Opinião Pneus e Jantes

Discussão sobre marcas, modelos e medidas
Responder
afonseca
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 jul 2013 14:59
Land Rover: Discovery 300Tdi 1994
RTI: 0

Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por afonseca »

Boas,

Continuo a tratar da "remodelação" do meu velho Disco 300Tdi de '94 e precisava dos V/ conselhos relativamente a jantes e pneus.

O objectivo seria por uns pneus polivalentes, capazes de ultrapassar "qualquer obstáculo", mas ainda assim mantendo um bom comportamento em estrada, uma vez que ainda fará bastante estrada nalguma utilização diária (frequência ocasional) e em deslocações até percursos todo-terreno (norte do país, etc). Algo muito importante seria a tracção em piso molhado, uma vez que sempre considerei o comportamento em chuva "desastroso" (com os pneus standard 205/80R16).

Em termos de utilização TT o objectivo serão alguns passeios turísticos (em principio nada demasiado exigente) e uma ou outra expedição (Marrocos, etc).

Inicialmente pensei no BFG AT KO que seriam provavelmente a escolha acertada para esta utilização, mas tinha algum receio que não fosse suficiente para algum TT mais sério e estava quase convencido a comprar os MT KM2 uma vez que parece ser "opinião geral" que têm melhor comportamento em estrada, ruído, etc que os KO. Mas a minha questão é se os KM2 não serão demasiado agressivos para a utilização que descrevi...

Entretanto saíram os AT KO2 e pelo que tenho lido parecem ser uma alternativa excelente... e agora!?

Quanto à medida, tenho suspensão OME +2" e tinha pensado em 235/85R16 ou 265/75R16, qual a V/ opinião?

Em termos de jantes tinha pensado numas liga leve deep dish xs (gosto em termos esteticos) mas não sei se serão a melhor opção em termos de offset, resistência, etc... qual a V/ opinião? E já agora, jantes com mais offset ou espaçadores?

Já agora, alguém consegue identificar qual a medida dos pneus na foto em anexo? Será que tem espaçadores? Isto porque o pneu parece mais à face que o normal…

Agradeço antecipadamente a ajudar que puderem dar.

Grande abraço,

Armando Fonseca
Imagem
Avatar do Utilizador
pedrobeta
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 227
Registado: 12 jan 2009 23:01
Land Rover: LR Discovery 300 Tdi
Sócio LCP: 2805
Localização: Guimarães

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por pedrobeta »

Boas,

Cooper ST Maxx. Um bom compromisso. Não é bem um Mud mais é um pouco mais que misto, se é que me faço entender.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3300
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419
RTI: 0
Localização: Torres Vedras

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por vascocostalopes »

afonseca Escreveu:...Já agora, alguém consegue identificar qual a medida dos pneus na foto em anexo? Será que tem espaçadores? Isto porque o pneu parece mais à face que o normal…

Agradeço antecipadamente a ajudar que puderem dar.

Grande abraço,

Armando Fonseca
Imagem
São 31 x 10.5

Mas não tem espaçadores.
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
afonseca
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 jul 2013 14:59
Land Rover: Discovery 300Tdi 1994
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por afonseca »

Obrigado Pedro e Vasco pela vossa ajuda!

Já agora essa medida é quase o mesmo que 265/75R16, certo?

Ficam com bom aspecto, a questão é se roçam ou não e/ou se limitam muito a viragem sem por espanadores...

Qual a vossa opinião em termos de medida? 235/85R16 ou 265/75R16? E com ou sem espanadores ou jantes com mais offset?

Abraços.
Avatar do Utilizador
pedrobeta
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 227
Registado: 12 jan 2009 23:01
Land Rover: LR Discovery 300 Tdi
Sócio LCP: 2805
Localização: Guimarães

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por pedrobeta »

afonseca Escreveu:Obrigado Pedro e Vasco pela vossa ajuda!

Já agora essa medida é quase o mesmo que 265/75R16, certo?

Ficam com bom aspecto, a questão é se roçam ou não e/ou se limitam muito a viragem sem por espanadores...

Qual a vossa opinião em termos de medida? 235/85R16 ou 265/75R16? E com ou sem espanadores ou jantes com mais offset?

