Problema Td5

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Boas,

Passou-se uma situação estranha com o meu defender td5.
Comecei a notar que o nível do óleo do motor desparecia de dia para dia.
No motor aparentemente não apareciam fugas de óleo.
Ao fazer a manutenção e ao ser retirado o filtro do gasóleo, este estava cheio de óleo.
O óleo do motor foi parar ao depósito de gasóleo do carro...
Já a alguém aconteceu o mesmo?
Alguém poderá dar uma sugestão do que será?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Problema Td5

Mensagem por Mário Antão »

Junta...colaça :??
Imagem
Avatar do Utilizador
lito
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 105
Registado: 03 nov 2005 01:12
Land Rover: (EX) DEFENDER 90 300TDI 1998

(Ex) DDISCOVERY 300TDI 1997
(EX) DEFENDER 300TDI 110 HCPU 1996
DEFENDER 110 SW 300TDI
Sócio LCP: 1208
RTI: 0
Localização: FATIMA/REGUENGO DO FETAL

Re: Problema Td5

Mensagem por lito »

:?? Vedantes dos injectores?
Avatar do Utilizador
ricardo@lves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 137
Registado: 20 fev 2012 20:32
Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995
Sócio LCP: 2586
RTI: 0
Localização: Ermesinde-Maia

Re: Problema Td5

Mensagem por ricardo@lves »

Mário Antão Escreveu:Junta...colaça :??
Será????
No filtro de gasóleo, grande viagem teve que fazer o óleo :yikes:
Imagem
Abraço
Ricardo@lves
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Problema Td5

Mensagem por Mário Antão »

ricardo@lves Escreveu:
Mário Antão Escreveu:Junta...colaça :??
Será????
No filtro de gasóleo, grande viagem teve que fazer o óleo :yikes:
Esqueçe, li tudo mal. Percebi depósito do liquido de refrigeração. :charro: :drunk: O melhor é mesmo ir dormir, ando a ver tudo ao contrário :crazy:
Imagem
Avatar do Utilizador
ricardo@lves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 137
Registado: 20 fev 2012 20:32
Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995
Sócio LCP: 2586
RTI: 0
Localização: Ermesinde-Maia

Re: Problema Td5

Mensagem por ricardo@lves »

Mário Antão Escreveu: Esqueçe, li tudo mal. Percebi depósito do liquido de refrigeração. :charro: :drunk: O melhor é mesmo ir dormir, ando a ver tudo ao contrário :crazy:
Eh eh eh :lol: ....põem mais tabaco nisso ;)
Imagem
Abraço
Ricardo@lves
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Será a cabeça fissurada?
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Problema Td5

Mensagem por Mário Antão »

ricardo@lves Escreveu:Eh eh eh :lol: ....põem mais tabaco nisso ;)
Pois, se calhar é melhor, este deve ser de qualidade muito fraca :D

Como no meu TD5 tive esse problema, já o vejo em todo o lado :yikes: Que vicio :charro:
Imagem
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Problema Td5

Mensagem por Mário Antão »

rpretender Escreveu:Será a cabeça fissurada?
Mau :yikes:

Vou mesmo para a cama. Adeus :eek3:
Imagem
Avatar do Utilizador
ricardo@lves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 137
Registado: 20 fev 2012 20:32
Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995
Sócio LCP: 2586
RTI: 0
Localização: Ermesinde-Maia

Re: Problema Td5

Mensagem por ricardo@lves »

Poderei estar errado,
mas pelo menos pelos tubos de retorno dos injectores o óleo tem de passar, os segmentos também ja não devem estar grande pinga, existem mais peças que também não devem estar de topo, mas não me quero atrever a falar do que poderei estar errado, no entanto existem aqui muitos e bons users com mais conhecimento do que eu.
Se estiver errado em algo agradeço que me corrijam, só assim aprendo mais ;)
Imagem
Abraço
Ricardo@lves
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Viva

Creio que a única zona onde poderá haver passagem de gasóleo para o óleo, ou óleo para o gasóleo, num motor Td5 é nas galerias da cabeça (quando fissurada) ou através das anilhas de vedação dos injectores.

