Informação a todos....CB27 e a Emergência

Discussão sobre outros assuntos, humor, etc
Mega_Boy
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 out 2012 09:42
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 TDI 5 Portas 1997
RTI: 0

Informação a todos....CB27 e a Emergência

Mensagem por Mega_Boy »

Vamos lá ajudar.....

Imagem

CB27 e a Emergência

Os praticantes de Todo-o-Terreno são muitas vezes quem detecta incêndios florestais e quem alerta os serviços de emergência. Percorrem por vezes muitas zonas onde não há rede de telemóvel e sem qualquer outra forma de contacto, tendo por isso que percorrer muitas vezes muitos quilómetros para conseguir alertar os serviços de emergência. Nos últimos anos a maioria das corporações de Bombeiros e unidades da Cruz Vermelha desactivaram os seus equipamentos rádio da banda do cidadão (CB27) que permitia a qualquer cidadão comunicar directamente com os bombeiros.

Face a este fenómeno o Conselho Português de Protecção Civil apela aos corpos de Bombeiros, unidades da Cruz Vermelha, Associações de Proteção Civil e unidades da GNR que activem e divulguem as suas estações CB27 e, se possível até PMR446 para que em caso de emergência, desastre, catástrofe, existam formas alternativas de contacto entre a população e os agentes de protecção civil.

Por outro lado esta forma de comunicação é imediata, sem os conhecidos tempos de espera na activação por vezes morosa no sistema 112.

O Conselho Português de Protecção Civil, disponibilizou já a alguns agentes de protecção civil, uma equipa técnica voluntária para reactivação das estações CB. Existindo já cooperação agendada nesse sentido.

A reactivação do canal 9 CB para emergência pode em breve estar em curso.

O seu donativo é importante para nós, antenas de CB, cabos coaxiais, conectores PL, fontes de alimentação, rádios CB mesmo que antigos, mão de obra ou donativos monetários para nos ajudar a adquirir os acessórios necessários são importantes.

Contamos ainda com a ajuda de alguns adeptos e clubes de todo-o-terreno que manifestaram já a intenção de cooperar neste projecto.

Esperamos ainda a ajuda dos ainda existentes clubes e associações de CB. Esta pode ser a maior e mais importante operação da história destas colectividades.

Agradecemos ainda que nos informem que agentes de proteção civil tem ainda operacional na sua central o rádio CB em canal 9 AM.

Quer ajudar! Contacte-nos copprociv@gmail.com

Estamos abertos a todo o tipo de contributo, Porque, TODOS PRECISAMOS DE TODOS.
rafael
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 jun 2011 21:37
Land Rover: DISCOVERY II TD5 1999

Re: Informação a todos....CB27 e a Emergência

Mensagem por rafael »

Ok percebido
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Eu acho interessante que se reative o canal das emergências, é bom saber que é muito provável que exista alguém à escuta!

Relativamente à deteção de incendios... acho que não faz grande sentido, já que no periodo crítico de incendios as matas estão interditas a quase tudo. Ora se eu denunciar um incendio por estar nas redondezas posso se autuado pelas autoridades :?

Acho que o interessante seria era a proteção civil atuar juntamente com os nossos governantes, coorporações de bombeiros e agentes de autoridade (GNR/Guarda Florestal) de modo a que o acesso a matas, reservas e afins não fosse proíbida mas sim condicionada, sendo apenas necessário dar conhecimento a um destes organismos em como se iria circular numa determinada área/zona por um periodo de tempo finito (ou numa plataforma centralizada que por menos de um milhar se tinha online). Desta forma garantia-se que as matas e florestas estavam protegidas, os acessos mantidos,...

Abaços,
Carlos
ManuelFRSilva
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 ago 2012 15:30
Land Rover: Discovery 2 TD5 1999
Sócio LCP: 2644

Mensagem por ManuelFRSilva »

Escuto
Land Abraços,
Manuel Silva nº: 2644
Apresentação e updates: viewtopic.php?f=19&t=23887
Representante de Braga dos Landmaníacos do Minho: viewforum.php?f=91
Do sonho à realidade:
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

ManuelFRSilva vê lá se estas no Canal 9...
é que já estou farto de tentar falar contigo mas nada... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem