Melhor cx. automática e motor automóvel?

Discussão sobre outros assuntos, humor, etc
windman
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 out 2005 09:41
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 0

Melhor cx. automática e motor automóvel?

Mensagem por windman »

Boas,

Já sei que é uma pergunta polémica...

Infelizmente devo ter que trocar de carro brevemente.
Tenho um ki@ 1.1 CRDi e fiquei mal servido com a unidade que me calhou e a escolha do segmento.
Para começar anda sempre a abrir, pelo que não deve estar a gastar menos de 7 litros...
Fiz 100.000 kms. em 3 anos com algumas chatices de um defeito de fabrico pelo meio...

Procuro agora um carro de caixa automática e um motor decente, desde 1.5 até 2.0 gasóleo, 5 lugares, 4/5 portas.

Quem saõ os mais famosos do momento em termos de fiabilidade, motor diesel e caixa automática?????

Gostava que o próximo durasse mais do que este...

As opções são novo ou usado com menos de 4 anos. não queria afastar-me dos 20.000, 22.000 Euros no máximo.

Um abraço.
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Melhor cx. automática e motor automóvel?

Mensagem por josecamorim »

Nestas coisas tenho ideia que mais vale um usado com meia dúzia de anos de uma marca premiam do que novo de marcas de qualidade inferior!

Tenho um BMW 320d com 15 anos e mais de 200.000 kms e o carro tem os plásticos todos em estado novo, não faz ruídos parasitas, está reprogramado e gasta menos de 6l / 100 km e chatices = zero!

Ando com um megane dci no trabalho que tem quase 3 anos! Não faço médias inferiores, plásticos batem, teclas do rádio descolaram, manete das mudanças igualmente etc etc! Nem falo na sensação de insegurança acima dos 120, mas garantidamente que andar a 180 no BMW é mais seguro, económico, silencioso e confortável que a 140 no mégane!

Posto isto, eu procuraria BMW serie 3, audi a4 e similares com meia dúzia de anos!

Cumprimentos!
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Mensagem por luisalves »

Tirando o meu 300 com cx automatica, não tenho nem tive mais nenhum.
Posso dar-te o exemplo do carro da minha ex-mulher.

Um 308 SW automatico que tem desde novo. Com 50K kms zero problemas. Consumos não sei.

Grande, confortavel e mexe-se bem.

No entanto, alinho pelo que o confrade Amorim defende. Mais um premium com 50-70K kms que um não premium novo....
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por JotaPê »

Para mim um golf com o motor 1.6TDI e a DSG talvez seja o melhor conjunto.
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Mensagem por mikeRANGErover »

josecamorim Escreveu:Nestas coisas tenho ideia que mais vale um usado com meia dúzia de anos de uma marca premiam do que novo de marcas de qualidade inferior!

Tenho um BMW 320d com 15 anos e mais de 200.000 kms e o carro tem os plásticos todos em estado novo, não faz ruídos parasitas, está reprogramado e gasta menos de 6l / 100 km e chatices = zero!

Ando com um megane dci no trabalho que tem quase 3 anos! Não faço médias inferiores, plásticos batem, teclas do rádio descolaram, manete das mudanças igualmente etc etc! Nem falo na sensação de insegurança acima dos 120, mas garantidamente que andar a 180 no BMW é mais seguro, económico, silencioso e confortável que a 140 no mégane!

Posto isto, eu procuraria BMW serie 3, audi a4 e similares com meia dúzia de anos!

Cumprimentos!
Os motores N47 da BMW andam a dar problemas, é só pesquisar na net...
E mesmo os anteriores blocos 20d também tiveram os seus problemas.
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

A minha cunhada anda com um Clio 1.5dci automático (carrinha) e tanto quanto sei não teve qualquer problemas.

A minha esposa também tem um clio 1.5 dci (115000Km) e até ver problemas = 0. Ruidos parazitas muito poucos (de 2008).
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

mikeRANGErover Escreveu:
josecamorim Escreveu:Nestas coisas tenho ideia que mais vale um usado com meia dúzia de anos de uma marca premiam do que novo de marcas de qualidade inferior!

Cumprimentos!
Os problemas são fáceis de encontrar na net, a utilização e os tratos dos respectivos donos é que não. Dúvido que haja um unico carro/modelo que não tenha na net reports de problemas. A questão é uns darem mais do que outros.
Os x5 também deram imensos problemas de caixa na net, e também tenho um em casa perto dos 200 mil com zero problemas.

Cumps,
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Mensagem por mikeRANGErover »

josecamorim Escreveu:
mikeRANGErover Escreveu:

Cumprimentos!
Os problemas são fáceis de encontrar na net, a utilização e os tratos dos respectivos donos é que não. Dúvido que haja um unico carro/modelo que não tenha na net reports de problemas. A questão é uns darem mais do que outros.
Os x5 também deram imensos problemas de caixa na net, e também tenho um em casa perto dos 200 mil com zero problemas.

