Ajuda na compra do 1 jipe

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 17 set 2014 10:19
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por JMRibeiro »

Claro, isso da capota e outras tantas coisas é tudo balelas.

Nem pensar em 4x2 para traccao a frente ja tenho 2 carros, quero é um jipe.

O ideal para mim seria ter as 2 capotas, a de fibra para andar por via de regra, a de lona para nos fins de semana ou nas ferias, da outra liberdade, sei do que falo pois ja tive um carro com hardtop so e quase que deixei de tirar aquilo dado ter de arranjar sempre sitio para o guardar.

Sim quero fazer uma reparacao porreira mas nao tenho nocao dos preços do viscoso e da IRD, podem me dar 1 ideia?

Outra extra que adoro ver no jipe sao barrras, acho que ficam mesmo muito bem.

Irei ver o que postei acima no sabado, penso estar um pouco caro, na minha opiniao o valor justo rondaria os 4000€, ja sendo de 99 e com 190000km.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Punisher »

JMRibeiro Escreveu:Estive á pouco a falar com um vendedor.

Disse me que tem o motor novo (reconstruido), embraiagem motor de arranque etc.

Diz desconhecer o que é o viscoso e transmissao etc...

O que acham do motor reconstruido?

Presumo que isto seja um barrete mas as vezes aprende se mais com esses do que quando tudo corre bem, por isso devo ir ve lo.

Vou tentar testar o viscoso tambem, sera a primeira vez por isso vamos ver!
Boas;

Acho que te enganaste...vendedor??? Não sabe o que é o viscoso? é melhor fugires. Motor reconstruido? Tb não conheço o termo, revisto, rectificado....ainda se aceitaria, mas acho que é pirata e não percebe pevide da coisa. Tem cuidado.
Avatar do Utilizador
Miguel95
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 29 nov 2013 03:26
Land Rover: LAND ROVER freelander 1999
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Miguel95 »

JMRibeiro Escreveu:Claro, isso da capota e outras tantas coisas é tudo balelas.

Nem pensar em 4x2 para traccao a frente ja tenho 2 carros, quero é um jipe.

O ideal para mim seria ter as 2 capotas, a de fibra para andar por via de regra, a de lona para nos fins de semana ou nas ferias, da outra liberdade, sei do que falo pois ja tive um carro com hardtop so e quase que deixei de tirar aquilo dado ter de arranjar sempre sitio para o guardar.

Sim quero fazer uma reparacao porreira mas nao tenho nocao dos preços do viscoso e da IRD, podem me dar 1 ideia?

Outra extra que adoro ver no jipe sao barrras, acho que ficam mesmo muito bem.

Irei ver o que postei acima no sabado, penso estar um pouco caro, na minha opiniao o valor justo rondaria os 4000€, ja sendo de 99 e com 190000km.
Boas, a melhor pessoa para te saber dar o preço dessa reparação é o carlos da Soluções Freelander, mas penso que ronda o valor que estavas a pensar gastar na tal revisão. ;)
Abraço
Avatar do Utilizador
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 17 set 2014 10:19
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por JMRibeiro »

Obrigado, ja enviei PM a pedir a tal ajuda ;)
Avatar do Utilizador
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 17 set 2014 10:19
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por JMRibeiro »

O que acham de um free de 2000, ainda Di, com 100 000Km por 6000€
Aparentemente em optimo estado, com as 2 capotas e com o viscoso em codicoes.

Acho que estava no ponto se fosse 5000€
Avatar do Utilizador
Miguel95
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 29 nov 2013 03:26
Land Rover: LAND ROVER freelander 1999
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Miguel95 »

JMRibeiro Escreveu:O que acham de um free de 2000, ainda Di, com 100 000Km por 6000€
Aparentemente em optimo estado, com as 2 capotas e com o viscoso em codicoes.

Acho que estava no ponto se fosse 5000€
Boas, realmente com esses kilometros deve de estar "novo", a duvida é se esses kilometros são reais, pois um carro com 14 anos com esses kilometros é muito raro. Em relação ao viscoso a LAND ROVER recomenda trocar a cada 80 mil.
Pode ser que aqui alguem consiga explicar uma forma de saber os kilometros que o jipe tinha cada vez que foi a inspecção.
Tambem poderás ver alguns sinais de desgaste que um carro com 100 mil não tem, volante, discos travão, estofos, manete mudanças, etc.
Se conseguires fotos mete aqui para ver-mos, sempre são mais olhos a ver e por quem está habituado aos Free..
Abraço
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Miguel95 Escreveu:
JMRibeiro Escreveu:O que acham de um free de 2000, ainda Di, com 100 000Km por 6000€
Aparentemente em optimo estado, com as 2 capotas e com o viscoso em codicoes.

