P38 Aquece
- Corvo
- master TT

- Registado: 25 abr 2006 02:12
- Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
- Sócio LCP: 1737
- RTI: 0
Re: P38 Aquece
Já agora uma pergunta complementar em relação a este tópico.
Li algures,à já algum tempo,que se pode meter o viscoso julgo que do 300.Isto é correcto,ou estou a fazer confusão?
Li algures,à já algum tempo,que se pode meter o viscoso julgo que do 300.Isto é correcto,ou estou a fazer confusão?
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
100 % corretoCorvo Escreveu:Já agora uma pergunta complementar em relação a este tópico.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
200% 
- Aplics_ab
- júnior TT

- Registado: 02 jun 2008 22:21
- Land Rover: Ex LR Freelander 2.0XeDI 98
Ex LR Discovery 200Tdi 92
Ex LR Range Rover P38A 97
Ex LR Discovery 300Tdi 94 - Sócio LCP: 1886
De tudo o que foi dito, se fosse cabeça/junta, ele não te deixava fazer longos kms sem aquecer. A tubagem é normal ficar "dura", pois ele como aquece vai ganhando pressão e vai mandando o líquido fora. Do que disseste e se já viste a bomba de água, tenho praticamente a certeza que tens o viscoso da ventoinha no mato, pois o meu fez exatamente a mesma coisa e substitui tudo, desde radiador, cabeça, junta, termostato e bomba de água e ele continuou aquecer, nunca me fazendo passar pela cabeça que seria o viscoso culpado de tudo.
Se precisares de alguma ajuda ou dúvida pergunta que tentarei ajudar, pois andei quase um ano de volta do meu para conseguir ficar com ele impecável de motor.
Abraço
Se precisares de alguma ajuda ou dúvida pergunta que tentarei ajudar, pois andei quase um ano de volta do meu para conseguir ficar com ele impecável de motor.
Abraço
- Corvo
- master TT

Sendo assim,o viscoso será o do Range 300,part number ERR2266,certo?
- Aplics_ab
- júnior TT

Sim é isso mesmo..Corvo Escreveu:Sendo assim,o viscoso será o do Range 300,part number ERR2266,certo?
- DiscoMirage
- pleno TT

- Registado: 18 set 2005 22:46
- Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
- Sócio LCP: 936
No meu caso, era um disco 200, fiz mais de 5000 kms com a junta queimada e nunca aqueceu mais do que o normal. O que me fez insistir no mecânico para fazer o teste de gases no vaso de expansão foi o facto de ter rebentado com dois tubos de borracha e depois de uma viagem os tubos apresentarem uma dureza fora do vulgar. Também não se via as bolhas no vaso de expansão mas com o teste o liquido mudou de cor. Depois de abrir viu-se que a junta tinha uma micro fissura.Aplics_ab Escreveu:De tudo o que foi dito, se fosse cabeça/junta, ele não te deixava fazer longos kms sem aquecer. A tubagem é normal ficar "dura", pois ele como aquece vai ganhando pressão e vai mandando o líquido fora. Do que disseste e se já viste a bomba de água, tenho praticamente a certeza que tens o viscoso da ventoinha no mato, pois o meu fez exatamente a mesma coisa e substitui tudo, desde radiador, cabeça, junta, termostato e bomba de água e ele continuou aquecer, nunca me fazendo passar pela cabeça que seria o viscoso culpado de tudo.
Abraço
Depois disso nunca mais tive pressão nos tubos do circuito de água.
- Corvo
- master TT

Já agora e para terminar,é só trocar mesmo um viscoso por outro,ou é necessário fazer algo mais?Aplics_ab Escreveu:Sim é isso mesmo..Corvo Escreveu:Sendo assim,o viscoso será o do Range 300,part number ERR2266,certo?
- Aplics_ab
- júnior TT

