eu acho que o Td5 do Ricardo tem uma apresentação muito boa e entre tantos que se vêem por ai, esse mereceria mesmo uma visita.
http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P7396029/
agora um à parte
o que acho que é lamentável é essa ideia que circula por ai que carros importados são piores que os nacionais,
acredito que durante anos houve uma importaçãqo massiva de carros rotos, indesejados no seu país de origem,
estes carros alimentaram a vaidade de alguns cujo unico objectivo de vida era andar de m#rc#des 190 ou Audi A4 ...
e claro lá assim acederam ao sonho e a algum estatuto lá na aldeia a troco de uma sucata.
agora deixar entender que o que vêm lá fora é pior do que cá anda ?
infelizmente andei a ver alguns Td5 a venda por ai, nacionais, não foram assim tantos, uns 6 talvez, e de todos só ficava com um unico - e por sinal nem era o mais caro - os outros estavam todos num estado de degradação mais que lamentavel,
e porquê ? porque em altura de crise, o segundo carro da casa é o ultimo a ir ao médico, ou até é posto à venda para não ter que ir ao médico. fora que existem muitos pseudo-intitulados-mecânicos que andam por aí a mexer nos carros sem saber, e que depois inventam historias de bruxedo no carro para explicar a propria incompetência.
os disco Td5 têm problemas ?
não sei mas a mim parece-me que vão pelo mesmo caminho que os VM e P38, falta é gente que saiba cuidar deles.
gente que os compra por meio-tostão e que depois tentam sempre cortar nas despesas atravês do xico-espertismo (o by the books à portuguesa) de mecânicos sem escrupulos.
quando se compara fiabilidade do 300tdi e do Td5, eu acho que não se trata de fiabilidade, mas sim de competêcnias em manter o carro a andar, neste aspecto o 300 está ao alcance da maioria dos mecânicos,
os Td5, P38 e VM estes devem ser entregues à quem sabe - e não quem diz que sabe (espero que percebem essa).
não vão em preconceitos, cada carro vale o que vale, terá é que saber desde já onde irá fazer a manutenção do carro e pode não parecer, mas a escolha entre Td5 e Tdi tambem deverá passar por ai.