Ensaios / Road Test
-
guerreiro1976
- iniciante TT

- Registado: 18 set 2012 14:57
- Land Rover: Ainda não tenho
- RTI: 0
Ensaios / Road Test
Boas a todos os Landmaniacos,
ando a pensar em um dia destes adquirir um Range Rover Classic para usar com regularidade e fazer algum todo o terreno muito soft... Gostaria de manter o mais original possível. Mas como penso em usá-lo com regularidade gostaria de ver alguns ensaios de revistas da especialidade e opiniões da altura que sairam (decada de 90), inclusivé as performances (especialmente recuperações). Isto porque o meu sonho era um 3.9 5portas da ultima série (1994 se não estou em erro) para andar a GPL, no entanto, estes motores mesmo a GPL não saiem nada económicos, como tal, provavelmente ao realizar o meu desejo terá de ser mesmo um 300tdi!
Basicamente o que queria era informações acerca das performances, porque 17seg 0-100km leva-me a crer que é um carro que se arrasta um bocado! Eu não quero um carro para picanços como é óbvio, mas gosto de quando preciso fazer uma ultrapassagem desafogada...
Se tiverem algumas revistas e fizerem o favor de passar para pdf agradecia-lhe muito.
Abraço,
Guerreiro
ando a pensar em um dia destes adquirir um Range Rover Classic para usar com regularidade e fazer algum todo o terreno muito soft... Gostaria de manter o mais original possível. Mas como penso em usá-lo com regularidade gostaria de ver alguns ensaios de revistas da especialidade e opiniões da altura que sairam (decada de 90), inclusivé as performances (especialmente recuperações). Isto porque o meu sonho era um 3.9 5portas da ultima série (1994 se não estou em erro) para andar a GPL, no entanto, estes motores mesmo a GPL não saiem nada económicos, como tal, provavelmente ao realizar o meu desejo terá de ser mesmo um 300tdi!
Basicamente o que queria era informações acerca das performances, porque 17seg 0-100km leva-me a crer que é um carro que se arrasta um bocado! Eu não quero um carro para picanços como é óbvio, mas gosto de quando preciso fazer uma ultrapassagem desafogada...
Se tiverem algumas revistas e fizerem o favor de passar para pdf agradecia-lhe muito.
Abraço,
Guerreiro
- vperes
- júnior TT

- Registado: 13 jul 2012 09:26
- Land Rover: Range Rover P38A
Ex LR Freelander TD4
Ex LR Discovery 300 - Sócio LCP: 2601
Re: Ensaios / Road Test
Pelas palavras que escreves, não sei se um 300 tdi será o carro que procuras....
-
guerreiro1976
- iniciante TT

Obrigado vperes.... pois também me parece que o V8 seria bem mais interessante... o problema são os consumos! Ou então um Freelander V6 a GPL, ou os X5 ML e outros que tais (também já pensei nessa opção), mas o "problema" é que gosto realmente do Classic!
-
carlos_simoes
- júnior TT

- Registado: 07 set 2006 13:32
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 2579
estou com o vperes.... não me parece que um LR seja a viatura indicada.
ao comprar-se um LR desse estilo, detalhes desses não se pondera muito ou quase nada.
V8 será a unica opção e mesmo assim não pense que vai ter um canhão de arranques.
ao comprar-se um LR desse estilo, detalhes desses não se pondera muito ou quase nada.
V8 será a unica opção e mesmo assim não pense que vai ter um canhão de arranques.
Última edição por carlos_simoes em 19 dez 2012 16:25, editado 1 vez no total.
- BrunoBranco
- pleno TT

- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
Acho que com essas características e preferível um Disco td5 ou uma opção mais em conta... Free td4 
-
guerreiro1976
- iniciante TT

Obrigado a todos pelas respostas.
Não preciso de um canhão para arranques nos semáforos... mas algo que me permite uma condução desenvolta e em segurança...
Também já considerei o TD5...
Outra questão, pelo que tenho visto o V8 mesmo em andamentos em estrada 90-100km/h nunca baixará dos 20l/100 correcto?
Não preciso de um canhão para arranques nos semáforos... mas algo que me permite uma condução desenvolta e em segurança...
Também já considerei o TD5...
Outra questão, pelo que tenho visto o V8 mesmo em andamentos em estrada 90-100km/h nunca baixará dos 20l/100 correcto?
-
mikeRANGErover
- júnior TT

- Registado: 22 fev 2009 22:46
- Land Rover: Range Rover
- Sócio LCP: 2046
O Disco TD5 de origem tem prestações parecidas ao Range Rover VM de origem, já o Range Rover V8 de origem é outra historia... é muito mais rápido.
Miguel arqmiguel@hotmail.com
-
guerreiro1976
- iniciante TT