Acho que estava no ponto se fosse 5000€
Boas, realmente com esses kilometros deve de estar "novo", a duvida é se esses kilometros são reais, pois um carro com 14 anos com esses kilometros é muito raro. Em relação ao viscoso a LAND ROVER recomenda trocar a cada 80 mil.
Pode ser que aqui alguem consiga explicar uma forma de saber os kilometros que o jipe tinha cada vez que foi a inspecção.
Tambem poderás ver alguns sinais de desgaste que um carro com 100 mil não tem, volante, discos travão, estofos, manete mudanças, etc.
Se conseguires fotos mete aqui para ver-mos, sempre são mais olhos a ver e por quem está habituado aos Free..
Abraço
Nem é complicado o TD4 de lá de casa é de 2001 e nao chega a 150.000kms
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Freepedro »

Mr_Trecolareco Escreveu:
Miguel95 Escreveu:
JMRibeiro Escreveu:O que acham de um free de 2000, ainda Di, com 100 000Km por 6000€
Aparentemente em optimo estado, com as 2 capotas e com o viscoso em codicoes.

Acho que estava no ponto se fosse 5000€
Boas, realmente com esses kilometros deve de estar "novo", a duvida é se esses kilometros são reais, pois um carro com 14 anos com esses kilometros é muito raro. Em relação ao viscoso a LAND ROVER recomenda trocar a cada 80 mil.
Pode ser que aqui alguem consiga explicar uma forma de saber os kilometros que o jipe tinha cada vez que foi a inspecção.
Tambem poderás ver alguns sinais de desgaste que um carro com 100 mil não tem, volante, discos travão, estofos, manete mudanças, etc.
Se conseguires fotos mete aqui para ver-mos, sempre são mais olhos a ver e por quem está habituado aos Free..
Abraço
Nem é complicado o TD4 de lá de casa é de 2001 e nao chega a 150.000kms
O de cá de casa, janeiro de 2001 tem 127.000 km
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Avatar do Utilizador
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 17 set 2014 10:19
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por JMRibeiro »

Actualmente a venda nao se encontram com esses Kms, sempre com um exagero tipo 200000 ou em bons dias 180 000Km.

Actualmente estou dividido entre estes 2:

1)Td4,12/2000, sem capota de lona mas com as barras que acho que ficam muito bem, os plasticos de fora parecem bastante queimados, acho que o homem deve fazer os 4000€, 122500Km, é do Porto, o dono admite que o viscoso precisa de ser trocado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2)Di, 02/2000, com capota de lona mas sem as barras, os plasticos parecem me excelentes bem como o estado geral do carro, pede 6000€, nao acredito que baixe mais do 5500€, 98000Km, de Lisboa, o dono diz que o carro tem sido assistido na marca e lhe disseram que ainda nao era necessario trocar o viscoso.

Imagem
Imagem


Opiniões sao bem vindas, qual escolhiam?

Podem me dizer as diferencas entre o Di e o Td4, excepto o motor?
Se mudou mais alguma coisa alem dos piscas e o motor, mesmo pormenores internos!

O Di nao tera reparacoes mais baratas devido a nao ser motor BMW?
Os custos de manutencao sao diferentes bem como a fiabilidade?

Sabem se alguns problemas foram resolvidos com a passagem do Di para o TD4?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
Miguel95
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 29 nov 2013 03:26
Land Rover: LAND ROVER freelander 1999
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Miguel95 »

Boas, os problemas são os mesmos do Di para o Td4, as reparações serão o mesmo preço pois a LAND ROVER é uma marca igualmente com preços elevados como a BMW (sei porque tenho ambas as marcas ca em casa :ohnao: ), ja ouvi por ai dizerem que as suspensões do Td4 são diferentes mas posso estar a dizer alguma asneira, os digitos do conta kilometros também são diferentes, o cinzeiro, o Td4 tem um apoio para o pé do lado do condutor, o Td4 tem um apoio central para o braço (que está muito baixo e só alguem com os braços compridos lhe faz o devido uso), os espelhos do Td4 dão para fechar e no Di só fazem o efeito de mola, as jantes do Di são de 5 raios e do Td4 de 6, e a grelha frontal onde está o símbolo LAND ROVER também é diferente.
Por 5000€ escolhia o Di porque me era indiferente ser Di ou Td4, e neste caso o Di parece estar em melhor estado. Se o IRD estiver em bom estado e só precisar do viscoso também não é uma reparação muito cara.
Mas nada como experimentares um Di e um Td4 para veres a diferença. Não tens possibilidades de levar alguem habituado aos Free a experimentar contigo? Seria uma boa ajuda para ti.
Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Mais uma vez digo :-). Liga-me :-)

Se quisesses de 5 portas si de 3 di desde 2800 até 3500 que vão desde os 220.000 aos 318.000... Qualquer um deles com motor saúdavel e restante mecânica boa, claro está que o mais caro está melhor :-)

Parece-me que com calmna erncontras um negócio bem melhor!!! Se é para ficar esquece os km! Mais vale alguns km bem mantidos do bque poucos com manutenção descuidada.

