Questão sobre lubrificante motor TD5

Discussão sobre combustíveis tradicionais e alternativos (bio-óleo, bio-diesel, GPL, etc.) e lubrificantes para motor, caixas, diferenciais, etc.
romiogolfe
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 28 jul 2015 22:30
Land Rover: Defender 90 TD5 1999
RTI: 0

Re: Questão sobre lubrificante motor TD5

Mensagem por romiogolfe »

Olá!

Vou me estrear no fórum com a minha opinião/conhecimento sobre o assunto em discussão!

Cada fabricante recomenda as especificações mínimas para as características do óleo para um determinado carro/motor.

Não tive tempo de ver para todos os motores mas para o Td5 montado no defender 90 de 99 até 2007 a LAND ROVER prescreve revisões de 20000km ou um ano, o que ocorrer primeiro, utilizando um óleo 5w30 CF/B1 ou em alternativa 10w40 CF/B3.

Qualquer óleo com características superiores, no caso API superior a B1 (quanto maior o número mais elevada e a especificação do óleo) , pode ser utilizado no motor em questão.

De notar que os óleos mais recentes, preparados para carros com filtro de partículas, a classificação API muda para C# sendo que neste caso a característica específica do óleo # não evolui conforme os números como na nomenclatura A e B, mas responde a características específicas de cada construtor. No caso concreto não é relevante visto os Td5 não terem FAP.

A questão dos km não muda conforme o tipo de óleo que se usa, um determinado óleo pode num carro dar para fazer 30000km e noutro só dar para 15000km pelo que dizer que há óleos para 30000km parece-me uma interpretação errada mas claro e a minha opinião!

Isto são as indicações para uma utilização normal, normalmente as marcas dão também indicação para uma utilização diferente, pelo que cada caso é um caso.

Há depois a ter também em atenção os km do carro e o estado do motor, sendo que um óleo caro pode não ser necessariamente o melhor para um determinado motor/carro!

No caso de carros com bastantes kilometros, há marcas que tem óleos específicos para esses casos, em que o fabricante adiciona componentes ao óleo para ajudar a preservar a saúde do motor. Note-se ainda que neste caso, o óleo com a norma vw 505 ou 507 da Vag que dá para motores com injetor bomba não são necessariamente indicados para os motores td5, mas isso são outras questões!

Resumindo nos motores td5 com utilização normal, usar óleo sintético 5w30 ou 5w40 ou 10w40 sintético com norma B1 ou superior e fazer revisões de 20000km ou um ano!

A marca as vezes é uma ilusão!

Um abraço e boas lubrificações!
k-otic
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 12
Registado: 02 jul 2015 13:13
Land Rover: Ainda não possuo, mas gostava de ler um pouco para escolher bem ;)
RTI: 0

Re: Questão sobre lubrificante motor TD5

Mensagem por k-otic »

Então e uma pergunta para um novato tb, porque é que a LR no meu manual do Defender menciona ACEA A1 e B1, com uma nota abaixo recomendando os ACEA B2 também? Já haviam normas melhores, porque é que eles não as recomendam?
romiogolfe
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 28 jul 2015 22:30
Land Rover: Defender 90 TD5 1999
RTI: 0

Re: Questão sobre lubrificante motor TD5

Mensagem por romiogolfe »

Alguma informação,que pode ajudar:

http://www.lubritejo.pt/lubrifiles/TabInfoAceaApi.pdf
romiogolfe
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 28 jul 2015 22:30
Land Rover: Defender 90 TD5 1999
RTI: 0

Re: Questão sobre lubrificante motor TD5

Mensagem por romiogolfe »

alexandrepeso357
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 1
Registado: 14 set 2015 12:23
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Discovery TD5 1999
RTI: 0

Discovery td5

Mensagem por alexandrepeso357 »

Bom dia,

Tenho um discovery td5 de 1999 e tenho um pequeno problema que á a luz do abs acesa no painel, já fui a LAND ROVER e apagaram-me a luz, a primeira vez foi efectivamente uma válvula do abs avariada, foi substituída, das outras vezes a máquina não deu avaria, mas sim erro, mas volta sempre a acender, gostava que em dessem uma opinião para gastar dinheiro de uma vez e solucionar o problema,

desde já o meu muito obrigado,

cpmtos

Paulo
Avatar do Utilizador
mira
master TT
master TT
Mensagens: 1617
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746
Localização: Matosinhos

Re: Questão sobre lubrificante motor TD5

Mensagem por mira »

Primeiro nao é isso que esta aqui a ser discutido..colocas isso no local apropriado.. talvez tenhas mais ideias..

A seguir sem saber os erros que te esta a dar noa te posso ajudar.. tenta saber os erros que estao a dar depois logo vê. ?
Responder