Instalação de ABS

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Coruja
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2013 21:23
Land Rover: Discovery 300 TDi 5p - 7l
Sócio LCP: 3173
RTI: 0

Instalação de ABS

Mensagem por Coruja »

Companheiros, hoje com a pequena chuva que caiu, senti o disco bastante instável.
Confesso que dos vários 4x4 que tive este realmente meteu medo, mesmo a 40 (por isso, não vale a pena dizer para andar devagar).

Há algum esquema para instalar ABS num 300 de 96?

Sugestões, etc?

Cumprimentos e desde já o meu obrigado.
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Re: Instalação de ABS

Mensagem por cconst »

Viva,

Não sendo eu mecânico (nem tão pouco um curioso da mecânica auto) algumas lições que tirei destes meus 17 anos atrás de um volante:
* os pneus afectam muito a estabilidade da viatura (se são reconstruidos, se estão ressequidos, se estão na pressão certa, se têm piso...)
* O conjunto mola/amortecedor é outro fator muito relevante!!! Um amortecedor menos bom (em comparação com os restantes trás comportamentos assustadores!!!!)
* Ter ou não ter barras estabilizadoras
* folgas

Note-se que no meu disco, com pneus usados michelin, fazia uma condução muito mais proxima de um ligeiro. Assim que coloquei reconstruidos velhos, passei a andar em cima de manteiga. Com pneus reconstruidos mas novos, mudou para melhor, mas sendo reconstruidos e MT não se compara aos michelin (mais estradistas).

No meu Golf 3 com um amortecedor traseiro estragado, qualquer curva (em seco ou molhado) feita de uma forma ligeiramente menos conservadora me causava algumas surpresas...

Ainda no meu golf 3, pressões diferentes (um furo lento) me causou um pequeno susto no IC19 (mesmo tendo ABS).

Daí as minhas perguntas acima. Começa por verificar o que liga o disco ao solo. Se após isto tudo ele ficar instável, aí sim tenta ver outras coisas
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

ABS só vai ajudar nas travagens de emergência.

Sendo o Disco o meu primeiro 4x4 tb apanhei um susto na primeira vez à chuva que bloqueou a travagem pois é um peso bruto mto maior e com o cento de gravidade mais elevado foi bem diferente de um carro.

Mas nao culpo a instabilidade do veiculo mas sim a minha condução inadequada num LAND ROVER de 2,5ton á chuva com pneu Mud com vários anos em cima LOL

Reprogramei o meu chip de condução à chuva no Disco e nunca tive problemas andando na mesma bem acima dos 40km/h, apenas dando mais margem de segurança.

Como foi dito se te queixas de instabilidade há-de haver outras razões para isso que nao a falta de ABS.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva Coruja

há Discos 300 que saíram com ABS de série... por isso é possivel fazer o upgrade... mas que não deve ser nada barato..

Como foi dito os pneus é um dos principais elementos a ter em conta... bem como os órgãos da suspensão.

Tenho um Disco 300 e nunca senti necessidade em colocar ABS...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Coruja
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Coruja »

FLG Escreveu:Viva Coruja

há Discos 300 que saíram com ABS de série... por isso é possivel fazer o upgrade... mas que não deve ser nada barato..

Como foi dito os pneus é um dos principais elementos a ter em conta... bem como os órgãos da suspensão.

Tenho um Disco 300 e nunca senti necessidade em colocar ABS...

Obrigado pela dica, já agora que tipos/tamanhos de pneus recomendam e que suspensão?

Os pneus ainda são os que tinha o anterior dono. Frente: estrada; Trás: mistos.
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Muito cuidado com pneus diferentes frente/tras... mesmo tendo afixado as mesmas medidas o diametro/largura varia de marca para marca e dentro da mesma marca entre modelos.

Resolva quanto antes isso e não active o bloqueio de caixa.

Relativamente a suspensão se não precisa de mais altura a original (em boas condições) dá-lhe um optimo compromisso.

Pneus ... se não precisar de mais uns 235 70 16... por exemplo estes:

http://www.michelin.pt/pneus-turismo/mi ... tude-cross
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Coruja
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Coruja »

No livrete ainda posso ir até ao 215/75 R16, mas estou a pensar nestes:

235/85 R16 - http://www.coopertire.co.uk/tyres/off-r ... overer-stt
ou
estes - http://www.yokohamatire.com/tires/detai ... ndar_a_t_s

As medidas é que ainda não estou certo de qual a mais indicada de forma a melhorar a performance, mas sem alterar muito.
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Medidas além das que tem (eventualmente 235/70R16) vão roçar se não alterar a suspensão e fazer mesmo uma cortes na chapa (atrás).

Existe muita coisa por aí. Depende do gosto, uso e da carteira de cada um.
Cassadoure
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 jun 2010 10:13
Land Rover: Disco 300 1996
RR P38 1996
SII regular 88 1969

Mensagem por Cassadoure »

Brasileirada mas explicita:

ABS : O freio ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Breaking System) é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em uma situação de frenagem de emergência, a força de frenagem aplicada pelo motorista pode ser maior que o pneu pode suportar: a roda trava. O pneu agora não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de controle, visto que ele não reage mais aos comandos de direção do motorista. Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.
A técnica recomendada para motoristas não experientes que possuem um carro com ABS, em uma situação de frenagem completa de emergência, é pressionar o pedal de freio o mais forte possível e, quando necessário, desviar dos obstáculos. Com freios normais, o motorista não pode desviar de obstáculos enquanto freia, já que as rodas estarão travadas. Dessa maneira, o ABS irá reduzir significativamente as chances de derrapagem e uma subseqüente perda de controle.

AGORA A PARTE INTERESSANTE:

Em pedregulhos e neve forte, o ABS tende a aumentar a distância de frenagem. Nessas superfícies, as rodas travadas escavam o solo e param o veículo mais rapidamente. O ABS impede que isso ocorra. Algumas calibragens de ABS reduzem esse problema por diminuir o tempo de ciclagem, deixando as rodas rapidamente travar e destravar. O benefício primário do ABS nessas superfícies é aumentar a capacidade do motorista em manter o controle do carro em vez de derrapar, embora a perda de controle seja por vezes melhor em superfícies mais suaves como pedregulhos e deslizantes como neve ou gelo. Em uma superfície muito deslizante como gelo ou pedregulhos é possível que se trave todas as rodas imediatamente, e isso pode ser melhor que o ABS (que depende da detecção da derrapagem de cada roda individualmente).

Conclusões: Cada qual tira a sua

NO LR eu prefiro SEM!
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy

Mensagem por tiago fernandes »

O meu tem ABS mas para adaptares se calhar gastas mais que vale o carro...
94Disco
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 dez 2015 23:05
Land Rover: Discovery 300Tdi 94
Sócio LCP: 3642

Mensagem por 94Disco »

Para mim só interessava se pudesse ligar e desligar conforme o terreno onde estou
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy

Mensagem por tiago fernandes »

Isso dá!