DSE de 2000 sobe para posição TT sozinho...

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
windman
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 out 2005 09:41
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 0

DSE de 2000 sobe para posição TT sozinho...

Mensagem por windman »

Boas,

Precisava aqui de algumas opiniões, especialmente de saber se já alguém teve uma situação semelhante e de como a resolveu...

O meu p38 está bem de saúde, felizmente, mas anda com uma mania que me chateia às vezes.
É aquilo a que se chama de sintoma intermitente (para mim os mais irritantes para descobrir o mal).

Faz todas as funções da suspensão normalmente. Não mostra erros no software de diagnóstico da EAS do PC, nem no carro.

Nalgumas rotundas, lombas ou irregularidades na estrada... Sobe automáticamente para a posição de TT e somente depois de andar um bocado mais rápido volta à posição normal ou se entro em AE vai para a devida posição de AE. Este sintoma, não é permanente, mas está-se a tornar cada vez mais habitual.

Esta função (subir para TT) não era para entrar somente a partir do botão de posição?

Andei a ler à pressa uns foruns ingleses e falam-me num relé do compressor... Estranho... :bolas:

Um abraço.
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 jul 2010 12:13

Re: DSE de 2000 sobe para posição TT sozinho...

Mensagem por fredddydias_00 »

Boa noite,
windman, o meu passou pelo mesmo...ao principio era de vez em quando, e depois tornou-se constante, a partida será os sensores de altura que estarão a ficar nas lonas, eu troquei de um lado para o outro (esquerdo pelo direito e vise versa) e tornei a programar as alturas todas, por agora ele não voltou a fazer o mesmo outra vez :)
abraço
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

fredddydias_00 Escreveu: .....
windman, o meu passou pelo mesmo...ao principio era de vez em quando, e depois tornou-se constante, a partida será os sensores de altura que estarão a ficar nas lonas, eu troquei de um lado para o outro (esquerdo pelo direito e vise versa) e tornei a programar as alturas todas, por agora ele não voltou a fazer o mesmo outra vez :)
....
Estranha coincidência, Freddy, eu mudei os 4 sensores, e por vezes, continuo a ter o mesmo problema.
Já dei em "louco" a tentar descobrir....
(Mas, não fiz a calibração by the book!!)

Fica a faltar o Drive Pack :sing:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
laiginha
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 22:52
Land Rover: RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
Sócio LCP: 3624
RTI: 0

Mensagem por laiginha »

Boas Pessoal,

Se não for de causa do Hardware poderá ser por alteração das alturas NÃO terem sido configuradas "by the book"...No meu isso acontece propositadamente por coloquei intencionalmente os parâmetros das posições mais altas em valores muito próximos...! Mesmo que a ECU em detrimento da velocidade reponha no posição standard assim que a velocidade justifique...! Por isso avalia se não andastes mexer nos parâmetros ou a calibrar sem recurso aos respectivos calibres??

Boa sorte,

JLL
Última edição por laiginha em 09 mar 2013 17:51, editado 1 vez no total.
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 jul 2010 12:13

Mensagem por fredddydias_00 »

tomcat Escreveu: Estranha coincidência, Freddy, eu mudei os 4 sensores, e por vezes, continuo a ter o mesmo problema.
Já dei em "louco" a tentar descobrir....
(Mas, não fiz a calibração by the book!!)
"
:sing: nada que com fita métrica e com paciência fique direito... eu programei com 3cm de diferencia de "AE" para a "normal" e com 4cm da "normal" para a "TT" e depois de isso não voltou a mudar para a posição de "TT" sozinho.

Antes de fazer a troca dos sensores e reprogramar apanhei uns dois o tres sustos, por que ele a 80Km/h em curva lembrou de se levantar ate "TT" o mais.. e meus amortecedores que não estarão na sua melhor forma, o jipe ficava mesmo incontrolável chegando a pinchar e não aderir muito bem a estrada... :?2

Abraço
cmrmiranda
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2008 15:07
Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000

Mensagem por cmrmiranda »

Boa colheita 2000 :)
O meu passou pelo mesmo (várias x ao dia) e depois de idas à marca em sítios diferentes ambos apontavam para o mesmo, a substituição dos o-rings do bloco de válvulas, coisa que foi feita, (na marca) e :x após algum tempo voltou a fazer o mesmo :ohnao: fui a um expert que desmontou o bloco de valvulas, voltou a colocá-lo e disse-me que o problema estava resolvido, não me queria dizer o que era mas a muito custo lá lhe consegui arrancar que era verdete/mau contacto no bloco de valvulas, onde concretamente não sei, mas sei que desde 2008/2009 nunca mais tive esse problema. :god:
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por JotaPê »

O meu tinha esse problema, fiz os blocos de calibração e calibrei como deve ser e não só deixei de ter o problema como o carro ganhou um conforto que nunca tinha experimentado.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

JotaPê Escreveu:O meu tinha esse problema, fiz os blocos de calibração e calibrei como deve ser e não só deixei de ter o problema como o carro ganhou um conforto que nunca tinha experimentado.
Eu vou tb pelos "blocos": Meti 4 sensores novos, refiz bloco de válvulas, testei outro Drive Pack...
(só falta mudar a centralina da EAS e outro bloco, que já cá moram ;)...
E continuo a sofrer esporadicamente desse sintoma, para não falar, da perca de conforto/eficácia do RR.

Dado o custo relativamente barato de fazer os blocos, e sabendo o que sei hoje (tempo perdido a tentar calibrar, e a ficar a "matutar no assunto :bolas: ).
Faz parte da "to do list", assim que o bom tempo chegar.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

Paulo pra quê o bom tempo :) aquilo é tão fácil de fazer que até com mau tempo vai.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

JotaPê Escreveu:Paulo pra quê o bom tempo :) aquilo é tão fácil de fazer que até com mau tempo vai.
:D

Isso e averiguar como está a Wastegate (daí o bom tempo).

Medidas dos blocos: podem ver aqui: http://www.mez.co.uk/p38-eas.html

JotaPê, tiveste algum stress em remover os blocos de acesso?
Um abraço.

JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

eu não utilizei os blocos de acesso nem os de off-road. (Embora os tivesse)
Fiz umas contas e atento a como o carro fica quando seleciono essas alturas bateram certo.
As contas foram feitas com base neste post:

FL .. FR .. RL .. RR
162 159 132 127 136mm Block ( high mode )
115 112 97 90 70mm Block ( low mode )

Using the magical power of math we can see that the front left sensor has a conversion of ( 136 - 70 ) / ( 162 - 115 ) = 1.4 mm per bit. Likewise , the rear left has a conversion factor of ( 136 - 70 ) / ( 132 - 97 ) = 1.88 mm per bit. So , assuming the sensors are reasonably linear we can plug in any height and figure out the bit value for the sensor e.g.

front left 100mm ( std height ) = 70mm reading + ( 30mm / 1.4 ) = 115 + 21 = 136
rear right 30mm ( low - 40mm ) = 70mm reading - ( 40mm / 1.88 ) = 90 - 21 = 69
rfsimoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 fev 2010 01:26
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
https://sites.google.com/site/rangeroverp382/
Sócio LCP: 2538

Mensagem por rfsimoes »

O meu faz uma coisa muito parecida.
Às vezes, de manhâ, com o tempo mais frio, (hoje aconteceu), ele sobe sozinho. Quando carrego no botão para baixar ele não baixa. Pisca e pisca e não consegue baixar. Já ando com isto à muito tempo pois é muito aleatório. Até construí um controle manual das válvulas com led's indicadores do estado das electroválvulas e descobri que a centralina manda abrir as válvulas de deve.
Acontece que o ar não sai embora as válvulas estejam "abertas". Já li algures, alguém dizer que o diafragma pode fazer isso. Aliás pode não deixar subir ou não deixar descer.
Eu substitui os orings todos incluido o diafragma. O diafragma tem uma mola a qual estiquei um pouco. Devo ter feito mal. Por outro lado, lembro-me de notar o diafragma estranho ao montar.
Vou comprar outro e abrir de novo aquilo.
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

rfsimoes Escreveu: ...
Acontece que o ar não sai embora as válvulas estejam "abertas". Já li algures, alguém dizer que o diafragma pode fazer isso. Aliás pode não deixar subir ou não deixar descer.
Eu substitui os orings todos incluido o diafragma. O diafragma tem uma mola a qual estiquei um pouco. Devo ter feito mal. Por outro lado, lembro-me de notar o diafragma estranho ao montar.
Vou comprar outro e abrir de novo aquilo.
Tenta comprar um diafragma "original".
Comprei um pela web, e tive que desmontar tudo e colocar o velho: O RR não baixava.
Um abraço.

jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Boas

Exactamente o que se passa com o meu.
Mudei todos os orings do bloco de válvulas, diafragma também (um kit vermelho que tinha casa)
e o gajo agora não desce!...e tb levou tempo pra caramba pra subir (tb "ataquei" o compressor)
Já mandei vir um diafragma preto (original!?)
One Life, Live It
Porto
rfsimoes
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 fev 2010 01:26
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
https://sites.google.com/site/rangeroverp382/
Sócio LCP: 2538

Mensagem por rfsimoes »

jonasserra Escreveu:Boas

Exactamente o que se passa com o meu.
Mudei todos os orings do bloco de válvulas, diafragma também (um kit vermelho que tinha casa)
e o gajo agora não desce!...e tb levou tempo pra caramba pra subir (tb "ataquei" o compressor)
Já mandei vir um diafragma preto (original!?)
Boas jonasserra
Depois reporta o resultado. O meu caso é tão intermitente que bem podem passar meses sem acontecer nada. :ohnao:

Cumprimentos
Imagem
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

pois tambem ja disseram muito bem do kit de o`rings em viton (vermelhos) que eram melhores que os originais, eram mais macios duravam mais e tal.... mas tambem ja li aqui o contrário :think: o meu bloco de valv. foi reparado por um tipo curioso e empreendedor que se interessou pelo funcionamento da coisa, ja reparou o dele e de mais uns quantos, o meu foi á mais de um ano com os o´rings pretos e o diafragma (originais) e até agora... :thumbup:
windman
júnior TT
júnior TT

Mensagem por windman »

Boas,

Infelizmente posso-me gabar de ter um dos DSEs mais bonitos e estimadinhos que conheço, além de todo funcional... Até há umas semanas :cry: .

O problema que deu origem a este post... alterou-se.

O mecânico fez o que tinha a fazer, o p38 aguenta bem o ar durante dias e está tudo operacional, excepto... Não "agarra" a programação na suspensão.
O sintoma que tem é que após todo programado, quando se desliga a ignição e volta a ligar fica maluco como se fizesse um reset e começa a dança.
Não dá erros no programa e já foi a uma oficina com uma máquina profissional... Nada, não detecta anomalias. Após desligar a ignição lá vai a programação.

Já se trocaram as peças todas por peças de teste.

O sintoma mantém-se. O mecânico já está sem grandes soluções.

É a put... da bruxa dos P38. :mad: :mad: :mad:

Ao que parece só falta mexer nas fichas da centralina mãe a ver se tem humidade ou algo do género.

Alguém já passou por esta desgraça, ou viu isto referido nos foruns internacionais?

Um abraço.
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Bateria nas lonas?

ECU do bloco de valvulas? Ou aquela pecita que está debaixo do banco do condutor?
Ou mesmo BECM?

Não tem nada a ver, o meu tem os retrovisores com memoria, mete-se marcha-atras, os espelhos inclinam-se e depois voltam à posição normal qd se desengrena a m.a., porem o retrovisor do lado condutor não tem meio de memorizar a posição normal...

O meu problema com o bloco de valvulas ainda não está resolvido.
A ultima dele, empina a traseira na posição mais alta, e a frente fica agachada.....genero....bem.....hhuummm...pois!
Ontem à noite desmontei (3ªvez seguida) o bloco até não haver mais pra desmontar, limpei com spray desengordurante, voltei a montar...
Ao final da tarde qd chegar a casa vou por mais uma vez o bloco no carro, a ver o que dá..
(entretanto já vem um bloco "novo" a caminho...)
One Life, Live It
Porto
JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

Windman o que estás a dizer é que ele não memoriza os valores da calibração?

Jonas tens a suspensão bem calibrada? com os blocos?
windman
júnior TT
júnior TT

Mensagem por windman »

Boas,

Acho que bateria não, porque o carro estava a arrancar bem.
Ao que parece já trabalhou com várias peças de teste, penso que inclusivê a centralina da suspensão...
Acho que perde a memorização das alturas e sobe mais dum lado ou outro e até faz a "dança dos sinais".
Tudo isto após desligar a ignição.

Um abraço.