Problema Td5
-
rpretender
- iniciante TT

- Mensagens: 30
- Registado: 29 mar 2011 19:39
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Problema Td5
Boas,
Passou-se uma situação estranha com o meu defender td5.
Comecei a notar que o nível do óleo do motor desparecia de dia para dia.
No motor aparentemente não apareciam fugas de óleo.
Ao fazer a manutenção e ao ser retirado o filtro do gasóleo, este estava cheio de óleo.
O óleo do motor foi parar ao depósito de gasóleo do carro...
Já a alguém aconteceu o mesmo?
Alguém poderá dar uma sugestão do que será?
Obrigado
Passou-se uma situação estranha com o meu defender td5.
Comecei a notar que o nível do óleo do motor desparecia de dia para dia.
No motor aparentemente não apareciam fugas de óleo.
Ao fazer a manutenção e ao ser retirado o filtro do gasóleo, este estava cheio de óleo.
O óleo do motor foi parar ao depósito de gasóleo do carro...
Já a alguém aconteceu o mesmo?
Alguém poderá dar uma sugestão do que será?
Obrigado
- Mário Antão
- maníaco TT

- Mensagens: 6946
- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- Localização: Adão-Lobo
- lito
- júnior TT

- Mensagens: 105
- Registado: 03 nov 2005 01:12
- Land Rover: (EX) DEFENDER 90 300TDI 1998
(Ex) DDISCOVERY 300TDI 1997
(EX) DEFENDER 300TDI 110 HCPU 1996
DEFENDER 110 SW 300TDI - Sócio LCP: 1208
- RTI: 0
- Localização: FATIMA/REGUENGO DO FETAL
Re: Problema Td5
- ricardo@lves
- júnior TT

- Mensagens: 137
- Registado: 20 fev 2012 20:32
- Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995 - Sócio LCP: 2586
- RTI: 0
- Localização: Ermesinde-Maia
Re: Problema Td5
Será????Mário Antão Escreveu:Junta...colaça
No filtro de gasóleo, grande viagem teve que fazer o óleo

Abraço
Ricardo@lves
- Mário Antão
- maníaco TT

- Mensagens: 6946
- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- Localização: Adão-Lobo
Re: Problema Td5
Esqueçe, li tudo mal. Percebi depósito do liquido de refrigeração.ricardo@lves Escreveu:Será????Mário Antão Escreveu:Junta...colaça
No filtro de gasóleo, grande viagem teve que fazer o óleo

- ricardo@lves
- júnior TT

- Mensagens: 137
- Registado: 20 fev 2012 20:32
- Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995 - Sócio LCP: 2586
- RTI: 0
- Localização: Ermesinde-Maia
Re: Problema Td5
Eh eh ehMário Antão Escreveu: Esqueçe, li tudo mal. Percebi depósito do liquido de refrigeração.![]()
O melhor é mesmo ir dormir, ando a ver tudo ao contrário

Abraço
Ricardo@lves
-
rpretender
- iniciante TT

- Mensagens: 30
- Registado: 29 mar 2011 19:39
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Será a cabeça fissurada?
- Mário Antão
- maníaco TT

- Mensagens: 6946
- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- Localização: Adão-Lobo
Re: Problema Td5
Pois, se calhar é melhor, este deve ser de qualidade muito fracaricardo@lves Escreveu:Eh eh eh....põem mais tabaco nisso
Como no meu TD5 tive esse problema, já o vejo em todo o lado

- Mário Antão
- maníaco TT

- Mensagens: 6946
- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- Localização: Adão-Lobo
- ricardo@lves
- júnior TT

- Mensagens: 137
- Registado: 20 fev 2012 20:32
- Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995 - Sócio LCP: 2586
- RTI: 0
- Localização: Ermesinde-Maia
Re: Problema Td5
Poderei estar errado,
mas pelo menos pelos tubos de retorno dos injectores o óleo tem de passar, os segmentos também ja não devem estar grande pinga, existem mais peças que também não devem estar de topo, mas não me quero atrever a falar do que poderei estar errado, no entanto existem aqui muitos e bons users com mais conhecimento do que eu.
Se estiver errado em algo agradeço que me corrijam, só assim aprendo mais
mas pelo menos pelos tubos de retorno dos injectores o óleo tem de passar, os segmentos também ja não devem estar grande pinga, existem mais peças que também não devem estar de topo, mas não me quero atrever a falar do que poderei estar errado, no entanto existem aqui muitos e bons users com mais conhecimento do que eu.
Se estiver errado em algo agradeço que me corrijam, só assim aprendo mais

