Deco e o Gasoleo

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Quintaos »

Abraço
Filipe Quintãos
luism
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 10
Registado: 28 ago 2012 20:03
Land Rover: Discovery TD5
RTI: 0

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por luism »

Tenho dois amigos que tiveram problemas com o gasóleo do Pingo Doce. Um dele um Mazda 6 tinha feito 70000Km com o dito gasóleo e o carro deixou de puxar em baixas e deitava muito fumo. Mudou de gasóleo e resolveu o problema mas ainda lhe deu umas dores de cabeça para descobrir do que era.
O segundo com um op#l Astra não teve tanta sorte está no estaleiro para mudar a bomba devido ao combustível.
Avatar do Utilizador
LuisPaiva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 237
Registado: 13 nov 2010 19:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Defender td5 2003
Sócio LCP: 4103
RTI: 0

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por LuisPaiva »

Boas
no gasolio nao sei so meto BP na gasolina do Leclerc, nunca mais !!!! meti uma
vez na carrinha M#ts#bishu de 2000 e ela do porto para o Algarve nao dava mais de 110
em reta e 130kmh a descer quando regressei meti na GalP e dava bem 180 kmh e ainda tinha
mais pulmao agora meto na mesma carrinha das bombas do pingo doce ( PRIO )e anda como
andava com gasolina GALP ou BP mas tenho conhecimento de avarias nos injectores dos Seat`s Fr de 2007
com gasolio BP aditivado e sempre metia o mesmo e na mesma bomba e avariaram deve depender de carros
para carros e do tipo de aditivos adicionados.
cumps Luis Paiva
Avatar do Utilizador
Corvo
master TT
master TT
Mensagens: 1172
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Range Rover P38 DT 1995
Sócio LCP: 1737
RTI: 0
Localização: Leça do Balio-Ermesinde

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Corvo »

No meu Disco 200 já fiz várias experiencias ao longo dos anos.
Na minha opinião o gasóleo é mesmo muito diferente de marca para marca,com rendimentos e comportamentos muito diferentes.E isto a fazer o mesmo trajecto com os vários combustíveis.
Há já 3 anos que só abasteço na Repsol,para mim o melhor dos combustíveis.Faço claramente mais quilómetros,e menos fumo também.
Já testei o mito do gasóleo mais caro,e realmente faz diferença.Não no 1º depósito,mas só ao 2º ou 3º depósito é que se nota a diferença,mais quilómetros sem dúvida....
Mas bom era aí em 2004 ou 2005 quando oóleo de cozinha estava a 60 e tal centimos,e aí era garrafões de 5 litros lá para dentro e 30 litros de gasóleo para fazer a mistura :D
Problemas - 0
E ainda tinha sempre um cheirinho a batatas fritas delicioso :D :D
Avatar do Utilizador
Corvo
master TT
master TT
Mensagens: 1172
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Range Rover P38 DT 1995
Sócio LCP: 1737
RTI: 0
Localização: Leça do Balio-Ermesinde

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Corvo »

De referir ainda que ao abastecer na Repsol fica-me mais barato 11 centimos,pois ao fim de semana a bomba onde abasteço tem desconto de 5 centimos,a juntar ao desconto do cartão do Montepio Geral que são mais 6 centimos.
Por isso fica-me basicamente ao mesmo preço abastecer na Repsol em relação às Low Cost.
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por baptistama »

o Free cá de casa gasta sempre o mesmo, €60 :lol:

antes era quase sempre BP ou Galp, ultimamente tanto faz Prio, Jumbo, Intermarché ou Rede Energia
seja nas de marca branca ou "à séria" faz sempre as mesmas médias entre 7,5 e 8,0 lts/100km
e tb ñ noto diferenças de potência ou fumos ou afins
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Bichodumatu »

Eu tenho um amigo que é representante Bosch e perito em bombas injectoras, quando lhe perguntei isso do gasóleo:
- É tudo igual... o que faz muito mal aos motores e bombas injectoras/alta pressão e injectores é deixar ir o combustivel demasiado abaixo porque, no caso do diesel, quando chega perto do motor apanha calor e se for regressar ao depósito pelos tubos de retorno ao arrefecer liberta vapor de água que vai acumulando no fundo do mesmo e quando se consome o combustível que está lá no fundo obrigatoriamente vamor "puxar" água para o sistema de injecção e motor.

