O que e um Rele e como trabalha...
- jpcme
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O que e um Rele e como trabalha...
Os relés são componentes eletromecânicos capazes de controlar circuitos externos de grandes correntes a partir de pequenas correntes ou tensões, ou seja, acionando um relé com uma pilha podemos controlar um motor que esteja ligado em 110 ou 220 volts, por exemplo.
O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original.
Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C).
Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.
A principal vantagem dos Relés em relação aos SCR e os Triacs é que o circuito de carga está completamentamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga.
A desvantagem é o fator do desgate, pois em todo o componente mecânico há uma vida útil, o que não ocorre nos Tiristores.
Devem ser observadas as limitações dos relés quanto a corrente e tensão máxima admitida entre os terminais. Se não forem observados estes fatores a vida útil do relé estará comprometida, ou até a do circuito controlado.
Na figura abaixo estão o desenho ilustrativo de um relé (esquerda) e a configuarção mais comum dos contatos dos relés (direita).
O funcionamento dos relés é bem simples: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original.
Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C).
Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.
A principal vantagem dos Relés em relação aos SCR e os Triacs é que o circuito de carga está completamentamente isolado do de controle, podendo inclusive trabalhar com tensões diferentes entre controle e carga.
A desvantagem é o fator do desgate, pois em todo o componente mecânico há uma vida útil, o que não ocorre nos Tiristores.
Devem ser observadas as limitações dos relés quanto a corrente e tensão máxima admitida entre os terminais. Se não forem observados estes fatores a vida útil do relé estará comprometida, ou até a do circuito controlado.
Na figura abaixo estão o desenho ilustrativo de um relé (esquerda) e a configuarção mais comum dos contatos dos relés (direita).
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Instalacao de unidade de rele no circuito de luzes
Vou tentar aqui colocar um exemplo de uma instalacao de uma unidade de rele, num veiculo que nao esteja preparado para tal, no circuito de Luz.
Por exemplo, os Defenders, nao usam Rele's, acionam as luzes directamente do abrir ou fechar dos contactos do interruptor que tem os no interior do carro.
Caso original, o que temos quando compramos o Defender:
O interruptor aciona directamente a lampadas, suportando toda a corrente consumida pelas mesmas.
No caso de usarmos um Rele, o interruptor suporta apenas a corrente utilizada pela bobine do rele, enquanto que o grosso da coluna e soportado pelo Rele, que trabalha directamente com as lampadas:
Na pratica o que se tem de fazer e o seguinte:
Cortar os cabos que ligam o interruptor ao circuito das lampadas, e fazer com que o interruptor passe a trabalhar para o Rele, assim a unica coisa que o interruptor faz acionar e a bobine do rele (baixo consumo, por isso o interruptor ira durar uma vida), depois aonde ligava o interruptor originalmente teremos de ligar nos dois terminais que ficaram livres no Rele, apartir de agora o verdadeiro interruptor parra a ser o Rele, que aguenta com cargas e ou intensidades de corrente superiores ao interruptor que temos dentro do carro.
Concluindo, o Interruptor original, passa a a ter um "trabalho leve", tb conhecido por Comando.
O Rele que e comandado pelo interruptor, faz o "trabalho pesado" , trabalho esse conhecido por Potencia.
Fazendo uma analogia, pode-se dizer que e o mesmo que ter, na 1a situacao um porteiro que tem de abrir um portao pesado de ferro a mao e na 2a situacao, o porteiro apenas faz acionar um motor electrico, que abre esse mesmo portao, logo esse porteiro nunca se ira cansar de abrir o pesado portao, pois deixou de fazer esforco.
Este circuito tera de ser realizado tanto para os "medios" assim como tb para os "maximos", por isso teremos de usar dois reles.
Na compra dos Reles, deveremos ter atencao no seu dimencionamento, mas na compra basta dizer qual e a utilizacao que o vendedor sabera informar qual o melhor modelo a nivel de potencia.
Cada lampada de 55W (lampadas legais), consome cerca de 4 Ampere, por isso como temos dois farolins, teremos um consumo de 8 Ampere, logo teremos de comprar um Rele que aguente no minimo 10 Ampere.
No caso de se utilizar lampadas com maior potencia e por consequinte de maior consumo, teremos de dimencionar o Rele para esse mesmo consumo (lampadas de 100W x2 = 200W logo devemos usar um Rele de 20 Ampere).
