rrP38 - panela central

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0

rrP38 - panela central

Mensagem por moreirinha »

Chegou a hora de trocar, como vou ter que gastar os €€ estava a ponderar meter um tubo direto, alguém sabe onde posso fazer isso aqui na zona de Lisboa?
Já agora opiniões agradecem-se!

Obrigado,

Moreirinha.
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Re: rrP38 - panela central

Mensagem por rp38 »

viva, a panela central aconselho-te a mantê-la devido ao rendimento do motor e acima de tudo ao barulho, :yikes: acredito que fique com uma voz grossa mesmo á macho!! :lol: mas depois vais chamar atenção das forças cobardes da lei :x se fizeres comou eu fiz, ou seja;mantive a do meio e aniquilei a de trás. do meio pra trás é so um tubo, ganhei um bocadito em baixas e em termos de som está original... :cool:
laiginha
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 22:52
Land Rover: RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
Sócio LCP: 3624

Mensagem por laiginha »

Boas,

Se querem o motor a roncar mais alto é anular a panela central... Quanto ao resto não prevejo melhoria de performance em baixas com a eliminação da central, ja que a panela é directa no P38...Ja o catalisador ou as panelas finais seja algo a considerar mas a ponderar as alterações tendo em vista a futuras idas a IPO? Se fizerem um "bypass " as ultimas vão avaliar uma ligeira melhoria no desempenho em baixas e com o ruído equivalente ao original...

Penso em qualquer casa de a manutenção de linhas de escape faça o serviço a bom preço...Senão ha que arranjar umas flanges no mercado e toca a soldar para quem souber tocar nos respectivos "instrumentos metaleiros"...

PS: Atenção a soldadura por arco eléctrico " in loco" optem sempre por faze-las fora da viatura, não vá o diabo...!

Boa sorte,

CumprimenTTos,

JLL
Afonso630r
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 dez 2012 15:54
Land Rover: Range rover p38a 2.5 dt 1995
Sócio LCP: 2641

Mensagem por Afonso630r »

rp38 Escreveu:viva, a panela central aconselho-te a mantê-la devido ao rendimento do motor e acima de tudo ao barulho, :yikes: acredito que fique com uma voz grossa mesmo á macho!! :lol: mas depois vais chamar atenção das forças cobardes da lei :x se fizeres comou eu fiz, ou seja;mantive a do meio e aniquilei a de trás. do meio pra trás é so um tubo, ganhei um bocadito em baixas e em termos de som está original... :cool:
penso o mesmo e tenho o meu tal e qual igual ahah
Afonso Moura

Assistido por PJVL
CARECA
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 set 2010 22:52
Land Rover: Discovery 300 tdi 98
Sócio LCP: 2896

Mensagem por CARECA »

Boa noite eu tenho um RR P38 e retirei a panela central a única coisa que eu sinto que ficou mais solto mais nada nem faz barulho nota se um coisinha mais nada .. mas sinto e em baixa tem resposta . :ok:
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

CARECA Escreveu:Boa noite eu tenho um RR P38 e retirei a panela central a única coisa que eu sinto que ficou mais solto mais nada nem faz barulho nota se um coisinha mais nada .. mas sinto e em baixa tem resposta . :ok:
boas careca, retiraste a panela do meio e mantiveste a de trás? ou do catalisador pra trás é so um tubo?? e o barulho é o mesmo? :think:
Mav
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2010 22:48
Land Rover: Discovery 300tdi 5p
Sócio LCP: 0

Mensagem por Mav »