Se nops quiseres visitar temos todpo o gostpo em explicar in-loco o que deves ver e podes experimentar alguns :-)

Melhor do que isto só na farmácia :-)

Abraço
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Catloudave »

carlossilvalr Escreveu:Boas

Mais uma vez digo :-). Liga-me :-)

Se quisesses de 5 portas si de 3 di desde 2800 até 3500 que vão desde os 220.000 aos 318.000... Qualquer um deles com motor saúdavel e restante mecânica boa, claro está que o mais caro está melhor :-)

Parece-me que com calmna erncontras um negócio bem melhor!!! Se é para ficar esquece os km! Mais vale alguns km bem mantidos do bque poucos com manutenção descuidada.

Se nops quiseres visitar temos todpo o gostpo em explicar in-loco o que deves ver e podes experimentar alguns :-)

Melhor do que isto só na farmácia :-)

Abraço

Bom dia

Não sou das pessoas mais entendidas, mas tenho que concordar com o CS, pois o meu DI de 2000 tem 288 000 km e está um espetáculo. A manutenção que é feita é muito importante.
Já tive o prazer de conduzir ambos, o TD4 e o meu DI, acho que o motor do Td4 é um pouco mais silencioso, não se ouve tanto no habitáculo, e desenvolve talvez um pouco mais rápido. De resto ... Mas estes senhores sabem muito mais do que eu e podem falar bem melhor.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por SERSANRR »

Boas, em relação aos kms, no tipo de carros que é e na idade que eles já têm é pouco relevante, alias, da minha experiencia pessoal até prefiro com mais kms do que daqueles que não andam, é que quando andam são mantidos mal ou bem, têm de ser para andar, se tiver poucos kms ou está "podre" ou está a ver se vai esticando até o vender... (é claro que existe um ou outro que têm poucos kms mas que são bem mantidos, mas isso é uma raridade, no caso do meu, tem 235.000kms e anda todos os dias uns 40 ou 50 kms adicionais... O que o freelander tem de bom é não ter quase nada para arranjar que se possa estragar daquelas avarias imobilizadoras, (Ao contrario dum Disco 3, dum Sport ou dum P38) talvez a IRD e e... Se o diff traseiro se estragar ou o viscoso, pode-se sempre retirar durante uns dias até haver orçamento ou tempo para reparar, um motor Di são 500€ (um amortecedor/balão para um Disco 3 são 700€), ou seja, não vejo nada que possa ser preocupante num free com maior kilometragem e podes comprar bem mais barato... deixando-te dinheiro suficiente para o pores novo se quiseres, falo por experiencia propria, já comprei um de serviço e já comprei este agora usado com 220.000kms, e se fosse hoje não tinha comprado o primeiro, resumindo gastei quase 15.000 e na propria semana estava na garantia, e ainda lá foi mais 3 vezes (veio para as minhas mãos com 58.000kms, só mexido na LR e com o viscoso TOTALMENTE COLADO (Mesmo colado, nem mexia)
Última edição por SERSANRR em 26 set 2014 15:24, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por SERSANRR »

Ah, e lembrei-me duma diferença gigantesca entre o Td4 e o Di... O Td4 tem volante bimassa... o Di não... :P

A diferença é mais ou menos esta:

Td4
http://www.paddockspares.com/da6250-td4 ... n-kit.html
Di
http://www.paddockspares.com/urb500060g ... iesel.html

Resumindo, os valores de reparação no TD4 são mais elevados que para o Di (falando das peças que são especificas do modelo, as genericas entre os 2 carros o preço é o mesmo obviamente), tirando a correia de Distribuição que no Di é estupidamente cara pois são 2 correias e obriga a tirar o apoio do motor do lado esquerdo e o Td4 não tem (mas a corrente tambem é preciso mudar quando começa a ficar larga)...

Abc
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por tiago_silva »

SERSANRR Escreveu:Ah, e lembrei-me duma diferença gigantesca entre o Td4 e o Di... O Td4 tem volante bimassa... o Di não... :P

A diferença é mais ou menos esta:

Td4
http://www.paddockspares.com/da6250-td4 ... n-kit.html
Di
http://www.paddockspares.com/urb500060g ... iesel.html

Resumindo, os valores de reparação no TD4 são mais elevados que para o Di (falando das peças que são especificas do modelo, as genericas entre os 2 carros o preço é o mesmo obviamente), tirando a correia de Distribuição que no Di é estupidamente cara pois são 2 correias e obriga a tirar o apoio do motor do lado esquerdo e o Td4 não tem (mas a corrente tambem é preciso mudar quando começa a ficar larga)...