Segundo a lei de Ohm : Potencia = Tensao x Intencidade
P=UxI _____ 200=12xI _____ I=200/12 _____ I=16.67 Ampere
Por isso compra-se o Rele acima deste valor que sera o de 20 Ampere
Deixo aqui tb algumas imagens de Reles e seus esquemas
Isto foi feito sem grandes meios a meu dispor, mas como havia um pedido para tentar explicar este tipo de modificacao, aqui fica.
Peco desculpa por o amadorismo, mas de momento foi o melhor que consegui.
Cumprimentos
JP
Por exemplo, os Defenders, nao usam Rele's, acionam as luzes directamente do abrir ou fechar dos contactos do interruptor que tem os no interior do carro.
Caso original, o que temos quando compramos o Defender:
O interruptor aciona directamente a lampadas, suportando toda a corrente consumida pelas mesmas.
No caso de usarmos um Rele, o interruptor suporta apenas a corrente utilizada pela bobine do rele, enquanto que o grosso da coluna e soportado pelo Rele, que trabalha directamente com as lampadas:
Na pratica o que se tem de fazer e o seguinte:
Cortar os cabos que ligam o interruptor ao circuito das lampadas, e fazer com que o interruptor passe a trabalhar para o Rele, assim a unica coisa que o interruptor faz acionar e a bobine do rele (baixo consumo, por isso o interruptor ira durar uma vida), depois aonde ligava o interruptor originalmente teremos de ligar nos dois terminais que ficaram livres no Rele, apartir de agora o verdadeiro interruptor parra a ser o Rele, que aguenta com cargas e ou intensidades de corrente superiores ao interruptor que temos dentro do carro.
Concluindo, o Interruptor original, passa a a ter um "trabalho leve", tb conhecido por Comando.
O Rele que e comandado pelo interruptor, faz o "trabalho pesado" , trabalho esse conhecido por Potencia.
Fazendo uma analogia, pode-se dizer que e o mesmo que ter, na 1a situacao um porteiro que tem de abrir um portao pesado de ferro a mao e na 2a situacao, o porteiro apenas faz acionar um motor electrico, que abre esse mesmo portao, logo esse porteiro nunca se ira cansar de abrir o pesado portao, pois deixou de fazer esforco.
Este circuito tera de ser realizado tanto para os "medios" assim como tb para os "maximos", por isso teremos de usar dois reles.
Na compra dos Reles, deveremos ter atencao no seu dimencionamento, mas na compra basta dizer qual e a utilizacao que o vendedor sabera informar qual o melhor modelo a nivel de potencia.
Cada lampada de 55W (lampadas legais), consome cerca de 4 Ampere, por isso como temos dois farolins, teremos um consumo de 8 Ampere, logo teremos de comprar um Rele que aguente no minimo 10 Ampere.
No caso de se utilizar lampadas com maior potencia e por consequinte de maior consumo, teremos de dimencionar o Rele para esse mesmo consumo (lampadas de 100W x2 = 200W logo devemos usar um Rele de 20 Ampere).
Segundo a lei de Ohm : Potencia = Tensao x Intencidade
P=UxI _____ 200=12xI _____ I=200/12 _____ I=16.67 Ampere
Por isso compra-se o Rele acima deste valor que sera o de 20 Ampere
Deixo aqui tb algumas imagens de Reles e seus esquemas
Isto foi feito sem grandes meios a meu dispor, mas como havia um pedido para tentar explicar este tipo de modificacao, aqui fica.
Peco desculpa por o amadorismo, mas de momento foi o melhor que consegui.
Cumprimentos
JP
Última edição por jpcme em 14 set 2009 21:14, editado 3 vezes no total.
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Re: Instalacao de unidade de rele no circuito de luzes
Amadorismo?!jpcme Escreveu:...Peco desculpa por o amadorismo, mas de momento foi o melhor que consegui...
Cumprimentos
JP
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Só quem não ler com "olhos de ver" é que não entende "a coisa"...
MAIS UMA VEZ 6******...
- SCORPION
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esquema relay
Obrigado. No fim de semana vou pôr em práctica o esquema.
O interruptor estava um pouco derretido. Com o bico de uma navalha aparei o plástico derretido e depois com um ponteiro bati a parte metálica para ter melhor contacto.
