Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
Responder
Avatar do Utilizador
cjribeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 07 dez 2014 21:03
Land Rover: freelander
2.0 TD4
BMW
2001
RTI: 0

Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por cjribeiro »

Caros,
adquiri recentemente um Freelander 2.0 td4 de 2001, gostaria de lhe mudar ja o oleo do motor e filtro.
Ele vem com oleo Magnatec 5W40 DPF, que vos parece este oleo? tenho um outro carro onde uso o oleo Fuchs 5W30 e tenho-me dado muito bem com ele. Será que tambem o posso colocar no Freelander?
Segundo as indicações no livro do veiculo refere ara usar 10W40 ou 15W40 segundo as especificações de ACEA A3 e ACEA B3, mas como já é de 2001, certamente já haverá muito melhor!
Solicito apoio de pessoas com mais experiencia, dado que nunca tive um LAND ROVER antes.
Obrigado
Carlos Ribeiro
Avatar do Utilizador
Christophe
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 29 out 2014 22:33
Land Rover: Freelander TD4 2000
Sócio LCP: 3106
RTI: 0
Localização: Sta Maria Feira

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por Christophe »

Boas,

Antes de mais, bem vindo ao Forum.
Segundo, quanto ao óleo a usar, aconselho um 5w40, não só por ser 100% sintético mas porque a sua viscosidade e a a sua performance são superiores aos semi-sintéticos ou óleo minerais. Aqui vai um pequeno excerto/ resumo de uma formação que dei:
"A performance de um lubrificante é o seu contributo para a “performance” do equipamento, ou sejam melhorar situações tais como:
O espaçamento entre lubrificações (reduzindo imobilizações e custos de manutenção), Poupança no consumo de combustível, Redução de poluição.
Os óleos de base sintéticos oferecem uma excelente protecção contra desgaste, óptimo fornecimento de óleo com arranque a frio, propriedades de baixa viscosidade e extraordinária limpeza do motor. "

Mesmo que a marca recomenda um 10w40 ou 15w40, não faz mal colocar um 5w40, porque terá muito melhor qualidade e mal não faz nenhum.
Quanto à marcas do mercado, sou suspeito devido a marca que represento profissionalmente, portanto deixo isso ao critério de outros intervenientes.
Boa sorte com a máquina.
Avatar do Utilizador
PJPENEDO
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 376
Registado: 17 fev 2013 17:02
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 Tdi 94 3P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
LAND ROVER Discovery 300 Tdi 97 5P
RTI: 0
Localização: Evora

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por PJPENEDO »

Companheiro, o aconselhável pelas marcas de lubrificantes é o 5w30.
Pode ver estes links:

http://lubematch.shell.com/pt/pt/equipm ... _EFt8Pdzih

http://fuchs-eu.lubricantadvisor.com/Ad ... ioskMode=0

Abraço

Caro Christophe, é de apreciar a sua posição, só demonstra ser uma pessoa correta e com princípios, no entanto, acho que o que mais falta por aqui, são pessoas que realmente entendem de lubrificantes, há pessoas aqui que também são representantes de lubrificantes e expõem a sua ideia, logo, venham dai as suas opiniões e conhecimentos e já agora a marca que representa, porque eu não vou mudar só porque me diz que vende A, B ou C.
Já agora dê lá a sua opinião de qual é o melhor óleo para o motor TD5!?
Abraço
Avatar do Utilizador
cjribeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 07 dez 2014 21:03
Land Rover: freelander
2.0 TD4
BMW
2001
RTI: 0

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por cjribeiro »

Obrigado a ambos pela ajuda, embora estejamos perante um empate de opiniões!
vou fazer mais umas investigações, de momento julgo que tanto um como outro, o 5w40 e o 5w30 sejam ambos bons. Na verdade procuro sempre colocar oleos sinteticos e os motores agradecem, tambem gostaria de ter apenas um oleo para ambos os veiculos.
Avatar do Utilizador
Christophe
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 29 out 2014 22:33
Land Rover: Freelander TD4 2000
Sócio LCP: 3106
RTI: 0
Localização: Sta Maria Feira

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por Christophe »

Boas Carlos,
Se já utiliza o Fuchs 5w30 no outro veículo, também poderá utilizar no Freelander, por este ter os requisitos solicitados pela marca ACEA A3/B3. A questão do 5w40, deve-se a maior viscosidade do óleo em altas temperaturas, o que protege melhor o motor contra agressões e desgastes. Ambos servirão perfeitamente se o objectivo não for fazer o DAKAR com o Free :driving:

Quanto a sua pergunta JPENEDO, aqui vai o link de pesquisa de 2 tópicos aqui no forum que falam do óleo a utilizar no TD5:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 21&p=21784
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=36&t=1959

No entanto aqui fica a minha opinião na mesma: 5w30 ACEA A5/B5 :)

Sem stress e sem marcas :lol:
Avatar do Utilizador
cjribeiro
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 07 dez 2014 21:03
Land Rover: freelander
2.0 TD4
BMW
2001
RTI: 0

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por cjribeiro »

caro Chistophe,
não pretendo fazer raids nem andar fora de estrada a danificar o veiculo, quanto muito por alguns caminhos e estradoes, pretendo usar o veiculo numa condução normal.
Para raids e aventuras do tipo teria de ter adquirido um TD5 ou outro modelo mais resistente.
Obrigado pela dica
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por nelson_graca »

Uma pequena nota

Em teoria podes colocar qualquer óleo desde que cumpra as normas definidas para esse motor.

Tal como indicado pela ACEA, o óleo recomendado deve cumprir a norma A3/B3 e isso sim é o mais importante.

Podes esquecer a Norma A3 pois refere-se a motores a gasolina, desde que o óleo tenha a indicação B3 na embalagem é o suficiente. Quanto a viscosidade iria para um 5w40 sintético ou para um 10w40 (caso não vivas num local muito frio) mas nesse caso terias de ter em atenção que os 10w40 realizam menos KM

Em nota final ACEA é a sigla de associação europeia de construtores automoveis e o “W”, vem de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio. Quanto menor esse valor, mais fácil ele percorrerá o motor na partida a frio, diminuindo o tempo que o motor “bate” ao ligar, quando o óleo ainda não chegou a todas as peças.

e
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Que oleo para o motor devo usar para Freelander 2.0 td4

Mensagem por nelson_graca »

E phá agora reparei que isto foi um desenterranço de tópico
Responder