Projecto/restauro disco 200

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Projecto/restauro disco 200

Mensagem por Ninja »

Ora boas, eu sou o Carlos e sou de Paços de Ferreira, adquiri à pouco um discovery 200 de 1993 e como tal, já eu contava que tivesse alguns afazeres.. Embora o jipe se encontre 100% origem a minha ideia passa por aos poucos ir preparando para TT. Neste momento a minha prioridade é resolver os aspectos negativos a nível de interior e depois dedicar-me-ei à preparação e pra ambas as coisas contarei com a vossa ajuda...


1º-empenei a barra de direcção e o amortecedor que era da Armstrong, tenciono já que vou ter de o reparar, e pondero ter rodas mais largas e maiores, era meter barras reforçadas e amortecedor novo montado na barra da frente. Inicialmente ia optar por um amortecedor da biltein (90€), mas sugeriram me um amortecedor com mola da Terrafirma tf 835 do defender com respetivo kit de alteração e barras da Terrafirma tb.. N sei se não me parece o tf 835 um pouco exagerado mas por outro lado consigo o adquirir por 60€. Qual a vossa opinião? Aceito outras sugestões.

2º-a luz do teto não dava, resolvi desmontar até chegar ao botão da porta condutor que tinha o fio desligado, liguei e não dá na mesma.. O rádio tb n dá

3ºa porta condutor so a 20x fechava, hoje ao tentar afinar o perno do fecho reparei que em certas posições de abertura da porta, faz com que dispare o fecho e por isso a porta bate e não engata no perno. Desmontei a forra e n vi nada de anormal na parte eléctrica mas algo está a passar corrente?! Até com a porta aberta o fecho acciona....

4º como metade dos plásticos já estavam a sair vou desmontar também o tablier e todo o interior e lavar. Depois volto a montar e mando para fazer detalhe interior pois quero lavar estofos e alcatifas...

Portanto malta, aguardo ajuda aos problemas que tenho e sugestões pra por o meu landinho direitinho. Um muito obrigado e abraços
Imagem
Última edição por Ninja em 06 nov 2020 21:55, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3300
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419
RTI: 0
Localização: Torres Vedras

Re: Projecto disco 200

Mensagem por vascocostalopes »

Boas Ninja,

bem vindo ao forum! :clap:

Relativamente aos pontos que apresentas, segue a minha opinião:

1 - Um amortecedor de direção "com mola" vai-te "dar cabo" da caixa de direção em 3 tempos. Vai para o da Bilstein (se tivermos a falar do B6) que te dura a vida toda e aguenta muito...

2 - Radio, isqueiro e luzes interiores têm o mesmo fusivel. Começa por ai...

3 - Muda a fechadura. Deve estar bastante gasta, faz descer o piloto e aciona o fecho centralizado...

4 - Lava o tablier no sitio, com CIF creme (o original). O trabalho que o tens a tirar depois não ganhas nada em limpa-lo cá fora... Isso com jacto de agua não fica mais limpo do que com CIF creme...

Qualquer questão liga-me. Os contactos estão na minha assinatura.
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Obrigado Vasco Gonçalves pela resposta!

1-Relativamente ao amortecedor direcção já era o que eu pensava. Acho o amortecedor com mola exagerado até para o uso q vou dar ao jipe e portanto se tem mais contras do que prós vou optar pelo da biltstein, e sim refiro me ao b6. Mas e se for um Terrafirma sem mola visto q consigo por melhor preço!? Embora se justificar prefiro pagar mais e ter um melhor e duradouro claro

Bilstein 85€
Terrafirma c mola 60€
Terrafirma s mola 40€+-

2-Quanto às luzes e rádio, ok vou fazer isso!

3-os canhões foram trocados pois o jipe veio de uma penhora, o que acontece é que com a porta aberta se tocarmos na barra que funciona como mola, aquela barra in há zincada amarelo, se encostar a chapa ela acciona o fecho dai quando quero fechar a porta ela n fecha porque o trinco fica em posição de aberto... Amanha publico uma foto para que percebam a que me refiram pois aquela barra é que está a fazer contacto e n acho normal...

4- cif já é o que estou a usar pois já acompanho este forum a algum tempo como visitante e já aprendi isso! A ideia de desmontar era pra limpar sobretudo o que está por detrás, o restantes plásticos já tirei, a única coisa que não tem remédio eh o amarelado, de queimado... Mas ficou bem melhor! Já agora, a parte de trás apesar de até estar direita tem algumas partes que estão encenadas, a minha ideia era dar um pouco calor e levar o plástico ao sitio mas já percebi que não é plástico mas sim aquela espécie de madeira q parece papel, alguma sugestão?

Desde já um muito obrigado
Até breve
Imagem
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Actualizacao


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Bem, aproveitando mais um fim de semana, limpar o resto das forras.

Decidi tirar a alcatifa da mala e mais uma supresa
Sugestões para esse fundo da mala em chapa?

Imagem

Imagem

Imagem
Isolino humberto
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 21 jun 2019 18:19
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Isolino humberto »

Boa sorte passei pelo mesmo força
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Bem, o emprego não permite muito tempo livre mas lá se vai fazendo alguma coisa.

