Deve o P38 tremer ás 1500 rpm??

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Deve o P38 tremer ás 1500 rpm??

Mensagem por joao carvalho »

Olá a todos!

Finalmente parece que tenho primeiro problema com o P38. Já não era sem tempo! :clap: :clap:

Ora bem. O carro treme aí pelas 1500rpm, mais coisa menos coisa, apenas em quinta :wtf: .. e isto tudo sem ser a acelerar. Se tiro o pé do acelerador nada treme, se tentar manter a velocidade ou acelerar um pouco treme bastante, mas se pisar o acelerador já nao treme nada e sobe de rotação sem problema.
Ou seja, em quinta perto das 1400~1500 nao consigo manter a velocidade tendo que recorrer á quarta. Abaixo dessa faixa, mesmo em quinta, tem um comportamento normalíssimo e o relanti é super sereno e silencioso qb.

Já dei uma vista de olhos por alguns tópicos mas na maioria todos tremem ao relanti e alguns relacionados com volantes de motor, mas nao me parece que seja o caso :problem:
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Re: Deve o P38 tremer ás 1500 rpm??

Mensagem por jomadimasilva »

Boas

Termideiras a volta das 1000 1500 , indicam penso eu de que , volante bi-massa, ou tensor da correia da ventoinha (no meu caso a substituição resolveu 80% da termideira), no teu caso visto ser só em quinta , apontava para a transmissão ou cruzetas .
vê se ainda tens uma "bolacha" que tem um cabo de aço ao pe do diferencial traseiro, acho que isso serve para equilibrar a transmissão
O teu p38 é manual ou auto?

boa sorte

cumprimentos
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Eu apostava nas cruzetas.

O bi-massa, que só existe nos manuais, costuma dar problemas ao relanti, portanto eu não iria por aí.

Consegues perceber se a vibração está relacionada com a rotação ou com a velocidade ? IE, quando te faz essa vibração em 5ª, se baixares para 4ª, continua lá ?
Imagem
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Boas,
antes de mais obrigado pelas vossas respostas e ajuda.

ora jomadimasilva, da tal "bolacha" nao sei mas vou tentar ver ou até tirar umas fotos para ver o que se descobre por ali. O meu P38 é manual. Tenho a sensação que nao deve ser o volante do motor porque ao relanti nem se sente que o carro está ligado. Se fosse o volante ele devia tremer por todos os lados (penso eu de que...)

mcapinha, a vibração só existe mesmo em 5º e naquelas rotações. Na mesma velocidade se passar para 4º fica tudo normal. Quando isto acontece e 5º não é o carro que treme, dá é a sensaçao do motor querer começar a falhar. Se fosse "carga" a mais isto acontecia na 5ºa até em rotações mais baixas, mas neste caso em meto a 5º, digamos a 50 o 60km/h em que ele deve ir pelas 1100rpm, e embora consiga manter bem a velocidade em nacional por exemplo, se chegar perto das 1500 o motor começa aos "soluços".. Passando as 1500 ou mesmo acelerando um bocado mais ele deixa de soluçar e começa a desenvolver :wtf:
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

Hmmm.. já não consigo ajudar mais.
Experimenta verificar o estado das cruzetas, porque essa é a causa mais habitual para vibrações.
Se estiverem OK podes tentar ligá-lo a uma máquina de diagnósticos para ver se tem algum erro.
Imagem
JCMendes
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2012 21:16
Land Rover: Range Rover 2.5 DT 1995
Sócio LCP: 2685

Mensagem por JCMendes »

No meu P38 (manual) acontece isso quando vou a baixa rotação em 4ª ou 5ª. Se meter uma abaixo ou se acelerar para subir as rotações, essa tremideira desaparece. Algumas das respostas que recebi aqui no forum foram que "era normal" isso acontecer nos P38, devido ao enorme peso e ao facto de precisar «mais motor».
E não me preocupei mais com o assunto. Sempre que vou mais devagar e a tremideira aparece, meto uma abaixo ou aumento o andamento.
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

Mas isso é uma espécie de engasgar ? No meu também me acontece mas só costumo notar isso em 2ª ou 3ª. Inclusivamente já existem alguns sítios, como certas curvas ou parques de estacionamento, onde sei que isso vai acontecer e reduzo logo antes dele começar a soluçar.
Imagem
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Jcmendes, normal nao devia ser, penso eu de que.

Mcapinha, sim é uma especie de engasgar.. diria que até parece mesmo engasgar. Há ali quanlquer coisa que não é muito linear. Mas o problema é só acontecer em 5º.. Isso sim é estranho

De qualquer forma amanha de manha o range vai ser ligado á maquina para ver o que se acusa, antes de pensar mexer no que quer que seja :thumbup:
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Problema resolvido.

Era o sensor MAP. Sensor trocado e agora nao treme nem engasga nem nada :thumbup:
Pelos visto o sensor que lá estava funcionava só que não estava a 100%, por isso o motivo dos sintomas aparecerem naquela rotação e com aquela carga (da 5º velocidade)

Done 8)