Abraço
Ricardo@lves
- Mabeco
- júnior TT

- Mensagens: 122
- Registado: 29 nov 2011 14:51
- Land Rover: Defender 90 Td5 1999
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Viva
Creio que a única zona onde poderá haver passagem de gasóleo para o óleo, ou óleo para o gasóleo, num motor Td5 é nas galerias da cabeça (quando fissurada) ou através das anilhas de vedação dos injectores.
No entanto, também creio que é mais comum ser o gasóleo a passar para o óleo. Mas ser uma coisa ou outra depende apenas do diferencial de pressão entre os dois circuitos/galerias.
Num Td5 sem problemas a pressão do óleo deveria andar por volta dos 3 bar, a válvula reguladora de pressão deste circuito abre por volta dos 4 bar; o gásoleo é colocado nas galerias da cabeça, pela bomba que está no interior do depósito, normalmente a 4 bar, não havendo consumo suficiente, um regulador de pressão não permite que se exceda os 4 bar deixando gasóleo retornar ao depósito.
Isto explica porque é mais comum haver gasóleo no óleo e não o contrário, a pressão absoluta do circuito de gasóleo é normalmente maior que a do circuito do óleo. No entanto, se neste caso, e por alguma razão qualquer, as pressões não forem as correctas e estiverem invertidas, creio que pode haver passagem de óleo para o gasóleo.
Portanto o caminho é o mesmo do costume, começar pelo mais simples: verificar pressões dos circuitos, verificar anilhas dos injectores e se necessário verificar fissuras na cabeça.
Abraço
Nuno
Creio que a única zona onde poderá haver passagem de gasóleo para o óleo, ou óleo para o gasóleo, num motor Td5 é nas galerias da cabeça (quando fissurada) ou através das anilhas de vedação dos injectores.
No entanto, também creio que é mais comum ser o gasóleo a passar para o óleo. Mas ser uma coisa ou outra depende apenas do diferencial de pressão entre os dois circuitos/galerias.
Num Td5 sem problemas a pressão do óleo deveria andar por volta dos 3 bar, a válvula reguladora de pressão deste circuito abre por volta dos 4 bar; o gásoleo é colocado nas galerias da cabeça, pela bomba que está no interior do depósito, normalmente a 4 bar, não havendo consumo suficiente, um regulador de pressão não permite que se exceda os 4 bar deixando gasóleo retornar ao depósito.
Isto explica porque é mais comum haver gasóleo no óleo e não o contrário, a pressão absoluta do circuito de gasóleo é normalmente maior que a do circuito do óleo. No entanto, se neste caso, e por alguma razão qualquer, as pressões não forem as correctas e estiverem invertidas, creio que pode haver passagem de óleo para o gasóleo.
Portanto o caminho é o mesmo do costume, começar pelo mais simples: verificar pressões dos circuitos, verificar anilhas dos injectores e se necessário verificar fissuras na cabeça.
Abraço
Nuno
-
Bichodumatu
- master TT

- Mensagens: 1396
- Registado: 23 jul 2010 14:45
- Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
- Sócio LCP: 2421
- RTI: 0
- Localização: Baguim do Monte - Gondomar
Re: Problema Td5
Além disso para acontecer o óleo subir à cabeça os segmentos têm de estar a deixar passar o lubrificante para cima... Isso realmente é um problema estranho....
Convinha ter a certeza que é óleo.....
Convinha ter a certeza que é óleo.....
online.bruno.ferreira@gmail.com
LR Defender TD5 HT Van - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14709
LR Defender TD5 HT Van - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14709
- Mabeco
- júnior TT

- Mensagens: 122
- Registado: 29 nov 2011 14:51
- Land Rover: Defender 90 Td5 1999
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Viva Bruno
No Td5 a cabeça é irrigada interiormente por galerias de óleo afim de o fazer chegar aos veios de balanceios, válvulas, injectores etc. Se o óleo passasse os segmentos não iria para o sistema de combustível, acabava era por ser queimado e sair pelos gases de escape, com aquele fuminho característico e o cheirinho a batata frita de tasca.
O mal de algumas cabeças é que a espessura de "metal" entre as galerias de óleo e a de gasóleo é tão pequena que, com o devido abrasamento, acabavam por fissurar e permitir a sopa de óleo com gasóleo.
Abraço
Nuno
No Td5 a cabeça é irrigada interiormente por galerias de óleo afim de o fazer chegar aos veios de balanceios, válvulas, injectores etc. Se o óleo passasse os segmentos não iria para o sistema de combustível, acabava era por ser queimado e sair pelos gases de escape, com aquele fuminho característico e o cheirinho a batata frita de tasca.
O mal de algumas cabeças é que a espessura de "metal" entre as galerias de óleo e a de gasóleo é tão pequena que, com o devido abrasamento, acabavam por fissurar e permitir a sopa de óleo com gasóleo.
Abraço
Nuno
-
rpretender
- iniciante TT

- Mensagens: 30
- Registado: 29 mar 2011 19:39
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Boas.
Tenho o motor sem óleo. Nem acusa na vareta.
E quando se tirou o filtro do gasóleo, este estava ensopado de óleo...
Tenho o motor sem óleo. Nem acusa na vareta.
E quando se tirou o filtro do gasóleo, este estava ensopado de óleo...
- Mabeco
- júnior TT

- Mensagens: 122
- Registado: 29 nov 2011 14:51
- Land Rover: Defender 90 Td5 1999
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Algum óleo há-de ter, certo? Está é abaixo do nível mínimo, correcto?
-
rpretender
- iniciante TT

- Mensagens: 30
- Registado: 29 mar 2011 19:39
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Já há alguém mais aconteceu isto?
É que já procurei pelo forum e não encontrei nada igual....
Abraço e obrigado a todos
É que já procurei pelo forum e não encontrei nada igual....
Abraço e obrigado a todos
-
rpretender
- iniciante TT

- Mensagens: 30
- Registado: 29 mar 2011 19:39
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Correcto.
- Mabeco
- júnior TT

- Mensagens: 122
- Registado: 29 nov 2011 14:51
- Land Rover: Defender 90 Td5 1999
- RTI: 0
Re: Problema Td5
Pois, é mais vulgar gasóleo no óleo.Vamos ver se aparece alguém que já tenha passado pelo mesmo.
Antes de desmontar a cabeça verifica ou substitui mesmo as anilhas dos injectores.
Antes de desmontar a cabeça verifica ou substitui mesmo as anilhas dos injectores.
-
Bichodumatu
- master TT

- Mensagens: 1396
- Registado: 23 jul 2010 14:45
- Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
- Sócio LCP: 2421
- RTI: 0
- Localização: Baguim do Monte - Gondomar
Re: Problema Td5
Boas NunoMabeco Escreveu:Viva Bruno
No Td5 a cabeça é irrigada interiormente por galerias de óleo afim de o fazer chegar aos veios de balanceios, válvulas, injectores etc. Se o óleo passasse os segmentos não iria para o sistema de combustível, acabava era por ser queimado e sair pelos gases de escape, com aquele fuminho característico e o cheirinho a batata frita de tasca.
O mal de algumas cabeças é que a espessura de "metal" entre as galerias de óleo e a de gasóleo é tão pequena que, com o devido abrasamento, acabavam por fissurar e permitir a sopa de óleo com gasóleo.
Abraço
Nuno
Antes de mais obrigado pelo esclarecimento, no entanto eu sei que qualquer motor tem óleo a ser sugado do carter de modo a lubrificar a arvore de cames etc... mas tal como dizes se passasse por aí era queimado ou entrava no circuito de refrigeração nunca no gasóleo de modo a retornar ao filtro...
Como a peça que arrefece o gasóleo está junto da cabeça penso que não pode entrar por aí o óleo no circuito... O óleo teria de entrar no combustível antes de entrar no bloco para ser "queimado", antes do tubo de retorno do gasóleo...
ESTRANHO
online.bruno.ferreira@gmail.com
LR Defender TD5 HT Van - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14709
LR Defender TD5 HT Van - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14709
-
Bichodumatu
- master TT

- Mensagens: 1396
- Registado: 23 jul 2010 14:45
- Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
- Sócio LCP: 2421
- RTI: 0
- Localização: Baguim do Monte - Gondomar
Re: Problema Td5
Eu se fosse o visado fazia o seguinte...
Punha óleo no motor
trocava filtro de gasóleo
Via como se ia portando....
Punha óleo no motor
trocava filtro de gasóleo
Via como se ia portando....
online.bruno.ferreira@gmail.com
LR Defender TD5 HT Van - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14709
LR Defender TD5 HT Van - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=14709

