Novo Land - Discovery TD5

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
Nuno Pina
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 14 set 2014 21:25
Land Rover: Discovery 300 1994
RTI: 0

Novo Land - Discovery TD5

Mensagem por Nuno Pina »

boa noite malta, pois é, cá estou eu novamente apresentar outro Land.

Depois da primeira aquisição ter sido Discovery 300 chegou a hora do Discovery TD5 :)

Deixo aqui fotos do trabalho efetuado no 300 e como se encontra o td5 neste momento.

De momento só estou ponderar mudar suspensão, colocar sistema tradicional de molas, por isso peço a vossa opinião!!!

Obrigado

Nuno Pina

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Nuno Pina em 02 mar 2016 21:09, editado 1 vez no total.
EdgarGrd
pleno TT
pleno TT
Registado: 12 mai 2013 00:45
Land Rover: Ex Discovery 300 Camel Trophy Mongolia 97
Discovery Td5 2000
Sócio LCP: 2708

Re: Novo Land - Discovery TD5

Mensagem por EdgarGrd »

Que traga tantas felicidades como o anterior ;)

Abraço e boa sorte..e logo deixas dar uma volta :D
ImagemImagemImagem
Leitao_tsi
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 08 jun 2015 12:20
Land Rover: Defender 90 300Tdi 1995

Mensagem por Leitao_tsi »

Bons kilometros com a máquina nova. :)
JorgeF
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 set 2014 10:26
Land Rover: Discovery 300 de 95
Sócio LCP: 3044

Mensagem por JorgeF »

Boa sorte com a nova maquina!!!
Nuno Pina
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Nuno Pina »

Obrigado, espero que assim seja :)

e opiniões para suspensão? nenhum landmaniaco se chega à frente? :)
Gonçalo F.
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 dez 2012 14:57
Land Rover: Discovery TD5 2000

Mensagem por Gonçalo F. »

Nuno Pina Escreveu:Obrigado, espero que assim seja :)

e opiniões para suspensão? nenhum landmaniaco se chega à frente? :)

Caro Nuno Pina

Parabens pela compra. O Disco 2 está mesmo na "moda". Estão a surgir no TT a cada semana. Super equilibrado entre estrada e off-road. Para mim, tendo em conta varios fatores, é o melhor modelo da LAND ROVER da atualidade e, portanto, tambem tenho um.

Quanto a opiniões sobre alterações, vais ler e ouvir muita coisa. A melhor opinião que te posso dar é, avalia bem o que podes gastar, tendo em conta aquilo que precisas no teu off-road.
Pelos pneus que escolheste (Cooper S/T Max - são mistos), o teu TT será moderado e por isso, as alterações também o serão, presumo.

O que te digo abaixo, é só por experiência própria (de 4 anos de D2 TD5) e com um resultado muito bom por "pouco" dinheiro (isto comparativamente com outros níveis de equipamento)

Suspensão: subir 5cm. . Obrigatório :lol:
Frente: trocar molas (exemplo: as Old Man Emu 2777 - se montares choques de ferro e guincho: opta pelas 2779). Amortecedores: OME +5 60024L
Trás: sugiro-te NÃO tirares os balões. Coloca o kit de elevação +5cm do balão com o aumento de haste dos sensores - por experiência: ainda é a melhor solução. Amortecedores OME 60025L

Transmissão: ativar o bloqueio central. Por (relativo) pouco dinheiro terás um ganho brutal de tracçao em Off-Road. Podes faze-lo com peças usadas (manipulo do 300) ou o kit novo (vê no paddock, aschcroft, etc.). Há outra forma mais perfeita e nao implica alterar o manipulo das cx de transferências e alterar protecções termicas/acusticas centrais da carroçaria (é com um sistema electropneumatico), mas nao vou complicar na sugestao :cool:

Motor: repro moderada + eliminar EGR + cablagem aos injectores.

Boa sorte com a maquina.

Saudações :ok:

PS: nao te esqueças do radio CB - obrigatório em TT
nfaria
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jul 2009 12:34
Land Rover: Discovery 200 tdi '92
Discovery 300 tdi '96
Discovery Td5 '99
Sócio LCP: 2828

Mensagem por nfaria »

Bem vindo
Boa sorte com as máquinas, que medida de pneus tens no td5?
Nuno Pina
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Nuno Pina »

Obrigado Gonçalo F. por acaso estava pensar colocar kit suspensão Old Man Emu (pelo menos é o que toda gente aconselha). agora essa questão do kit de elevação é viavel? vantagem em colocar o Kit ao inves de molas +5? podes dizer onde encontras esse kit para ver valor.
o Bloqueio central já está ativo :)
a repro moderada (170) ficará para depois como tambem o radio CB que é importantissimo.

nfaria, os pneus são 265.

