Arrefecimento do radiador

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Benjamim Nunes Bento
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 jul 2007 04:00
Land Rover: Discovery 300TDI 1994
Sócio LCP: 0

Arrefecimento do radiador

Mensagem por Benjamim Nunes Bento »

Caros amigos

Tenho andado a pensar em trocar o viscoso do Landinho por uma ventoinha eléctrica, tipo Kenlowe, mas arranjada de um qualquer modelo de radiador, que use esse sistema, e encontrada num qualquer sucateiro de um carro "abatido".

A minha dúvida estará apenas nas ligações eléctricas, pois a parte mecânica do assunto é fácil de resolver. Haverá algum confrade que tenha feito já essa adaptação e que me pudesse dar uma dica??

Será que posso ligar o circuito da ventoinha a um dos "sensores" que estão no corpo do termóstato?? Qual deles o do lado do motor ou o do lado do radiador?? Ou haverá outro lugar mais conveniente para o fazer ??
Esses sensores têm dois fios que, julgo eu, serão apenas de “massa” pois o circuito deverá estar em “carga” e quando o sensor actua, “fecha” estabelecendo a ligação para dar a leitura pretendida. “Bastaria” ligar aí o negativo da ventoinha que entraria em funcionamento quando a temperatura fizesse actuar esse sensor. Estou certo ou estou errado??

De qualquer forma é sempre possível acrescentar um termo-switch num dos tubos de água do topo do radiador e fazer as ligações a partir daí. E qual será a temperatura ideal para o ventilador “disparar”??
O termóstato é “suposto” abrir entre os 85º e os 89º C, para dar livre circulação da água entre o radiador e o motor, mas acho que a ventoinha deveria de começar a funcionar um pouco mais “acima”,para o circuito se manter todo á mesma temperatura.

E o facto de ter os radiadores do AC e da caixa automática montados, antes do radiador do motor, terá alguma influência negativa nesta substituição ?? Como está tudo já montado e a funcionar normalmente com o viscoso não me parece que possa haver grandes diferenças como sistema eléctrico… penso eu de que..!

Um grande abraço e fico a aguardar as sugestões dos ” mestres”.

Obrigado

BenTTo
Imagem
""May the Green Force be with you""
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Arrefecimento do radiador

Mensagem por FLG »

Olá BenTTo

no Disco 300 ainda tenho de fazer esta alteração... já tenho o material já há imenso tempo mas falta o tempo para montar o dito... :bolas:

Já fizemos esta alteração no DSE... colocamos uma ventoinha do 207CC e colocamos o termostato na base do radiador... foi tambem colocado um led no tablier para saber quando está a funcionar... não é preciso grandes invenções... basta retirar o viscoso e colocar a electrica...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2009 21:40
Land Rover: Discovery 200Tdi 1993

Mensagem por JoaoFaria »

Boas!

Estou com um problema semelhante no meu Disco 200, e até já troquei algumas impressões com o FLGFLG aqui http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=2&t=10073, embora ni meu caso o problema tenha sido "forçado" devido a mau funcionamento do viscoso.

Aproveito para perguntar duas coisas:

1º Há de facto vantagem em trocar o viscoso pela ventoinha electrica?

2º A disparidade de preços do viscoso novo em portugal comparando com o preço na paddock é enorme. Um viscoso novo em Portugal ronda os 300eur, enquanto que na Paddock são 28 (sim, vinte e oito!!)libras. Estaremos a falar da mesma peça? Também na Paddock um kit completo da Kenlowe anda à volta das 100 e poucas libras (o que continua a sair mais barato que um viscoso novo em Portugal)...

O que fazer?

Obrigado!
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
Benjamim Nunes Bento
júnior TT
júnior TT

Amigo João

As vantagens "mais" praticas desta solução são algumas:

1 -motor roda mais leve, logo melhor resposta
2 -ligeira melhoria no consumo
3 -melhor aproveitamento da energia pois deixa de existir um peso morto a rodar, mesmo quando não é preciso
4 -mais rápido aquecimento do motor e logo menos poluição
5 -nada de salpicar o motor, e parte eléctrica, quando se anda a "chafurdar" nas poças
6 -quando se parte a correia evita-se de ter uma ventoinha feita em fanicos e um radiador furado

Se calhar haverá mais uma ou outra mas que agora não me "sai". O P-38 do meu filho está parado exactamente por causa disso e a sorte foi que a correia deu o "berro" á porta de casa, quando colocou o motor em marcha e, por sorte, "só" partiu a ventoinha e cortou um tubo de água....!