Tb há quem diga que os combustíveis low cost têm mais "lixo" etc e tal.... Mas há uns anos quando abasteci a minha viatura enchi uma garrafinha com gasóleo Jumbo e outra com Galp para ver se deixando aquilo assentar alguma coisa se destacava e a realidade é que passados 15 dias os líquidos eram absolutamente iguais...

Actualmente abasteço Repsol, por duas razões: Primeiro tenho um cartão que me dá um desconto e pago ainda menos 1 cêntimo que na bomba Jumbo, em Segundo porque fica até mais perto de onde vivo

No entanto dou sempre preferência ao preço do diesel - Intermarché, Jumbo, Repsol...

Claro é que a minha opinião conta o conta e vale o que vale....

Cumprimentos
Bruno
Última edição por Bichodumatu em 23 nov 2012 20:26, editado 1 vez no total.
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por tiago_silva »

Corvo Escreveu:De referir ainda que ao abastecer na Repsol fica-me mais barato 11 centimos,pois ao fim de semana a bomba onde abasteço tem desconto de 5 centimos,a juntar ao desconto do cartão do Montepio Geral que são mais 6 centimos.
Por isso fica-me basicamente ao mesmo preço abastecer na Repsol em relação às Low Cost.
Eu faço o mesmo.
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por tiago_silva »

Em tempos já achei que o gasoleo fosse realmente diferente mas se analisar-mos bem as coisas a verdade é que as grandes empresas são grandes por alguma coisa...
Só meto na Repsol porque me sai praticamente igual às lol-cost mas de vez em quando, quando preciso e a repsol é longe lá vai intermarché, jumbo, pingo doce, carbura tudo!

Tenho um F#cus 1.6 TDCI Titanium.
Avatar do Utilizador
JCRibeiro
master TT
master TT
Mensagens: 1152
Registado: 06 dez 2006 12:52
Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260
RTI: 0
Localização: Pt - VN de Famalicão/ Ch - Neuchâtel

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por JCRibeiro »

Bichodumatu Escreveu:Eu tenho um amigo que é representante Bosch e perito em bombas injectoras, quando lhe perguntei isso do gasóleo:
- É tudo igual... o que faz muito mal aos motores e bombas injectoras/alta pressão e injectores é deixar ir o combustivel demasiado abaixo porque, no caso do diesel, quando chega perto do motor apanha calor e se for regressar ao depósito pelos tubos de retorno ao arrefecer liberta vapor de água que vai acumulando no fundo do mesmo e quando se consome o combustível que está lá no fundo obrigatoriamente vamor "puxar" água para o sistema de injecção e motor.

(...)

Cumprimentos
Bruno
.... foi devido a uma explicação dessas, que fui uma segunda vez a oficina, isso após abastecer no Leclerc,
podia andar nas lonas mas só corria mal se abastecesse no Leclerc ? :??

tambem já ouvi explicações sobre condensações nos depositos das gasolineiras, ou até lixo no fundo destes depositos, historias de gasolinas "secas" ou com mais oleo, mas por muito que se diga que não diferenças,

eu vou pela pratica, ou será intuição, sei lá, mas não quero experimentar uma terceira ida a oficina ;)
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
Avatar do Utilizador
kaka
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 429
Registado: 22 set 2011 10:44
Land Rover: Discovery 200 TDI de 1992
RTI: 0

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por kaka »

Opiniao rapida e objetiva se eu gosto de sagres nao bebo super bock por exemplo, eu faço cerca de 130 kms( a cerca quase de 8 anos) dia e o melhor gasoleo/gasolina sem duvidas alguma e repsol com o mesmo dinheiro faço mais kms motor silencioso e sem fumos raros.

Ps-Esta e a minha modesta opiniao que foi comprovada com kms.


AbraTTo
Avatar do Utilizador
geniocunha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 341
Registado: 11 nov 2011 14:23
Land Rover: Range Rover VM 2.5 TD 91
Sócio LCP: 2733
RTI: 0
Localização: Chaves

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por geniocunha »

Eu tambem nunca notei diferenca, meto gasolina nas motos, e gasoleo no megane e no range 90% das vezes no eleclerc, 9% na galp em espanha e 1% nas outras (isto ha uns anos e milhares de kms). Acho que os consumos e o rendimento é mesmo do factor psicologico. Quanto á sujidade e injectores entupidos, nao é culpa do gasoleo, mas sim dos filtros de gasoleo que nao fazem a sua funcao.
Avatar do Utilizador
JCRibeiro
master TT
master TT
Mensagens: 1152
Registado: 06 dez 2006 12:52
Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260
RTI: 0
Localização: Pt - VN de Famalicão/ Ch - Neuchâtel

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por JCRibeiro »

Quintaos Escreveu:
Sr. Ribeiro, o teu anda bem mas é com xicolate!
devo dizer-te que neste momento troco um kilo de chocolates por um pires de moleas ou orelha em molho branco :god:

para voltar ao topico,
eu entre Superbock, Imperial, Sagres, e Cristal, .... só bebo Sagres :D
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
Avatar do Utilizador
geniocunha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 341
Registado: 11 nov 2011 14:23
Land Rover: Range Rover VM 2.5 TD 91
Sócio LCP: 2733
RTI: 0
Localização: Chaves

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por geniocunha »

Para mim é tudo cerbeija! Hehehehe
Avatar do Utilizador
MT TD5
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 665
Registado: 30 mar 2011 22:13
Land Rover: disco td5 1999
Sócio LCP: 2446
RTI: 0
Localização: sao martinho do porto

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por MT TD5 »

isto é um assunto que dá muita discussao!!!!!
vou dar varios exemplos:
faço uma media de 300/400 diarios com um japones que só leva gasolio dito normal,aos 10000km , bomba injetora nova, a primeira pergunta que me fizeram na mitsu foi se usava gasolio barato,ao que eu respondi que nao,entao disseram que era defeito da bomba,se eu tenho dito que usava do barato tinha pago eu!!!
na minha bm,7 anos a usar do barato e e sempre 5 estrelas!!!!!
e a galp que parece que é contra as marcas brancas,porque é que tem uma bomba em setubal de marca branca??!!!
e se por acaso conhecerem alguem que faça a compra do gasolio para o hipermercado,pergunten lhe se á segunda feira nao recebe os preços de todas as gasolineiras e compra o que for mais barato,que a té pode ser bp ou galp!!!
e quanto aos diesel op#l,ponham o gasolio que quiserem,vai sempre dar problemas de bombas!!
mas pronto ,axo que é um assunto que nao tem discussao
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
Avatar do Utilizador
pantunes
master TT
master TT
Mensagens: 1004
Registado: 24 abr 2007 23:32
Land Rover: Discovery 300Tdi 4p 97' PanTTuned
Ex Freelander XEDI 4p 99'
EX Range Rover 200 Tdi 1993
Ex RR P38 DT 98'
Sócio LCP: 2338
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por pantunes »

terracotta Escreveu:Boas,

Eu há vários anos, mais precisamente 5, que só uso gasóleo de marca branca.

Nunca notei nada de relevante ao nível de consumos, performances e fumos... a única coisa que notei foi -0.10/12€/l...

Nota: o meu carro é de uso diário, pelo que podem imaginar a poupança que já fiz.
Engraçado, eu notou o mesmo :?? ... vários carros, mesmo muitos Kms , diariamente. :)
cumprimenTTos do Pantunes; One life... LR it!
e-mail/mensageiro: antunespedr@gmail.com
"Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons." Cícero
Avatar do Utilizador
pesudo
master TT
master TT
Mensagens: 1113
Registado: 09 set 2009 15:30
Land Rover: Discovery 200Tdi 1994
Sócio LCP: 2212
Localização: Vila Real

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por pesudo »

Tem tem cú tem medo ( e eu bem senti este fim de semana...)
Mas em relação ao assunto do tópico, marca branca só gasta o disco, devidamente compensado com oleo 2T.
O argolas é mais sensivel e gasta BP com desconto ACP. Aqui na bila o Jumbo e Recheio já fizeram vitimas pelas várias oficinas, desde bombas injetoras para as couvas até milhares de €uros em injetores novos.
Por isso no meu caso poupo andando mais a pé :ohnao2:
Imagem
Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
Avatar do Utilizador
cconst
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 361
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510
RTI: 0
Localização: Lisboa (às vezes Torres Novas)
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por cconst »

Caros,

Deixo uma cópia de um estudo que fiz há uns anos atrás comparando justamente os gasoleos ditos de supermercado e o BP ultimate:
21-Fev-2007 14:17
Viva a todos,

Venho relembrar este tópico pois lancei um desafio para o qual já tenho alguns comentários.