Abc
Na embraiagem não estou muito de acordo pois mudei a do meu há pouco tempo e o bimassa continuou no sítio. Ou seja, ficou ao preço de trocar a embraiagem num carro normal.
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Avatar do Utilizador
Miguel95
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 29 nov 2013 03:26
Land Rover: LAND ROVER freelander 1999
RTI: 0

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Miguel95 »

SERSANRR Escreveu:Boas, em relação aos kms, no tipo de carros que é e na idade que eles já têm é pouco relevante, alias, da minha experiencia pessoal até prefiro com mais kms do que daqueles que não andam, é que quando andam são mantidos mal ou bem, têm de ser para andar, se tiver poucos kms ou está "podre" ou está a ver se vai esticando até o vender... (é claro que existe um ou outro que têm poucos kms mas que são bem mantidos, mas isso é uma raridade, no caso do meu, tem 235.000kms e anda todos os dias uns 40 ou 50 kms adicionais... O que o freelander tem de bom é não ter quase nada para arranjar que se possa estragar daquelas avarias imobilizadoras, (Ao contrario dum Disco 3, dum Sport ou dum P38) talvez a IRD e e... Se o diff traseiro se estragar ou o viscoso, pode-se sempre retirar durante uns dias até haver orçamento ou tempo para reparar, um motor Di são 500€ (um amortecedor/balão para um Disco 3 são 700€), ou seja, não vejo nada que possa ser preocupante num free com maior kilometragem e podes comprar bem mais barato... deixando-te dinheiro suficiente para o pores novo se quiseres, falo por experiencia propria, já comprei um de serviço e já comprei este agora usado com 220.000kms, e se fosse hoje não tinha comprado o primeiro, resumindo gastei quase 15.000 e na propria semana estava na garantia, e ainda lá foi mais 3 vezes (veio para as minhas mãos com 58.000kms, só mexido na LR e com o viscoso TOTALMENTE COLADO (Mesmo colado, nem mexia)
Boas, em relação ao preço do motor Di acho um bocado barato, esse preço é de um motor na sucata.
Abraço
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por SERSANRR »

Tiago, percebo o que dizes e não me leves a mal o que vou dizer, mas não se trata de concordar ou não, podes até ter deixado o mesmo bimassa no sitio no teu caso, (digo-te já que não é a recomendação habitual, arriscaste a ter que sacar a caixa novamente em poucos kms) mas é certinho e direitinho, TODOS os bimassas têm eventualmente que ser substituidos, independentemente do modelo ou marca ou se é 4x4 ou carro, e um bimassa dura normalmente entre os 150.000 e os 200.000.. o TD5 tem, o P38 2.5 tem, todos os tdv6 têm, é algo que na mecanica actual não há como escapar, uns têm kits para alterar isto e voltar aos solidos e ai só gastas uma vez, outros nem isso têm como é o caso do P38... Depois ainda tens a questão, nem toda a gente gosta dos solidos pois a vibração do motor é diferente.

Abraços
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por tiago_silva »

Eu sei disso Sérgio mas já o meu f#rd Focus levou o mesmo tratamento aos 240000 km e ele aí anda com 260000... Não estou com isto a dizer que não tens razão. Eu sei que os bimassas têm, como quase tudo, um tempo de vida limitado mas também acho que essa ideia de que quando se troca um disco de embraiagem tem que se trocar obrigatoriamente o bimassa foi uma ideia introduzida por algum vendedor. Depois há outra questão que considero no mínimo obscena. É que as peças que realmente tem desgaste comprovado que são o disco e o prato são, normalmente, estupidamente mais baratas em conjunto do que o bimassa por si só.
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por SERSANRR »

É tudo uma questão de procurar, é o preço dum motor 2.0 Perkins na sucata... que serve no freelander, rover 220sdi, 620sdi, 820sdi... já tudo carros muito antigos

Olha um td4
http://saojuliao-setubal.olx.pt/motor-f ... -452933429

toma lá um Di
http://taveiro-coimbra.olx.pt/motor-de- ... -462382643
Deve estar morto mas é bem abaixo dos 500€ :D :lol: :D

http://www.ebay.co.uk/itm/1999-2000-LAN ... 43c9678be9

Uma das coisas que me trouxe de volta ao freelander foi exactamente o preço dos componentes mais caros, eu tenho e uso o LR todos os dias e como tal, quero que seja o mais simples e barato possivel de operar e manter.
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por SERSANRR »

Tambem depende do carro, tens carros que o acesso as caixas é simples e facil, tens outros que o que vais poupar em não pôr o bimassa na mesma altura acaba por se transformar numa despesa ainda maior passado uns meses. No caso do freelander, as caixas até são faceis de manusear visto que saiem todas independentes e são leves qb, mas não é assim em todas... Mas resumindo, estratégias de manutenção à parte, se têm pode falhar, era isto que dizia :)