Antes que me saia a "rifa" vou ver se mudo o sistema para não ter que parar o Landinho, pois é uma coisa fácil de fazer e evita muitas dores de cabeça e ter que dar "red bull" aos oiros...!

Quem sabe se ainda faço "negócio" com o compadre FLG e monto todo esse material na Moby Dick, para ver se dá certo....! Se ficar bom ele "depois" paga...! Certo????

Vou fazer algum trabalho de "campo" e dar uma volta pelos sucateiros a ver se arranjo uma ventoinha de 40cm de largura, em bom estado, que depois todo o resto é simples e barato de fazer. Já tenho o "plano" estudado e depois de ter o material "acho" que vais ser rápido.

Pena é não ter "ainda" aparecido um confrade que tivesse já feito essa conversão pois seria muito interessante "ouvir" a sua opinião, mas pode ser que haja por aí alguém que nos dê umas dicas.

Grande abraço e obrigadão a todos

BenTTo
JoaoFaria
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2009 21:40
Land Rover: Discovery 200Tdi 1993

Mensagem por JoaoFaria »

Obrigado pelo esclarecimento!

Já agora, já viu isto?http://www.paddockspares.com/pp/DISCOVE ... 0TDI..html

É capaz de ser interessante, e sempre é novo...
João Faria
Vagos, Aveiro
966383219
joao_m_faria@msn.com
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Benjamim Nunes Bento Escreveu:...Quem sabe se ainda faço "negócio" com o compadre FLG e monto todo esse material na Moby Dick, para ver se dá certo....! Se ficar bom ele "depois" paga...! Certo????...
Ouvi falar em negocio... :brilho:
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Benjamim Nunes Bento
júnior TT
júnior TT

FLGFLG Escreveu:
Benjamim Nunes Bento Escreveu:...Quem sabe se ainda faço "negócio" com o compadre FLG e monto todo esse material na Moby Dick, para ver se dá certo....! Se ficar bom ele "depois" paga...! Certo????...
Ouvi falar em negocio... :brilho:
;)

É verdade sim senhor..... só que os "termos" do negócio é que ficaram "esquecidos"....! :lol: :lol: :lol:

Amigo João eu agradeço o link mas vou tentar fazer uma coisa mais "artesanal" e mais barata. Ventoinhas serão "quase" todas iguais, é só questão de escolher uma mais potente e com mais poder de arrefecimento, mais pás e mais rotação, que depois o resto é fácil de resolver.

Um grande abraço e bom F.D.S.

BenTTo
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737
RTI: 0

Mensagem por Corvo »

Boas,também já pensei em fazer essa alteração no meu 200,mas até agora ainda não encontrei uma alternativa viável €€€€€€€€.
Se por acaso alguem já fez essa alteração mais artesanal e tem umas fotos,que partilhe com o povo,que a gente agradece ;) ;)
Se alguem ainda vai fazer,que partilhe essa experiencia connosco e com umas fotinhas..... :cool:
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737

Mensagem por Corvo »

Boas,também já pensei em fazer essa alteração no meu 200,mas até agora ainda não encontrei uma alternativa viável €€€€€€€€.
Se por acaso alguem já fez essa alteração mais artesanal e tem umas fotos,que partilhe com o povo,que a gente agradece ;) ;)
Se alguem ainda vai fazer,que partilhe essa experiencia connosco e com umas fotinhas..... :cool:
Benjamim Nunes Bento
júnior TT
júnior TT

Corvo Escreveu:Boas,também já pensei em fazer essa alteração no meu 200,mas até agora ainda não encontrei uma alternativa viável €€€€€€€€.

Isso é que era !!!

Já falei com várias pessoas sobre o assunto e nem todos concordam com essa mudança. Houve aqui quem fizesse essa adaptação, num jipe da "concorrência", e teve problemas, ou por má montagem ou por falha do sistema, acabando por gripar o motor...! :eek:

Era importante recolher o consenso de alguém que já andasse "arrefecido" electricamente para ver se vale, ou não, a pena fazer a mudança. Na net encontro muita gente a dizer que sim e por isso estou a ficar indeciso. :??

Grande abraço

BenTTo
Benjamim Nunes Bento
júnior TT
júnior TT

Caros confrades

Depois de algum trabalho de "campo" deixo aqui alguns links sobre este tema. E como foi procurar e postar não tive tempo de ler tudo, mas acho que ajudará alguma coisa.

