atingido pelo "mal do aquário"

Discussão sobre Freelanders
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0

Re: atingido pelo "mal do aquário"

Mensagem por baptistama »

estranho mas verdade, mais precisamente pelo local indicado

Imagem
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Boas,

O problema ficou resolvido?
No Free do meu pai, no inverno passado o cofre estava completamente encharcado, ao ponto de ter quase destruido a documentação do carro (tinhamos guardado no cofre o manual de instruções, livro de revisoes, etc) e enchido de bolor a caixa de ferramentas...

Cumpts
Joao

(no meu P38 tb sofro do mesmo problema)
One Life, Live It
Porto
baptistama
pleno TT
pleno TT

ainda ñ choveu o suficiente para confirmar
Joaolagarto
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 24 mar 2013 19:56
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2.0Di de 2000

Mensagem por Joaolagarto »

baptistama Escreveu:ainda ñ choveu o suficiente para confirmar
Batistama, já choveu o suficiente por aí para chegar a uma conclusão?
baptistama
pleno TT
pleno TT

já choveu qq coisinha, lol
na sexta-feira fiz 300km à chuva de Vila Real de Sto António para Lisboa e nem uma gota no interior, portanto posso presumir q 'tá resolvido
Joaolagarto
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 24 mar 2013 19:56
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2.0Di de 2000

Mensagem por Joaolagarto »

baptistama Escreveu:já choveu qq coisinha, lol
na sexta-feira fiz 300km à chuva de Vila Real de Sto António para Lisboa e nem uma gota no interior, portanto posso presumir q 'tá resolvido
Então em jeito de balanço, podemos concluir que é tirar o forro da porta, colar um plástico com silicone e já está, certo?
Batistama, mas agora surgiu-me uma questão, e para onde vai a água que entra, não vai ficar dentro da porta certo, por onde vai sair?
baptistama
pleno TT
pleno TT

Pelo menos no caso do PI resolveu, e acredito q a forra faltará a muitos Frees q andam por aí "a meter água".
No fundo da tailgate, à semelhança das outras portas, existem vários cortes na chapa q permitem a saída de água q entre para o interior da mesma.
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

...hummm...tenho de verificar isso...
bem visto!!
One Life, Live It
Porto
baptistama
pleno TT
pleno TT

a foto ñ é minha mas é qq coisa como isto:
Imagem
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P

Mensagem por PJPENEDO »

Se os meus amigos gozam de um veiculo equipado com aquário, eu usufruo de um com dois chuveiros mais parece os balneários municipais.
O meu Disco de dois tetos de abrir é um espetáculo, chuva a cair e fico logo com uma barragem privada, quer dizer, ficava...
Isto porque hoje fui ao Aki e comprei um produto highline, top of the top, o suprassumo dos produtos para vedar tetos de abrir dos LAND ROVER's, um tubo de silicone!
Lá passei eu duas horas a descarregar nhanha daquela nos tetos e a alisar a dedo, resultado, tetos vedados e os dedos cravados em bsunto que parece alcatrão :yikes:
Tive a ver o que estava escrito no tubo mais pormenorizadamente e sabem o que diz?!

UHU EXTRAFORTE Garantia de 25 anos de elasticidade!!!!!
Já lavei os dedos com Mistolim, petróleo, diluente celuloso e continuam pretos como um tição! :wtf:
Amanha que já estará mais seco, vou testar á mangueirada para ver se a coisa resultou!
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

PJPENEDO Escreveu:Se os meus amigos gozam de um veiculo equipado com aquário, eu usufruo de um com dois chuveiros mais parece os balneários municipais.
O meu Disco de dois tetos de abrir é um espetáculo, chuva a cair e fico logo com uma barragem privada, quer dizer, ficava...
Isto porque hoje fui ao Aki e comprei um produto highline, top of the top, o suprassumo dos produtos para vedar tetos de abrir dos LAND ROVER's, um tubo de silicone!
Lá passei eu duas horas a descarregar nhanha daquela nos tetos e a alisar a dedo, resultado, tetos vedados e os dedos cravados em bsunto que parece alcatrão :yikes:
Tive a ver o que estava escrito no tubo mais pormenorizadamente e sabem o que diz?!

UHU EXTRAFORTE Garantia de 25 anos de elasticidade!!!!!
Já lavei os dedos com Mistolim, petróleo, diluente celuloso e continuam pretos como um tição! :wtf:
Amanha que já estará mais seco, vou testar á mangueirada para ver se a coisa resultou!
Já deu para me rir... :rofl:
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

:) :) :)

Perto do silicone devia haver luvas :)

Mais que não seja uma folha de lixa fina ajuda :)
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

É o EspiriTTo Free a entranhar :rofl:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
MSAzevedo
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 27 set 2011 12:31
Land Rover: Freelander, 3P, 2.0 Di, 02/2000

Mensagem por MSAzevedo »

Tenho o mesmo problema e, como já referi num post que tinha criado, pensei que fosse de uma ligeira amolgadela que tem na porta da mala, mas estou em crer que esse seja tbm o meu problema.

Pode-me traduzir por miúdos, lol, que peça é essa em falta?

Já agr alguém me pode dar dicas para retirar a alcatifa do chão da mala e o plástico da porta da mala. Queria analisar o problema pelas minhas mãos mas o conhecimento desta operação não é nenhum.

