mpblue Escreveu:
Em termos termodinamicos e de escoamento de fluido (neste caso o ar exterior que passa pelos varios radiadores), para o radiador de água não há variação no seu desempenho com a variação da localização do radiador de AC. Só consegues aumentar o desempenho do radiador de água, se retirares fisicamente um dos radiadores da sua frente, nesse caso passas a ter um radiador de água que passa a receber mais ar (ao retirar o radiador de AC da frente dos outros, é menos uma perda de carga para o escoamento de ar, pelo que consegues aumentar a velocidade de escoamento do ar pelos restantes radiadores, e assim aumentas a sua capacidade de permuta de calor) - isto esta a ficar muito técnico

.
Isto com o um desenho era capaz de ser facil de explicar...

Mas está cada vez mais a ficar mais interessante
Manuel, compreendo e concordo,
do ponto de vista escoamento de fluido etc...
Mas agora, vou partilhar o motivo da criação deste tópico... (IC versus AC em frente ao radiador de água) e que me esqueci de partilhar.
No sábado passado, após o passeio e o que relatei, deixei o RR a trabalhar com AC ligado...
1) Decidi ligar manualmente as ventoinhas do AC, se antes conseguia estar com a mão junto ao ar que saia do viscoso, assim que liguei, não aguentava o calor!!!
(ou seja, houve uma transferência de calor, pois tudo o resto era constante).
Penso que neste caso, estava a "aquecer" o radiador de água e não a arrefece-lo...
2)No domingo, repeti o teste, mas sem ter o AC ligado, ou seja tudo constante em relação a véspera.
O facto de ligar ou ligar as ventoinhas do AC, quase que não se sentia, na mesma zona.
Manuel, como referiste e bem, do ponto de vista de escoamento de ar, mantém se igual e isso acho que ninguém tem dúvidas.
Ninguém tem dúvidas também, que a eficiência de um radiador de água depende da temperatura de "entrada" do ar certo?
O que leva novamente a questão
Será que se "metermos" o R AC em frente a radiador de água não iremos fazer com o de água perca eficiência? (seguramente que o ar estará mais quente a entrada nesta configuração).
Entretanto para "complicar" no outro tópico, é deveras interessante analisar o aumento da temperatura(água) com o aumento da temperatura da admissão...
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...