Abraços.
Boas,

Qualquer das 2 medidas 235 ou 265 vai roçar.
Já tive as 2 medidas, em termos de altura são equivalentes ( quanto à mim um ponto importante na escolha da medida), ambas as medidas são largamente utilizadas, pelo que normalmente todos os modelos de pneus são vendidos nessas medidas. Do ponto de vista da estética, quanto à mim, fica melhor um 265, embora a mim nenhum me serviu porque agora montei 285... :lol:
Quanto à viragem o que limita não é assim tão significativo, mas claro que é preciso ajustar o batente e logo aí o raio de viragem vai piorar.
Nos 2 vai precisar de homolgar, por isso acho que é mais uma questão de gosto pessoal do resultado final.

Cumprimentos
afonseca
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 jul 2013 14:59
Land Rover: Discovery 300Tdi 1994
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por afonseca »

Boas,

Agradeço uma vez mais a ajuda preciosa e realmente estou a tender mais para os 265 também pela questão da estética, pois pelo que tenho lido parece que a diferença entre 235 e 265 em termos de comportamento não é assim tão significativa... ou é?

E já agora os KO2 são uma boa escolha para a utilização que decrevo? E espaçadores ou jantes com mais offset faz sentido? Qual dos dois força menos a direcção, etc?

Também já me sugeriram por um amortecedor de direcção tough dog RTC, é boa opção?

Abraços, AF
afonseca
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 14
Registado: 25 jul 2013 14:59
Land Rover: Discovery 300Tdi 1994
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por afonseca »

E já agora só mais duas coisinhas, já que têm sido tão simpáticos:

- Naquela foto que enviar anteriormente qual será o lift, 2" - 3" ?

- Da experiência com os 235 e 265 qual a diferença em termos de comportamento (consumo, arranque, caixa, etc).

Abraço, AF
Avatar do Utilizador
Cassadoure
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 17 jun 2010 10:13
Land Rover: Disco 300 1996
RR P38 1996
SII regular 88 1969
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por Cassadoure »

afonseca Escreveu:Boas,

O objectivo seria por uns pneus polivalentes, capazes de ultrapassar "qualquer obstáculo", mas ainda assim mantendo um bom comportamento em estrada, uma vez que ainda fará bastante estrada nalguma utilização diária (frequência ocasional) e em deslocações até percursos todo-terreno (norte do país, etc). Algo muito importante seria a tracção em piso molhado, uma vez que sempre considerei o comportamento em chuva "desastroso" (com os pneus standard 205/80R16).

Agradeço antecipadamente a ajudar que puderem dar.

Grande abraço,

Armando Fonseca
Imagem
Eu tenho alguma dificuldade em comentar este post pela simples razão de que não existem pneus polivalentes; O que há é um compromisso em que se sacrificam umas características em prol de outras e o resultado é aquilo que é ... um compromisso!
A "estética" também é um conceito dúbio ... e então o comportamento ... esse então é que é mesmo MUITO complicado!
Vou dar a minha opinião:
Alguma vez pensaste em ter aquilo que nos países mais a norte TODA a gente tem?
Um set de Pneus de inverno e outro de pneus "verão"? Ou quiçá mais um conjunto de pneus "Mud"?
Era como mudar de carro várias vezes por ano...
DanielBarbosa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 07 jun 2016 13:37
Land Rover: Discovery 300TDI 1997
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por DanielBarbosa »

Bom dia,

Tenho um Discovery 300tdi de 97 com pneus 235/85R16 com a suspensão levantada +5cm.

Estou a pensar legalizar as seguintes medidas de pneus:
- as 235/85R16 (equivalente a 32);
- 255/85R16 (equivalente a 33);
- 315/75R16 ((equivalente a 35).

O que acham? São estas as medidas que a malta esta a usar?
Os 235/85R16 são imperativos pois são os que estão em utilização neste momento os restantes estou aberto a opiniões.

Cumprimentos
Daniel Barbosa
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por FLG »

Viva DanielBarbosa

tudo depende o que pretende fazer com a maquina e quanto pretende gastar.

No meu caso averbei 235 85 16 e 265 75 16 que tem o mesmo diâmetro, para o que faço é mais do que suficiente, acima disso implica cortar mais e reforçar material.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
DanielBarbosa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 07 jun 2016 13:37
Land Rover: Discovery 300TDI 1997
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por DanielBarbosa »

Viva FLG

Agradeço o seu comentário.

Certamente que faz mais com o seu que eu com o meu menino pois ainda sou novato por estas bandas.

