SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.

Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor FLG » sexta abr 15, 2016 10:31 am

:D
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » terça abr 26, 2016 9:51 am

mpblue Escreveu:
mpblue Escreveu:Entretanto mudei os tirantes da barra estabilizadora da frente, e o toq toq desapareceu.


Boas:

Só para actualizar, e já agora deixar o meu testemunho. A menos de um ano mudei os tirantes da barra estabilizadora da frente, por uns novos da Allmakes (que o pessoal gosta e prefere aos da Britpart).

O que acontece, é que nem duraram um ano (não chegaram a fazer 15.000km), e já os tive que substituir, porque o barulho era infernal. Tirei-os este fim de semana, e estavam os dois no mesmo estado, até a mão se consegue simular o toc-toc...

E ainda dizem mal da Britpart...

Bem, resumindo, comprei dois Lemforder, pelo que agora estou curioso para ver quanto tempo duram...
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quinta jun 09, 2016 9:39 am

Boas:

Nos entretantos, tenho andado entretido com outras viaturas, mas o Freelander não está esquecido...

No passado fim de semana levou as correias auxiliares novas (alternador e do ar condicionado), porque apesar das que lá estavam parecerem boas, não tinha registo de quando tinham sido substituídas, e como mais vale a pena substituir em vez de ficar na estrada, já ficaram novas...

Uma das borrachas de apoio do tubo de escape tinha partido, pelo que foi substituída também, mas tenho que ver se existem algumas um pouco mais resistentes, porque as de origem estragam-se facilmente.

A panela de escape começa a acusar os anos de utilização, pelo que tenho começar a pensar em substitui-la por uma nova. Alguém sabe de boas alternativas para panelas traseiras mais pequenas? :ler:

Os faróis de longo alcance não estão esquecidos, mas como vinham muito usados, precisam de algum carinho antes de serem instalados. Só para terem uma ideia deixo umas fotos do progresso num dos faróis (limpeza interior, depois de ter conseguido remover os parafusos que estavam todos moídos)...

Imagem

Antes e depois, onde se nota o brilho da lente após umas boas lavagens interiores.

Imagem Imagem
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mira » quarta jun 15, 2016 1:35 pm

como é que fez a limpeza dentro dos farois? :cool: :cool:
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quarta jun 15, 2016 4:03 pm

mira Escreveu:como é que fez a limpeza dentro dos farois? :cool: :cool:


Boas:

É uma trabalheira, basicamente... :crazy:

Primeiro desmanchar tudo, incluindo suporte da lâmpada no farol, e depois utilizar muito detergente, muita escovagem com uma escova de limpeza de garrafas, varias vezes em função do quão sujos eles estão, e ir secando o interior com panos de micro fibras e um pouco de ar quente.

Há pessoal que coloca os faróis todos no forno e os aquece até conseguir separar o vidro do espelho, para assim ser mais fácil de limpar, mas para mim assim chega... :sing:
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor Carrola » sexta jun 17, 2016 8:01 pm

Como tiras te os parafusos? Mega broca? ou spray, vá lá saber porque pergunto... :mad:
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quinta jun 23, 2016 3:52 pm

Carrola Escreveu:Como tiras te os parafusos? Mega broca? ou spray, vá lá saber porque pergunto... :mad:


Se a cabeça ainda não estiver moida, wd40 de banho maria de um dia para o outro e tentar com uma boa chave philips. Se já estiverem moidos, broca, com muito cuidado e paciencia, para desbastar a cabeça do parafuso. Depois de abrir o farol tentar tirar o que resta do parafuso. No meu caso foi simples e não tive que tirar o que restou dos parafusos, porque estes vinham de um defender, e logo estavam pendurados, pelo que foi só utilizar a furação alternativa no interior do farol.