Há uma aplicação que me parece fácil´, com uma ventoinha do f#rd Mondeo, que poderá ser encontrada aí fora nos sucateiros com relativa facilidade. Por aqui não me parece que hajam carros desses na sucata pelo que, se for adiante com a ideia, terei que procurar outras alternativas.

Boas "bricolages"

Grande abraço

BenTTo

http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=15857

http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=17547&hl

http://www.x-eng.co.uk/X-Fan.asp

http://www.landroveraddict.com/smf/inde ... c=369251.0

http://www.horizonsunlimited.com/hubb/4 ... post197744

https://www.burtonpower.com/product_mai ... 12&PSet=98

http://auto.howstuffworks.com/cooling-system9.htm
Warrior
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 fev 2014 00:07
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 2882

Mensagem por Warrior »

Desenterrando este tópico........venho colocar aqui a questão de que se alguém já efectuou a troca do viscoso para eléctrico?

Eu fiz exactamente essa alteração no meu, mas o tempo ainda é curto para dar uma opinião, no entanto posso desde já salientar que o motor fica mais silencioso e talvez ligeiramente mais solto. Uma das desvantagens é de que o IC deixou de ter o contributo do ventilador...

Mas gostava de uma opinião de quem já tem instalado há mais tempo.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

eu tenho no meu defender.
já anda assim a 2 anos.
basicamente ficou com o motor um pouco mais solto.

de resto ficou igual.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Warrior Escreveu:.....
Eu fiz exactamente essa alteração no meu, mas o tempo ainda é curto para dar uma opinião, no entanto posso desde já salientar que o motor fica mais silencioso e talvez ligeiramente mais solto. Uma das desvantagens é de que o IC deixou de ter o contributo do ventilador...

Mas gostava de uma opinião de quem já tem instalado há mais tempo.
Nao te preocupes muito com o IC, +- acima de 60 km/h, já nao precisas de ventoinhas ;)
Dado que o tópico foi "desenterrado", se alguém tenciona passar para eléctrico e para ficar descansado, pensem num sistema redundante ( quer para a ventoinha/ quer para a válvula) :ok:

Aplica um díodo de grande capacidade para evitares o " pico" de corrente, que tens quando a ventoinha liga(ela normalmente deve estar a girar em sentido contrario), esse díodo protege, motor ventoinha, Relays e eventualmente o próprio alternador.

Ainda nao fiz isso no meu P38A..... :bolas:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

Eu para já fiz a instalação com um interruptor termostatico com dois escalões, sendo este montado no sitio onde originalmente estava o que fazia ligar os ventiladores do AC. Como o interruptor termostico que ligava os ventiladores do AC, fazia-o bastante "tarde", troquei-o por com as seguintes temperaturas 95º/85ºC para a 1ª velocidade e 102º/92ºC para a segunda velocidade. Como verifiquei que os ventiladores do AC não contribuem quase nada na refrigeração, para já ficaram a ligar unica e exclusivamente com o AC, se mais tarde achar que podem auxiliar, passo a conecta-los juntamente com a 2ª velocidade. Deixei também já a instalação preparada para no futuro, se achar necessário, fazer a ligação de interruptor dentro do habitáculo que fará a ligação da 1ª velocidade quando andar em off-road.

O ventilador utilizado foi um 380mm oriundo de um R#n@ult Megane com ar condicionado. Tendo em conta as medidas do suporte original, foi apenas necessário corrigir um pouco a fixação para que não ficasse a tocar no veio onde é montado o viscoso e fazer um pequeno corte para não bater noutro suporte, parece que foi mesmo feito para lá :)
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Warrior Escreveu: ....Como o interruptor termostico que ligava os ventiladores do AC, fazia-o bastante "tarde", troquei-o por com as seguintes temperaturas 95º/85ºC para a 1ª velocidade e 102º/92ºC para a segunda velocidade. Como verifiquei que os ventiladores do AC não contribuem quase nada na refrigeração, para já ficaram a ligar unica e exclusivamente com o AC, se mais tarde achar que podem auxiliar, passo a conecta-los juntamente com a 2ª velocidade. Deixei também já a instalação preparada para no futuro, se achar necessário, fazer a ligação de interruptor dentro do habitáculo que fará a ligação da 1ª velocidade quando andar em off-road.
....
Eu apesar de não conhecer o teu motor, acho que 95º e 102º C como ponto de disparo, são valores muito altos.

Eu considerava eventualmente a hipótese de outro sensor, a disparar mais cedo, pois o que funciona agora, pode não funcionar com temperaturas acima dos 25-30ºC.

Rola atento a temperatura nas próximas semanas, se o teu upgrade é recente.