Apliquei um produto para reverter o ferrugem, ao qual na segunda foto já se nota o efeito... próximo passo é vedar e pintar o fundo.

Imagem

Imagem


Enquanto o tal produto milagroso actuava virei me para o tablier.
Meti um daqueles veda portas no sitio onde pousa a moldura do quadrante para reduzir os barulhos
Imagem

Imagem

Imagem

Uma parte do teto já lavada
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Naflopes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 06 jun 2016 20:22
Land Rover: Defender 2.4 Puma 2011
Sócio LCP: 3644
RTI: 0
Localização: Santarém

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Naflopes »

Excelente trabalho e bem vindo :clap:
Imagem
Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja!
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Obrigado malta, aos poucos a coisa vai se conseguindo

Aproveitei mais uma folga e continuei com mãos a obra... Ao longo destes dias apercebi me através do buraco das lâmpadas do teto que o mesmo estava ressuado de humidade, olhando para as borrachas da grade de tejadilho não me pareciam mal mas também não queria estar a desmontar o forro do teto, então recorri a forma mais fácil, isolei o tejadilho e os apoios da grade e reforce com cola e veda preto
Não sei se eh ser trouxa ou se mais alguém já o fez mas aqui a tropa manda desenrrascar e foi mais numa forma de agora ver a diferença e perceber se por aí entra água...
Imagem

Imagem

Imagem

O chão da mala concluído


Imagem

Forro tejadilho, cave rodas lavado, irei com tempo lavar mais. O antes e o depois :

Imagem

Imagem



Imagem

Imagem

E é isto, aos poucos a coisa vai se compondo.
Entretanto continuarei na lavagem dos assentos e alcatifas e aproveitar que as forras estão fora pra levar a máquina só electricista visto que o problema do contacto continua... Ja percebi que tem a ver com o fecho central pois tirei o fusível e deixou de fazer o barulho, mas como a intenção passa por meter um fecho de comando irei optar por mandar fazer isso pois ouço falar de imobilizadores e não quero ficar mal...

Umas boas festas a a todas e abraços até breve
Avatar do Utilizador
Ribas27
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 281
Registado: 27 jul 2015 01:00
Land Rover: Discovery I 200 tdi 1993
Discovery II td5 2000
Sócio LCP: 3344
RTI: 0
Localização: Albarraque

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ribas27 »

Este projecto lembra-me o que fiz no "Verdinho" de cá de casa. Posso no entanto dizer que não fiquei com saudades de fazer novamente uma destas. :roll:

De qualquer forma, parabéns, pois está a ficar bem porreiro e estas máquinas merecem algum carinho!
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Boa noite malta, por aqui as coisas continuam!

Alcatifa chão aspirada e "lavada"
Bancos lavados e montados,
Imagem

Imagem

Imagem


Por curiosidade desmontei os painéis laterais pra ver o estado da coisa e encontrei a antena

Imagem

A porta da mala, não fechava de maneira nenhuma. Umas voltas aqui ao caco e voilá, além de há fechar manualmente pelo interior, tb já funciona com fecho central. Como me faltava a vareta, usei um raio de motorizada pra fazer a ligação da pistola ao fecho. Agora já posso meter o módulo de fecho central!

Imagem

Imagem

Eacovas

Imagem

É aos poucos vai ficando à maneira... Um abraço a todos e até pra semana?!
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Dia de compras



Imagem
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Após algum tempo aqui fica uma pequena actualização.
Imagem

Foles novos
Imagem

Agora fica a faltar uma revisao geral ao motor e tenciono subir o bicho mais 5cm e substituir o para-choques da frente. Um abç a todos
ziex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 10 jan 2015 23:58
Land Rover: Discovery TD5
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por ziex »

Boas amigo,

Sempre que pretendemos meter as coisas em condições para além de trabalho, acabamos sempre por gastar bastante.

Em relação ao comentário vascocostalopes em relação ao ponto 1, amortecedor de direção com mola, eu não concordo.
O amortecer de direção com mola simplesmente serve para os momentos que é necessário grande esforço na direção por atrito à lama ou pedras, evita o esforço direto da bomba de direção ajudando a colocar as rodas a direito e assim sendo evita alguns danos. Em relação a condução normal da viatura em que grande parte das vezes o volante não vira mais que 1/2 volta, a força que mola do amortecedor exerce na direção é quase nula.

Julgo ter ajudado.

Abraço e boa Páscoa

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
D-Mind
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 23 jul 2012 10:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por D-Mind »

Estive a ver agora o post e muitos parabéns está a levar caminho
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

ziex Escreveu:Boas amigo,

Sempre que pretendemos meter as coisas em condições para além de trabalho, acabamos sempre por gastar bastante.

Em relação ao comentário vascocostalopes em relação ao ponto 1, amortecedor de direção com mola, eu não concordo.
O amortecer de direção com mola simplesmente serve para os momentos que é necessário grande esforço na direção por atrito à lama ou pedras, evita o esforço direto da bomba de direção ajudando a colocar as rodas a direito e assim sendo evita alguns danos. Em relação a condução normal da viatura em que grande parte das vezes o volante não vira mais que 1/2 volta, a força que mola do amortecedor exerce na direção é quase nula.