Obrigado
Fabio Prata
master TT
master TT
Registado: 31 jan 2008 11:17
Land Rover: Ex Defender 90 300tdi 1995,defender 90 td5 2005,defender 110 td5 2006.Discovery 3 SE 2007.actual defender 110xs 2011
Sócio LCP: 2400

Mensagem por Fabio Prata »

Boa sorte com o disco! :cool:
Imagem
nfaria
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jul 2009 12:34
Land Rover: Discovery 200 tdi '92
Discovery 300 tdi '96
Discovery Td5 '99
Sócio LCP: 2828

Mensagem por nfaria »

Nuno Pina Escreveu:Obrigado Gonçalo F. por acaso estava pensar colocar kit suspensão Old Man Emu (pelo menos é o que toda gente aconselha). agora essa questão do kit de elevação é viavel? vantagem em colocar o Kit ao inves de molas +5? podes dizer onde encontras esse kit para ver valor.
a repro moderada (170) ficará para depois como tambem o radio CB que é importantissimo.

Obrigado

iguais aos meus, agora a duvida é consegues andar com o carro assim ou isso raspa por todo o lado?
Eu tenho esses pneus mas com suspensão +5 e parachoques em ferro. Com esta questão das filmagens nas inspeções ando a pensar colocar o parachoques de origem novamente, mas duvido que consiga com os 265
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Vai ter saudades do 300 Nuno Pina :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Gonçalo F.
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 dez 2012 14:57
Land Rover: Discovery TD5 2000

Mensagem por Gonçalo F. »

Nuno Pina Escreveu:Obrigado Gonçalo F. por acaso estava pensar colocar kit suspensão Old Man Emu (pelo menos é o que toda gente aconselha). agora essa questão do kit de elevação é viavel? vantagem em colocar o Kit ao inves de molas +5? podes dizer onde encontras esse kit para ver valor.

Obrigado
Boas Nuno
Substituir ou não os balões: como disse, a minha opinião resulta de 4 anos de TT com o meu D2 com balões, com +7cm de altura.
Vantagens em colocar o KIT:
> Consegue-se a altura desejada por um relativo baixo investimento (50euros do kit), face a umas molas (180eur);
> Mantém a possibilidade de, quando necessário em TT, aumentar mais 4cm de altura-extra (com a função de levantamento deste sistema) - muito útil para subidas mais "picadas" e quando precisas de mais altura de ventre.
> Mantém o conforto característico desta suspensão;
> Não perde altura com o tempo (as molas pasmam - os baloes não :D);
> Mantém a capacidade de auto-nivelamento da traseira (quando com carga);
> A qualquer altura, podes parametrizar uma outra altura da traseira - através da nanacom ou maquina diagnostico LAND ROVER. No meu caso, recentemente, levantei um pouco mais a frente e a traseira ficou mas baixa e o caro desiquilibrado - acertei-a rapidamente sem qualquer troca de peças ou tacos maiores debaixo dos baloes (ou molas - se fosse o caso);

O desgaste do compressor é o que mais se pode temer, mas existe um kit de reparação na net (segmento e retentor), por 25eur, que recupera o compressor.O compressor é vulgar, porque é usado noutros modelos de outras marcas (pela Audi, pela Volvo, VW).

Onde encontrar o kit de levantamento dos baloes?

Várois sitios na net; mas neste link (português) vais encontrar uma sugestão muito boa:
http://www.2inch.pt/produtos.html :ok:
onde encontras ainda muitas outras peças uteis para os D2 "levantados" de seuspensão.
Aconselho-te os aumentos aos pendurais da barra do ACE de trás. Com mais altura, os pendurais estragam-se rapidamente, por trabalharem com maior "estroncamento".

Saudações ;)
Nuno Pina
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Nuno Pina »

Obrigado pelas dicas ;) já deu para ir testar minimamente ;)

Algumas fotos ;)

Imagem

Imagem
Nuno Pina
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Nuno Pina »

Já agora, alguém interessado em troca de pneus que tenho no jipe (265 70R16) por 255? estão em muito bom estado.
Obg.
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

:signbemvindo: :driving:
Ariexiet
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 19 nov 2013 16:54
Land Rover: Defender TD5
LAND ROVER Serie 1 88”
Sócio LCP: 3470

Mensagem por Ariexiet »

Boas,

O setup descrito pelo Gonçalo F. é precisamente como tenho o meu configurado (com as molas 2779 porque tenho guincho e choques em ferro). Considero uma configuração adequada ao meu tipo de TT que não pretende ser nada de muito duro e no geral estou muito contente com o comportamento do Disco em todas as situações. Faz até bem mais do que aquilo que eu lhe exijo. Também se encontra "calçado" com uns S/T Maxx.

Não te aconselho a colocar molas na suspensão traseira, porque acho que vais perder aquilo que este modelo tem de melhor! E se a tua suspensão não se encontra avariada, não vejo motivo para o fazeres.....
Para subir colocas apenas molas a frente e uns tacos atrás, seguindo os concelhos que o Gonçalo te deu, acho que ficas muito bem orientado.

Ps: Os teus pneus são mesmo 265/70? é que aparentam mesmo ser 265/75....

abc
Nuno Pina
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por Nuno Pina »

Ariexiet, sim são 265/75, confusão minha :)