Depois meti uma abraçadeira sobre os 3 pontos de corrente e resolvi temporariamente o problema. No fim de semana vou ter tempo de andar de roda daquilo.
Mais uma vez obrigado!
O interruptor estava um pouco derretido. Com o bico de uma navalha aparei o plástico derretido e depois com um ponteiro bati a parte metálica para ter melhor contacto.
Depois meti uma abraçadeira sobre os 3 pontos de corrente e resolvi temporariamente o problema. No fim de semana vou ter tempo de andar de roda daquilo.
Mais uma vez obrigado!
- serie123
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Re: O que e um Rele e como trabalha...
Muito bem!!!
Mais uma vez um tópico didático e interessante.
Obrigado
Mais uma vez um tópico didático e interessante.
Obrigado
- whoopy
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Re: O que e um Rele e como trabalha...
Parabéns JP, por mais um dos teus importantes tópicos!
Abraço Landmaníaco
Pedro Matos
2006: E.I.L.R. Góis / 1º Encontro L.R. Foz de Alge;
2007: Rates Billing / 3ª Sardinhada LCP da Batalha / 5º aniversário LCP Sever do Vouga / 1º Encontro Eco-cultural Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros / Noite das Bruxas Alenquer;
2008: Veteranos Terras de Mora / 4ª Sardinhada LCP da Batalha /E.I.L.R. Gouveia/ Halloween Sever do Vouga;
2009 EMOTIONS Figueira da Foz
2010 E.I.L.R. Gouveia
Pedro Matos
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Re: O que e um Rele e como trabalha...
Boas Amigos
ora aqui esta mais um topico que nos puxa para "o faça vc mesmo" e nesta época do FMI bem que precisamos.
Muito Obrigado a todos os que aqui partilham estes tópicos.
muito bem explicado, com o pormenor da equaçao da intensidade no fim, não restam duvidas de como fazer a ligaçao.
Ps - se a coisa algum dia arder, não é culpa do tópico, será da habilidade do artista montou....
Cumprimentos
Nuno M
ora aqui esta mais um topico que nos puxa para "o faça vc mesmo" e nesta época do FMI bem que precisamos.
Muito Obrigado a todos os que aqui partilham estes tópicos.
muito bem explicado, com o pormenor da equaçao da intensidade no fim, não restam duvidas de como fazer a ligaçao.
Ps - se a coisa algum dia arder, não é culpa do tópico, será da habilidade do artista montou....
Cumprimentos
Nuno M
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- caloiro TT
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Ajuda sobre o Rele e fusivel
Boas
comprei recentemente uns farois de longo alcance wipac 4x4 de 8`` de 100w.
tenho um defender 90 de 2011 e gostaria de saber se preciso montar um rele e algum fusivel?
Vou usar um Interruptor Carling.
Se alguém souber da matéria que me responda pf!
obrigado
Márcio Sousa
comprei recentemente uns farois de longo alcance wipac 4x4 de 8`` de 100w.
tenho um defender 90 de 2011 e gostaria de saber se preciso montar um rele e algum fusivel?
Vou usar um Interruptor Carling.
Se alguém souber da matéria que me responda pf!
obrigado
Márcio Sousa
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Re: O que e um Rele e como trabalha...
marco uma apresentação fica sempre bem
o pessoal não gosta muito de falar com estranhos.
deves de aplicar sempre um bom relé mesmo que seja um farol de trabalho "baixa potencia" e um fusivel o mais proximo da bateria no caso de la ires ligar directamente.
o pessoal não gosta muito de falar com estranhos.
deves de aplicar sempre um bom relé mesmo que seja um farol de trabalho "baixa potencia" e um fusivel o mais proximo da bateria no caso de la ires ligar directamente.
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- rpmarques
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Re: O que e um Rele e como trabalha...
Bem vindo Márcio Sousa
O precisar é sempre muito relativo... precisar não precisa, se ligar os farois directos isso trabalha... agora se deve, na minha opinião: Deve!!
200W é muita potencia para não se usar relé e principalmente fusivel.
O precisar é sempre muito relativo... precisar não precisa, se ligar os farois directos isso trabalha... agora se deve, na minha opinião: Deve!!
200W é muita potencia para não se usar relé e principalmente fusivel.
Rui Marques
Range Rover 200Tdi
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- caloiro TT
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Re: O que e um Rele e como trabalha...
obrigado pela ajuda