Paulo estou a "meter medo" indevidamente ao @warrior ?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Warrior
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Warrior »

tomcat Escreveu:
Warrior Escreveu: ....Como o interruptor termostico que ligava os ventiladores do AC, fazia-o bastante "tarde", troquei-o por com as seguintes temperaturas 95º/85ºC para a 1ª velocidade e 102º/92ºC para a segunda velocidade. Como verifiquei que os ventiladores do AC não contribuem quase nada na refrigeração, para já ficaram a ligar unica e exclusivamente com o AC, se mais tarde achar que podem auxiliar, passo a conecta-los juntamente com a 2ª velocidade. Deixei também já a instalação preparada para no futuro, se achar necessário, fazer a ligação de interruptor dentro do habitáculo que fará a ligação da 1ª velocidade quando andar em off-road.
....
Eu apesar de não conhecer o teu motor, acho que 95º e 102º C como ponto de disparo, são valores muito altos.

Eu considerava eventualmente a hipótese de outro sensor, a disparar mais cedo, pois o que funciona agora, pode não funcionar com temperaturas acima dos 25-30ºC.

Rola atento a temperatura nas próximas semanas, se o teu upgrade é recente.

Paulo estou a "meter medo" indevidamente ao @warrior ?
Estamos a falar do motor 300TDI, que usa um termostato mecânico com abertura de 88ºC, se as sondas estão localizadas junto ao termostato parece-me que terá de se utilizar interruptores termostaticos com temperaturas ligeiramente superiores. A titulo comparativo, os motores JTD com termostato 88ºC também as temperaturas para as velocidades dos ventiladores são 97º/94ºC para a 1ª velocidade e 102º/98ºC para a 2ª velocidade. Daí que eu ache até que os 95º/85ºC nem seja o mais correcto, já que a temperatura a que os ventiladores desligam está abaixo da temperatura de abertura do termostato mecânico que abre o circuito ao radiador. De qualquer modo não nos interessa que os ventiladores andem constantemente ligados, e ao seleccionar temperaturas mais baixas corremos o risco de andar com eles ligados para nada, e aí toda a vantagem de eliminar o viscoso.....vai por água abaixo.

Mas no entanto estou aberto a sugestões!
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Warrior.....

Não é fácil este tema.

Lembra-te:
Acima de 60 kmh não necessitas de ventoinha.
Não há eléctricas com a capacidade de uma ventoinha mecanica.
A eficiência de uma ventoinha, seja ela qual for depende da temperatura do ar exterior.
O P38a leva quase 12 litros e 300? E o JTD?

Agora imagina o seguinte estão 35C vais a subir uma serra, ou seja baixa velocidade, ficas descansado sabendo que a tua velocidade máxima vai ligar aos 102C?

Não te quero assustar e como já referi, não conheço o teu motor....
Apenas fica atento, ou espera que alguém comente com uma eléctrica .
Um abraço.

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

@warrior, tens aqui para o teu motor http://forums.lr4x4.com/index.php?showtopic=85789

Nota bem que eles no UK, até "comentam" que há pessoal, que removem o viscoso e não andam com mais nada.

NOTA: isto é válido para ser aplicado num "T" e não como tu comentas junto ao TS, em que realmente a tua selecção pode funcionar, mas 2ª temperatura a disparar a 102ºC :crazy:

Ao aplicar o sensor no tubo de saída do radiador, um sensor 88-83 e 92-87 é pelos vistos a opção mais aconselhada.

(encontras facilmente um igual por: FAE 37800 http://www.mister-auto.pt/pt/interrupto ... 37800.html, por exemplo. )
Um abraço.

paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

para ajudar a baralhar um pouco mais :)

no meu defender 90 apenas tenho disponível as 2 ventoinhas do ac de um range VM .

com uma sonda junto ao termostato mas no primeiro furo "a curva tem 2".

abre aos 88 graus mal o termostato abre ligando as 2 ventoinhas e aos 105 liga uma luz no interior para me dizer que esta a entrar na zona vermelha mas no manómetro continua as 12 horas .

nos passeios ditos normais quase nunca chega a ligar a segunda ventoinha sendo que em viagens grandes praticamente não a vejo ligar.

a 1 mês fizemos troia sagres e apenas ligou a segunda luz numa zona de areia onde ia a puxar de mais pelo defender e quase não andava nada :)

quando regressei para lisboa via nacional so ligou a ventoinha 1 ou 2 vezes.

e a frente do meu defender é bastante tapada tendo ainda um IC do td5 a tapar um pouco mais :)
Imagem
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl