Como montar um CB no Série?

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Como montar um CB no Série?

Mensagem por Ricardo Sousa »

Tenho andado a ver aqui no forum e falado com pessoal sobre que CB comprar, e já tenho uma ideia.
Um Alan 78 Plus com uma antena Santiago 1200.
Agora a dúvida:
Será que isto resulta no Série, devido a ser um carro que faz um "bocadinho" de ruido? :sing:
Se não há algo que se possa fazer para diminuir esta pequena contrariadade, tipo uma coluna, ou uma ligação ás colunas do rádio?
Um abraço!
joaquimdonario
master TT
master TT
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436

Mensagem por joaquimdonario »

Existem colunas para ligares ao CB;

Tenho usado um no series III e resulta (uma coluna e não é lá muito potente)!
MauricioLuis
pleno TT
pleno TT
Registado: 28 jul 2005 04:57
Land Rover: Defender 90 Td5 2002
ex-Defender 200Tdi 1993
ex-Engesa4 F1 4.1L 1986
ex-S10 4x2 2.0 1995
Sócio LCP: 500
RTI: 987

Mensagem por MauricioLuis »

Tenho um CB igual no meu Defender, o problema é que faz interferência com o motor do carro e faz um zumbido que atrapalha bastante a comunicação... O Meu esta montado com as colunas das portas...
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Mensagem por hugocvaz »

bemmm
colunas para o cb nao sabia que dava, é que no serie nao se se ouve nada com o barulho do carro. esta semana quero ver se trato disso , tenho de arranjar um mal contacto que tenho no cb e ja vejo se o meu da para por umas colunas.

grande dica:)

Abraços
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Ricardo Sousa »

Já agora onde é que tem montados os CB's?
Aquilo é fácil de fixar? é que estes carros vibram " um bocadinho"
hugocvaz
master TT
master TT

Mensagem por hugocvaz »

eu tenho o meu por baixo do tablier mesmo a meio. foi so fixar o suporte do dito. e aproveitar os furos que ja estavam la de um autoradio.
qt a vibraçao se ele estiver bem fixo nao há crise.
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 mar 2007 00:37
Land Rover: Série 3 88" Diesel 1977
Defender 90 TD5 2005
EX - Freelander TD4 Sport 2004
Range Rover Evoque 2013 ed4 Dynamic
Sócio LCP: 0

Mensagem por andrealmeida »

O meu está montado naquela chapa entre as duas aberturas do ar. Dá para ligar às colunas do radio se tiveres.

Eu tenho um Jopix 1-AF e uma santiago 1200, não está ainda ligado ao radio, nem tem coluna nenhuma, está todo basico e mesmo assim não me queixo das comunicações, nem interferencias, nem a nivel de volume.
Imagem
André Almeida - Vila do Conde/Porto

1977 Série III 88 Regular Soft-Top
2004 Freelander TD4 Sport
2005 Defender TD5 HTV
JBorges
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253

Mensagem por JBorges »

Também podes montar neste sitio:

Imagem
hugocvaz
master TT
master TT

Re: Como montar um CB no Série?

Mensagem por hugocvaz »

Este post já estava esquecido ... mas tem vindo a perguntar quais os melhores sitios para montar o cb no serie.
Vou colocar as fotos da montagem do meu .
o local da antena é que não é o melhor , por causa das estacionarias. Ficava melhor se o apoio da antena fosse maior... e a dita ficar mais distante da carroçaria .
mesmo assim tem um bom alcance .
o radio é um Alan48plus e a antena uma santiago 1200 e uma coluna externa ... que aconselho.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
hugocvaz
master TT
master TT

Re: Como montar um CB no Série?

Mensagem por hugocvaz »

depois das fotos fica aqui a explicação já que da ultima vez não a coloquei.

Quando coloquei o cb no meu serie 3, apareceram várias dúvidas... tais como o sitio para colocar o radio, por onde passariam os cabos , e o local para colocar a antena.
Com a ajuda de um colega, passamos a acção
Após a escolha do local para o rádio , que neste caso aproveitei a furação que tinha no tablier, onde em outra altura esteve colocado um radio de K7. A coisa não foi fácil pois o tablie está velhinho e em mau estado ( será o próximo investimento).
Escolha do local para a antena ... segundo o meu colega Alberto fui desaconselhado a colocar a antena na traseira, pois iria provocar ondas estacionarias em excesso. Mesmo assim teimei.... porque não gostava de ver a antena no capot nem no tejadilho ( onde já la tive uma que ficou pelo caminho) . furamos o alumínio para proceder a fixação da base da dita Santiago 1200 e para passar o cabo.
Problema que nos surgiu ... por onde passar o cabo até ao rádio , sem ser pelo tejadilho ( pois no verão o rádio ficaria inutilizado) ... pensamos passar por baixo do carro , mas achamos má ideia ... pois alguma coisa poderia danificar o mesmo . após um olhar mais estudioso ... reparei que o cabo conseguia passar nas calhas entre a capota e o resto da carroçaria, Aproveitei também uns furos que tinha no bulkhead que separa os lugares da frente para a caixa de carga ...( nem queria acreditar eram mesmo a medida ) o Cabo continua por Baixo dos bancos , chão do habitáculo até ao rádio.
Depois da passagem do cabo , foi escolher o sitio para fixar a coluna de som exterior ( que recomendo, pois os nossos Amigos são muito muito Barulhentos). Acabei por fixar a coluna , aproveitando os parafusos da grelha da sofagem que esta no tablie , passando por ai tb o cabo da dita cuja.
Cabo ligados , fusível do radio revisto, cabo de massa ligado ... e toca a medir as estacionárias... conclusão ... estavam acima do indicado , correndo o risco de queimar o meu Alan 48 plus novinho em folha. Redireccionamos a Antena até os níveis das ondas baixarem. ( o Alberto bem tinha razão que o melhor sitio não era ali ) . Mas o assunto ficou resolvido, apesar que não estou a tirar o máximo de partido do investimento que fiz na antena. Mas para os passeios serve perfeitamente.
Ficam aqui as fotos do processo.
Abraços a todos , espero que seja útil