Julgo ter ajudado.

Abraço e boa Páscoa

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Bem na verdade até ainda nao gastei muito, o aspeto dele é que o desvalorizava (muito serrim, forras desmontadas, todo sujo) porque analisando bem até não é dos que está em pior estadondo que vou vendo. O material estava todo aqui foi so montar e limpar tudo até ao osso, na verdade gosto mais de ter que fazer do que me possa lembrar do que gastei.

O amortecedor e as barras fui eu mesmo que estraguei então ao meter optei pelo que se vê nas fotos, barras reforçadas terrafirma e amortecedor direcção bilstein. Tendo em conta opiniões e para o que pretendia achei que era o indicado...
D-Mind Escreveu:Estive a ver agora o post e muitos parabéns está a levar caminho
Obrigado, lá está, com uns trocos, tempo e paciência vai se conseguindo...

Deixo aqui duas fotos do que andei a fazer esta semana, que por entre muitas coisas pintei o suporte da roda suplente e apliquei uma borracha para a roda não estar em contacto metal-metal e não ganhar ferrugem...
Imagem

Imagem

Imagem

E dei uma lavagem ao motor e respetivo compartimento

Imagem

Imagem

Tive tempo também para experimentar virar as jantes ao contrário e até gostei, alguém me sabe dizer se levantar a suspensão e tiver as jantes de origem viradas ao contrario, com pneus medida de origem mas de monte, se rossa na chapa?
Outra duvida, se puderem esclarecer...serão 3 :D Pintar as caves de rodas com tinta de gravilha? Pintar o chassi com o quê? É possível fazer sem desmontar? (apesar que desmontar é que era, claro)

Obrigado pelas palavras, aos poucos ficará um jovem

Landabraços
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto disco 200

Mensagem por Ninja »

Mais uns meses e deixo aqui mais uns mimos que dei ao landinho

Para-choques com base pra guincho

Imagem

Imagem

Pintei as caves de rodas, cubos, e os suportes das palas foram metalizados e lacados

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Apliquei fecho central com comando, um voltímetro à bateria com entradas usb e sensor temperatura digital com avisador sonoro



Imagem

Imagem

Imagem

Borrachas novas nas portas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Este é o aspeto dele agora

Imagem

Imagem

Imagem

De seguida irei fazer lhe a revisão geral e depois pensarei na suspensão.. Umas escadas e uns rock sliders .ate breve landmaniacos abraços
Ninja
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 36
Registado: 25 nov 2019 17:34
Land Rover: Discovery 200 tdi 1993
RTI: 0

Re: Projecto/restauro disco 200

Mensagem por Ninja »

Boas malta, tendo iniciado a revisão geral ao disco, deparei me com algumas "surpresas", resultado de falta de cuidados nas manutenções anteriores.

Retirar o filtro de óleo foi só a primeira parte do filme. Estava bastante preso. Parti uma chave das convencionais para filtros de óleo, experimentei com outra espécie de "aranha", o filtro amassava. Chave de fenda a vazar o filtro também foi impossível. A solução passou por retirar parte da chapa exterior do filtro e com uma talhadeira e martelo ir dando umas pauladas na chapa que fixa na rosca do filtro. Aparte que em nada o filtro é semelhante ao de origem.
Imagem

O óleo do motor parecia pasta. Levou Titan 15w40 da Fuchs.

Depois veio a limpeza do sedimentador combustível , além da porcaria que lá tinha, ainda havia um pequeno furo no fundo que estava tapado pelos resíduos sólidos.
Acabei também por meter um sedimentador novo da Delphi.
Imagem
Imagem
Imagem

Quando purgava o ar do circuito combustível partiu se o parafuso/banjo.
Imagem

Imagem

O landinho está parado acerca de 4 meses, após ter deixado de andar por não engrenar as velocidades. Desmontei bombas embraiagem, revisionei as mesmas verifiquei o garfo e estava bom. Voltei a montar as bombas e sangrar o circuito e nada. Mas após isso a fuga de óleo ja era notável na bomba principal junto ao pedal. Levou novo da AP.

Imagem
Imagem
Imagem


Voltar a repetir o processo de montagem e voilá. Já andou.

Entretanto continuarei a mimar este menino

Um até breve,
Abraços landmaniacos
Imagem

Imagem

Levou este material e agora sim esta pronto a rolar


Imagem

Imagem


Imagem

Imagem
Última edição por Ninja em 24 abr 2021 07:05, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Re: Projecto/restauro disco 200

Mensagem por pelicano »

Excelente trabalho
Imagem
Márcio Gomes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 8
Registado: 14 set 2020 15:15
Land Rover: LAND ROVER Discovery 1 -300 tdi de 1998 3 portas
RTI: 0

Re: Projecto/restauro disco 200

Mensagem por Márcio Gomes »

top ! Que sorte que o discovery teve em encontar um dono que o vai fazer voltar a sentir se jovem e forte! eheh ;) Boa continuação!!
Responder