Eu tive a minha linha de escape partida mesmo antes da panela do meio, ou seja basicamente apenas tinha o catalizador e um pouco de tubo e posso dizer que barulho pouco ou nada aumentou, apenas se notava um ronco um pouco mais grave (muito mais engraçado) mas nada de incomodativo ou que chamasse atenção, a nível de rendimento é que ja nao me recordo muito, mas nao creio que se tenha notado nada de especial...
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

tudo bem, mas se fores a inspeção sem a panela central, deve dar chumbo, não?? :??
Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Sinceramente acho que nao, acho que nem o catalizador é obrigatório em carros a gasoleo mais antigos, desde que cumpram os gazes. Nao pode é fazer um barulho exagerado e deitar demasiado fumo!
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

olha que não! o catalisador é obrigatorio em todos os carros ligeiros de 93 pra cá :ler: podes abri-lo tirar o miolo (para o motor ficar mais solto) que não acusa no opacimetro mas tem de la estar, senão é chumbo certo!! a não ser que conheças bem o inspector... :sing:
Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Pelo que me disseram na altura, isso é verdade mas apenas nos a gasolina, eu lembro-me de ter tirado o kat nos meus ibiza's Tdi de 98 e 99 e nunca embirraram em nenhuma ipo nem conhecia ninguém, a nao ser que tenha mudado entretanto.
CARECA
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 set 2010 22:52
Land Rover: Discovery 300 tdi 98
Sócio LCP: 2896

Mensagem por CARECA »

Boas só retirei a panela do meio mais nada e passa na boa a inspecção sem problemas . e por falar em catalisador cuidado e umas das panelas que custa muito caro antes de fazer alguma coisa pensem bem . :wave:
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

mav lamento desampontar mas os cat. são obrigatorios pra todos os carros a partir de 93!! :ler: só que nos a gasolina os valores de CO sobem muito se não tiverem cat. e depois...folha vermelha :o a gasoleo o caso é diferente e só acusa emissões poluentes elevadas se fizer mesmo muito fumo preto (mistura muito rica) ou fumo branco/azulado.(motor estafado) :cry: e no centro de inspecções onde costumo ir se lá aparecerem sem o cat. ... esqueçam que ja estão chumbados!!
Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Entao sempre tive sorte pois tirei o kat a vários a gasoleo e ultimamente a alguns jipes e nunca me chatearam (mas era tudo pre 98), a ver se para a próxima que for a ipo pergunto sobre isso pois se o RR ficar porreiro estava a pensar alterar o escape.
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

Já agora aproveito o tópico.

O catalizador do meu está picado por fora (alguns pontos grandes de corrosao). Quero substituir aquilo e meter um novo. Vale a pena comprar o de origem ou há alternativas boas? (tirar catalizador ou alterar o sistema de escape não é uma opção para mim)
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

joao carvalho Escreveu:Já agora aproveito o tópico.

O catalizador do meu está picado por fora (alguns pontos grandes de corrosao). Quero substituir aquilo e meter um novo. Vale a pena comprar o de origem ou há alternativas boas? (tirar catalizador ou alterar o sistema de escape não é uma opção para mim)
nesse caso vai a um bate chapas tenta abri-lo e tira o miolo depois é só fechar (se a chapa ainda aguentar)e notas uma melhoria na resposta.era o que eu faria se tivesse de mexer no meu!! ;)
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

O meu não tem Catalizador, tem uma central e duas cá atrás...
O D90 não tinha a panela central e de facto, em 11 anos, mandaram-me ir lá à IPO duas vezes por causa da panela, mas sentia-se bem a diferença de som e de performance...
Meto uma panela nova e fica resolvido?

Obrigado pelo contributo!
laiginha
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 22:52
Land Rover: RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
Sócio LCP: 3624

Mensagem por laiginha »

Boas,

Sem catalisador e mesmo que densidade dos fumos esteja OK, só mesmo se o inspector não dê atenção...! Pois caso contrario e observação na folha sera na certa nos nosso carros...

Na minha opinião e quem tenha o catalisador em bom estado será melhor retirar este tramo da linha e substituir por um tubo directo, ou invés arranjar um catalisador danificado e fazer a adaptação interna com o tubo directo...Podendo numa futura inspecção ir assim, ou voltar a meter o catalisador original do carro???

Bom trabalho...

Cumprimentos Land RRovistas,

JLL
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

Estive a ver e de facto o M51 vem com catalizador, ia jurar que não (este ano)... vou ter que espreitar para ver, mas do que me lembro das ultimas vezes que por lá andei não tinha. Não tendo não fui eu :D
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Malta!!!

Há Zums Zums nas oficinas, do que o teste dos gases, vai ser alterado!!!
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...