Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
ora viva pessoal!!
Bem este tópico despertou-me atenção, para uma coisa que á muito penso fazer e decidi fazer algo quanto a isso e estou a falar do termostato a abrir a 71ºC para os nossos DSE, segundo tenho verificado a malta manda vir isso da América mas acho que fica caro e um pouco trabalhoso esta operação, portanto, pus mãos á obra!!!
Para já tenho o nome e as suas ref. de quatro marcas que fabricam estes mesmo termostatos que ditar em baixo.
Tenho lido tudo o que posso, tentando absorver informação acerca do aquecimento dos P38 diesel.
A posição normal é a das 12h certo?
Hoje aconteceu.me uma coisa. Numa subida prolongada (e hoje estao cerca de 25ºC) o ponteiro subiu-me meio traço. Subi, fui á minha vida e depois desci. Na descida e até casa tudo normal. Durante a descida, temperatura ligeiramente abaixo do meio, em plano temperatura no meio..
Tubos de agua sem pressao (maleáveis), agua a nível, tudo ok.
Agora a duvida.. Será viscoso ou feitio? o viscoso devia-se ouvir bem? é que nao me parece ouvi-lo depois de quente e mesmo a frio é raro.
Com o ponteiro ocasionalmente pouco acima do meio devo-me preocupar?
joao carvalho Escreveu:
A posição normal é a das 12h certo?
Certo. ( o meu não está e nem quero saber )
joao carvalho Escreveu:
... é que nao me parece ouvi-lo depois de quente e mesmo a frio é raro.
Acredita que ouve-se mesmo.....
Descobre uma subida longa e inclinada, de preferência que tenhas que ir em 3ª....
Quando ligar notas
joao carvalho Escreveu:
Com o ponteiro ocasionalmente pouco acima do meio devo-me preocupar?
Define pouco? 12H05? 113H00
Se o viscoso funcionar (teste em cima) não.
Tomcat o que se nota quando o viscoso liga é falta de força certo? Por acaso nao me apercebi mas também subi devagar, em quarta, a andar pelos 70km-h mais ou menos
Quando digo ao meio dia, nao é muito além disso. O traço das 12h00 é exactamente na vertical. O ponteiro mexe-se uma coisa de nada pá direita (eh pa do traço das 12h00 ao seguinte, cerca de 1/4 disso se tanto).. Estive para tirar foto mas nao consegui
Segundo o que me disseram uma vez, desde que esteja dentro do branco, é aceitável.
Agora, eu acho que tenho alguma experiência em falar acerca de aquecimentos, porque tive problemas no meu P38 durante quase um ano e troquei praticamente tudo: bomba de água, termóstato, radiador, 2 juntas de cabeça e por fim uma cabeça nova. Só faltou mesmo trocar o bloco.
Enfim, tudo isto para dizer o seguinte: o termómetro da temperatura que está no quadrante, não serve praticamente para nada! Só dá para perceber se o motor está quente ou frio. Digo isto porque tenho a seguinte experiência: com o termómetro do quadrante a marcar exactamente a mesma coisa (tipo, às 11h55) a temperatura no motor tanto pode ser de 80ºC como de 105ºC (tendo estas temperaturas sido lidas com o Hawkeye a ler o outro sensor que também está na cabeça). Parece-me que a BECM tem um efeito qualquer que "amortece" as leituras e deixa o ponteiro mais ou menos sempre no mesmo sítio.. No meu, por exemplo, o ponteiro da temperatura só mexia quando o sensor do motor já estava a ler para lá dos 110ºC.
Mcapinha, por acaso não sabia que podia haver tanta diferença de temperaturas.
No ano passado fui á covilhã pela serra da estrela e a subir, já lá em cima depois da cortada das penhas douradas, ele foi para a mesma posição que está na foto (12h05) .
Já nessa altura parei para confirmar se estava tudo bem encostei, abri o capô, e a temperatura pareceu-me normalíssima. Conseguia até meter a mão nos tubos do radiador sem problema.
Entretanto do que tenho lido, reparei que a tampa do vaso de expansão nao precisa de ir até "ao fundo" e que há ali um ponto mesmo antes do aperto total que deixa sair alguma pressao em excesso (para evitar ou antever aqueles stresses com as tampas bloqueadas). Acertei esse ponto, o liquido estava a nível e ainda hoje está ou seja, nao perde nada.
O compartimento do motor também nao ajuda nada visto que é muito fechado. Li qualquer coisa sobre tirar parte das borrachas laterais mas nao fiz nada ainda. nem sei de ninguém que o tenha feito
A tampa é para ser bem apertada. Se estiver boa mantém a pressão necessária para o sistema trabalhar como deve, não te esqueças que mais pressão evita que a água entre em ebulição mais cedo.
O meu normalmente anda no meio mas a subir com o a/c ligado o ponteiro chega ao 12h05, no entanto, a nanocom marca 95º. A descer a nanocom marca 89º e o ponteiro desce para as 11h.
Paneleiríces.
JotaPê Escreveu:A tampa é para ser bem apertada. Se estiver boa mantém a pressão necessária para o sistema trabalhar como deve, não te esqueças que mais pressão evita que a água entre em ebulição mais cedo.
O meu normalmente anda no meio mas a subir com o a/c ligado o ponteiro chega ao 12h05, no entanto, a nanocom marca 95º. A descer a nanocom marca 89º e o ponteiro desce para as 11h.
Paneleiríces.
Se não fosse a fama com que pintam este carro, maior parte dos donos nao andava sempre alerta
A tampa andou sempre apertada até à coisa de um mês quando lhe tirei um bocado de aperto. Sendo assim volta-se a apertar
O WAHLER, que tem ar de ser alemão, e é vendido por eles, custa 30€, o outro que vem de UK fica por 10€. Os outros dois não me aparecem em lado nenhum.
moreirinha Escreveu:Deixo aqui link´s para a compra:
....
O WAHLER, que tem ar de ser alemão, e é vendido por eles, custa 30€, o outro que vem de UK fica por 10€. Os outros dois não me aparecem em lado nenhum.
Moreirinha, obrigado pela partilha
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
[quote="moreirinha"
...
-Marca - MEYLE
-Ref. - 028 271 0005 http://buycarspares.co.uk/index.php/mey ... -0005.html
[/quote]
....
Informo que recebi o meu da buycarspares.co.uk, juntamente com resto de material mais p€sado , dou o meu feedback positivo a loja.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...