Apenas costumo utilizar o veiculo 1 no máximo 2 vezes por semana para ir dar uma voltinha ate ao monte.
Inicialmente ia apenas legalizar os 235/85R16 mas no sábado passado fui informado de outra opção que passa por legalizar 3 medidas.
Dai o meu pedido de ajuda para as medidas restantes pois uma vez que tenho esta opção queria aproveitar para colocar medidas que irão dar mais altura ao carro.

O que pretendia era 2 medidas acima dos 235/85R16 que a malta já tenha legalizado e que os pneus não sejam difíceis de encontrar.
Quanto a questão do cortar e reforçar o material estou ciente disso.

Para já irei acabar de rolar os 235/85 AT da BF para depois colocar iguais da Cooper.

Já agora para os 255/85R16 ou equivalentes a 33" apenas é necessário cortar?
FrancoBaresi
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 17 set 2015 10:21
Land Rover: Discovery 200
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por FrancoBaresi »

DanielBarbosa Escreveu:Viva FLG

Agradeço o seu comentário.

Certamente que faz mais com o seu que eu com o meu menino pois ainda sou novato por estas bandas.

Apenas costumo utilizar o veiculo 1 no máximo 2 vezes por semana para ir dar uma voltinha ate ao monte.
Inicialmente ia apenas legalizar os 235/85R16 mas no sábado passado fui informado de outra opção que passa por legalizar 3 medidas.
Dai o meu pedido de ajuda para as medidas restantes pois uma vez que tenho esta opção queria aproveitar para colocar medidas que irão dar mais altura ao carro.

O que pretendia era 2 medidas acima dos 235/85R16 que a malta já tenha legalizado e que os pneus não sejam difíceis de encontrar.
Quanto a questão do cortar e reforçar o material estou ciente disso.

Para já irei acabar de rolar os 235/85 AT da BF para depois colocar iguais da Cooper.

Já agora para os 255/85R16 ou equivalentes a 33" apenas é necessário cortar?
Podes explicar sff?
Estou indeciso entre legalizar os 235/85 e 255/85 no meu, queria saber que opção é essa, se ficasse com as duas medidas é que era!
DanielBarbosa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 07 jun 2016 13:37
Land Rover: Discovery 300TDI 1997
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por DanielBarbosa »

Boa tarde FrancoBaresi

235/85R16 é equivalente aos 32"
255/85R16 é equivalente aos 33"

logo a grande diferença entre eles é a altura
Imagem

Espero ter ajudado.
DanielBarbosa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 07 jun 2016 13:37
Land Rover: Discovery 300TDI 1997
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por DanielBarbosa »

claro que também o 255 é mais largo que o 235
FrancoBaresi
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 55
Registado: 17 set 2015 10:21
Land Rover: Discovery 200
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por FrancoBaresi »

DanielBarbosa Escreveu:Boa tarde FrancoBaresi

235/85R16 é equivalente aos 32"
255/85R16 é equivalente aos 33"

logo a grande diferença entre eles é a altura
Imagem

Espero ter ajudado.
Boa tarde, as medidas ja tinha pesquisado e estou ciente das diferenças, a minha indecisao prende-se com o comportamnto do jipe, atualmente tem 235 85 fedima, logo qualquer coisa será melhor.. o user la em cima referiu referiu a opção de averbar as duas medidas, era sobre isso que estava a perguntar, uma vez que tanto lta como prova impar apenas fazem uma medida de cada vez.
DanielBarbosa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 07 jun 2016 13:37
Land Rover: Discovery 300TDI 1997
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por DanielBarbosa »

Em termos de comportamento não o posso ajudar pois apenas utilizo os 235/85R16 AT da BF
Bolotinha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 86
Registado: 15 set 2015 16:22
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE 2000
Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 3415
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por Bolotinha »

Os Yokohama Geolander A/TS são um excelente compromisso TT(médio) e estrada
pedropadilha
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 07 nov 2016 19:30
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Opinião Pneus e Jantes

Mensagem por pedropadilha »

Boa Noite,

Tenho um disco 300tdi , e neste momento com pneus 285 75 R16, eu com este pneu estou com consumos um pouco exagerados, e ao mesmo tempo o carro anda arrastar na estrada, como tenho as jantes em ferro e viradas ao contrario o pneu fica com algum estilo e a face da carroceria, o que pretendia era opinioes dos entendidos porque ainda na percebo nada disto, que pneu me aconcelham a colocar o carro mais solto , pensei num 235 75 R16 mas isto na fica um pneu de bicicleta???
Responder