap:

Segue uma imagem para ajudar a focalizar os ditos 2chips2 que tem de ser substituídos, já que não são reprogramáveis de origem : :o

Imagem

Grato pelos comentários pertinentes e construtivos. :thumbup:

Cumprimentos Land RRovistas. :wave:

JLL
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

laiginha Escreveu:Boas Pessoal,

Relativamente ao tópico penso que ninguém discorda que o serviço deva ser feito por quem esteja familiarizado com o assunto (electrónica), mas que o trabalho em si também não seja considerado como uma “cirurgia” de alto nível…

JLL
É até uma operação simples :thumbup:
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

Esta não é a minha área, electronica não é mesmo comigo,

contudo gostaria de deixar a minha opinião de "curioso" e de alguem que esteve tambem para fazer uma repro a um P38 (vendi-o entrentanto) e do que "apurei", vai ao encontro do que a malta mais entendida nesta matéria está a dizer...

"tirar um e por outro" a seco sem re-parametrização de adequação ao carro (conforme a malta falou e bem) não me parece sensato.

é amigo da carteira, sem duvida... mas pode ser no momento.. a longo prazo pode muito bem passar a ser inimigo.

esta é daquelas coisas que prefiro fazer "bem" com alguem que faça um trabalho completo..

Cumps landrovistas :)
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Sim eu também partilho da mesma opiniao :)
E digo mais, quando se quer um P38 rápido, forte, e com prestações já bem boas, melhor que quitar um diesel é mesmo comprar um V8.
Isso sim :thumbup:
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

joao carvalho Escreveu:...melhor que quitar um diesel é mesmo comprar um V8...
E sem tinta preta a sair pelo sistema de escape :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
ssb
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 ago 2007 14:22

Mensagem por ssb »

viva,
quando fiz a repro no meu ex-p38 , foram substituidos os 2 chips ,colocados 2 portas para nao haver + solda e tira solda , e ficou por 125€ na fastlane ,peesoal impecavel e se quisesse fazer ajuste estavam sempre prontos ajudar , e digo o range ficou espetacular , portanto acho que estes assuntos devem ser tratados fisicamente e a diferença nao é significativa (mandar tirar solda ou comprar ferro e chupa solda) e nao se corre riscos.
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

ssb Escreveu:...colocados 2 portas para nao haver + solda e tira solda ...
Sockets ;)
ssb Escreveu:... 125€ na fastlane
Muito bom preço :ok:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Eu no mail que troquei com o Checo ele disse-me que tinha que lhe enviar uma foto dos chips que tenho no meu carro para ele através do numero de serie saber que chip devia enviar. Ele também me disse que devia tirar os velhos e meter um socket para receber os novos, e a partir dai ficava "tira e põe".

Já agora, para interesse de ir aprendendo mais, na carpowerchips, acho que é assim que se chama, que tem sido recomendado aqui e noutros forums, eles não tem que tirar o chip também? a reprogramação é que é feita em loco e especificamente com os parâmetros do motor, é isso?
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

moreirinha Escreveu:
Já agora, para interesse de ir aprendendo mais, na carpowerchips, acho que é assim que se chama, que tem sido recomendado aqui e noutros forums, eles não tem que tirar o chip também? a reprogramação é que é feita em loco e especificamente com os parâmetros do motor, é isso?
Nesse ou em qualquer outro lado, sempre que a centralina não tenha uma memória reprogramável via porta de comunicação o processo passa sempre por tirar a memória, fazer a leitura externamente via leitor e depois trabalhar nos mapas. Depois dos mapas editados/trabalhados, faz-se o processo inverso, escrevendo uma memória no programador que será ou soldada directamente ou colocada na socket que foi soldada....

Está aqui por exemplo uma socket numa ecu dum td5 e a respectiva memória pronta para ser colocada na socket:

Imagem

Cumprimentos,
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

joao carvalho Escreveu:...As opinioes valem o que valem, mas pessoalmente, a querer mexer num P38, apostava numa repro out board...
Boas a todos

não conheço ninguem que tenha conseguido isso....
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas FLG,

Boas Pessoal,

Relativamente as ditas “Sockets” muito utilizads por uns e odiados por outros…! Desejava saber a opinião por os mais entendidos na materia, visto terem me indicado que faça TT corra ao risco de se deslocarem as memorias e surgirem disfunções por falta de bons contactos ? Mesmo que fazer TT puro não seja a minha opção com este modelo…Contudo também já me indicaram que há “Sockets” e “SOCKETS” no mercado, umas de origem duvidosa (Chinesas) e outras maquinadas…?!! :o Como que so garanta o serviço soldado as memorias, e sempre que for preciso um reajuste la toca a desoldar e soldar novamente…!!! :sick:

Grato pelo possível e breve esclarecimentos… :thumbup:

Bons passeios na companhia de um LAND ROVER. :wave:
JLL
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

FLG Escreveu:
joao carvalho Escreveu:...As opinioes valem o que valem, mas pessoalmente, a querer mexer num P38, apostava numa repro out board...
Boas a todos

não conheço ninguem que tenha conseguido isso....
Sei que é possivel fazer, mas nao sei se a centralina do P38 dá para isso. Ainda agora estou a conhecer o carro. Há algumas em que, sem se tirar a eprom do sítio, dao para programar.
Pode nao ser o caso realmente
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Boas joao carvalho

tanto na dos P38 como por exemplo nas MSB dos td5 nunca soube de ninguem que o fizesse de outra forma.... já nos td5 com NNN a historia é outra ;)

Relativamente aos sockets é como tudo... há dos bôs e dos m€nos bôs :)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por JotaPê »

O meu tem socket e só foi alterado um chip. O outro chip tem os limitadores como por ex. pressão máxima do turbo.
No meu caso, o primeiro chip que coloquei foi feito "à medida", foi lido o chip original e depois feito um novo mapa.
Com o passar do tempo fui ficando insatisfeito com o chip e arrisquei e mandei vir um do ebay (não este que está em discussão).
Como tinha o socket e os chips original e alterado "à medida" pensei que o risco não seria muito pois se não gostasse era só voltar a meter o outro. Ainda bem que arrisquei, este chip que tenho é bastante bom e com o intercooler maior ficou melhor. Não esquecer as duas voltinhas no turbo para acompanhar, radiador aberto e limpinho e ventoinha nova e de origem, porque o sistema de arrefecimento convém estar em boa forma.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

e veio de onde esse chip?
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por JotaPê »

laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Pessoal,

Apenas para melhor focalizar o assunto com a exemplificação de um caso similar:

http://www.youtube.com/watch?v=2jE-35OmPRs

Até parece simples como nos LEGOs…!??? :clap:

Bom fim-de-semana. :wave:

JLL