Cumps,
Se a questão é uns darem mais (problemas) do que outros como diz é necessária uma amostragem significativa. Pelo que o exemplo isolado do que cada um tem em casa pouco ajuda. Contudo e relativamente ao que referi em cima não é apenas na net que é referido, nas revistas da especialidade (tipo autohoje) também é comentado, e na net em várias línguas e países. E relativamente ao motor anterior tenho conhecimento de vários problemas com varias pessoas com estilos de condução diferentes. Mas o meu contributo é apenas isso, um contributo para a discussão, já que respostas definitivas e verdades absolutas não tenho, mas parece há quem tenha…
Cumps,
Jordan
master TT
master TT
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438

Mensagem por Jordan »

JotaPê Escreveu:Para mim um golf com o motor 1.6TDI e a DSG talvez seja o melhor conjunto.
Olá Windman, o JotaPê disse tudo.. tens a melhor relação qualidade preço, conforto e qualidade de construção, e a caixa que mais me satisfez num veiculo desta gama.. Devido a ter 2 embraiagens, praticamente nem sentes as passagens de caixa e a rapidez com que muda.. Tenho muitos km feitos com este conjunto, e já andei muito com as robotizadas da psa que são uma bela "treta".. E o motor 1.6tdi 105cv com a caixa DSG, parece um 2.0 ao pé do 1.6tdi de caixa manual (5v)..

De momento ainda tenho em casa um velhinho golf 3 TD, com quase 500000km, motor origem sem reparações e continua a ter bastante conforto.. o 6 ou agora o 7 são praticamente perfeitos ;)
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife
windman
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 out 2005 09:41
Land Rover: Defender 110 SW

Mensagem por windman »

Boas,

De facto, é sempre uma "discussão" apaixonante.
Neste momento no mercado não se encontram tantos Land Rovers à venda como se encontravam antes da crise, e o mesmo se passa com os carros de caixa automática.
Suponho que o pessoal não tem dinheiro para comprar novos e prefere manter os actuais mais um tempo.
Tenho um amigo que trabalha na Autoeuropa e diz muito bem das caixas das VW mas... Desde que bem mantidas, pois acho que aquilo trabalha a pressões super altas (palavras dele).

Ab.
RGB
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 abr 2013 15:02
Land Rover: Range Rover Classic 2.5TD 92
Sócio LCP: 2686

Mensagem por RGB »

Eu tenho uma m#rc#des c220cdi de 2005 com cx. Autom. E até agora nunca tive problema. Caixa mt suave só e pena ter apenas 5 velocidades. Fazia falta uma 6a, os consumos relativamente ao manual e ceca de 1litro na compensa em conforto de utilização. As caixas atuais já conseguem reduzir consumos em relação aos manuais. As 7g da m#rc#des, Dsg da Vw e as de 8 da bmw por exemplo. Ja a que tenho no smart é uma anedota é cada soluço.
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

Boas este é um assunto no qual poderei falar com experiência , cá em casa existem 3 carros cx automática.

Bmw x3 3.0d 2007 cx aut/mudança de óleos atempadamente /200000kms avariou este ano, 3000eur reparação.
Porsche Cayenne S 2006t/mudança de óleos atempadamente /170000kms avariou este ano, 3000eur reparação.
Porsche 996 turbo cx auto, AINDA nao avariou tem 45000kms.

Bmm x3 3.0d 2005 3000d 300000kms /avarias 0

Acho que explica r bem, quando tens um reparador reconhecido ( dos 4 ou 5 que há) a dizer mal de cx automáticas esta tudo dito.

As caixas automáticas têm mais ao menos um tempo de vida útil de 200000kms e este é um negocio quase que paralelos das próprias marcas, todos sabemos que é nas peças que estas ganham dinheiro!
Imagem
rafael78
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 out 2011 17:02
Land Rover: ex:range p38 DSE
ex:range 3.9 v8 efi auto
ex:discovery 300 tdi
discovery td5 hse
defender td5 ht
Sócio LCP: 2780

Mensagem por rafael78 »

VOLVO, mas com o motor D5, provavelmente a marca com mais experiencia em caixas de todo o tipo e feitio, e motores oi oi , o difícil será encontrar um com poucos kms porque quem os compra normalmente só os larga com 500.000kms
j_santos
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 abr 2011 11:19
Land Rover: Discovery 300 tdi

Mensagem por j_santos »

melhor caixa deverá ser a DSG já quanto a motor sem duvida que iria para o 1.9TDI da VW, nesta altura penso que so o 105 cavalos, mas é muito económico e comporta-se muitíssimo bem, já quanto a problemas não dão, pios e sem duvida dos melhores motores que por ai circulam
cmerces
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...