No entanto, também creio que é mais comum ser o gasóleo a passar para o óleo. Mas ser uma coisa ou outra depende apenas do diferencial de pressão entre os dois circuitos/galerias.

Num Td5 sem problemas a pressão do óleo deveria andar por volta dos 3 bar, a válvula reguladora de pressão deste circuito abre por volta dos 4 bar; o gásoleo é colocado nas galerias da cabeça, pela bomba que está no interior do depósito, normalmente a 4 bar, não havendo consumo suficiente, um regulador de pressão não permite que se exceda os 4 bar deixando gasóleo retornar ao depósito.

Isto explica porque é mais comum haver gasóleo no óleo e não o contrário, a pressão absoluta do circuito de gasóleo é normalmente maior que a do circuito do óleo. No entanto, se neste caso, e por alguma razão qualquer, as pressões não forem as correctas e estiverem invertidas, creio que pode haver passagem de óleo para o gasóleo.

Portanto o caminho é o mesmo do costume, começar pelo mais simples: verificar pressões dos circuitos, verificar anilhas dos injectores e se necessário verificar fissuras na cabeça.

Abraço

Nuno
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: Problema Td5

Mensagem por Bichodumatu »

Além disso para acontecer o óleo subir à cabeça os segmentos têm de estar a deixar passar o lubrificante para cima... Isso realmente é um problema estranho....
Convinha ter a certeza que é óleo.....
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Viva Bruno

No Td5 a cabeça é irrigada interiormente por galerias de óleo afim de o fazer chegar aos veios de balanceios, válvulas, injectores etc. Se o óleo passasse os segmentos não iria para o sistema de combustível, acabava era por ser queimado e sair pelos gases de escape, com aquele fuminho característico e o cheirinho a batata frita de tasca.

O mal de algumas cabeças é que a espessura de "metal" entre as galerias de óleo e a de gasóleo é tão pequena que, com o devido abrasamento, acabavam por fissurar e permitir a sopa de óleo com gasóleo.

Abraço

Nuno
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Boas.

Tenho o motor sem óleo. Nem acusa na vareta.

E quando se tirou o filtro do gasóleo, este estava ensopado de óleo...
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Algum óleo há-de ter, certo? Está é abaixo do nível mínimo, correcto?
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Já há alguém mais aconteceu isto?

É que já procurei pelo forum e não encontrei nada igual....

Abraço e obrigado a todos
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Correcto.
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Pois, é mais vulgar gasóleo no óleo.Vamos ver se aparece alguém que já tenha passado pelo mesmo.

Antes de desmontar a cabeça verifica ou substitui mesmo as anilhas dos injectores.
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: Problema Td5

Mensagem por Bichodumatu »

Mabeco Escreveu:Viva Bruno

No Td5 a cabeça é irrigada interiormente por galerias de óleo afim de o fazer chegar aos veios de balanceios, válvulas, injectores etc. Se o óleo passasse os segmentos não iria para o sistema de combustível, acabava era por ser queimado e sair pelos gases de escape, com aquele fuminho característico e o cheirinho a batata frita de tasca.

O mal de algumas cabeças é que a espessura de "metal" entre as galerias de óleo e a de gasóleo é tão pequena que, com o devido abrasamento, acabavam por fissurar e permitir a sopa de óleo com gasóleo.

Abraço

Nuno
Boas Nuno

Antes de mais obrigado pelo esclarecimento, no entanto eu sei que qualquer motor tem óleo a ser sugado do carter de modo a lubrificar a arvore de cames etc... mas tal como dizes se passasse por aí era queimado ou entrava no circuito de refrigeração nunca no gasóleo de modo a retornar ao filtro...
Como a peça que arrefece o gasóleo está junto da cabeça penso que não pode entrar por aí o óleo no circuito... O óleo teria de entrar no combustível antes de entrar no bloco para ser "queimado", antes do tubo de retorno do gasóleo...

ESTRANHO :(
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: Problema Td5

Mensagem por Bichodumatu »

Eu se fosse o visado fazia o seguinte...

Punha óleo no motor
trocava filtro de gasóleo
Via como se ia portando....