Óleo Sintético para 300 tdi

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por sdo »

moreirinha Escreveu:
sdo Escreveu:Dizem os peritos que não se deve estar sempre a mudar de óleo porque mesmo cumprindo as mesmas normas e viscosidades podem não ser 100% compatíveis entre si e, claro, quando se troca o óleo nunca se consegue tirar o antigo completamente. O melhor mesmo é tentar usar sempre o mesmo óleo (adequado, claro) e quando se trocar o óleo por um diferente aplicar um "engine flush".
Eu nestas coisas confesso que tendo a simplificar. óleo bom, na altura certa e acompanhado de filtros novos (sempre) e siga continuar a somar km´s. Até agora têm funcionado bem ;)
E é o melhor que há a fazer mesmo!
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tiago fernandes »

O que complica é que por exemplo no site da castrol recomendam edge 5w40 para os 300tdi...

Segundo este topico já é recomendado pela marca um 15w40...
cconst Escreveu:Viva,

Nada como consultar os manuais (do Disco 300 Tdi pode ser consultado aqui: http://www.landroverresource.com/docs/D ... Manual.pdf)

Retirado do manual do link acima:
Imagem

Espero que seja útil

Abraços!
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tomcat »

Boas,

Malta, venho aqui dar o meu contributo, em relação ao produto de limpeza interna do motor, ou "engine flush".

Se o LR anda diariamente, voçês usam um bom oleo, bons Filtros etc, equacionem o seu uso +- cada 60.000 kms.
Caso tenham comprado recentemente um LR, ou saibam de antemao que o mesmo esteve parado mais de 1 ano ou perto disso é avançar logo com o produto, nem olhem para trás.
Nos carros a gasolina, mais antigos é claro, o uso de um produto de limpeza é mais recomendado, muito mais ainda se esteve parado.

Com exepção do meu rasteirinho que gasta 5W40, fiz essa limpeza do motor em todos os meus caros (mesmo num que tem uma ligeira fuga pelo redentor da cambota, a fuga continua a mesma, nem aumentou nem diminuiu).
Para quem parar aqui e que tenha um M51 (motor do DSE), quando resolvi fazer a limpeza da "malha" da tampa das válvulas, a mesma estava limpa, apenas o "diafragma é que estava sujo/entupido).
O meu RR tem 200.000 km e levou o produto aos 140.000 km....

Em relação ao tópico, eu colocaria um 10W40 semi-sintéctico, pela sua melhor estabilidade, mais detergencias(limpeza) do que o mineral 15W40.

(já agora, actualmente nas oficinas 15W40 é considerado óleo para "charutos").
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por paulo jorge »

tomcat Escreveu:
Em relação ao tópico, eu colocaria um 10W40 semi-sintéctico, pela sua melhor estabilidade, mais detergencias(limpeza) do que o mineral 15W40.

(já agora, actualmente nas oficinas 15W40 é considerado óleo para "charutos").
partilho 100 % da opinião do Tomcat.

15w40 só mesmo para motores bastante antigos e que apresentem algumas fugas e ja alguma folga devido ao desgaste.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por FLG »

Tá dito... principalmente com motores com turbo

mínimo semi 10w40... Quem pud€r Sintetico 5W40 :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tiago fernandes »

A minha grande duvida mantém-se...

Como saber para quantos km é aconselhado um determinado óleo?

:vergonha:
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por sdo »

tiago fernandes Escreveu:A minha grande duvida mantém-se...

Como saber para quantos km é aconselhado um determinado óleo?

:vergonha:
O ideal é mudar o óleo com a regularidade aconselhada pela LAND ROVER, independentemente do óleo que se está a usar. (A menos que seja um óleo desadequado para o carro, aí convém trocar o quanto antes. :D )
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Exacto.

No meu caso independente do tipo de oleo faço de 10.000 ( + coisa - coisa limite de 15k ) ou maximo ano e meio.

Como normalmente nao faço os 10k em menos de um ano é mais pelo tempo.

E filtro revisão sim, revisão não ou se for barato troco tb sempre, fico descansado e pouco mais pobre lol
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tiago fernandes »

A minha questão nem é pelo dinheiro, mas por exemplo já ouvi dizer que hoje em dia há óleos para 30000km, até estou a pensar meter um dos oléos mais caros que existe, ou o Egde da castrol, ou o BP 7000, ou o equivalente, e estar a mudar antes do tempo para o qual ele esta preparado tb é dinheiro deitado a rua...

Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por sdo »

tiago fernandes Escreveu:Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
Lá está, porque o que define a regularidade com que se deve trocar o óleo é o motor e o tipo de utilização que lhe é dada. Quantos kms fazes por ano mais ou menos?
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1992
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tomcat »

Tiago, coloca um 10W40 e muda de 10 em 10K km, ou anualmente.

Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.

Falha de termostatos, bombas de água, falha nos viscosos da ventoinha, tubos rotos, radiadores entupidos.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tiago fernandes »

sdo Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
Lá está, porque o que define a regularidade com que se deve trocar o óleo é o motor e o tipo de utilização que lhe é dada. Quantos kms fazes por ano mais ou menos?
Com o land não sei quantos irei fazer... Mas poucos, a questão é que quero estimar o carro o mais possível...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tiago fernandes »

tomcat Escreveu:Tiago, coloca um 10W40 e muda de 10 em 10K km, ou anualmente.

Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.