Mas ao montar, meti vaselina e parafusos de inox para não voltar a ter stressssssss...... :bolas:
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quarta Oct 12, 2016 9:42 am

Boas:

A coisa de 4 semanas, o Freelander começou a acender a luz do SRS, depois de estar em andamento. Começou de uma forma aleatoria até ficar sempre.

Juntamente com este sintoma, ficou sem buzina. Isto somou-se ao problema que já tinha desde que o comprei, que era, os comandos de volante do radio não funcionam.

Está semana mandou-me trabalhar a mim, ou seja, a bateria morreu.

De momento estou a espera de uma bateria nova, e de já lá tenho uma fita de airbag do volante usada (por os nossos amigos da LR deixaram de as fabricar) para instalar, caso a bateria nova não resolva tudo (que acho que não vai acontecer)...

Depois digo como ficou a coisa... :p
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quarta Oct 12, 2016 9:50 am

Boas:

O mês de Outubro é a data limite para a realização da inspeção do Freelander, de modo que lá foi tratar da dita cuja antes do fim do prazo.

Dirigi-me ao centro de inspeções onde vou sempre, paguei a inspeção, e quando vou dirigir-me para a linha de entrada, o inspetor vem ter comigo, e diz-me que não pode fazer a inspeção ao Freelander.

Indignado (porque vou lá sempre), perguntei o porquê. Resposta, o mata-vacas não passa na inspeção a menos que esteja averbado no livrete.

Contestei, a dizer que se tratava de um acessório original da LR, e nem mesmo com este argumento, aceitou fazer a inspeção. Lá foi eu a casa desmanchar o dito para me realizarem a inspeção, que ficou sem anotações.

Nos entretanto estou a tentar obter da LR a declaração que inclua todos os acessórios originais que o Freelander trás (incluindo body kit, barras de tejadilho, faróis de nevoeiro, etc.) que representem uma saliência em relação as dimensões originais da viatura, pois no limite, até os faróis de nevoeiro (devido ao tipo de montagem que têm) podem ser considerados uma saliência.

Este pais está a ficar bonito... :ohnao:
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor FLG » quarta Oct 12, 2016 2:08 pm

:eek3:

Confesso que Aquele mata-vacas é bastante perigoso :evil: :D
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quinta Oct 13, 2016 9:47 am

:D

Bateria nova colocada, e o Freelander pegou logo na boa.

Mas a buzina continua a não funcionar, pelo que vou substituir o "rotary coupling" para tentar resolver o problema da buzina, luz do SRS e comando do radio no volante... :?2
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor Nitrous » quinta Oct 13, 2016 4:59 pm

mpblue Escreveu::D

Bateria nova colocada, e o Freelander pegou logo na boa.

Mas a buzina continua a não funcionar, pelo que vou substituir o "rotary coupling" para tentar resolver o problema da buzina, luz do SRS e comando do radio no volante... :?2


Sabes dizer-me se o "rotary Coupling" é igual em todos os frees?
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » sexta Oct 14, 2016 9:39 am

Nitrous Escreveu:
mpblue Escreveu::D

Bateria nova colocada, e o Freelander pegou logo na boa.

Mas a buzina continua a não funcionar, pelo que vou substituir o "rotary coupling" para tentar resolver o problema da buzina, luz do SRS e comando do radio no volante... :?2


Sabes dizer-me se o "rotary Coupling" é igual em todos os frees?


Boas, Quando andei a ver para o meu, descobri que há cerca de 3 referencias, mas umas foram substituindo as anteriores...

Para o meu mandei vir a mais recente, mas ainda não instalei, pelo que não posso afirmar que é 100% compatível...

Começou com a referencia YRC100330, passou para a YRC100390 e acabou na XRC100390.
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » segunda Oct 24, 2016 9:50 am

Boas:

Este fim de semana arranjei uma hora para mudar o "rotary coupling".

Verifiquei já lá tinham andado a fazer alguma coisa, mas depois de substituir pelo "usado de confiança", ficou com os três problemas resolvidos (até este dar o berro). Ou seja, já tenho buzina, a luz do SRS já desligou e voltei a ter os comandos de radio no volante, coisa que quando comprei já não vinha a funcionar.