Mensagem por cmerces »

RGB Escreveu:Eu tenho uma m#rc#des c220cdi de 2005 com cx. Autom. E até agora nunca tive problema. Caixa mt suave só e pena ter apenas 5 velocidades. Fazia falta uma 6a, os consumos relativamente ao manual e ceca de 1litro na compensa em conforto de utilização. As caixas atuais já conseguem reduzir consumos em relação aos manuais. As 7g da m#rc#des, Dsg da Vw e as de 8 da bmw por exemplo. Ja a que tenho no smart é uma anedota é cada soluço.

Boas
Também tenho o mesmo setup ecom 210k km, só tenho bem a falar, só acrescento que o motor deste ano já tras 150cavalos.
A nivel de fiabilidade já tive 2 VW e um Smart e não troco a m#rc#des por nada.
Agora é uma questao de encontrar um bom carro e preferencialmente saber os seus antecedentes e acima de tudo é preciso ter muita sorte :)
A minha escolha passaria por aí e depois pelo gosto pessoal, vai procurando com calma.

Boa sorte.
jpmoura
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 jan 2010 18:29
Land Rover: Discovery 300Tdi '94
Sócio LCP: 2373

Mensagem por jpmoura »

Não se deve confundir uma caixa DSG com uma caixa automatica vulgar...a unica coisa em comun e o facto de trocar as mudanças sozinha ;)
João Moura

Discovery 300Tdi '94
j_santos
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 abr 2011 11:19
Land Rover: Discovery 300 tdi

Mensagem por j_santos »

no smart não e uma caixa automática mas sim uma caixa automatizada.. a automática "sente" o carro e adequa a mudança correta
rafael78
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 out 2011 17:02
Land Rover: ex:range p38 DSE
ex:range 3.9 v8 efi auto
ex:discovery 300 tdi
discovery td5 hse
defender td5 ht
Sócio LCP: 2780

Mensagem por rafael78 »

o grande problema actual não são as caixas propriamente ditas mas sim a forma como são usadas, e a grande culpa é dos concessionários que não percebem nada daquilo e não dão uma mini formação aos novos proprietários dos veículos. A caixa auto é mais complexa do que muita gente pensa não é como muita gente diz que é uma maravilha basta carregar no acelerador e andar, no entanto estas caixas mais recentes conseguem memorizar o estilo de condução que o condutor faz, também memorizam todos os erros que vão fazendo mas o mais importante é o pèzinho direito que é o que põe e tira mudanças mas para isso é necessário controlar a força do mesmo.
caixas auto VW .simplesmente esqueçam são um desastre para a carteira.
G@vião
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2007 11:40
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Range Rover 200Tdi 03/1994
Sócio LCP: 2025

Mensagem por G@vião »

JotaPê Escreveu:Para mim um golf com o motor 1.6TDI e a DSG talvez seja o melhor conjunto.
VW Golf era opção que nunca colocaria, são mal equipados de série, caros e a fiabilidade já não é o que era.
Jordan
master TT
master TT
Registado: 20 jun 2011 23:25
Land Rover: ex. Discovery I 5P 300TDI 1996
Actual Discovery II TD5 1999
Sócio LCP: 2438

Mensagem por Jordan »

rafael78 Escreveu:o grande problema actual não são as caixas propriamente ditas mas sim a forma como são usadas, e a grande culpa é dos concessionários que não percebem nada daquilo e não dão uma mini formação aos novos proprietários dos veículos. A caixa auto é mais complexa do que muita gente pensa não é como muita gente diz que é uma maravilha basta carregar no acelerador e andar, no entanto estas caixas mais recentes conseguem memorizar o estilo de condução que o condutor faz, também memorizam todos os erros que vão fazendo mas o mais importante é o pèzinho direito que é o que põe e tira mudanças mas para isso é necessário controlar a força do mesmo.
caixas auto VW .simplesmente esqueçam são um desastre para a carteira.
Olá Rafael.. São um desastre para a carteira?? um desastre?? Tenho milhares de km feitos com a dsg e fartei-me de vender golfs e passats e até polos com esta caixa, e até agora 0 problemas..
G@vião Escreveu:
VW Golf era opção que nunca colocaria, são mal equipados de série, caros e a fiabilidade já não é o que era.
G@vião, o que consideras bem ou mal equipado de série? Caro, sim se compararmos com um Megane ou 308 que são os concorrentes, mas felizmente estão a anos-luz deles, quanto à fiabilidade, já não é o que era, como penso que nenhuma marca esteja diferente, ou vão-me dizer que a m#rc#des ainda é o que era à 20 ou 30 anos?!?

Por fim, um golf é sempre um golf, paga-se mais à cabeça, mas no dia de vender, vende-se bem e mais rápido. E o conforto e qualidade de construção vale bem a diferença, só lamento é o valor da manutenção da marca, mas tendo em consideração a concorrência consegue ser mais barata que por exemplo a R#n@ult.
Landmaniaco do Oestte
Imagem

" Algures onde não houver mais ninguém " Jordan
" Já chega, para aí não vamos, tu és maluco " Jordan´s Wife