E fazendo as contas ao consumo até nem é muito diferente!
RR Tdi gasta cerca de 10,5l/100 (pelo que tenho visto por ai) - logo em cada 1000km gasta cerca de 150€
RR V8 gasta cerca de 20l/100 a GPL - em cada 1000km fica por 175€
Vendo bem a diferença até nem é muito significativa... agora também custam a dar os 230€ anuais de IUC contra os 50€ do tdi ou td5....
Mas sinceramente o V8 deve ser outra loiça...
RR Tdi gasta cerca de 10,5l/100 (pelo que tenho visto por ai) - logo em cada 1000km gasta cerca de 150€
RR V8 gasta cerca de 20l/100 a GPL - em cada 1000km fica por 175€
Vendo bem a diferença até nem é muito significativa... agora também custam a dar os 230€ anuais de IUC contra os 50€ do tdi ou td5....
Mas sinceramente o V8 deve ser outra loiça...
-
carlos_simoes
- júnior TT

já tive o td5 e tenho o v8
o td5 preparado para 190cv fica identico ao v8 de origem. a entrega de potencia é diferente claro. o td5 tem uma entrega estilo bomba com o turbo e o v8 é mais linear (nem parecendo tão potente mas é identico)
o td5 preparado para essa potencia, com pneu maiores mud e levantado os tradicionais 5cm não fica a gastar 10,5 mas sim uns 12.
o v8, a essas velocidades de 90/100 em estrada fica a gastar uns 16-17 em cidade sob para uns 22. com uma preparação identica ao que descrevi.
baseado na minha experiencia destes 2 modelos, em termos de custos, o V8 é mais economico. isto enquanto o gpl estiver em conta, porque se se lembram de aumentar o gpl chapeu........... o v8 é um bicho com muita sede.
atenção que com o v8 tenho tido estes consumos com o pé levezinho...... aquilo dá para conduzir como um diesel no que diz respeito as rotações.
claro esta que o td5 tb só fazia estes consumos com juizo. mas a variação seria menor caso fica-se com pé de chumbo.
cumps.
o td5 preparado para 190cv fica identico ao v8 de origem. a entrega de potencia é diferente claro. o td5 tem uma entrega estilo bomba com o turbo e o v8 é mais linear (nem parecendo tão potente mas é identico)
o td5 preparado para essa potencia, com pneu maiores mud e levantado os tradicionais 5cm não fica a gastar 10,5 mas sim uns 12.
o v8, a essas velocidades de 90/100 em estrada fica a gastar uns 16-17 em cidade sob para uns 22. com uma preparação identica ao que descrevi.
baseado na minha experiencia destes 2 modelos, em termos de custos, o V8 é mais economico. isto enquanto o gpl estiver em conta, porque se se lembram de aumentar o gpl chapeu........... o v8 é um bicho com muita sede.
atenção que com o v8 tenho tido estes consumos com o pé levezinho...... aquilo dá para conduzir como um diesel no que diz respeito as rotações.
claro esta que o td5 tb só fazia estes consumos com juizo. mas a variação seria menor caso fica-se com pé de chumbo.
cumps.
-
mikeRANGErover
- júnior TT

2000 Land-Rover Discovery TD5 ES 7-Seat
Performance: top speed 157 km/h (98 mph) (declared by factory); accelerations 0- 60 mph 14.5 s, 0- 100 km/h 15.3 s (declared by factory), 1/4 mile drag time (402 m) 19.4 s (a-c simulation).
1994 Range Rover Vogue 3.9 EFi
Performance: top speed 179 km/h (111 mph) (declared by factory); accelerations 0- 60 mph 9.5 s, 0- 100 km/h 10 s (declared by factory), 1/4 mile drag time (402 m) 17.6 s (a-c simulation).
Performance: top speed 157 km/h (98 mph) (declared by factory); accelerations 0- 60 mph 14.5 s, 0- 100 km/h 15.3 s (declared by factory), 1/4 mile drag time (402 m) 19.4 s (a-c simulation).
1994 Range Rover Vogue 3.9 EFi
Performance: top speed 179 km/h (111 mph) (declared by factory); accelerations 0- 60 mph 9.5 s, 0- 100 km/h 10 s (declared by factory), 1/4 mile drag time (402 m) 17.6 s (a-c simulation).
-
carlos_simoes
- júnior TT

então para ajudar mais um pouco... esses 179km do RR são limitados na centralina. se tirarem essa limitação até dá mais....
agora não sei bem quem é que que dar isso tudo num RR desses... eu não quero dar no meu....
agora não sei bem quem é que que dar isso tudo num RR desses... eu não quero dar no meu....
-
mikeRANGErover
- júnior TT

Eu também não...carlos_simoes Escreveu:então para ajudar mais um pouco... esses 179km do RR são limitados na centralina. se tirarem essa limitação até dá mais....
-
guerreiro1976
- iniciante TT