Pelo que se tiverem algum dos três sintomas mencionados acima, já sabem o que vós espera. :roll:
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » quarta nov 09, 2016 12:32 pm

FLG Escreveu::eek3:

Confesso que Aquele mata-vacas é bastante perigoso :evil: :D


Boas:

Pelos vistos vou ter que vender o mata vacas (especial de corrida) do Camel Trophy, já que a LAND ROVER recusa-se a passar declaração para o mesmo. Vá-se lá entender estes senhores, fabricam uma peça especificamente para uma viatura, e depois não passam declaração porque não faz parte do catalogo de extras...

E fiquei também a saber que o custo por declaração é de 65€+IVA e pode chegar ao cumulo de fazerem uma declaração por acessório. Por isso, camaradas, cada acessório original que têm nos Vossos veiculos será uma fonte de rendimento adicional (isto por que o custo de aquisição da mesma já lá vai) para a LAND ROVER.

Apetecia-me chamar-lhes uns nomes, mas não posso por que fica mal... :x :mad:

Se alguém quiser um acessório muito especial mas que dificilmente será averbado no DUA, diga...

Imagem
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » terça nov 22, 2016 11:32 am

Boas:

A declaração da LR para todos os acessórios oficiais de aplicação exterior já cá canta.

Este fim de semana foi dia de fazer manutenção ao Freelander, nomeadamente aos travões. Quando o comprei, reparei que os discos já estavam bem comidos, mas as pastilhas ainda tinham muito para desgastar, pelo que deixei andar. Mas aquela sensação de pedal esponjoso não me agrada, pelo que mandei vir discos novos e pastilhas para a frente e um jogo de cintas para os de trás. Discos da DELPHI e pastilhas/cintas da EBC.

Gostei do aspeto do discos, bem embalados e com o necessário conjunto de parafusos de fixação novos.

No fim de semana só tive tempo para mudar os discos e as pastilhas à frente, mas o pedal ficou logo outro, a travar muito melhor. A ver se coloco as cintas atrás e depois para concluir, mudar o óleo dos travões que cheira-me que já não é mudado há muito tempo...

Os discos (que no caso dos Td4 são ventilados) vêm de fabrica com 21 mm de espessura, e podem ir até aos 18 mm depois de gastos. Os meus já andavam com 17 mm, logo o curso do pedal fica maior, e com um feeling mais esponjoso. Depois de mudar, o curso do pedal ficou normal, e bem mais solido.
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » terça jan 03, 2017 10:14 am

Boas e Bom Ano a todos,

Antes do final do ano concluí a revisão dos travões de tambor traseiros, com a limpeza integral do sistema e colocação de cintas novas, também da EBC.

Ficou a travar bem, mas para ficar bom preciso de mudar o óleo dos travões, que é algo que costumo fazer com regularidade, mas no caso do Freelander ainda não tive oportunidade de fazer.

Ainda ando as voltas com a declaração da LAND ROVER, a tentar esgotar as minhas alternativas, antes de largar o mata vacas de vez...
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor FLG » sexta jan 13, 2017 2:28 pm

Quando acabar... e como sei que vai ter saudades de estar parado :D

Tenho a bondade de deixar ficar ao fim de semana o Free lá de casa que precisa de uns miminhos... :D
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor mpblue » segunda jan 16, 2017 10:24 am

FLG Escreveu:Quando acabar... e como sei que vai ter saudades de estar parado :D

Tenho a bondade de deixar ficar ao fim de semana o Free lá de casa que precisa de uns miminhos... :D


:)

Agradeço a bondade, mas tenho mais 3 lá em casa para me entreter... :D
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Re: SAGA #4 - Freelander Cabrio TD4 - 2000 - O Regresso

Mensagempor FLG » segunda jan 16, 2017 10:33 am

:D
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