Após 11 depósitos e 6775Km depois consigo ter algumas conclusões:

Dados para análise:
Com Diesel supermercado:
* KM percorridos: 3668 Km
* Litros de combustível: 214.2 L
* Euros gastos: 208.1 €
* Média (L/100Km): 5.84 L/100Km
* Média (€/100Km): 5.67 €/100Km

Com BP ultimate:
* KM percorridos: 3107 Km
* Litros de combustível: 176.2L
* Euros gastos: 187.11 €
* Média (L/100Km): 5.67 L/100Km
* Média (€/100Km): 6.02 €/100Km

Em termos de percentagens, com o BP ultimate:
* consumo: - 3.10% (redução de consumo)
* preço: + 6.17% (aumento de custos)

Em suma, andar com BP ultimate, representa um acréscimo no orçamento de cerca de 40 cêntimos por cada 100Km.

Apesar das diferenças serem ligeiras prefiro o trabalhar do motor com o ultimate, menos vibrações e menos fumos é o que se sente.

NOTA:
O ritmo do andamento foi sempre muito idêntico, quer com um combustível quer com o outro.
A informação está detalhada em Details: V#lksw@gen - Golf - MK3 GT-TDI

Abraços a todos
Temos que ter em atenção que isto se passou há quase 7 anos atrás!!!

Depois disto, o Golf andou durante muito tempo com diesel de supermercado, passando a andar recentemente (desde há 2 anos) com o diesel da Repsol (o normal) e apenas se estragou um vedante da BI (tendo agora o Gofl 380.000Km sem nunca ter tido sido mechido nem em motor, nem em turbo. A BI foi revista este ano - vertia gasoleo).

Quero com isto dizer que para os carros mais antigos (só tenho carros velhos :lol: ) eles comem tudo! Até oleo das batatas fritas!
tiago_silva Escreveu:Só meto na Repsol porque me sai praticamente igual às lol-cost mas de vez em quando, quando preciso e a repsol é longe lá vai intermarché,
eu também!!!
Avatar do Utilizador
Jordan
master TT
master TT
Mensagens: 1160
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438
RTI: 0
Localização: Campelos, Torres Vedras

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por Jordan »

.:Mata:. Escreveu:E, para terminar:

- Porque estaria a DECO, que supostamente defende os consumidores, a mentir? Porque estariam as gasolineiras (que estão no grupo dos maiores ladrões da actualidade, juntamente com políticos, bancos e companhias de seguros), a dizer a verdade?
Bem, aqui temos muitas, muitas respostas possíveis..

A entidade denominada DECO, não é nenhuma instituição de Solidariedade Social.. Provavelmente já ouviste falar em Luvas, Colarinhos, Sacos..
Os gasóleos e gasolinas têm preços diferentes não é só para ter mais lucro (por norma)! Os combustiveis são todos comprados no mesmo sitio e fabricados pelo mesmo fabricante.. o que altera são os aditivos que se colocam.. A própria GALP já teve várias Concessões Privadas fechadas por venda de combustiveis com niveis de água a rondar os 20%.. A repsol também.. A BP.. Etc etc..

Os combustiveis são dos mercados neste momento, mais interessantes para se vigarizar.. tendo em conta a situação económica, a crise politica, o stress diário, é muito complicado controlar este negócio.. Eu tenho um Ligeiro que por norma é aos 10€.. 10 para aqui, 10 para ali.. desta forma não há maneira de controlar, e como eu imagino que hajam milhares de portugueses assim.. Agora em casos de atestar e começar logo a dar "raia" é ir reclamar a fundo para os esganar.. Os árabes petroleiros consideram a água o liquido mais precioso que existe, para nós são os combustiveis.. se a água deles estiver marada, já os imagino de kalashnikov em riste.. O Tuga deixa andar..

Quem nega que o autor do estudo não tentou sacar uns €€€ tipo PPR à GALP, e esta tenha recusado, e desta forma veio tudo à baila.. enfim, de uma coisa vos garanto.. Os combustiveis no seu melhor estado, nada bate o BP ULTIMATE.. em tudo..

Abraço..
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Deco e o Gasoleo

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Responder