Sim..penso que seja só tirar um e apertar o outro...talvez mexa com a ventoinha..não sei se tem a mesma furação...Corvo Escreveu:Já agora e para terminar,é só trocar mesmo um viscoso por outro,ou é necessário fazer algo mais?Aplics_ab Escreveu:Sim é isso mesmo..Corvo Escreveu:Sendo assim,o viscoso será o do Range 300,part number ERR2266,certo?
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
não é so comprar e montar 
o viscoso dos p38 costumam vir cravados na ventoinha com rebites.
e o viscoso dos 300 são vendidos a parte.
por isso é preciso retirar um e aplicar o outro.
o viscoso dos p38 costumam vir cravados na ventoinha com rebites.
e o viscoso dos 300 são vendidos a parte.
por isso é preciso retirar um e aplicar o outro.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
- moreirinha
- pleno TT

No meu já estava com parafusos, senão com a rebarbadora cortar a cabeça dos rebites.
A furação é igual
A furação é igual
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Eu continuo na bomba de água....
Retirado deste tópico: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=48&t=16998SERSANRR Escreveu:Boas,
Como tenho andado a circular com ventoinha electrica apercebi-me de todo um mundo novo relativamente aos viscosos e ao seu funcionamento...
Basicamente em 50kms feitos hoje de manhã a ventoinha ligou apenas 2 vezes em subidas ao fim dum bocado... Reparei tambem que quando está parado ao ralenti se der acelerador ligeiramente o ponteiro da temperatura baixa, factor que sempre associei ao aumento de rotação da ventoinha mas não, é pelo aumento da rotação da bomba de agua, e esta hein? sempre tive a ideia que o nosso sistema de agua estava mal dimensionado mas agora percebo qual o grande problema dele, é o viscoso. ....
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
- moreirinha
- pleno TT

Eu também via primeiro a bomba, até porque com estas temperaturas não me parece que o radiador e viscoso sejam muito importantes.
Não deixa de ser util ver esses dois também...
Não deixa de ser util ver esses dois também...
- PJPENEDO
- júnior TT

- Registado: 17 fev 2013 17:02
- Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P - RTI: 0
Se acelera e ele baixa a temperatura muito provavelmente é mesmo a bomba de agua. Caro amigo quando ele tiver quente meta a mão no radiador e veja se a parte de baixo do radiador está mais fria que a de cima, ou seja, por vezes alguns radiadores vão acumulando porcaria no fundo e vão tapando vasos, já me aconteceu a metade de baixo do radiador fria e a metade de cima quente.tomcat Escreveu:Eu continuo na bomba de água....![]()
Retirado deste tópico: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=48&t=16998SERSANRR Escreveu:Boas,
Como tenho andado a circular com ventoinha electrica apercebi-me de todo um mundo novo relativamente aos viscosos e ao seu funcionamento...
Basicamente em 50kms feitos hoje de manhã a ventoinha ligou apenas 2 vezes em subidas ao fim dum bocado... Reparei tambem que quando está parado ao ralenti se der acelerador ligeiramente o ponteiro da temperatura baixa, factor que sempre associei ao aumento de rotação da ventoinha mas não, é pelo aumento da rotação da bomba de agua, e esta hein? sempre tive a ideia que o nosso sistema de agua estava mal dimensionado mas agora percebo qual o grande problema dele, é o viscoso. ....
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Pois, eu sinceramente começo a "desligar" aos poucos...mcapinha Escreveu:Há novidades?
Só para "veteranos"....
Um abraço.
-
sima0pedro
- júnior TT

- Registado: 17 jul 2013 14:31
- Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
- Sócio LCP: 2814
Olá a todos, peço desculpa pela demora mas tenho andado meio fora da net. Continuo com o problema do aquecimento, não sei o que fazer.........Já fiz o teste dos gases de combustão no vaso de expansão, contudo não detectaram nada, reparei agora mesmo que a tampa do meu vaso de expansão poderia estar bloqueada e era de valor superior à de um colega meu, a minha era de 200 e a dele de 140, mudei com a dele, contudo o carro continua a ganhar muita pressão nos tubos.
Também detectei que o radiador pode estar obstruído, isto é, ao tirar o tubo que faz o retorno ao vaso de expansão uma da vezes só saía vapor de aguda, inseri uma agulha fininha e saiu muita ferrugem, agora a agua circula melhor mas por vezes saem uma bolhas de ar.
Com o tubo de retorno ao vaso e acelerando a agua sai em maior quantidade, daí pressupor que a bomba de agua esteja boa.
Se o teste de gases deu negativo de onde virá aquela pressão toda ao ponto dos tubos esq e dirá do radiador ficarem como pedra.
Que outro teste se pode fazer para verificar se há ou não fuga na junta da cabeça ou cabeça rachada?? Medir a taxa de compressão em cada cilindro????
Se alguém souber e me puder ajudar agradeço.
Obrigado
Também detectei que o radiador pode estar obstruído, isto é, ao tirar o tubo que faz o retorno ao vaso de expansão uma da vezes só saía vapor de aguda, inseri uma agulha fininha e saiu muita ferrugem, agora a agua circula melhor mas por vezes saem uma bolhas de ar.
Com o tubo de retorno ao vaso e acelerando a agua sai em maior quantidade, daí pressupor que a bomba de agua esteja boa.
Se o teste de gases deu negativo de onde virá aquela pressão toda ao ponto dos tubos esq e dirá do radiador ficarem como pedra.
Que outro teste se pode fazer para verificar se há ou não fuga na junta da cabeça ou cabeça rachada?? Medir a taxa de compressão em cada cilindro????
Se alguém souber e me puder ajudar agradeço.
Obrigado
-
rp38
- pleno TT

- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
neste post acabaste de dar a resposta ás tuas duvidas...
se tens um tubo obstruído com ferrugem,imagina como estará o resto...
desde os tubos passando pelo radiador até as galerias da água na cabeça do motor
deve estar tudo bloqueado pelo calcário e ferrugem, porque pelo descreves deves ter só agua sem anticongelante, certo?? uma coisa que eu faria era tirar essa água fora quando estivesse quente, depois encher o sistema com água limpa e adicionar cerca de 1,5l. de petróleo e andar alguns dias com essa mistura ou então fazer umas centenas de km e depois lavar o sistema com varias águas até que a porcaria saísse toda e só no fim meter anticongelante do bom... fiz-me entender? 
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
E, além do que foi dito acima, era de tirar o radiador fora e limpá-lo bem.
Há por ai uns produtos para limpeza do sistema de refrigeração mas não posso aconselhar nenhum..
Há por ai uns produtos para limpeza do sistema de refrigeração mas não posso aconselhar nenhum..

-
sima0pedro
- júnior TT

- Registado: 17 jul 2013 14:31
- Land Rover: Range Rover 2,5 DSE
- Sócio LCP: 2814
Mais uma observação, de facto com o carro ao ralenti se acelerar ele baixa a temperatura.
Esta situação esta-me a deixar sem ideias, mas o que mais me intriga é o facto de os tubos que saem do radiador estarem duros como pedras.
Será simplesmente pelo aumento de temperatura e algumas obstruções no circuito de refrigeração, no caso de haver alguma ferrugem, ou será mesmo junta da cabeça queimada.
É que quando comprei o carro foi-me dada garantia de motor e caixa, e a junta da cabeça faz parte integrante do motor..
Abraços
Esta situação esta-me a deixar sem ideias, mas o que mais me intriga é o facto de os tubos que saem do radiador estarem duros como pedras.
Será simplesmente pelo aumento de temperatura e algumas obstruções no circuito de refrigeração, no caso de haver alguma ferrugem, ou será mesmo junta da cabeça queimada.
É que quando comprei o carro foi-me dada garantia de motor e caixa, e a junta da cabeça faz parte integrante do motor..
Abraços