Falha de termostatos, bombas de água, falha nos viscosos da ventoinha, tubos rotos, radiadores entupidos.....
Pois eu sei que eles não se queixam, mas queria poupar o motor ao máximo, e o óleo é o ponto de partida para um motor ter saúde, eu até sei quem use um oléo no carro durante vários anos sem nunca mudar o óleo pois '' o carro ainda tem para que vou mudar?'', eles nunca se queixam ...
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por sdo »

tiago fernandes Escreveu:
sdo Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
Lá está, porque o que define a regularidade com que se deve trocar o óleo é o motor e o tipo de utilização que lhe é dada. Quantos kms fazes por ano mais ou menos?
Com o land não sei quantos irei fazer... Mas poucos, a questão é que quero estimar o carro o mais possível...
Se poucos forem menos de 10000kms por ano, então não te preocupes com os kms e muda uma vez por ano. Os óleos também se degradam e perdem as suas propriedades com o tempo. Era o que eu faria neste caso, embora optasse por um óleo mais acessível.
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por sdo »

tiago fernandes Escreveu:
tomcat Escreveu:Tiago, coloca um 10W40 e muda de 10 em 10K km, ou anualmente.

Há mais casos de motores gripados por outros motivos, que não a qualidade do óleo.

Falha de termostatos, bombas de água, falha nos viscosos da ventoinha, tubos rotos, radiadores entupidos.....
Pois eu sei que eles não se queixam, mas queria poupar o motor ao máximo, e o óleo é o ponto de partida para um motor ter saúde, eu até sei quem use um oléo no carro durante vários anos sem nunca mudar o óleo pois '' o carro ainda tem para que vou mudar?'', eles nunca se queixam ...
Hoje em dia compram-se óleos a um preço bastante acessível pela internet, andar a "esticar" os intervalos de mudança não faz sentido nenhum.
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por Mr_Trecolareco »

tiago fernandes Escreveu:A minha questão nem é pelo dinheiro, mas por exemplo já ouvi dizer que hoje em dia há óleos para 30000km, até estou a pensar meter um dos oléos mais caros que existe, ou o Egde da castrol, ou o BP 7000, ou o equivalente, e estar a mudar antes do tempo para o qual ele esta preparado tb é dinheiro deitado a rua...

Mas a questão é mesmo hoje em dia os óleos bons ou fracos não dizem para quantos km são... O que deixa logo uma duvida com grande margem...
Esses oleos longlife para 30.000km para mim so fazem sentido para quem faz esses quilometros em menos de um ano e nao quer parar o carro 3 vezes.

Mtas vezes sao carros de renting que passado 4 anos já foram embora e são o problema de outras pessoas...

Lá por casa no maximo troca-se de oleos a cada 15k km's ou a cada ano e meio se for por tempo.

Não esquecer que o tipo de uso tb define a degradação de oleos.

Por exemplo, julgo que fazer o areal do gasoduto em Troia o dia todo a curtir as subidas num dia quente devem fazer pior ao oleo em 200km's do que 10.000kms a rolar calmamente sem aquecer o oleo acima dos 110º....
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 376
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
RTI: 0
Localização: Evora

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por PJPENEDO »

FLG Escreveu:Utilizei durante anos o Shell Helix Ultra 5w40 e :ok: ... depois de 10.000 kms o nível continuava :ok:

Devido a conjuntura passei para o Shell HX7 10w40.
Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por tiago fernandes »

PJPENEDO Escreveu:
FLG Escreveu:Utilizei durante anos o Shell Helix Ultra 5w40 e :ok: ... depois de 10.000 kms o nível continuava :ok:

Devido a conjuntura passei para o Shell HX7 10w40.
Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
É tão notória a diferença de ruído?
Avatar do Utilizador
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 376
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
RTI: 0
Localização: Evora

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por PJPENEDO »

tiago fernandes Escreveu:
PJPENEDO Escreveu:
FLG Escreveu:Utilizei durante anos o Shell Helix Ultra 5w40 e :ok: ... depois de 10.000 kms o nível continuava :ok:

Devido a conjuntura passei para o Shell HX7 10w40.
Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
É tão notória a diferença de ruído?
É mesmo acredite, o óleo é mesmo bom bom bom, e amigo FLG este HX7 apesar de ser 10w40 é um óleo sintético, o meu amigo veja lá no site da SHELL e leia a ficha do óleo.
Eu comprei na Internet num site espanhol porque na Texoleo estava esgotado.
sdo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 125
Registado: 17 mar 2013 23:59
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2746
RTI: 0
Localização: Ponta Delgada / Lisboa

Re: Óleo Sintético para 300 tdi

Mensagem por sdo »

PJPENEDO Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:
PJPENEDO Escreveu:«
Companheiro, meti agora quase 7 litradas desse Shell HX7 10w40 e posso dizer que é um espetáculo!
O motor ficou muito mais suave e nunca pensei que um 300tdi podia ser tão silencioso.
Comprei a menos de 5€/litro.
É tão notória a diferença de ruído?
É mesmo acredite, o óleo é mesmo bom bom bom, e amigo FLG este HX7 apesar de ser 10w40 é um óleo sintético, o meu amigo veja lá no site da SHELL e leia a ficha do óleo.
Eu comprei na Internet num site espanhol porque na Texoleo estava esgotado.
O Helix HX7 10w40 é semi-sintético. ;)

Na minha opinião, uma opção muito boa para os 200/300 TDI.
Responder