P38 - Temp na chaufage e temp no motor

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
mats
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 jan 2010 19:38

Re: P38 - Temp na chaufage e temp no motor

Mensagem por mats »

ora viva pessoal!!
Bem este tópico despertou-me atenção, para uma coisa que á muito penso fazer e decidi fazer algo quanto a isso e estou a falar do termostato a abrir a 71ºC para os nossos DSE, segundo tenho verificado a malta manda vir isso da América mas acho que fica caro e um pouco trabalhoso esta operação, portanto, pus mãos á obra!!!
Para já tenho o nome e as suas ref. de quatro marcas que fabricam estes mesmo termostatos que ditar em baixo.

- Marca - WAHLER
- Ref. - 4235.71D

- Marca - AKS DASIS
- Ref. - 751927N

-Marca - KUHLER SCHNEIDER
-Ref. - 7419271

-Marca - MEYLE
-Ref. - 028 271 0005
Quanto a este ultimo deixo aqui o link da marca com todas as especificações e aplicações a que se destina este termostato.
http://www.meyle.com/EN/Spare-parts/Sea ... rchFilter=
http://opc.meyle.com/opc/productDetails/previewPdf
Para Já é toda a informação que consegui obter agora só falta mesmo ver quem vende, se alguém tiver conhecimento diga fico muito agradecido!!
Cumpts :thumbup:
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Mensagem por joao carvalho »

Pergunta simples:

Tenho lido tudo o que posso, tentando absorver informação acerca do aquecimento dos P38 diesel.

A posição normal é a das 12h certo?

Hoje aconteceu.me uma coisa. Numa subida prolongada (e hoje estao cerca de 25ºC) o ponteiro subiu-me meio traço. Subi, fui á minha vida e depois desci. Na descida e até casa tudo normal. Durante a descida, temperatura ligeiramente abaixo do meio, em plano temperatura no meio..
Tubos de agua sem pressao (maleáveis), agua a nível, tudo ok.

Agora a duvida.. Será viscoso ou feitio? o viscoso devia-se ouvir bem? é que nao me parece ouvi-lo depois de quente e mesmo a frio é raro.

Com o ponteiro ocasionalmente pouco acima do meio devo-me preocupar?
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu:
Certo. ( o meu não está e nem quero saber :sing: )
joao carvalho Escreveu: ... é que nao me parece ouvi-lo depois de quente e mesmo a frio é raro.
Acredita que ouve-se mesmo.....
Descobre uma subida longa e inclinada, de preferência que tenhas que ir em 3ª....
Quando ligar notas ;)
joao carvalho Escreveu: Com o ponteiro ocasionalmente pouco acima do meio devo-me preocupar?
Define pouco? 12H05? 113H00
Se o viscoso funcionar (teste em cima) não.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

tomcat Escreveu:
joao carvalho Escreveu:
Certo. ( o meu não está e nem quero saber :sing: )
joao carvalho Escreveu: ... é que nao me parece ouvi-lo depois de quente e mesmo a frio é raro.
Acredita que ouve-se mesmo.....
Descobre uma subida longa e inclinada, de preferência que tenhas que ir em 3ª....
Quando ligar notas ;)
joao carvalho Escreveu: Com o ponteiro ocasionalmente pouco acima do meio devo-me preocupar?
Define pouco? 12H05? 113H00
Se o viscoso funcionar (teste em cima) não.
Tomcat o que se nota quando o viscoso liga é falta de força certo? Por acaso nao me apercebi mas também subi devagar, em quarta, a andar pelos 70km-h mais ou menos :)

Quando digo ao meio dia, nao é muito além disso. O traço das 12h00 é exactamente na vertical. O ponteiro mexe-se uma coisa de nada pá direita (eh pa do traço das 12h00 ao seguinte, cerca de 1/4 disso se tanto).. Estive para tirar foto mas nao consegui ;)
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Afinal nem foi preciso tirar foto.. Encontrei esta por aí na net:

http://img856.imageshack.us/img856/9725/imag1286.jpg

O ponteiro hoje estava exactamente como o da foto (a subir).. Mesmo ligeiramente á direita, é normal? :?2
Joel Pereira
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 jun 2009 19:56
Land Rover: Range Rover P38
Sócio LCP: 2151

Mensagem por Joel Pereira »

Desde que não passe dai penso que seja normal...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Ontem, mais 200km e sempre no meio.. Se calhar é mesmo só impressao minha ou qualquer coisa do género :cool:
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Segundo o que me disseram uma vez, desde que esteja dentro do branco, é aceitável.

Agora, eu acho que tenho alguma experiência em falar acerca de aquecimentos, porque tive problemas no meu P38 durante quase um ano e troquei praticamente tudo: bomba de água, termóstato, radiador, 2 juntas de cabeça e por fim uma cabeça nova. Só faltou mesmo trocar o bloco.

Enfim, tudo isto para dizer o seguinte: o termómetro da temperatura que está no quadrante, não serve praticamente para nada! Só dá para perceber se o motor está quente ou frio. Digo isto porque tenho a seguinte experiência: com o termómetro do quadrante a marcar exactamente a mesma coisa (tipo, às 11h55) a temperatura no motor tanto pode ser de 80ºC como de 105ºC (tendo estas temperaturas sido lidas com o Hawkeye a ler o outro sensor que também está na cabeça). Parece-me que a BECM tem um efeito qualquer que "amortece" as leituras e deixa o ponteiro mais ou menos sempre no mesmo sítio.. No meu, por exemplo, o ponteiro da temperatura só mexia quando o sensor do motor já estava a ler para lá dos 110ºC.

Ele gasta-te algum liquido refrigerante ?
Imagem
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Mcapinha, por acaso não sabia que podia haver tanta diferença de temperaturas.

No ano passado fui á covilhã pela serra da estrela e a subir, já lá em cima depois da cortada das penhas douradas, ele foi para a mesma posição que está na foto (12h05) .
Já nessa altura parei para confirmar se estava tudo bem encostei, abri o capô, e a temperatura pareceu-me normalíssima. Conseguia até meter a mão nos tubos do radiador sem problema.

Entretanto do que tenho lido, reparei que a tampa do vaso de expansão nao precisa de ir até "ao fundo" e que há ali um ponto mesmo antes do aperto total que deixa sair alguma pressao em excesso (para evitar ou antever aqueles stresses com as tampas bloqueadas). Acertei esse ponto, o liquido estava a nível e ainda hoje está ou seja, nao perde nada.

O compartimento do motor também nao ajuda nada visto que é muito fechado. Li qualquer coisa sobre tirar parte das borrachas laterais mas nao fiz nada ainda. nem sei de ninguém que o tenha feito
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

A tampa é para ser bem apertada. Se estiver boa mantém a pressão necessária para o sistema trabalhar como deve, não te esqueças que mais pressão evita que a água entre em ebulição mais cedo.
O meu normalmente anda no meio mas a subir com o a/c ligado o ponteiro chega ao 12h05, no entanto, a nanocom marca 95º. A descer a nanocom marca 89º e o ponteiro desce para as 11h.
Paneleiríces.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

OFF topic
Ao haver "disparidade" de leituras, com máquina de diagnóstico, Mcapinha, será que não tens algum sensor avariado?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

joao carvalho
júnior TT
júnior TT

JotaPê Escreveu:A tampa é para ser bem apertada. Se estiver boa mantém a pressão necessária para o sistema trabalhar como deve, não te esqueças que mais pressão evita que a água entre em ebulição mais cedo.
O meu normalmente anda no meio mas a subir com o a/c ligado o ponteiro chega ao 12h05, no entanto, a nanocom marca 95º. A descer a nanocom marca 89º e o ponteiro desce para as 11h.
Paneleiríces.
Se não fosse a fama com que pintam este carro, maior parte dos donos nao andava sempre alerta :lol:

A tampa andou sempre apertada até à coisa de um mês quando lhe tirei um bocado de aperto. Sendo assim volta-se a apertar :thumbup:
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Deixo aqui link´s para a compra:

- Marca - WAHLER
- Ref. - 4235.71D http://www.autoteiledirekt.de/wahler-1719126.html

- Marca - AKS DASIS
- Ref. - 751927N

-Marca - KUHLER SCHNEIDER
-Ref. - 7419271

-Marca - MEYLE
-Ref. - 028 271 0005 http://buycarspares.co.uk/index.php/mey ... -0005.html

O WAHLER, que tem ar de ser alemão, e é vendido por eles, custa 30€, o outro que vem de UK fica por 10€. Os outros dois não me aparecem em lado nenhum.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

moreirinha Escreveu:Deixo aqui link´s para a compra:

....
O WAHLER, que tem ar de ser alemão, e é vendido por eles, custa 30€, o outro que vem de UK fica por 10€. Os outros dois não me aparecem em lado nenhum.
Moreirinha, obrigado pela partilha :thumbup: :thumbup:
Um abraço.

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

[quote="moreirinha"
...
-Marca - MEYLE
-Ref. - 028 271 0005 http://buycarspares.co.uk/index.php/mey ... -0005.html
[/quote]
....
Informo que recebi o meu da buycarspares.co.uk, juntamente com resto de material mais p€sado :bolas: , dou o meu feedback positivo a loja.
Um abraço.