Problema Td5

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Viva

Provavelmente eu faria, inicialmente, o mesmo que o Bruno aconselhou, ficando à espera que os sintomas se repetissem.

Junto coloco duas fotos com os esquemas dos circuitos de gasóleo e óleo dentro da cabeça, para tentar explicar porque é que num motor Td5 é possível que o óleo se misture com o gasóleo, sem haver mistura com água ou sem haver migração para as câmaras de combustão.

Creio que existe a possibilidade do óleo se misturar no gasóleo depois de este entrar na cabeça e antes de sair para retornar (o excedentário à pressão de 4bar) ao depósito.

Quando falo em galerias refiro-me a canais existentes no interior da própria cabeça. No esquema do circuito de óleo podem ver, em representação gráfica, essas mesmas galerias, na realidade não são tubinhos como no esquema mas canais vasados no bloco de alumínio. Olhando para o esquema do gasóleo percebe-se que as galerias do gasóleo também andam lado a lado com as do óleo dentro da cabeça. Ainda faltam aqui as da água mas essas ficam de fora agora. No diagrama A do esquema do gasóleo pode ver-se como era nos primeiros Td5, a ida e o retorno eram ambas feitas dentro da cabeça. Uma das grandes alterações nos Td5 pós 2002, foi exactamente retirar uma parte do circuito de retorno do gasóleo, de dentro da cabeça para um tubo por fora, isto permitiu que a cabeça se tornasse menos queijo suíço e mais robusta.

No mesmo esquema do circuito de gasóleo também se pode observar o dito radiador de gasóleo, que o Bruno referiu, peça 12, que permite arrefecer o gasóleo não consumido no motor, a grande temperatura, antes de o devolver ao filtro. Uma das causas de gasóleo no circuito de refrigeração é o colapso do permutador deste radiador, mas não é o caso nesta situação.

Sinceramente não vejo outra maneira do óleo migrar para o circuito de gasóleo, mas pode estar a escapar-me alguma coisa.

rpretender, não há queixa que o óleo passe para a combustão e saia queimado pelo escape, correcto?




Imagem

Imagem
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: Problema Td5

Mensagem por Bichodumatu »

A resposta ao problema tem de estar aqui, sem dúvida
O Nuno tem razão :)
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Penso que não. Nunca o notei.

Quando ligava o carro, custava a ligar e quando ligava mandava uma baforada de fumo branco mas depois ficava normal. Já não custava a pegar o resto do dia e tinha o fumo preto.
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Só mais uma informação, não sei se é relevante para o problema: o regulador da pressão do combustivel estava despachado e vertia gasoleo por todo o lado....

Foi agora substituido assim como o filtro do gasoleo.
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Viva

O facto do regulador de gasóleo estar nas couves pode justificar a queda de pressão no circuito para valores abaixo da pressão do circuito do óleo, permitindo a migração de óleo para o gasóleo, mas por si só não é causador dessa contaminação.

De que ano é o carro e quantos km tem?

Há que continuar a pesquisar.

Abraço

Nuno
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Boas,

O carro é de 2002 e tem 150000 km.

Abraço
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Sendo de 2002 pode já não ser dos primeiros Td5. No regulador do gasóleo existe um tubo que vem por fora do motor até à parte da frente do mesmo?

150.000 não é muito mas há muita estória de cabeças a darem problemas por volta dessa quilometragem.

Vai relatando o que vais fazendo. Vais andar com o carro agora com o regulador e filtro novo? Se sim, vai estando atento ao nível do óleo, com a pressão correcta no circuito de gasóleo pode haver inversão do problema e começar o gasóleo a passar para o óleo, fazendo subir o nível. Se isso acontecer deves parar de andar com o carro. Gasóleo no óleo significa entre outras coisas um turbo abrasado num instante. O veio do turbo roda a cento e tal mil rotações num filme de óleo, se estiver lá gasóleo que tem muito menos poder lubrificante já se sabe o que vai acontecer!

Abraço

Nuno
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Existe um tubo sim. Isso quer dizer que é dos primeiros td5?

Não estou a pensar andar com o carro assim. Só vou pegar nele para levá-lo à LAND ROVER para darem uma olhada nos injetores e cabeça....

Nunca tive o problema que alguns membros do forum se queixam do tal "aumento" no do nivel do óleo pela passagem do gasoleo para o óleo do motor mas vamos ver....

Obrigado

Do que souber vou pondo aqui para todos saberem.

Um abraço
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Re: Problema Td5

Mensagem por softop »

rpretender Escreveu:Só vou pegar nele para levá-lo à LAND ROVER para darem uma olhada nos injetores e cabeça....
deve ser o maior erro que podes cometer... ou tens muita sorte ou apanhas um mecânico que ainda percebe menos de td5 que tu...
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: Problema Td5

Mensagem por Bichodumatu »

Não costumo concordar com donos de Defender azuis mas este "gajo" tem razão.... :)
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Boa tarde,

O defender já voltou da LAND ROVER. Diagnóstico - cabeça a deixar misturar gasoleo com o óleo do motor....

Antes passava o óleo para o gasoleo porque tinha o regulador de pressão de combustivel estragado. Com a colocação de um novo, o sintoma inverteu-se.... Gasóleo no óleo....
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Problema Td5

Mensagem por FLG »

Penso eu que subsituindo as anilhas dos injectores a coisa poderá ficar resolvida... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por Mabeco »

Viva

Esperemos que o companheiro FLG tenha razão e sejam só as anilhas, o que poupava outros custos mais mirabolantes.

E ficou confirmado que com o regulador marado pode acontecer o contrário do que normalmente acontece. Obrigado pela tua informação, rpretender. :clap:

Boa continuação de reparação.

PS: Não andes com o carro a meter gasóleo no óleo, é um fósforo até abrasares o turbo! :thumbdown:

Abraço

Nuno
rpretender
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 30
Registado: 29 mar 2011 19:39
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Problema Td5

Mensagem por rpretender »

Ok, vou então substituir as anilhas dos injectores e dou feedback.

Entretanto, carro parado até saber o resultado.:thumbdown:

Eu é que agradeço a todos a vossa ajuda.

Obrigado a todos.

Abraço
Avatar do Utilizador
viclopes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 19 out 2012 17:38
Land Rover: Discovery TD5 1999
RTI: 0
Localização: Vila do Conde

Re: Problema Td5

Mensagem por viclopes »

Aproveitando o tópico gostaria de fazer a troca das anilhas e vedantes dos injectores ao meu TD5. Alguém já o fez e/ou recomenda algum local na zona do Grande Porto. Toda a informação que me possam disponibilizar óbviamente que será útil.

O trabalho pode ser analisado neste site Inglês:

http://www.discovery2.co.uk/Injector%20Seals.html

Agradeço sugestões, antecipadamente obrigado!
zucasca
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 16 abr 2009 12:48
Land Rover: Ex. Defender 90HT 7/2002
Actual Discovery 300 Tdi 1998
Sócio LCP: 2069
Localização: FX. Madeira

Re: Problema Td5

Mensagem por zucasca »

rpretender Escreveu:Boa tarde,

O defender já voltou da LAND ROVER. Diagnóstico - cabeça a deixar misturar gasoleo com o óleo do motor....

Antes passava o óleo para o gasoleo porque tinha o regulador de pressão de combustivel estragado. Com a colocação de um novo, o sintoma inverteu-se.... Gasóleo no óleo....
Bom dia,
sei que o tópico tem já alguns anos, mas gostava de saber a resolução para tal problema.

Atentamente:
Pedro