Desde já o meu agradecimento a todos, já é um ligeiro alívio ver que além de não ser o único com este problema, que o mesmo pode ter solução. :)
baptistama Escreveu:antes q voltem as chuvas de Inverno resolvi procurar a origem da água na mala, retirei novamente as forras da mala e da tailgate
enquanto o meu irmão armado de uma mangeira molhava abundantemente pelo exterior eu procurava infiltrações pelo interior...

o único ponto de entrada de água q encontrei foi precisamente pela tailgate, a água infiltra-se entre o vidro e a borracha de baixo, escorre para o interior da porta e pela cablagem do trinco passa para o interior,
daí corre entre a forra da tailgate e a porta acabando por pingar para a alcatifa

tudo isto por ausência da peça ELD100671 - REAR DOOR WATER SHEDDER mas ao custo de £58,63 + VAT esta foi a solução "TROIKA"
um saco de plástico daqueles mais grossos geralmente usados para os lixos dos jardins relvas e afins e uma boa dose de silicone

Imagem
baptistama
pleno TT
pleno TT

ora então...
para tirar a forra da porta tens q tirar:
2 parafusos sextavados tamanho 8, um em cada ponta da porta, q prendem o friso de borracha preta q tá no vidro
e os parafusos estrela na parte de baixo da forra q se vê na foto mais acima
depois puxas a forra para ti pela parte de baixo, custa um pouco por causa dos pinos plásticos mas acaba por "desprender"
a forra fica presa na parte de cima por uns apoios tipo pivôts de apoio, levantas e sái fora
aqui está uma foto das costas da forra
Imagem

a pelicula em falta é esta
Imagem

para tirares a alcatifa da mala tens q tirar o friso q fica no chão da mala junto à porta (6 parafusos torx), se tiveres àgua a entrar pela porta em principio terá a espuma encharcada, depois rebates completamente o banco e tiras as forras laterais desenrroscando os 4 parafusos com ganchos para prender as "redes porta-bagagem" acho q ainda tem mais 1 ou 2 torx maiores q ficam tapados pelo banco, neste link tens uma série de fotos da mala "nua"
http://www.landyzone.co.uk/lz/f9/freela ... 495-4.html
a alcatifa tem duas partes e está unida por uns parafusos plásticos q estão debaixo do assento traseiro

boa sorte, qq dcoisa dispõe
MSAzevedo
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 27 set 2011 12:31
Land Rover: Freelander, 3P, 2.0 Di, 02/2000

Mensagem por MSAzevedo »

Obrigado baptistama.

Hoje já retirei isso tudo. Realmente a alcatifa esta bastante encharcada. A tampa da bomba de gasóleo está enferrujada (ainda n sei o que lhe vou fazer).

Relativamente ao problema aqui em questão, não é pelas soldas do cofre e tbm tenho aquela peça ELD100670 aplicada, ainda que esteja aplicada de uma forma que tudo indica que já foi mexida porque pela imagem que tem acima não se parece nada com o meu.

Lá me coloquei dentro da mala com o meu pai a jorrar agua para a traseira, no meu caso tudo indica que a porta da mala está "deslocada", devido à amolgadela que tem no canto inferior do lado da matrícula (logo que descubra como fazer coloco cá algumas fotos). Pelo lado oposto ao da fechadura entra agua, tudo indica que devido ao deslocamento a borracha ficou incapacitada de vedar correctamente.

Ainda queria retirar a tal peça ELD100670, mas devido ao custo da mesma fiquei quieto. Agora vou falar com um chapeiro a ver se reparamos aquilo para ver se acabo com o problema.

Logo que possa consiga coloco fotos.
baptistama
pleno TT
pleno TT

qt à tampa da bomba do depósito é simples, aquilo é só uma chapa a tapar:
retiras os parafusos, lixa, primário, tinta e tá feito; só tens q ter cuidado para ñ estragar o vedante q tem por baixo

se a porta ñ está a encostar bem podes "jogar" com as dobradiças e o fecho para tentar q a porta fique mais dentro e assim aperte mais a borracha, mas tb pode fazer ainda pior...
Gonçalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 out 2011 08:27
Land Rover: Freelander Td4 - 2001
Sócio LCP: 2514

Mensagem por Gonçalves »

Boas!
Aproveitando o tópico, já que o assunto é o mesmo, já consegui vêr de onde vem este mal, o qual também me afectou mais seriamente este ano!
Vou tentar verificar se esta será a solução ao meu problema.

Agora relativamente á minha mala que depois de removido o forro, ja apresenta uns pontos de ferrugem, como sugerem que trate disto, antes que piore??

Imagem

Obrigado
CumFREEmentos
baptistama
pleno TT
pleno TT

eu tratei a minha com:
escova de arame para arrancar os flocos de ferrugem mais grossa e depois lixa para a ferrugem mais fina;
como o acabamento ñ precisa de ser 5 estrelas tinta em spray é mais q suficiente, spray de zinco anti ferrugem e spray de côr
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

baptistama Escreveu:eu tratei a minha com:
escova de arame para arrancar os flocos de ferrugem mais grossa e depois lixa para a ferrugem mais fina;
como o acabamento ñ precisa de ser 5 estrelas tinta em spray é mais q suficiente, spray de zinco anti ferrugem e spray de côr
Parece-me mais que suficiente, tendo em conta que irá ficar por baixo da "alcatifa"... :)
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...