Segundo percebi pelo Carlos e pelo Mike, o V8 gasta mais ou menos o mesmo em termos de €€ e é muito mais rápido! Cada vez mais me inclino para o V8.
Não quero dar 200km/h nem próximo disso, tanto mais que em auto-estrada raramente passo dos 140km/h... agora gosto de um carro que não me deixe em sofrimento cada vez que preciso de passar um camião ou um carro mais lento...
Em termos de manutenção pelo que tenho lido o V8 também poderá ficar ligeiramente abaixo dos Td? Pelo menos penso que o material para diesel é muito mais dispendioso
Não quero dar 200km/h nem próximo disso, tanto mais que em auto-estrada raramente passo dos 140km/h... agora gosto de um carro que não me deixe em sofrimento cada vez que preciso de passar um camião ou um carro mais lento...
Em termos de manutenção pelo que tenho lido o V8 também poderá ficar ligeiramente abaixo dos Td? Pelo menos penso que o material para diesel é muito mais dispendioso
-
carlos_simoes
- júnior TT

atenção que o muito mais rapido é só nas suas formas originais.
alterar o v8 para se ter ganhos tem de ser gastar mais dinheiro que o td5.
o td5 com apenas 350€ mete uma manada de cavalos e fica identico ao v8.
cumps.
alterar o v8 para se ter ganhos tem de ser gastar mais dinheiro que o td5.
o td5 com apenas 350€ mete uma manada de cavalos e fica identico ao v8.
cumps.
-
guerreiro1976
- iniciante TT

O meu objectivo não era transformar nem alterar o motor, antes pelo contrário, pretendia um que fosse o mais originar possivel.
Se tivesse os €€ disponiveis era mesmo este:
http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P7392185/
Passo a publicidade e se estiver a infrigir alguma norma do forum peço aos administradores que apaguem este post... mas era um destes que me vinha mesmo a calhar!!
Se tivesse os €€ disponiveis era mesmo este:
http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P7392185/
Passo a publicidade e se estiver a infrigir alguma norma do forum peço aos administradores que apaguem este post... mas era um destes que me vinha mesmo a calhar!!
-
mikeRANGErover
- júnior TT

- Cláudio Range v8
- júnior TT

- Registado: 02 nov 2011 10:03
- Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8, 1991
Boas.
Vou dar a minha opinião e vou tentar ser sucinto na minha avaliação/comparação.
Tive um RR VM, com o qual fiz mais de 400.000km.
Tenho desde 2007/2008, um RR 3.9 v8 EFI de duas portas, também equipado a GPL.
- VM tinha melhor velocidade de ponta;
- V8 tem claramente mais arranque (2ª velocidade a chegar praticamente aos 100km/h);
- o máximo que dei no V8 foi cerca de 190km/h e com pequena inclinação;
- o máximo que dei no VM foi 200 e qualquer coisita, também com pequena inclinação;
- a estes valores, devemos obviamente como em qualquer outro carro, contar com o erro do velocimetro;
- com pneus de origem, o V8 guiado como deve ser, parece um Kit car, mas esqueçam os consumos;
- com pneus 35", o VM fazia a grande subida do IP4 (até o Alto de Espinho), sempre em 5ª velocidade;
- o V8 não faz, mas faz em 4ª e mais rápida;
- VM claramente mais forte que o 200 ou 300 tdi, em termos de performances;
- em termos de consumos, ligeiramente mais altos, e mais fraco na fiabilidade e insonorização;
- se tivermos cuidado no pé direito, temos motor para durar;
- em termos de consumo e €€€, ficam praticamente empatados, necessitando tanto um como outro de cerca de 15€ para fazer 100km.
Em termos de escolha, esta recai claramente no V8, servindo como desempate o som que emana daquele motor.
Só ouvi-lo a trabalhar e dar duas gazadas, é de arrepiar.
Espero ter podido ajudar.
Não consegui ser tão sucinto quanto queria, mas quando falo de Range's, dá nisto.
E muito mais havia para dizer.
Votos de um Feliz Natal para todos
Cláudio Rego
Vou dar a minha opinião e vou tentar ser sucinto na minha avaliação/comparação.
Tive um RR VM, com o qual fiz mais de 400.000km.
Tenho desde 2007/2008, um RR 3.9 v8 EFI de duas portas, também equipado a GPL.
- VM tinha melhor velocidade de ponta;
- V8 tem claramente mais arranque (2ª velocidade a chegar praticamente aos 100km/h);
- o máximo que dei no V8 foi cerca de 190km/h e com pequena inclinação;
- o máximo que dei no VM foi 200 e qualquer coisita, também com pequena inclinação;
- a estes valores, devemos obviamente como em qualquer outro carro, contar com o erro do velocimetro;
- com pneus de origem, o V8 guiado como deve ser, parece um Kit car, mas esqueçam os consumos;
- com pneus 35", o VM fazia a grande subida do IP4 (até o Alto de Espinho), sempre em 5ª velocidade;
- o V8 não faz, mas faz em 4ª e mais rápida;
- VM claramente mais forte que o 200 ou 300 tdi, em termos de performances;
- em termos de consumos, ligeiramente mais altos, e mais fraco na fiabilidade e insonorização;
- se tivermos cuidado no pé direito, temos motor para durar;
- em termos de consumo e €€€, ficam praticamente empatados, necessitando tanto um como outro de cerca de 15€ para fazer 100km.
Em termos de escolha, esta recai claramente no V8, servindo como desempate o som que emana daquele motor.
Só ouvi-lo a trabalhar e dar duas gazadas, é de arrepiar.
Espero ter podido ajudar.
Não consegui ser tão sucinto quanto queria, mas quando falo de Range's, dá nisto.
E muito mais havia para dizer.
Votos de um Feliz Natal para todos
Cláudio Rego
Última edição por Cláudio Range v8 em 21 dez 2012 16:33, editado 1 vez no total.
- mak
- júnior TT

- Registado: 30 mai 2012 09:53
- Land Rover: .
ex RR VM 91
ex RR 300TDi - Sócio LCP: 2711
realmente, se o intuito é andar bem e gastar pouco, o melhor é esquecer o que para aqui se vai dizendo..
tenho solução:
- compra o meu volvo xc90 D5 de 163cv, é confortavel, anda bem e gasta pouco (8.5 L/100Km)
com a venda do meu, posso comprar eu um RR 300 para estar paradinho na garagem e dar apenas umas voltinhas de vez em quando!
que axa?
"Vale a pena pensar nisso.."
tenho solução:
- compra o meu volvo xc90 D5 de 163cv, é confortavel, anda bem e gasta pouco (8.5 L/100Km)
com a venda do meu, posso comprar eu um RR 300 para estar paradinho na garagem e dar apenas umas voltinhas de vez em quando!
que axa?
"Vale a pena pensar nisso.."
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
eu dos LR todos que já tive e conduzi posso lhe dizer que fazia assim:
Defender td5 com algum tuning, não é preciso exagerar, basta uma boa box/chip, tirar a EGR e a panela central. Agora tem é que andar leve, nada de o carregar com snorkels/roolbars/roofracks/etc etc, soft top é o ideal... pneus 265 com barras de torção (desliga quando quiser fazer mato mais sério). Parece um kart e faz médias em torno dos 11L (menos que isso não acredite, mesmo o D5 a andar bem tinha que ver). se quiser velocidade de ponta monta a caixa do discovery.
BBB (Bom Bonito e Barato)
Defender td5 com algum tuning, não é preciso exagerar, basta uma boa box/chip, tirar a EGR e a panela central. Agora tem é que andar leve, nada de o carregar com snorkels/roolbars/roofracks/etc etc, soft top é o ideal... pneus 265 com barras de torção (desliga quando quiser fazer mato mais sério). Parece um kart e faz médias em torno dos 11L (menos que isso não acredite, mesmo o D5 a andar bem tinha que ver). se quiser velocidade de ponta monta a caixa do discovery.
BBB (Bom Bonito e Barato)
-
joao carvalho
- júnior TT

- Registado: 05 out 2012 19:09
- Land Rover: Range rover 2.5 DSE
Nao queria estar a "meter a colher" mas, muito sinceramente, quem compra um range rover não devia andar preocupado com economias.. Peço desde já desculpa de ser tão directo.
Comprar um RR e andar a contar os tostoes da gasolina (ou gasoleo) e, muitas das vezes, andar á caça de peças mais baratas e facilitar a manutenção, etc etc... Na minha opiniao nao dá com nada.
Económico, bom e relativamente fácil de manter será uma 300 TDi ou até um TD5.
Um RR é o tipo de carro que precisa de "bagag€m" para ser mantido. Mesmo o V8 ( o 3.9 ) não é um campeao de corridas. Para andar muito bem, como se de um ligeiro já "jeitosinho" se tratasse, o RR é o carro errado.
Comprar um RR e andar a contar os tostoes da gasolina (ou gasoleo) e, muitas das vezes, andar á caça de peças mais baratas e facilitar a manutenção, etc etc... Na minha opiniao nao dá com nada.
Económico, bom e relativamente fácil de manter será uma 300 TDi ou até um TD5.
Um RR é o tipo de carro que precisa de "bagag€m" para ser mantido. Mesmo o V8 ( o 3.9 ) não é um campeao de corridas. Para andar muito bem, como se de um ligeiro já "jeitosinho" se tratasse, o RR é o carro errado.