Olá "
Maria JC"!
Seja muito bem-vinda ao fórum!
Deixo-lhe a sugestão de consultar também este link:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=23773
Há pouco tempo atrás encontrava-me na mesma situação em que se encontra, dividido entre manter o meu 300 TDI ou trocá-lo por um TD5 que me encheu as medidas.
Depois de muito ter conversado com pessoal mais experiente e ter pesquisado imenso cheguei a algumas conclusões que me levaram a tomar uma decisão.
Se o Discovery TD5 é melhor que o 300 TDI? Sem dúvida! Estéticamente extremamente bonito e com umas linhas refinadas muito bem conseguidas, motor mais potente e um veículo mais confortável. Outra coisa não seria de esperar, uma vez que o TD5 é um modelo seguinte ao 300 TDI, claro!
No entanto, optei por manter o meu 300 TDI e indico-lhe os motivos:
- em primeiro lugar, devo confessar que não houve entendimento quanto ao valor diferencial de acerto para dar o meu jipe à retoma e trazer o TD5;
- o facto de o 300 TDI ser quase exclusivamente mecânico é algo que adoro porque gosto imenso destes veículos "old-school" onde sabemos que conduzimos um motor "puro & duro" sem ajudas electrónicas. Como já me disseram uma vez, é quase a mesma coisa que escolher entre um Ferrari F40 ou um Ferrari Enzo...;
- apesar de alguns fãs garantirem que a electrónica do TD5 poucos ou nenhuns problemas levanta (claro que há sempre o factor "sorte" ao comprar um jipe destes), a verdade é que para conseguir uma preparação razoavelmente boa e fiável para TT seria necessário gastar uma quantia razoável para remover alguns dos sistemas electrónicos que fazem de um TD5 um TD5 mas que podem causar sérios problemas em TT (ABS, ACE, ...) e instalar-lhe uma manete para bloqueio do diferencial central. Ou seja, estaria a pagar mais para ter um TD5 e teria de gastar ainda mais para o pôr "parecido" com um 300 TDI de série;
- o Discovery 300 TDI já era o meu jipe de "sonho" quando ainda andava na escola preparatória (ainda não existiam os TD5 nessa altura e via os 300 TDI da Camel Trophy em algumas reportagens que por vezes passavam no Primeiro Jornal da SIC

) e depois de ter tirado a carta de condução tive de esperar quase sete anos até comprar um e foi o meu primeiro automóvel, razão pela qual lhe tenho uma estima incrível. Isto já para não falar dos locais onde já me levou e no qual vi algumas das paisagens mais belas da minha vida;
- a diferença de custo entre um 300 TDI e um TD5 permite comprar um 300 TDI em muito bom estado (porque ainda os há!) e ainda sobra bastante para modificações/melhoramentos, equipamento e gasóleo para dar uns bons passeios. No meu caso, aquilo que poupei na troca permitiu-me efectuar, com tempo e paciência, um restauro do exterior do meu 300 TDI (depois publicarei fotos na minha apresentação). Com quase vinte anos ficou quase "como novo" e daqui a pouco passa a clássico!

E ainda sobraram uns bons tostões para o equipar com uma suspensão sobreelevada, pneus de maiores dimensões e mais alguns acessórios.
Em suma, creio que tudo se resume a uma questão de dinheiro. Se o dinheiro não fosse problema até era capaz de comprar um Discovery III e pô-lo num "bicho do mato". Não o havendo com fartura, vemo-nos obrigados a tomar as melhores decisões com o que temos disponível.
Na sua situação o meu conselho é o seguinte: se o dinheiro não for problema, compre um bom TD5 e comece a prepara-lo daí. Se estiver, como muitos de nós, mais comedida financeiramente, opte por um bom 300 TDI. É extremamente fiável, muito barato e fácil de manter, faz consumos inacreditáveis para um jipe, é suficientemente confortável para fazer longas viagens e ir com ele para o monte e quase de certeza que fará tudo o que um TD5 também fizer.
Acredito que em qualquer das opções ficará muitíssimo satisfeita e surpreendida pela capacidade de ambos os "bichos", assim como com a calorosa recepção na grande família LAND ROVER.
Acima de tudo, desejo-lhe boa sorte e uma boa escolha!
Cumprimentos,
Márcio Silva